quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

FISCAIS APREENDEM MADEIRA SEM DOCUMENTAÇÃO EM DOM ELISEU

FISCAIS APREENDEM MADEIRA SEM DOCUMENTAÇÃO EM DOM ELISEU



Mais de 100 metros cúbicos de madeira em tora foram apreendidos na segunda-feira (1º) durante operação de fiscalização de mercadorias em trânsito, realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) no sudeste do Pará. A operação é realizada na Rodovia BR-222 e em seus ramais, entre os municípios de Dom Eliseu e Marabá, até a próxima sexta-feira (5). A carga, transportada em dois caminhões, não tinha documento fiscal e nem a Guia Florestal, para atestar a procedência e autorização para extração de madeira.

 

Os fiscais apreenderam 110 m3 de madeira de várias espécies e lavraram o Termo de Apreensão, no valor de R$ 4.905,00. As toras foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rondon do Pará. A operação, coordenada pela Diretoria de Fiscalização, com a participação das unidades de Carajás, Itinga, Mercadorias em Trânsito de Belém e Regional de Marabá, visa coibir a passagem irregular de produtos entre o Pará e o Maranhão.

 

“Naquela área houve a abertura de ramais que permitem escoar mercadorias entre o Pará e o Maranhão. Então, a Secretaria intensificou o controle, principalmente sobre os produtos de madeira e gado”, informou Célio Cal Monteiro, diretor de Fiscalização da Sefa. Ele informou ainda que na operação está sendo testado um modem tipo “Bgan”, que permite aos auditores acessar o sistema da Secretaria em todos os ramais para consultar documentos fiscais. “Isso facilita o trabalho da fiscalização. O projeto-piloto está avaliando a qualidade do equipamento e a pertinência de adquiri-lo para uso no Fisco”, acrescentou.

 

De acordo com Humberto Barros, coordenador da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Belém, essa tecnologia possibilita conectividade em locais de difícil acesso, permitindo o trabalho online para confirmação de informações durante as ações fiscais.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro