quinta-feira, 30 de junho de 2011

Governo tranca pauta para tentar impedir votação da emenda 29

O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Para evitar a aprovação de projetos indigestos ao Palácio do Planalto, o governo decidiu manter a pauta de votação da Câmara amarrada por um projeto com pedido de urgência. Antes do recesso de julho, a prioridade é aprovar duas medidas provisórias, entre elas a que reajusta a alíquota do Imposto de Renda das Pessoas Físicas e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Mesmo depois de a presidente Dilma Rousseff ter decidido prorrogar a liberação das emendas parlamentares ao Orçamento de 2009, os aliados insistem na votação do projeto que regulamenta gastos com saúde pela União, Estados e municípios, conhecido por emenda 29. Mas, com a pauta trancada, o governo pretende impedir que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), cumpra a promessa de colocá-la em votação na primeira semana de julho.
"Já estamos satisfeitos com o que foi produzido até agora", disse ontem o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). A ordem é manter o pedido de urgência para o projeto que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).
Ao enviar a proposta para a Câmara, a presidente usou de um artigo constitucional impondo regime de urgência na tramitação da proposta. Ou seja, 45 dias depois, caso não seja votado, o projeto tranca a pauta.
Mais gastos. O Planalto não quer ver a emenda 29 aprovada sob a alegação de que haverá aumento de gastos com saúde, sem uma contrapartida financeira.
"Entendo que o governo tem suas razões para se preocupar. O governo só quer votar se tiver a garantia de um acordo com o Senado, de que será aprovada a proposta da Câmara", disse o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN). "Não adianta resolver a emenda 29 na Câmara e o Senado retomar o seu projeto, que prevê gastos que o orçamento não comporta", disse o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP). "O mais certo é votar a emenda 29 no segundo semestre. Não tem possibilidade de votar agora", afirmou o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG).
A regulamentação da emenda 29 está pendente apenas de votação de um único ponto do texto, o que permite, na prática, a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). Essa contribuição foi idealizada pelo governo depois que a CPMF foi extinta. Durante a votação da emenda 29, o governo percebeu que a CSS seria rejeitada e interrompeu a sessão. A disposição da base, da oposição e mesmo do presidente da Câmara é derrubar a criação da contribuição.

Liderança do governo deve ficar com PMDB

O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Em operação para reduzir o passivo com a base aliada, a presidente Dilma Rousseff está decidida a escolher o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para líder do governo no Congresso.
Andre Dusek/AE-17/12/2008
Andre Dusek/AE-17/12/2008
Mendes Ribeiro: escolha atende grupo dos deputados
Próximo a Dilma, o parlamentar contempla a porção da base que se sentia preterida no xadrez do loteamento desencadeado pelo Planalto desde a crise que derrubou o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci - o grupo dos deputados. Na remontagem da articulação política, Dilma optou pela senadora Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e pela ex-senadora Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
A confirmação de Mendes Ribeiro ocorreria na noite de quinta-feira, 30, em um encontro entre o deputado e a presidente, no Palácio do Alvorada. Surpreendido com a notícia, ele voou do Rio Grande do Sul para a reunião.
A escolha do novo líder, um quadro do PMDB e representante da Câmara, foi o passo seguinte à prorrogação do decreto que dá mais três meses de prazo para a liberação do dinheiro dos restos a pagar de 2009.
Confirmando a escolha de Mendes Ribeiro, que chegou a ficar fora do páreo porque não "vestiu a camisa" do Planalto na votação do Código Florestal, Dilma contém o apetite do PT. O partido possuía dois candidatos oficiosos ao cargo: os deputados Pepe Vargas (RS) e Arlindo Chinaglia (SP).
Mendes Ribeiro desbanca outro peemedebista também cotado, o senador Eduardo Braga (AM), cuja indicação serviria para costurar a pacificação de um grupo de senadores peemedebistas "rebeldes". Mas o peso da Câmara contou mais.
A liderança do governo no Congresso ficou com o PT ao longo do último ano e meio do governo Lula, quando Ideli Salvatti assumiu a cadeira de líder. O último peemedebista a ocupar o posto de líder foi a senadora Roseana Sarney, que hoje governa o Maranhão.
Quando ela deixou a liderança para assumir o governo em 2009, o PMDB perdeu o lugar para Ideli, o que desagradou à cúpula do partido. Desde então, os peemedebistas articulam para recuperar o espaço.

Parque do Xingu ganha mostra na Cinemateca

Para comemorar os 50 anos do Parque Indígena do Xingu, a Cinemateca, em São Paulo, vai realizar a partir de sexta-feira, 1º, uma mostra de filmes sobre o local. Fundado em 1961, o parque demarcado pelos irmãos Villas-Bôas é uma referência da diversidade cultural e ambiental de uma região de transição entre o Cerrado e a Amazônia.
O evento Xingu 50 Anos, uma realização do Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com a Cinemateca Brasileira e com a Unifesp, vai ter desde registros pioneiros feitos pelos imigrantes Adrian Cowell e Jesco Von Puttkamer até ficções como o longa Kuarup, dirigido por Ruy Guerra em 1989.
Ao todo, a mostra vai exibir 31 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, divididos em programas específicos, de acordo com as regiões e os povos do Xingu que retratam (Alto Xingu, Baixo Xingu, Ikpeng e Panará), com os temas que abordam (Desafios de sustentabilidade).
Será exibido também o material de Cowel e Von Puttkamer, cineastas que filmaram a Amazônia por mais de quatro décadas. O acervo dos dois está sob a guarda do Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia da PUC de Goiás.
A programação inclui ainda Olhares cruzados Parque Indígena do Xingu 50 anos, filme que estreia na mostra e revela um balanço sobre as questões ligadas à preservação do parque.
Além da mostra de filmes, o evento inclui ainda uma exposição fotográfica sobre o Xingu com a curadoria de Carlos Fausto e Beto Ricardo, em cartaz até o dia 31 de julho, e a realização de três mesas de debate, com a presença de lideranças indígenas, antropólogos, indigenistas e outros profissionais ligados à questão indígena e ao Parque Indígena do Xingu.
Veja a programação completa no site da Cinemateca.

Justiça determinou que Eletronorte tome medidas compensatórias em favor de indígenas

A Justiça Federal em Marabá, no Pará, determinou que a Eletronorte implante programa de medidas compensatórias e mitigatórias em favor da comunidade indígena Asurini do Trocará, impactada pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí.
O juiz Carlos Henrique Borlido Haddad deu prazo de 60 dias e determinou multa diária de R$ 10 mil e a cassação da licença de operação da usina, em caso de descumprimento da decisão.
A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal, por meio do procurador da República em Marabá Tiago Modesto Rabelo. O processo se baseia em estudo de impactos socioambientais, patrocinado pela própria Eletronorte e acompanhado pela Funai, que identificou os danos que vinham sendo causados aos índios desde a implantação do empreendimento.
O estudo foi realizado por recomendação do MPF entre 2005 e 2006, mas até hoje a Eletronorte não implantou o programa de ações compensatórias apontadas por ela mesma como necessárias à mitigação dos impactos.
De acordo com o estudo, a barragem provocou graves impactos sobre a Terra Indígena Trocará, agrupados em três categorias: 'Ocupação do entorno, com descontrole do acesso de pessoas à terra indígena, conflitos com fazendeiros e assentamentos do entorno, além da substituição da língua nativa pelo português, introdução de DST, entre outros; crescimento de Tucuruí, com uso inadequado de energia elétrica, aumento do alcoolismo e tabagismo, facilidade de crédito para aquisição de bens de consumo, casamento com não-índios, entre outros, e alteração das águas do rio Tocantins, com redução de espécies da ictiofauna e mudanças dos hábitos alimentares'.
Em diversas reuniões com o MPF, a Funai e a comunidade indígena, a Eletronorte chegou a reconhecer a necessidade de implantação do programa, tendo concordado em apresentá-lo, mas vinha descumprindo os compromissos assumidos, frustrando as expectativas da comunidade e adiando indefinidamente as ações compensatórias.
O juiz concorda com o MPF que há 'perigo de dano irreparável, decorrente do processo de dizimação da cultura indígena. Trata-se de processo gradativo que, se não for interrompido, pode levar ao genocídio da comunidade indígena em questão'.
A decisão é do dia 16, e a Eletronorte ainda pode recorrer. O MPF também não descarta a possibilidade de acordo judicial, desde que favorável aos interesses da comunidade indígena.

Deputados aprovam reajuste para professor

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou ontem o projeto de lei complementar 37/2011, que regulamenta a nova política salarial do magistério paulista. O projeto inclui o reajuste de 42,2%, escalonado em quatro anos, anunciado em maio pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), e o formato inicial do plano de carreira, que será discutido com a rede.
O projeto de lei foi aprovado com uma emenda aglutinativa, que faz com que o aumento salarial vigore a partir de junho, e não mais julho, nos quatro anos.
Além da medida retroativa, a emenda também estabelece que haverá, anualmente, um processo de negociação entre o governo estadual e as entidades representativas da categoria. O objetivo será fazer periodicamente uma avaliação do plano salarial em vigor.
'Esse dispositivo é muito importante, porque prevê negociação com a categoria. É uma demonstração de democracia', afirma o presidente da assembleia, deputado estadual Barros Munhoz (PSDB).
Em relação à antecipação do aumento para junho, ele ressalta que o mês foi escolhido por ser intermediário - o governo insistia em julho e as entidades preferiam março. 'Os 15 partidos chegaram à conclusão de que junho seria melhor. A antecipação vai custar cerca de R$ 300 milhões ao governo.'
Para o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), principal entidade representativa do magistério, a decisão de incluir a possibilidade de diálogo com o governo foi positiva.
'O ponto central para mim na política salarial é a questão da negociação anual, que, na prática, é instituir um processo de diálogo', disse a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, que esteve presente nas negociações. 'Do ponto de vista do método, é um avanço.'
Ela ressalta que a entidade defende a reposição imediata de 36,74% no salário, a partir de março. 'Mas, apesar das dificuldades, tivemos um outro nível de debate e o professor vai ganhar um mês antes, pelo menos', afirmou Maria Izabel.
Mudanças. O governo Alckmin vem anunciando, desde o início do ano, uma série de políticas na área de educação. O aumento salarial anunciado em maio começa a valer neste ano, quando os docentes receberão a primeira parcela, de 13,8% do total. Com isso, o piso salarial de início de carreira, de 40 horas semanais, passou de R$ 1.665,05 para R$ 1.894,12. Em 2012, o aumento será de 10,2%; em 2013, 6%; e, por fim, 7% em 2014, atingindo, portanto, R$ 2.368,51.
Além disso, conforme o Estado adiantou, o governo também vai mudar o plano de carreira docente. A partir do ano que vem, todos os profissionais que atingirem a nota exigida pela Secretaria Estadual de Educação na prova de mérito serão promovidos.
O governo também aumentou de cinco para oito o número de níveis salariais, em dois eixos, em que o docente será promovido. Os demais critérios de promoção, além da prova, ainda não foram definidos.

Trem turístico com 29 crianças tomba em Piracicaba, interior de SP

SÃO PAULO - Um trem turístico que transportava 31 pessoas, entre elas 29 crianças com entre 3 e 5 anos, tombou na tarde desta quinta-feira, 30, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Ao todo, 25 passageiros ficaram levemente feridos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo foi contratado pela mãe de uma das crianças para levá-las da escola infantil até sua residência, onde seria comemorado o aniversário de seu filho. Durante o trajeto, porém, ele perdeu o freio e tombou.

Bernardo anuncia acordo com operadoras para PNBL

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou oficialmente hoje o fechamento do acordo com as operadoras de telefonia para oferta de banda larga de um megabit por segundo a R$ 35 no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Esse é o preço que será cobrado pelas empresas, independente se o serviço disponível for banda larga fixa ou móvel. Bernardo fez questão de frisar que o usuário não estará obrigado a contratar outros serviços, como uma linha de telefone fixo, por exemplo, para ter acesso à banda larga popular.
A previsão do ministro é que a adesão ao PNBL seja superior a 70% dos consumidores que não têm banda larga atualmente. A oferta estará disponível em até 90 dias. Assinaram o acordo as concessionárias de telefonia fixa Oi, Telefônica, Sercomtel e CTBC.
Os parâmetros de qualidade da banda larga ofertada no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) serão definidos por regulamentos que serão aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo o ministro Paulo Bernardo, o regulamento de qualidade da banda larga fixa será votado pela Anatel em 28 de julho e, posteriormente, será colocado em consulta pública.
O regulamento que estabelece padrões de qualidade da internet móvel já passou por processo de consulta pública. Os dois regulamentos deverão estar aprovados pela Anatel e publicados no Diário Oficial da União até 31 de outubro. O compromisso foi firmado ontem pelo presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, perante a presidente Dilma Rousseff.

Sem cerimônia


Enquanto a prefeitura bloqueteia ruas inabitadas em Dom Eliseu, ruas movimentadas como esta, que igual existem várias espalhadas por toda cidade, estão se tornando intrafegáveis. Logo ao fundo, onde a seta indica uma Roda Gigante é a área do mercado municipal, local onde há poucos dias foi gasto uma boa quantia em dinheiro pelo aluguel de três dias de uma companhia de segurança e palco para festas, dinheiro este que deveria ser revestido em melhoria no saneamento básico do município, assim se evitaria ver uma rua como esta aí bem em frente a um posto de saúde bucal.

Bolsonaro é absolvido no Conselho de Ética da Câmara


Pop



O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi absolvido pela maioria dos parlamentares, no Conselho de Ética da Câmara, da acusação de quebra de decoro parlamentar.
O Conselho analisou o parecer do relator nesta quarta-feira. Dez deputados votaram contra o relator, que aceitou a denúncia por racismo e homofobia, e sete votaram a favor. Houve também cinco ausências na votação.
Bolsonaro foi acusado de quebra de decoro por declarações consideradas racistas e homofóbicas, no programa de TV “CQC”, e por ter ofendido a senadora Marinor Brito, de acordo com representação do PSOL.

Suspeita de vender habeas corpus é investigada em MG

A atuação da juíza Maria José Starling, da comarca de Esmeraldas (MG), é avaliada em procedimento interno da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), informou hoje a Corte.

No dia 17 o deputado Durval Ângelo (PT-MG) encaminhou ofício com pedido de afastamento da juíza, suspeita de vender um habeas-corpus para a libertação do ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes.

A assessoria do TJ-MG esclarece, no entanto, que afastamento de juízes não é procedimento da Corregedoria. A Corregedoria, então, trabalha com procedimento preliminar que tramitará de acordo com o que o órgão julgar necessário. O processo será avaliado internamente, sem divulgação, disse o TJ-MG.

Tremor de magnitude 5,4 atinge centro do Japão e fere 7

Um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter atingiu a região central do Japão nesta quinta-feira, às 8h16 locais (20h16 de quarta-feira em Brasília), e deixou ao menos sete pessoas feridas, nenhuma delas em estado grave, informou a Agência Meteorológica do Japão. Não houve alerta de tsunami após o tremor, afirmou a agência. A magnitude foi revisada para baixo em relação à leitura preliminar de 5,5. Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas sísmicas mais ativas do mundo. O país está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, um arco composto por vulcões e placas tectônicas. O Japão responde por cerca de 20 por cento dos tremores de magnitude 6 ou superior registrados no planeta. Em 11 de março, a costa nordeste foi devastada por um terremoto de magnitude 9, o maior da história do país, e por um tsunami, que provocaram a maior crise nuclear do mundo em 25 anos, na usina nuclear de Fukushima. O desastre deixou cerca de 23 mil mortos ou desaparecidos. As informações são da Associated Press.

Senado aprova regra que garante fidelidade partidária

Senado aprova regra que garante fidelidade partidária
O senador Demóstenes Torres apresentou destaque à matéria que tirou a possibilidade de que migração de partido justificasse desfiliação (Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado)
São Paulo – O Senado aprovou nesta quarta-feira (29) item sobre a reforma política que inclui na Lei dos Partidos Políticos regras sobre a fidelidade partidária. A decisão confere a perda de mandato para políticos que deixarem o partido com a intenção de fundar nova sigla.

Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em caráter terminativo – que não necessita passar por análise em plenário –, o projeto segue para a Câmara dos deputados . A matéria é de iniciativa da Comissão da Reforma Política e e tem como um dos objetivos principais desestimular o "troca-troca" de partidos.

O projeto estabelece como causas justas para o desligamento algumas situações alheias à vontade do político eleito: a incorporação ou fusão do partido com outra agremiação; a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e a grave discriminação pessoal. Nesses casos, não se justifica a perda de mandato.

O texto original também previa a migração para partido novo como justificativa para a desfiliação, mas destaque apresentado pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aprovado por sete votos a seis, retirou essa possibilidade.

Comissão processante ouve prefeito acusado de impeachment

campinas - O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), prestou depoimento, ontem pela manhã, aos membros da Comissão Processante (CP), instaurada na Câmara de Campinas para avaliação do seu processo de impeachment e que analisa possíveis fraudes em contratos públicos. Hélio Santos se isentou de culpa em qualquer fraude em contratos públicos na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa) durante a gestão de seu ex-amigo pessoal, Luiz Augusto Castrillon de Aquino.

O Ministério Público investiga fraudes em contratos de serviços. Aquino prestou depoimento ao juiz da 3ª Vara Criminal, Nelson Augusto Bernardes Filho, e confirmou que as licitações foram fraudadas por um esquema que envolve também membros do primeiro escalão do governo de Hélio. "Nunca tive conhecimento de fraudes. Nunca me chegou nada pelo Conselho Administrativo da Sanasa ou pelo Ministério Público. Nenhuma citação, não houve nenhuma omissão e não tenho conhecimento de nada", disse o prefeito da cidade.

Hélio Santos também se isentou de irregularidades em instalações de antenas de celular na cidade. O ex-diretor de controle urbano, Ricardo Candia, é proprietário de terrenos que são alugados para a instalação de antenas e teria usado de influência para conseguir a instalação de antenas mediante aluguel. Segundo o prefeito, cabe à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) legislar sobre o assunto. "Recebi ofícios da Anatel para não tomar decisões destas circunstâncias", declarou ele.

Exoneração

O vereador Artur Orsi questionou o prefeito dos motivos por não ter exonerado a primeira-dama do cargo de chefe-de-gabinete na época das exonerações dos ex-secretários Carlos Henrique Pinto, Hélio Jarreta e Francisco de Lagos. Hélio explicou que a esposa foi linchada e que pediu um habeas corpus para se proteger e protegê-la, já que percebia que existia a intenção de atingi-lo com os decretos de prisão. O prefeito explicou que se exonerasse a esposa, perderia o habeas corpus, e que manteve Rosely no cargo para dar o direito de defesa.

No período da tarde o ex-presidente da Sanasa Campinas, Luiz Augusto Castrillon de Aquino, depôs na Comissão Processante. Ele participa do programa de Delação Premiada, já que aceitou falar tudo o que sabe sobre um esquema de fraudes em contratos públicos, que envolvem a autarquia responsável pelo saneamento e distribuição de água na cidade.

O vereador Artur Orsi (PSDB) perguntou sobre a distribuição de dinheiro vivo no esquema de fraudes. Aquino respondeu que era Ricardo Candia quem levava o dinheiro após as propinas.

Fechado acordo para banda larga popular

Agencia Estado
BRASÍLIA - Depois de muita queda de braço, as empresas de telefonia assinarão amanhã um termo de compromisso para que os brasileiros tenham internet de 1 mega a R$ 35 no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ao Estado que o documento será assinado à tarde pelas operadoras e será publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
Para chegar a um consenso, a presidente Dilma Rousseff concordou em retirar do documento a obrigação de as empresas garantirem no mínimo 40% de velocidade contratada, mas exigiu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a aprovação, até 31 de outubro, dos regulamentos que garantirão maiores velocidades aos usuários de telefonia fixa e móvel. "Ela abriu mão dessa exigência, mas deixou claro que vai pegar no pé na questão da qualidade. Tanto que a data para que a Anatel aprove e publique os regulamentos constará no decreto", afirmou Bernardo.
Conforme antecipou o portal estadao.com.br, a reunião entre governo e empresas foi interrompida na noite da última terça-feira, por determinação da presidente, para a inclusão de parâmetros de qualidade e velocidade da banda larga. Dilma queria que as operadoras assumissem a obrigação de garantir no mínimo 40% da velocidade contratada e 70% de velocidade média até 2014.
As empresas se surpreenderam com as metas de qualidade, que superam até os padrões internacionais e argumentaram que não teriam condições de avaliar o impacto financeiro nas propostas em um prazo tão exíguo. Mas só depois de o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, ter sido convocado e assumir o compromisso de acelerar a votação dos regulamentos de qualidade da banda larga, é que Dilma abriu mão dessa exigência.
Hoje, no caso da banda larga móvel, as operadoras só garantem 10% da velocidade contratada. Com as novas normas, esse porcentual subirá para o mínimo de 30% nos horários de pico e, posteriormente, para 50% nos de menor tráfego, segundo o ministro. Um ano depois, os porcentuais passarão para 50% e 70%, respectivamente.

8 de Julho de 2011, essa será a última viagem Leia mais no Oficina da Net: 8 de Julho de 2011, essa será a última viagem

8 de Julho de 2011, essa será a última viagem
A NASA marcou a data da última viagem do ônibus espacial Atlantis e com isso também a última viagem ao espaço da NASA. O dia será 8 de Julho às 16h26, onde se espera mais de 750.000 pessoas na base espacial Kennedy, na Florida.
Com o final do programa a NASA estima poupar cerca de US$ 40 bilhões de dólares por ano, o Atlantis ficará acoplado à estação espacial durante uma semana, onde irá reabastecer os armazéns da ISS com 3,5 toneladas de material e também um ano de mantimento alimentar.
A partir da volta da Atlantis, a NASA espera poder contar com viagens feitas por ônibus ou espaçonaves construídas por empresas espaciais privadas, sendo que até lá, a agência irá mandar seus astronautas de carona com a Roscosmos, a Agência Espacial Russa, onde os americanos irão desembolsar o custo de US$ 50 milhões de dólares por cada viagem.
A tripulação da última missão norte-america realizada pela NASA será composta pelo comandante Chris Ferguson, piloto Doug Hurley e os especialistas Sandy Magnus, Rex Walheim. Dentro da NASA seus componentes já vivem o clima de despedida de uma história que começou em 1972, onde o Presidente Nixon deu sinal verde para as missões ao espaço até então desconhecido.
De acordo com Ferguson, “Não acho que a magnitude deste momento se vá abastecer sobre nós antes de as rodas pararem na pista de pouso..., acho que não existem palavras capazes de capturar o quanto os últimos 30 anos do programa de vai e vem significa para todos os trabalhadores e para a tripulação” diz.
Após sua última missão ao espaço a Atlantis passará por uma revisão total e ficará em exposição na Base Espacial Kennedy.

Paraguai passa presidência do Mercosul para Uruguai para próximo semestre

O presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu nesta quarta-feira de Fernando Lugo, do Paraguai, a Presidência pro tempore do Mercosul para o próximo semestre. Segundo Mojica, a recepção desse compromisso é "um estímulo" para seu país.
"Acho que a luta pela integração foi longa porque representa um mudança cultural", disse o presidente uruguaio destacando que os latino-americanos devem lutar tornar "mais simples" o processo de integração, segundo agência de notícias "EFE".
Líderes dos países integrantes do bloco participaram nesta quarta da 16ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, capital paraguaia, incluindo a presidente Dilma Rousseff. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, cancelou de última hora sua participação por recomendação médica.
No encontro, Dilma e Lugo definiram mudanças no projeto da segunda ponte  entre os dois países, que será construída no Rio Paraná. Além disso, ambos ainda debateram a possibilidade de legalização de sacoleiros cadastrados que fazem compras no Paraguai para revender os produtos no Brasil.

EUA querem 'destruição total' da Al-Qaeda

WASHINGTON, EUA — Os Estados Unidos querem a "destruição total" da Al-Qaeda, e, para isso, atacarão seus dirigentes refugiados nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, impedindo-os de estabelecer bases no Paquistão ou Afeganistão, disse nesta quarta-feira John Brennan, principal assessor antiterrorismo do presidente americano, Barack Obama, durante a apresentação da nova estratégia americana contra grupos terroristas.
"Isso é uma guerra, uma grande, prolongada, integrada e incessante campanha que aproveitará cada elemento do poder americano", disse Brennan. "E não buscamos outra coisa senão a total destruição desse diabo que se chama Al-Qaeda", completou.
Contudo, Brennan advertiu que não se trata de uma "guerra global", referindo-se a "guerra contra o terrorismo" declarada pelo presidente George W. Bush, após os atentados do 11 de setembro.
"Em outras palavras, queremos que a Al-Qaeda seja incapaz de organizar atentados contra nosso território, nossos cidadãos e nossos aliados", disse.
"Assim, temos que atacar as organizações aliadas da Al-Qaeda no Iêmen, Somália, Iraque e no Magreb, que são cada vez mais perigosas (...)", declarou Brennan.
Na mesma linha, o presidente Barack Obama prometeu nesta quarta-feira manter a pressão sobre a Al-Qaeda, dois meses depois da morte do chefe da rede terrorista, Osama bin Laden.
"As operações americanas no Afeganistão e no Paquistão conseguiram comprometer gravemente a capacidade da Al-Qaeda", declarou Obama durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que a rede agora "tem muitas dificuldades para para funcionar e financiar-se".
"Continuaremos mantendo a pressão sobre eles", enfatizou.
Obama também disse que a capital afegã, Cabul, agora é muito mais segura que antes, apesar do ataque talibã contra o Hotel Intercontinental, alertando que ataques como este continuarão por mais algum tempo.
"Cabul é mais seguro que antes e as forças afegãs são mais capazes do que eram. Isso não significa que não vá haver mais ataques como este. Haverá durante algum tempo. Nosso trabalho ainda não terminou", concluiu Obama.

Chávez, o eterno, está doente

Já lá se foram três semanas desde que o chanceler venezuelano Nicolás Maduro informou o mundo de que o presidente Hugo Chávez Frías fora submetido a uma intervenção cirúrgica em Havana, acrescentando: “pero volverá en breves dias”. O que era para ser algo passageiro começou a prolongar-se e o assunto caiu num mar de suposições alimentado pelo mutismo total das autoridades e dos médicos, transformando o problema num segredo de estado. O próprio Maduro se encarregou de acender a máquina de boatos ao declarar: “a batalha que está dando o presidente Chávez é a batalha pela vida”. Sua mãe rogou aos céus: “que Deus o cure!”. Nada de concreto se sabe, mas a hipótese diagnóstica mais veiculada é de um abscesso pélvico devido a um câncer de próstata, inflamação intestinal ou diverticulite que se complicou. O jornal argentino Clarín informou que há quem culpe um oficial da inteligência cubana por tê-lo baleado após uma discussão por mulheres. As imagens agora divulgadas mostram a Chávez como um convalescente ao lado de Fidel e a mais recente previsão oficial é de que estará em Caracas dia 5 de julho para a abertura da Cúpula de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e festividades pelo segundo centenário da independência nacional.
É mais do que o suficiente para convulsionar, e de maneira cada vez mais forte, tanto a oposição quanto a situação na Venezuela e mesmo fora dela, nas rodas de café e rum de Miami. Segundo José Albornoz, Secretário-Geral do movimento Pátria para Todos, “soltaram-se os demônios”. O atual governador do estado de Barinas, Adán Chávez (irmão do presidente), tomou do microfone no último fim de semana e sem explicar as razões de seu nervosismo conclamou os companheiros do PSUV – Partido Socialista Unido da Venezuela – a não se limitarem à via eleitoral, apelando para a luta armada a fim de manter o poder. Na verdade, o partido criado por Chávez com o objetivo de ser o único situacionista no país é um amálgama de quase infinitas opiniões e posições políticas, não havendo uma só liderança de destaque no grupo que hoje administra a Venezuela. São todos Chávez-dependentes e a hipótese de substituí-lo, caso retorne sem condições de saúde para governar, só agora começa a ser aventada. O mantra repetido à exaustão pelo PSUV é de que “con Chávez todo, sin Chávez nada”. O sociólogo e ex-professor universitário de 42 anos Elías Jaua, que está respondendo pela administração federal, foi nomeado vice-presidente em janeiro de 2010 e nunca teve qualquer papel efetivo nas tomadas de decisão de interesse para o país.  
Outra hipótese, com menor credibilidade geral, é de que tudo não passaria de uma jogada do governo, visando mostrar seu líder como um super-homem que a tudo vence, inclusive a morte, algo muito conveniente diante do fantasma das eleições presidenciais de dezembro de 2012. O fato é que em quase treze anos de poder absoluto Chávez nunca tirou férias nem teve qualquer doença séria. Este ano por duas vezes seu programa das 2as. feiras foi adiado, um devido a gripe e o outro por uma cirurgia no joelho, problemas que não o impediram de estar novamente na ativa na semana seguinte.
A oposição parece mais atarantada do que nunca e, receosa de ser acusada de estar tirando proveito de uma doença, limita-se a pedir esclarecimentos médicos. Dificilmente alcançará a união nas prévias que estão previstas para fevereiro do próximo ano, quando uma votação popular deverá escolher o candidato único e o nome do movimento político que o respaldará em nome de todos os partidos contrários a Chávez. Para não ser ligado ao passado, possivelmente o indicado será um jovem, existindo três postulantes principais: Henrique Capriles de 39 anos, governador do estado de Miranda; Pablo Pérez (42 anos), governador de Zulia e o prefeito de Chacao – uma municipalidade junto a Caracas -, Leopoldo López (40 anos), este considerado inelegível pela justiça chavista até 2014. O candidato derrotado nas eleições anteriores, Manuel Rosales, diz que voltará ao país deixando o exílio no Peru, para onde teve de fugir ao ter um mandato de prisão decretado. A Corte Inter-Americana de Direitos Humanos tem um caso contra Chávez por desqualificação sistemática dos adversários políticos por razões administrativas inconsistentes. Fala-se, ainda, na deputada Maria Corina Machado pelo destaque obtido na Assembléia unicameral venezuelana, apontada por Chávez que a chama de “a burguesinha” como sua candidata de oposição preferida.  Com uma ligeira vantagem nas preferências populares, Capriles é tido como uma figura ascendente por sua carreira meteórica e sempre como o mais jovem a ocupar cargos, desde quando foi prefeito da cidade de Baruta. Passou meses preso por acusações oficiais de ligação com o golpe de 2002 e ao ser solto viu seu prestígio aumentar sempre. Na última pesquisa nacional de opinião independente superou a todos os demais pré-candidatos. É o chefe do partido Primeiro Justiça e se diz convencido de que é possível uma transição sem problemas.
A grande novidade na Venezuela nestas três semanas tem sido as 2as. Feiras sem as 4 ou 5 horas de discursos de Chávez, que de imediato serviam de combustível para as análises, desmentidos e respostas da oposição. Há o perigo de que o povo se acostume a este inesperado silêncio, desligando as TVs e os rádios caso o programa Alô Presidente retorne.         
Vitor Gomes Pinto
Escritor. Analista internacional

Justiça decreta prisão de cinco suspeitos de sumiço de modelo no Rio


Foto: Agência O Globo
A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (29) ter conseguido junto à Justiça a decretação das prisões de cinco traficantes suspeitos do desaparecimento da modelo Luana Rodrigues de Souza, de 20 anos e da amiga dela, Andressa de Oliveira, de 25 anos.
Entre os indiciados está Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na favela da Rocinha, na zona sul, e Ronaldo Patrício da Silva, o Ronaldinho, apontado como namorado da modelo.
As duas estão sumidas desde o início de maio. Segundo as investigações, as duas foram assassinadas pelo grupo mas os corpos ainda não foram encontrados
De acordo com a Polícia Civil, Luana trabalhava para os traficantes transportando drogas de uma favela para outra. As investigações indicam que a jovem foi morta por ter perdido uma carga de haxixe avaliada em cerca de R$ 30 mil que seria transportada entre a Rocinha e o Morro de São Carlos, no Estácio, região central. Andressa estaria com ela no dia do fato e acabou assassinada também, indicam investigações.
Segundo a polícia, os outros acusados do crime são os traficantes Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, Rodrigo Belo Ferreira, o Rodrigão e Thiago de Souza Cherú, o Dorei. Todos os suspeitos estão foragidos.
Hoje, a polícia fez uma operação na Rocinha para tentar localizar os corpos das duas jovens mas a ação não teve sucesso. Foram encontrados, no entanto, vários ossos que serão periciados. Casos sejam de alguém do sexo feminino, será feito um exame de DNA.

Sob pressão de aliados, Dilma prorroga decreto de emendas

BRASÍLIA (Reuters) - Preocupada com a reação de aliados no Congresso, que já haviam ameaçado barrar votações na Câmara e no Senado, a presidente Dilma Rousseff recuou e decidiu na quarta-feira prorrogar o decreto que permite o pagamento de emendas parlamentares de 2009 que estavam inscritas nos restos a pagar.
Dilma, preocupada em manter um rigor fiscal, já havia avisado a aliados que não prorrogaria o decreto que permite gastos adicionais de aproximadamente 1,8 bilhão de reais e que atendem principalmente obras de prefeituras que assinaram convênios com o governo federal por meio de emendas parlamentares.
Contudo, ao ser alertada pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de que a decisão dificultaria a vida do Executivo no Congresso, a presidente recuou de sua decisão.
Temendo as ameaças de aliados, ela ordenou que a equipe econômica encontrasse espaço no orçamento para permitir o adiamento por 90 dias do decreto, que vence na quinta-feira.
Com isso, Dilma espera atender a uma das principais reivindicações de sua base aliada e aprovar antes do recesso parlamentar, que começa em 15 de julho, matérias importantes como a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o projeto que corrige as alíquotas de Imposto de Renda para Pessoa Física, entre outras.
Na terça-feira, após reunião com líderes da Câmara, Ideli levou a reivindicação pela segunda vez a Dilma, que ainda resistiu a mudar de posição.
Mas na quarta-feira, depois de voltar da Cúpula do Mercosul realizada no Paraguai, ela convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto e decidiu prorrogar o decreto.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Veja a cobertura completa do caso Eliza

Do R7
A polícia prendeu sete pessoas e apreendeu um menor suspeitos de estarem envolvidos no desaparecimento da jovem Eliza Samudio, de 25 anos, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo. Eliza, que brigava na Justiça para que Bruno reconhecesse a paternidade do filho, desapareceu no início de junho. No dia 25 de junho, o filho da jovem foi encontrado na casa de uma amiga de Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, ex-mulher de Bruno.
Após ouvir depoimento de dois suspeitos, a polícia diz que Eliza teria sido sequestrada com seu filho no Rio de Janeiro no dia 4 de junho e levada para Minas Gerais. Segundo a polícia, a jovem teria sido mantida com o filho no sítio de Bruno e, dias depois, teria sido morta na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Apesar de a polícia não ter encontrado o corpo de Eliza, o delegado que cuida do caso diz que as investigações concluem que ela está morta.
Bruno e outros sete acusados de matar Eliza irão a júri popular em 2011, segundo decisão da juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal de Júri de Contagem. Ela manteve presos até o julgamento o goleiro, o amigo dele Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, o primo Sérgio Rosa Sales, e o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Os demais acusados responderão ao processo em liberdade.
Veja a cobertura completa do caso:
Infográfico: Entenda o caso Eliza Samudio

Infográfico: Veja a versão da polícia para o crime

Surfista é atacado por tubarão em praia de Recife

\tubarao-ataque-gGuga Matos/JC Imagem/AE
Até setembro de 2009, foram 53 ataques com 20 acidentes fatais em Recife
Um jovem de 21 anos foi atacado por um tubarão na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 10h30, quando surfava com um grupo na praia urbana do Pina, em Recife. Com a perna direita bastante ferida, ele foi levado por um taxista ao Hospital da Restauração, a maior emergência do Estado. Não há informação sobre a extensão do ferimento.
A prática do surfe é proibida por decreto estadual na faixa de orla na qual está a praia do Pina. A medida foi tomada após os constantes ataques de tubarão registrados na área desde 1992. Até setembro de 2009, foram 53 ataques com 20 acidentes fatais, como no caso em que ocorreu a morte de um adolescente de 15 anos, que surfava na praia de Piedade, município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes.
Para o biólogo Fábio Hazin, coordenador do Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões), o impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, no município metropolitano de Ipojuca, é uma das causas do aumento dos ataques de tubarão no Estado. O aterro de mangues, o desvio de rios e o aumento do tráfego marítimo na região, que causa maior poluição na água, atrai os tubarões, fazendo com que os animais mudem sua rota.

Cabral sanciona anistia e reajuste de bombeiros

Rio - Através de sua conta no Twitter, o governador do Rio, Sérgio Cabral, informou que sancionou, nesta quarta-feira, a anistia para os 439 bombeiros que invadiram o quartel Central da corporação, no último dia 03 de junho. Utilizando o microblog, Cabral divulgou que o reajuste de 5,58%, além do uso de 30% do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) para gratificações também foram sancionadas.

Os três projetos de lei foram aprovados na terça-feira pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Relembre a invasão dos bombeiros ao Quartel Central

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) invadiu, por volta das 6h do sábado, 03 de junho, o quartel do Comando-Geral dos Bombeiros, na Praça da República, Centro do Rio. O local estava ocupado desde a noite de sexta-feira por dezenas que manifestantes que reivindicavam aumento salarial, vale-transporte e melhores condições de trabalho. Para entrar no local, a PM usou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Pouco antes, foram ouvidos barulho de disparos de armas de fogo vindos do interior do quartel.

Trezentos bombeiros que protestavam por melhores salários e condições de trabalho invadiram o Quartel-Central da corporação, na Praça da República, na noite de sexta-feira. Eles penduraram faixas de protesto nos veículos de combate a incêndio, impedindo os que estavam de serviço de sair para trabalhar. Manifestantes agrediram o comandante do Batalhão de Choque, coronel Waldir Soares Filho, que foi ferido na perna.
Filho de Bolsonaro provoca homossexuais no Twitter

Reprodução
Vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro postou diversas mensagens ofensivas
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar decidiu, nesta quarta-feira (29), não dar seguimento ao processo disciplinar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), aberto a pedido do Psol. Argumentando que o processo fere o direito constitucional dos parlamentares à livre expressão, a maioria dos integrantes votou contra o parecer preliminar do relator, deputado Sérgio Brito (PSC-BA), que foi favorável à investigação.

Foram dez votos contra o parecer, sete a favor e cinco ausências (confira como votaram os deputados). Como a decisão do conselho é terminativa, o processo é arquivado, a menos que o autor da denúncia – no caso, o Psol – entre com recurso. Os deputados do partido, no entanto, adiantaram que não vão recorrer. Para Jean Wyllys (Psol-RJ), a decisão reflete o "corporativismo" do Congresso e não valeria a pena insistir.

O arquivamento do processo contra Bolsonaro foi a deixa para o filho dele criar polêmica no Twitter. Carlos Bolsonaro, que é vereador na cidade do Rio de Janeiro, postou diversas mensagens ofensivas contra homessexuais em sua página pessoal no microblog (@VerBolsonaro).

Leia algumas mensagens postadas:

"Beira ao Ridículo: A Ditadura Gay quer calar a todos! Chico Alencar ñ conseguirá!"

"CHuUuuupa Viadada. Bolsonaro absolvido!!!! Viva a Liberdade d Expressão. Parabéns Brasil!"

"Disse e repito; ChuuuuUUUupa Viadada. A Ditadura Gay ñ representa a maioria do Brasil! A Luta Continua!!!!"

"ESTA É A PRIMEIRA DERROTA DA DITADURA DO HOMOSSEXUALISMO, OUTRAS VIRÃO. ABAIXO PLC122, KIT-GAY E PRIVILÉGIOS DA LEI AOS GAYS!"

"Tenho orgulho d ser igual ao meu pai em todos os sentidos e um deles é colocar sua competência acima d sua sexualidade."

"O INICIO DA QUEDA DA DITADURA DO HOMOSSEXUALISMO: Podem me ameaçar e me xingar, nada do q vcs tem a oferecer me interessa!"

"Desejar minha morte é o menor dos elogios q tenho lido no twitter. Rs! Pregam a Liberdade d Expressão, só a deles, a minha ñ. Ditadura Gay!"

Sumiço de carga de drogas seria o motivo da morte de modelo na Rocinha


Rio - O delegado da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore, informou na tarde desta quarta-feira que o sumiço de uma carga de haxixe no valor de R$ 30 mil foi o motivo do desaparecimento da modelo Luana Rodrigues, de 20 anos. Ela e a amiga Andressa Rodrigues, de 25 anos, saíram de casa no dia 09 de maio em direção à favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, e nunca mais voltaram.
foto materia principal
Policiais realizam operação na favela da Rocinha para encontrar modelo desaparecida | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
De acordo com Ettore, a droga pertencia a um traficante do Morro de São Carlos, no Estácio, no Centro do Rio. Antes de ser pacificada, a favela era dominada pela mesma facção criminosa que controla o tráfico de drogas na Rocinha. Segundo o delegado, Luana seria responsável pelo transporte das drogas da Rocinha para outras comunidades.

O chefe da DH também contou que a modelo e sua amiga foram julgadas e condenadas à morte pelo chamado "tribunal do tráfico", chefiado por Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que comanda a venda de drogas na comunidade da Zona Sul. Ettore informou que cinco mandados de prisão já foram expedidos por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima, além de ocultação de cadáver.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Em dia essa "onda pega"

O Estado de S.Paulo
A Câmara Municipal aprovou ontem, em primeira votação, projeto que obriga a Prefeitura de São Paulo a afastar secretários, subprefeitos e dirigentes de empresas públicas que são réus em ações aceitas pela Justiça. A proposta do vereador Tião Farias (PSDB), ligado ao governador Geraldo Alckmin, passou em primeira votação ontem, com o apoio das 14 bancadas da Casa.
O texto é ainda mais radical que o projeto nacional conhecido como Ficha Limpa, aprovado no Congresso no ano passado. Pela proposta paulistana, qualquer funcionário público que exerça cargo de confiança deverá ser afastado de suas atribuições, mesmo que não tenha sido julgado. "É melhor para as duas partes (investigado e Prefeitura). Dá transparência para o curso do processo e para a máquina pública", defendeu o tucano.
Apesar de não ter acordo de lideranças para ir à segunda votação, a proposta ganhou ontem o apoio das bancadas do PT e do PPS. "É o "Ficha Limpa" da Prefeitura. Sou totalmente favorável", afirmou Cláudio Fonseca, líder do PPS. O líder de governo, Roberto Trípoli, disse que não existe nenhum acordo para o projeto ser sancionado pelo Executivo.
Até sexta-feira, a Câmara deve votar pelo menos um projeto de cada um dos 55 vereadores. "Apoiamos a votação em primeira e agora vamos estudar mais o tema", declarou Trípoli.
O autor do projeto disse que vai batalhar pela sua votação em segunda discussão na sessão extraordinária de amanhã. "Se o Judiciário aceita uma ação contra um secretário, ele deve ser afastado", acrescenta Farias.

Prefeito polivalente

SOROCABA
Além de administrar a cidade de Apiaí, a 322 km de São Paulo, o prefeito Emilson Couras da Silva (DEM) é médico lotado em unidades públicas de outras três cidades distantes entre si. Em hospitais e postos de saúde, ele soma uma jornada semanal de 54 horas, sem contar que dá expediente diário na prefeitura de Apiaí.
A quádrupla jornada do prefeito-médico chamou a atenção dos agentes públicos que, por determinação do governador Geraldo Alckmin, fazem um pente-fino nos esquemas de plantões dos hospitais estaduais.
Questionado, Silva não conseguiu explicar como faz para dar conta de tantos encargos. "Realmente não dá para conciliar tudo, por isso estou me afastando dessas funções (de médico)." Ele afirma que já havia aberto mão do salário de prefeito para ficar com a remuneração referente aos expedientes dados nas outras cidades. Disse ainda que jamais recebeu sem trabalhar.
De acordo com o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério de Saúde, o prefeito-médico cumpre jornada de 36 horas semanais como clínico-geral no Pronto Socorro Quietude, em Praia Grande, litoral paulista; de 8 horas por semana na Santa Casa de Eldorado; e de 10 horas semanais no Centro de Saúde 3 de Iporanga.
A cidade mais perto de Apiaí, onde o prefeito reside, é Iporanga, localizada a 40 quilômetros, mas a estrada é de terra. Para dar plantão em Eldorado, o médico prefeito teria de percorrer 125 quilômetros só de ida, sendo 40 deles também em estrada de terra. Já Praia Grande fica ainda mais longe, a 340 quilômetros.
O prefeito ainda preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde), que coordena os serviços de saúde nos municípios da região.
Outras acusações. Essa não é a primeira acusação que pesa contra ele. A Câmara Municipal já o acusou de ter usado veículos e outros meios oficiais para atender a compromissos médicos em outras cidades. Silva nega.
PARA LEMBRAR
O número envolvidos no suposto esquema de fraudes de plantões médicos e de licitação para a compra de equipamentos cirúrgicos pode chegar a 50. Apenas no Hospital de Sorocaba, os prejuízos somariam R$ 2 milhões. Na semana passada, promotores e policiais informaram ter encontrado, em um armário da Diretoria Regional de Saúde Sorocaba, folhas de ponto assinadas pelo ex-secretário Jorge Pagura. Ele afirma que apenas prestava consultoria para o hospital

Triste estatísitica

JORNAL DA TARDE
A cada quatro dias, pelo menos um estupro foi registrado entre janeiro e maio em delegacias de bairros nobres ou regiões com grande concentração de bares badalados na capital. O número aparece nas estatísticas da Secretaria da Segurança Pública, que ontem divulgou o balanço de maio. Houve aumento de 10,7% no número de estupros em relação aos cinco primeiros meses de 2010. Outros crimes registraram crescimento: latrocínio, furto e roubo de veículos.
Juntas, as delegacias do Itaim-Bibi (15.ºDP), Campo Belo (27.ºDP), Pinheiros (14.ºDP), Perdizes (23.ºDP), Santa Cecília (77.ºDP), Brooklin (96.ºDP), Santo Amaro (11.ºDP) e Cambuci (6.ºDP) acumulam 42 registros. Um dos casos mais recentes foi o de uma estudante de 20 anos que teria sido violentada no dia 17 por um bombeiro civil socorrista na boate Kiss & Fly, na Villa Daslu, Itaim-Bibi.
A Polícia Civil investiga ainda a possibilidade de ter ocorrido em março, na mesma casa, um "boa noite Cinderela" - golpe em que se coloca sonífero na bebida da pessoa para depois roubá-la. A vítima seria uma turista do Rio. Além do roubo, ela teria sofrido abuso sexual. A boate foi procurada por e-mail e telefone, mas não se manifestou.
O delegado titular do 15.º DP, Paul Verduraz, diz que a carioca deverá ser chamada para depor. "Vamos verificar se há relação (com o crime deste mês). A dificuldade é que ela mora no Rio", diz.
Nas ocorrências de estupro registradas nas delegacias citadas acima, a maioria das vítimas é mulher, já adulta, que passava pelas rua ou estava dentro de residências. Mas há relatos de ataques em ônibus, cemitérios e até em um hospital (veja ao lado). Desde 2009, o crime de estupro foi unificado com o atentado violento ao pudor, segundo a Lei 12.015/2009, e mesmo sem o ato sexual consumado o crime é considerado estupro.
Para o comandante da Polícia Militar, Alvaro Batista Camilo, esse delito é difícil de se combater. "Ocorre longe das vistas da polícia e na maioria das vezes entre pessoas conhecidas, muitas vezes parentes, primos e dentro da própria casa." Segundo ele, o estupro não tem classe social, ocorre em toda a cidade e é uma ação premeditada.
Já a delegada Joceleide Caetano de Souza, titular da 8.ª Delegacia de Defesa da Mulher, na zona leste, diz que atualmente as mulheres têm denunciado mais esse crime. "Em estupros praticados na rua e de autoria desconhecida, a maior parte das mulheres registra, pois tem medo de eventual gravidez e doenças."
ALGUNS CASOS
HospitalUm dos casos de estupro deste ano aconteceu em um hospital da zona sul. Segundo ocorrência registrada no 15º DP (Itaim-Bibi), uma mulher de cerca de 30 anos relatou que, após passar por uma cirurgia delicada, ficou na sala de recuperação, onde um funcionário da unidade teria "passado a mão" nela. O homem usava jaleco.
CemitérioEm outro episódio, registrado no 23º DP (Perdizes), uma mulher disse que trabalhava em um cemitério à noite quando dois homens se aproximaram e tentaram seduzi-la. Como ela não deu atenção, eles então partiram para cima dela e fizeram ameaças. Um deles passou a mão em seu corpo e os dois a violentaram.
ÔnibusUm dos crimes relatados no 23º DP (Perdizes) é de uma jovem que estava sentada em um dos últimos bancos de um ônibus municipal quando um homem, sob ameaça de arma, fez com que a vítima sentasse ao lado dele. O veículo levava poucos passageiros. O homem fez a moça passar a mão em seu órgão genital e depois a obrigou a descer do coletivo para estuprá-la.

Deputada Myrian Rios não empregaria Gay

O Estado de S.Paulo
Um vídeo em que a ex-atriz e deputada estadual Myrian Rios (PDT) defende, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o direito de não contratar um homossexual causou polêmica. Na gravação, de terça-feira passada, Myrian, que se define como "missionária católica", pede aos colegas parlamentares que votem contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 23/2007, que inclui a orientação sexual entre as características pelas quais um cidadão não pode ser discriminado, segundo a Constituição do Estado.
Divulgação
Divulgação
Em nota. Myrian disse que não quis igualar gay a pedófilo
Ao iniciar o discurso, Myrian, ex-mulher do cantor Roberto Carlos, disse que não é preconceituosa nem discrimina; que prega amor e respeito ao próximo e, da mesma forma, quer ser respeitada por suas decisões. "Se somos todos iguais, com os mesmos direitos, também tenho de ter o direito de não querer um funcionário homossexual na minha empresa."
"Digamos que eu tenha duas meninas em casa, contrate uma babá e ela mostre que sua orientação sexual é ser lésbica. Se a minha orientação for contrária e eu quiser demiti-la, não posso. Terei de manter a babá, cuidando das meninas. E sabe Deus se ela não vai cometer pedofilia."
Reparo. Em nota, Myrian disse que repudia "o pedófilo" e jamais teve a intenção de "igualar esse criminoso com o homossexualismo". "Se entenderam dessa maneira, peço desculpas. Repudio a agressão aos homossexuais. Nada justifica tamanha violência."

- Agência Estado A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a ministros, durante a reunião da coordenação política do Planalto, que quer que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), destinado a licitar mais rapidamente serviços e obras para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, substitua a Lei das Licitações (Lei 8.666), em vigor desde 1993. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), foi orientado pela presidente a discutir no Congresso a forma mais viável de alterar a Lei 8.666. Uma possibilidade é o governo incluir as mudanças em projeto já aprovado na Câmara e que aguarda votação no Senado desde junho de 2009, cujo relator é Eduardo Suplicy (PT-SP). O jornal O Estado de S. Paulo já havia anunciado, em reportagem publicada no último dia 18, que a presidente tinha a intenção de estender o RDC a todas as obras do País caso a experiência da Copa fosse bem-sucedida. A Medida Provisória 527, que trata do RDC, foi aprovada na semana passada pela Câmara. As emendas que modificam o texto deverão ser votadas hoje pelos deputados. Na mesma reunião ontem com ministros e líderes, a presidente autorizou a negociação de emendas de redação ao texto para evitar polêmicas sobre o sigilo dos preços e garantir a aprovação hoje. O texto da medida provisória - que prevê o sigilo de preços de referência das obras - foi criticado por parlamentares da base, sobretudo do PMDB. Após ofensiva do Palácio do Planalto para convencer os aliados de que a proposta permitirá maior controle e redução dos preços, a resistência arrefeceu. Defesa "Todo mundo que não defende intenções escondidas sabe que as mudanças propostas no RDC são muito produtivas para o País", disse Vaccarezza, logo depois da reunião com a presidente. Segundo ele, o novo regime tem a vantagem de ocultar o quanto o governo pretende gastar numa obra, o que evitará a formação de cartéis ou conluios. "Ninguém que vai construir uma casa diz o quanto pretende gastar. Quer é saber quanto custará a obra", disse o líder.

- Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a ministros, durante a reunião da coordenação política do Planalto, que quer que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), destinado a licitar mais rapidamente serviços e obras para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, substitua a Lei das Licitações (Lei 8.666), em vigor desde 1993.
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), foi orientado pela presidente a discutir no Congresso a forma mais viável de alterar a Lei 8.666. Uma possibilidade é o governo incluir as mudanças em projeto já aprovado na Câmara e que aguarda votação no Senado desde junho de 2009, cujo relator é Eduardo Suplicy (PT-SP).
O jornal O Estado de S. Paulo já havia anunciado, em reportagem publicada no último dia 18, que a presidente tinha a intenção de estender o RDC a todas as obras do País caso a experiência da Copa fosse bem-sucedida.
A Medida Provisória 527, que trata do RDC, foi aprovada na semana passada pela Câmara. As emendas que modificam o texto deverão ser votadas hoje pelos deputados. Na mesma reunião ontem com ministros e líderes, a presidente autorizou a negociação de emendas de redação ao texto para evitar polêmicas sobre o sigilo dos preços e garantir a aprovação hoje.
O texto da medida provisória - que prevê o sigilo de preços de referência das obras - foi criticado por parlamentares da base, sobretudo do PMDB. Após ofensiva do Palácio do Planalto para convencer os aliados de que a proposta permitirá maior controle e redução dos preços, a resistência arrefeceu.
Defesa
"Todo mundo que não defende intenções escondidas sabe que as mudanças propostas no RDC são muito produtivas para o País", disse Vaccarezza, logo depois da reunião com a presidente. Segundo ele, o novo regime tem a vantagem de ocultar o quanto o governo pretende gastar numa obra, o que evitará a formação de cartéis ou conluios. "Ninguém que vai construir uma casa diz o quanto pretende gastar. Quer é saber quanto custará a obra", disse o líder.

Bandido morre ao trocar tiros com PMs na saída de drogaria na zona oeste de SP

estadão.com.br
SÃO PAULO - Armado com um revólver calibre 38, Cleiton Franklin da Silva foi morto, às 21h45 de segunda-feira, 27, ao sair da drogaria Bifarma, na rua Cândido Portinari, na Vila Jaguara, zona oeste da capital paulista, e trocar com dois PMs de folga e à paisana.
Os dois policiais ocupavam um veículo. No momento em que o carro era estacionado próximo à drogaria, os policiais flagraram o criminoso deixando o local. Ao atirar duas vezes contra os PMs, o assaltante foi baleado, morrendo quando era atendido no pronto-socorro Pirituba.
Os PMs que registravam a ocorrência no 33º Distrito Policial, de Pirituba, e policiais civis de plantão na delegacia se recusaram a fornecer detalhes sobre a resistência seguida de morte, que será investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Hacker adolescente britânico é libertado sob condição de ficar longe da internet


O adolescente britânico Ryan Cleary, de 19 anos, acusado de participar dos ataques do grupo de hackers LulzSec a sites internacionais, foi libertado sob fiança pela Justiça da Grã-Bretanha, com a condição de que não acesse a internet.
Enquanto aguarda o julgamento, previsto para agosto, Cleary terá de usar uma pulseira eletrônica para monitoramento, terá que observar um toque de recolher entre as 21h e 7h e só poderá sair de sua casa acompanhado de um de seus pais.
O adolescente foi preso na semana passada como parte das investigações da Scotland Yard (a polícia metropolitana de Londres) e do FBI (a polícia federal americana) sobre as ações do grupo LulzSec.
O grupo de hackers ganhou notoriedade ao invadir sites altamente visados e considerados de alta segurança, como o da CIA (Central de Inteligência Americana), do Senado americano, dos canais de TV Fox e PBS e de multinacionais como Sony e Nintendo.
Um braço brasileiro do grupo, LulzSecBrazil, reivindicou ataques a vários sites do governo, entre eles o da Presidência da República, da Receita Federal, do IBGE e da Petrobras.
Síndrome de Asperger
Cleary é acusado de ter estabelecido um ataque por meio do sistema de distribuição de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) ao site da Soca, a agência britânica de investigações sobre o crime organizado.
Um ataque pelo sistema DDoS envolve "inundar" o site alvo com dados, numa tentativa de sobrecarregá-lo para que ele fique incapaz de servir aos usuários legítimos.
A mãe de Cleary, Rita, afirmou nesta segunda-feira que concordaria com qualquer condição para a libertação de seu filho, que foi diagnosticado com síndrome de Asperger.
"Estou consciente de que sou sua melhor amiga, além de sua mãe, porque ele é recluso", afirmou Rita, descrevendo-o como "minha vida".
Em entrevista a uma rádio local da BBC, logo após a prisão do filho, Rita Cleary descreveu-o como uma pessoa "introvertida" que passava a maior parte do seu tempo diante do computador e que não gostava muito de sair de casa.
Após a audiência na qual foi aprovada a libertação sob fiança, a advogada de Cleary, Karen Todner, afirmou que ele estava muito aliviado por poder "ir para casa para ficar com sua mãe, com seus gatos e com seus livros".
"Ryan foi diagnosticado na semana passada com síndrome de Asperger, que é uma forma de autismo altamente funcional", afirmou a advogada. "Ele agora receberá o apoio profissional de que necessita. Sua inteligência óbvia poderá agora ser canalizada para algo útil", disse. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Trocando os anéis

Agência Estado
Um casal homossexual de Jacareí (SP) conseguiu na Justiça o direito de converter sua união estável em casamento civil - fato inédito na história do País. A decisão do juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões, foi registrada ontem.
O casal José Sérgio Sousa Moresi e Luiz André Sousa Moresi, que mantém um salão de beleza em Jacareí, no Vale do Paraíba, vai retirar hoje - Dia Mundial do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) - a certidão de casamento civil, sob o regime de comunhão parcial de bens, num cartório da cidade. Eles estão juntos há oito anos e haviam oficializado a união estável em maio, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparou a união estável homossexual à heterossexual.
"Se no mundo ainda vige forte preconceito contra tais pessoas e se as mesmas têm de passar por sofrimentos internos, familiares e sociais para se reconhecerem para elas próprias e publicamente como homossexuais - às vezes pagando com a própria vida -, parece que, se pudessem escolher, optariam pela conduta socialmente mais aceita e tida como normal", diz o juiz em sua sentença, que levou em conta o Artigo 226 da Constituição Federal, segundo o qual a família é a base da sociedade e tem proteção especial do Estado.
Além da decisão do STF, o juiz se baseou em uma resolução histórica do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), destinada a promover a igualdade dos seres humanos, sem distinção de orientação sexual, aprovada no último dia 17.
Para José Sérgio, presidente da ONG responsável pela Parada Gay no Vale do Paraíba, a decisão judicial marca uma nova vida. "Agora somos um casal oficialmente reconhecido. É uma emoção muito grande, estamos muito felizes", comemora. "Há 15 anos que militamos por esse direito", emenda Luiz André. A igualdade de direitos permitiu ao casal compartilhar os sobrenomes Sousa (de Sérgio) e Moresi (de Luiz André).
Na semana passada, um pedido do casal paulistano Lula Ramires e Guilherme Amaral Nunes de conversão do contrato de convivência afetiva - celebrado em 2008 - para casamento civil foi negado pela juíza Renata Mota Maciel. Antes disso, o Ministério Público também havia emitido parecer desfavorável. Desta vez, um promotor do MP de Jacareí emitiu parecer favorável à conversão da união homoafetiva em casamento civil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Brasileiro é o mais barrado em aeroportos europeus

Agência Estado
Pelo terceiro ano consecutivo, os brasileiros são os estrangeiros mais frequentemente barrados ao tentar entrar na Europa por aeroportos. Mas a grave crise econômica está reduzindo o número de brasileiros tentando a sorte no continente e o número de imigrantes ilegais sofreu uma queda recorde. Entre 2008 e 2010, o número de brasileiros detidos nos aeroportos caiu mais de 40%. Entre os imigrantes ilegais vivendo na Europa, o número de brasileiros foi reduzido para menos da metade.
Informações coletadas pela Frontex (a agência de fronteiras) ainda revelam que, em 2010, os brasileiros foram a sexta população com maior número de imigrantes ilegais vivendo na Europa. Mas, desta vez, a crise econômica em Portugal e Espanha fez o número cair significativamente, em um sinal claro de que os brasileiros que por anos tentaram a sorte na Europa estão hoje desistindo e permanecendo no País. Há apenas dois anos, os brasileiros eram a terceira maior população de ilegais.
Em 2008, quando a crise eclodiu, quase 30 mil brasileiros foram pegos vivendo ilegalmente na UE. O número não representa o total de brasileiros vivendo sem visto na Europa. Mas é considerado um termômetro. No ano passado, esse número caiu para apenas 13 mil.
No ano passado, 6.072 brasileiros foram impedidos de entrar na UE, 12% do total do mundo. A maioria dos impedidos de entrar foi barrada na Espanha - 1,8 mil brasileiros não foram autorizados a entrar a partir dos aeroportos de Madri e Barcelona. O Brasil também lidera entre os estrangeiros mais barrados nos aeroportos franceses, com 673 casos. Em segundo lugar na Europa estão os americanos. Mas com um número que representa apenas um terço dos brasileiros barrados.
Oficialmente, brasileiros não precisam de vistos para entrar na Europa. Mas a instrução que os policiais aduaneiros têm é para pedir comprovações dos turistas de que contam com dinheiro, hotel para ficar e principalmente um bilhete de retorno. A diplomacia brasileira tem se queixado da situação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Governo brasileiro pede ajuda a hackers para combater ataques



O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou que pretende aproveitar a inteligência dos hackers do bem para projetos do governo. Ele também reconheceu que as invasões aos sites de órgãos públicos, que aconteceu na semana passada, indicam necessidade de investimento em segurança. Ainda de acordo com o ministro, as Forças Armadas e a Polícia Federal já estão montando equipes para combater ataques cibernéticos.
A estrutura deverá proteger tanto o estado quanto a sociedade. O ministro afirmou também que os crimes praticados pela internet precisam ser punidos. O público precisa entender que existem dois tipos de invasores virtuais. Os do bem (os hackers) e os do mal (os crackers, como os LulzSec). Mercadante afirmou que é importante frisar que o governo foi vítima de crackers, não de hackers.

Processo contra falso coronel irá para Justiça Federal

Agência Estado
O processo contra Carlos da Cruz Sampaio Junior, que se passou por tenente coronel da reserva do Exército, será julgado pela Justiça Federal. A juíza Maria Tereza Donatti, titular da 29ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, declinou da competência para a Justiça Federal. O réu é acusado do crime de porte ilegal de arma de fogo.
Em sua decisão, a juíza afirmou que a União suspeita da ocorrência de crime federal. "Acolho o parecer do Ministério Público, pois há interesse da União na apuração da prática de crime de falsificação de documento federal. Assim, nos termos do artigo 109, inciso IV, da Constituição Federal, declino da competência para uma das Varas Federais Criminais da Seção Judiciária do Rio de Janeiro."
Segundo denúncia do Ministério Público Estadual, o falso coronel trabalhou durante três meses como coordenador da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio. Ele só foi impedido de exercer as atividades ao ser preso, em outubro de 2010. O falso coronel já havia exercido cargos na administração pública municipal e estadual, além de ter participado de treinamentos de policiais, ministrado aulas de tiro e comandado operações.

Perdendo a cabeça

Vereadores trocam murros em Presidente Sarney, no Maranhão

Confusão começou quando um deles se recusou a assinar uma notificação na qual a Câmara informa que ele está sob investigação

Wilson Lima, iG Maranhão 


A sessão da Câmara de Vereadores de Presidente Sarney, cidade distante 117 quilômetros de São Luís, terminou em briga e quebra-quebra no dia 17 de junho. Os vereadores José Orlando Silva (PPS) e Domingos Sá Monteiro (PTB) trocaram socos após Silva se recusar a assinar uma notificação na qual ele é informado de que há um processo de investigação instaurado contra ele no legislativo de Presidente Sarney.
Os vereadores da cidade instauraram uma representação contra Silva acusando-o de empregar parentes e de ser corrupto. Eles decidiram afastá-lo da casa até o desfecho da investigação parlamentar.
A confusão do dia 17 começou quando o presidente interino da Câmara de Vereadores, Hilton Torres (PDT), pediu a Silva que assinasse uma notificação sobre a sua investigação. Nesse momento começou a confusão entre Silva e Monteiro. Outros vereadores também entraram na briga dos dois. O vídeo virou alvo de brincadeiras de moradores de Presidente Sarney. O iG não conseguiu contato com os vereadores envolvidos na confusão.
Orlando Silva foi eleito, em janeiro, como presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Sarney. A sua eleição como presidente da casa, entretanto, está sendo questionada na Justiça por vereadores de oposição. A última decisão judicial sobre o caso confirmou a permanência de Silva no cargo.
Essa é a segunda vez que vereadores de uma cidade maranhense brigam em pela sessão ordinária. Em fevereiro, dois vereadores de Codó, município a 291 quilômetros da capital, também se agrediram. O vereador Figueiredo Júnior (PDT) bateu no o colega Antônio Saruê (PDT) após ser acusado de ter tentado comprar votos para se eleger como presidente do Legislativo municipal.

Acompanhe os repasse mensais do FUNDEB para Dom Eliseu


Você pode observar dois demonstrativos, um é referente ao mês atual e o outro corresponde ao ajuste de 2010 e deverá ser rateado ao pessoal que recebem pelos 60%, cabe aos professores cobrar do secretário de educação do município. Aproveitem que ele está querendo mostrar que é "bonzinho".

Dom Eliseu no rumo certo!





Pelas fotos e outdoors Dom Eliseu realmente está no rumo certo. Nos murais expostos no espaço onde aconteceu o caríssimo festival da goiaba você pode observar "algumas obras" realizadas pela prefeitura de Dom Eliseu, tais como a reforma do hospital municipal, a construção de creche e escola de ensino fundamental e pavimentação das vias urbanas, muito embora estas não tenha tráfego de pessoas para usufruir da obra , mais não deixam de ser ruas. Parabéns Dom Eliseu, tampouco não se saiba qual mais esta cidade está no rumo certo!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A CASA CAIU!


O projeto Minha Casa  Minha Vida do governo federal, passará por uma reforma. Esta medida visa evitar fraudes, principalmente na construção de cada unidade e essa medida tem de acontecer o mais breve possível. Pois as residências que estão sendo construídas pela prefeitura de Dom Eliseu, já começaram a apresentar problemas desde o alicerce até as unidades prontas.
Esta semana uma desta casa, localizada no bairro Liberdade, Rua Rui Barbosa, felizmente ainda não habitada, veio abaixo faltando apenas o madeiramento a prefeitura agiu rápidamente, limpou os escombros e já deu início a uma nova obra. Resta saber se este novo imóvel será realmente seguro e não possa ruir futuramente, caso já que foi constatado em outras moradias produzidas pelo projeto, numa delas, não convém citar o endereço, até para preservar pessoalmente os donos, a porta caiu momentos depois das chaves ser entregue ao seu proprietário, duas outras unidades apresentam rachaduras internas com possibilidades iminente de cair por terra.

Ministro quer hackers trabalhando no governo

Brasil



O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse ontem que existe a possibilidade de chamar hackers para trabalhar para o ministério em projetos de transparência de dados e de sites. "Os hackers são os jovens talentosos e criativos que eu, inclusive, quero levar para o ministério. Quero convidá-los para um 'hacker's day'", disse.

De acordo com o ministro, os ataques da semana passada "foram muito pequenos", sem a violação de dados relevantes, mas mesmo assim demostram que é preciso investimento para preparar uma estrutura de defesa mais articulada e eficiente. "Temos de saber nos proteger", disse Mercadante.

Ataque

Na semana passada, uma onda de ataques de hackers retirou do ar importantes sites do governo e preocupou autoridades. Páginas como a do IBGE, Petrobras, Senado, Presidência, de vários ministérios, entre outras foram invadidas.

(Da redação)

Bolsa Família – Prazos para registro de dados de beneficiados terminam nesta semana


“Os prazos para registro de informações relativas à saúde e educação dos beneficiários do Programa Bolsa Família terminam nesta semana. O prazo para informar a frequência escolar referente a abril e maio vai até quarta-feira (29) e o da agenda de saúde até sexta-feira (2). As informações abrangem 8,2 milhões de alunos e 5,7 milhões de famílias. As prefeituras e os ministérios da Educação (MEC) e Saúde são parceiros do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na gestão do programa de transferência de renda.
Relatórios parciais apontam que 53% dos 10,7 milhões de famílias tiveram os dados registrados no sistema do Ministério da Saúde e 55% dos 16,7 milhões de alunos de 6 a 17 anos, no plicativo do MEC. A presença de crianças e adolescentes na escola é acompanhada bimestralmente pelo MDS e pelo Ministério da Educação.
Para continuar a receber a transferência de renda, os alunos de 6 a 15 anos precisam assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas. No primeiro bimestre escolar, 85% foram monitorados.
Além da frequência escolar, os beneficiários do Bolsa Família precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças com até 7 anos de idade, seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para serem medidos e pesados nos postos municipais. A contrapartida das gestantes é fazer o pré-natal. Nesse caso, as informações são referentes ao monitoramento do primeiro semestre deste ano.
O acompanhamento das contrapartidas é fundamental para melhorar a situação de vida dos cerca de 12,9 milhões de famílias atendidas pelo programa de transferência condicionada de renda. O descumprimento por cinco vezes leva ao cancelamento do benefício. As prefeituras que não encaminham as informações deixam de receber recursos destinados pelo MDS à gestão do Bolsa Família.”

(Agência Brasil)

domingo, 26 de junho de 2011

Câmeras flagram prisão de estelionatários na zona leste de São Paulo

A polícia prendeu duas pessoas suspeita de estelionato na zona leste da capital paulista. A vítima teve o cartão e a senha roubados pelo casal de criminosos.

A equipe da Record acompanhou a ação dos policiais e flagraram a prisão dos suspeitos. Com ajuda do homem, a polícia conseguiu localizar e prender o casal.

A vítima contou que foi abordado por uma mulher enquanto sacava dinheiro em uma agência bancária. A criminosa disse que o banco precisava da senha do cartão dele. Sem desconfiar, o homem passou a senha. Logo depois, ele percebeu que a mulher e um homem levaram o cartão dele.

A polícia e a vítima ainda acreditavam que os criminosos estavam na região. Eles patrulharam a região e encontraram o criminosos saindo de uma agência bancária, onde haviam sacado dinheiro. Junto com os bandidos, os policiais encontraram mais cartões, referentes a golpes anteriores. O homem já havia sido preso por roubo.

Acidente deixa dois mortos na rodovia BA-099

Acidente deixa dois mortos na rodovia BA-099

Carro na contra mão bateu de frente com ônibus
Do R7
    Luané Parracho/AELuané Parracho/AE
    Acidente entre ônibus e carro no km 121 da BA-099 deixou ao menos dois mortos
    Um carro bateu com um ônibus no km 121 da BA-099, próximo ao município de Conde, a 160 Km de Salvador (BA), na tarde deste domingo (26). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o veículo de passeio ficou debaixo do ônibus.

    Ao menos duas pessoas morreram no local, mas a polícia ainda vai retirar o ônibus de cima do veículo para afirmar quantas são as vítimas fatais. Os passageiros do ônibus sofreram ferimentos leves. Por conta da colisão, o trânsito ficou lento no local.

    26 de Junho, dia internacional de combate às drogas


    Drogas?... Diga não.
    A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
    Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
    Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
    Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
    Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
    Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.
    Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".
    Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.
    A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.
    Fonte:UFGNet

    Brasileiro é eleito para o cargo social mais importante da ONU

    Graziano é eleito diretor da FAO
    Brasileiro será o primeiro latino-americano a presidir a instituição da ONU
    ANDREAS SOLARO/AFP/JC
    Ex-ministro de Segurança Alimentar anuncia combate global à fome que atinge 1 bilhão de pessoas.
    Ex-ministro de Segurança Alimentar anuncia combate global à fome que atinge 1 bilhão de pessoas.
    O brasileiro José Graziano da Silva, de 61 anos, foi eleito ontem para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), derrotando o espanhol Miguel Ángel Moratinos. Graziano será o primeiro latino-americano a presidir a instituição encarregada de combater a fome no mundo. Ele sucede o senegalês Jacques Diouf, que ocupou o cargo de diretor-geral durante 17 anos. Em votação de segundo turno, o brasileiro obteve 92 votos, sendo apoiado pela Indonésia e os chamados "países não alinhados" do G-77, entre eles, boa parte da África. No primeiro turno, Graziano já havia superado Moratinos por 77 a 72 votos. As eleições foram realizadas ontem, em Roma.

    Seu mandato vai de 1 de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015. Ele terá pela frente a dura tarefa de reformar um organismo internacional sob críticas pesadas - a instituição já foi acusada de ser vagarosa e desperdiçar dinheiro na execução de seus programas para combate à fome. Em seu primeiro pronunciamento, Graziano disse, perante representantes de 177 nações, que o combate à fome será sua prioridade à frente do organismo, que tem orçamento de US$ 1 bilhão. "Precisamos erradicar a fome e ajudar os países mais pobres", disse. "A partir de agora, deixo de ser o candidato dos brasileiros para ser o diretor-geral de todos os países." De acordo com dados da ONU, o mundo tem 1 bilhão de pessoas famintas.

    A disputa teve contornos emocionantes, com manifestações de apoio de países. Graziano foi eleito sob fortes aplausos e assédio da imprensa estrangeira. O ex-chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos foi o primeiro a cumprimentar o brasileiro, logo após o anúncio da vitória. Eles trocaram abraços. A disputa pelo cargo se desenrolou por mais de quatro horas. A delegação brasileira foi liderada pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Wagner Rossi (Agricultura) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário). Os três desembarcaram em Roma ainda na quinta-feira para buscar apoio de representantes dos países que integram a FAO. Ao longo das 72 horas que antecederam a eleição, os três promoveram encontros bilaterais com ministros e autoridades.

    Graziano, que ocupa o cargo de diretor regional da FAO desde março de 2006, foi ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Na pasta, o agrônomo e economista foi coordenador da elaboração do programa Fome Zero. Durante sua permanência na FAO, conseguiu que os países da América Latina e Caribe fossem os primeiros em nível mundial a assumir o compromisso de erradicar a fome antes de 2025.

    Para Dilma, vitória reflete reconhecimento às ações do Brasil

    A presidente Dilma Rousseff divulgou nota comemorando a vitória do ex-ministro José Graziano na disputa pela direção-geral da FAO. "Sua reconhecida contribuição na formulação da bem-sucedida estratégia governamental de assegurar o direito dos povos à alimentação, aliada às sólidas credenciais acadêmicas e ao profundo conhecimento da FAO, acumulado à frente do escritório regional da entidade em Santiago, confere a José Graziano qualificações essenciais para o cargo que ocupará nos próximos quatro anos", afirma a nota da presidência.

    No texto, a presidente afirma que a vitória do brasileiro reflete "o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso País - que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros".

    O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, avalia que a escolha de Graziano é um reconhecimento ao trabalho do governo brasileiro. "Nos últimos anos, o País experimentou uma situação de conforto e bem-estar social como poucas nações do mundo viveram. Mais de 28 milhões de pessoas deixaram a pobreza", comentou Rossi. "Isso no momento em que muitas nações sofreram enormemente com os impactos da crise financeira e econômica mundial", completou.

    O ministro comentou que o candidato brasileiro tem credenciais que o levarão a fazer um trabalho extraordinário à frente da FAO. "O professor Graziano tem o respeito da comunidade internacional e vai cumprir o seu dever como um grande humanista que é, preocupado com os problemas sociais e a fome", apontou. "Ele vai desempenhar um papel decisivo para ajudar aos povos mais necessitados."

    Acidente nos Alpes franceses mata seis alpinistas

    Alpes franceses/AFP
    O acidente deve ter ocorrido sob boas condições meteorológicas
    Um acidente matou seis alpinistas nos Alpes franceses, disseram autoridades locais neste domingo.
    Os corpos foram encontrados por um turista britânico próximo do pico de Neige Cordier, a uma altitude de 2.700 metros.
    "As vítimas escalavam amarradas por cordas, em dois grupos. Aparentemente ocorreu um deslizamento de neve e pedras", disse o prefeito local Xavier Cret à agência de notícias AFP.
    A polícia disse que os alpinistas devem ter morrido enquanto subiam a montanha, em boas condições meteorológicas, no sábado.
    Os corpos foram levado para a vila de Villar-d'Arene para identificação. Suas nacionalidades não foram reveladas.
    A polícia disse que o turista encontrou os corpos ao fazer uma caminhada pela mesma rota que o grupo usou no dia anterior.
    Acredita-se que eles tenham passado a noite em um abrigo na montanha antes de tentar chegar ao topo, a uma altitude de 3.600 mil metros.
    A polícia investiga o caso.

    Fornecido Por Cotação do Euro