domingo, 7 de fevereiro de 2016

Mortos por tremor em Taiwan chegam a 23; há mais de cem soterrados

Mortos por tremor em Taiwan chegam a 23; há mais de cem soterrados

Tremor de magnitude 6,4 ocorreu na madrugada de sábado (6).
Há muitas pessoas presas em prédio de 17 andares que desabou.

Do G1, em São Paulo
Autoridades confirmaram a morte de 23 pessoas na cidade de Tainan, em Taiwan, após o forte terremoto de magnitude 6,4 ocorrido na madrugada deste sábado (6) – sexta-feira (5) no Brasil. O número, no entanto, pode aumentar, pois há mais de 120 pessoas soterradas em meio aos escombros de um edifício de 17 andares que desabou.
O tremor ocorreu na metade da noite em Tainan, sul do país. O prédio de 17 andares que ruiu recebia muitas famílias que festejariam o Ano Novo chinês.
Segundo o Centro Nacional de Respostas aos Desastres, ainda não há notícias sobre 132 pessoas em Taiwan e em outros distritos da região. Os socorristas continuavam resgatando sobreviventes dos escombros na noite deste sábado.
No complexo residencial Wei-kuan, morreram 12 pessoas, entre elas um bebê de dez dias, informaram os bombeiros.
Quando tremeu a terra, "fiquei preso entre a minha cama e o armário", contou à AFP Su Yi-ming, de 48 anos. "Bati forte no armário para chamar a atenção dos socorristas, que quebraram a janela para me resgatar", acrecentou. "Quando começou o terremoto fiquei em choque. Sacudiu violentamente, e a casa simplesmente veio abaixo. Não tive reação", contou.
Socorristas retiram vítima de escombros em Taiwan (Foto: Ap)Socorristas retiram vítima de escombros em Taiwan (Foto: Ap)
Su conseguiu sair ileso, junto com sua mulher e os dois filhos, que tiveram ferimentos leves. "Ficamos encostados na cama, esperando os socorristas, porque achamos que fosse mais seguro", disse à AFP Wang Chih-peng, 38, que conseguiu se salvar, junto com a esposa e a filha de três anos. "Ouvi o barulho dos socorristas se aproximando, pedi ajuda aos gritos, e eles retiraram a janela para nos resgatar. Vi que o edifício havia caído e, por sorte, estávamos vivos", completou.
Imagens feitas pelos socorristas mostravam o resgate de uma mulher de 36 anos, que permaneceu soterrada por 16 horas.
O uso de um guindaste permitiu resgatar uma outra mulher, com vida, dos escombros.
O ministro do Interior, Chen Wei-jen, disse temer que haveria no prédio mais gente do que o habitual, já que muitas famílias se reuniam para a celebração do Ano Novo lunar chinês.
No edifício, há 26 moradores distribuídos em nove apartamentos. Com a ajuda de soldados, as equipes resgataram 250 residentes - 40 deles foram hospitalizados - e continuavam buscando possíveis sobreviventes sob os escombros.
Cerca de 100 pessoas se abrigaram nos oito centros de emergência em Tainan, e restaurantes e hotéis ofereciam comida grátis e quartos aos residentes.
Equipes de resgate trabalham em escombros de prédio que desabou após terremoto nesta sexta-feira (5) em Tainan, em Taiwan (Foto: REUTERS/Stringer)Equipes de resgate trabalham em escombros de prédio que desabou após terremoto nesta sexta-feira (5) em Tainan, em Taiwan (Foto: REUTERS/Stringer)

Prédio na cidade de Tainan ficou inclinado nesta sexta-feira (5) após terremoto em Taiwan (Foto:  REUTERS/Stringer )Prédio na cidade de Tainan ficou inclinado nesta sexta-feira (5) após terremoto em Taiwan (Foto: REUTERS/Stringer )
O trem de alta velocidade que liga o sul ao norte da ilha interrompeu seus serviços devido ao terremoto, num dia em que muitos taiwaneses que vivem na parte setentrional do arquipélago vão para o sul para festejar o Ano Novo Lunar, na segunda-feira (8), com seus familiares.
Muitos moradores do centro e do sul de Taiwan disseram que os tremores lembraram o terremoto de magnitude 7,3 de 1999, que causou mais de 2,4 mil mortes. O país está situado em uma região de intensa atividade tectônica, com tremores frequentes.
O terremoto foi registrado por volta das 18h (Brasília) de sexta (5), a 25 km ao sul da cidade de Yujing e a 10 km de profundidade, descreveu o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que estimou a potência do tremor em 6,4.
A China ofereceu ajuda, se o governo local considerar necessária, informou a agência oficial de notícias Xinhua.
Taiwan está perto do ponto de contato de duas placas tectônicas e costuma registrar terremotos com frequência. Em junho de 2013, um tremor de magnitude 6,3 no centro da ilha deixou quatro mortos e provocou deslizamentos de terra. Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu Taiwan em setembro de 1999, deixando cerca de 2.400 mortos.
Yujing, Taiwan
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro