domingo, 23 de junho de 2013

Internacional

Chuvas de monção deixam mais de 500 mortos na Índia
  Chuvas de monção deixam mais de 500 mortos na Índia
Polícia da fronteira com o Tibete usa corda para resgatar peregrino no distrito de Chamoli, na Índia, nesta quinta-feira (20) (Foto: AP) Clique para ampliar a imagem
Dezenas de corpos foram retirados do Rio Ganges nesta sexta.
Milhares de peregrinos, turistas e moradores estão isolados.

Equipes de resgate retiraram dezenas de corpos do rio Ganges, no norte da Índia, nesta sexta-feira, elevando o número de mortos nas enchentes e deslizamentos de terra para 500, com milhares de peregrinos e turistas ainda ilhados.

Helicópteros e milhares de soldados foram mobilizados para resgatar mais de 50 mil pessoas de locais religiosos, quase uma semana depois das inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas de monção que atingiram o estado de Uttarakhand, no Himalaia, informou o ministro Sushilkumar Shinde, em Nova Délhi.

Neste estado, 40 corpos recuperados flutuando no Ganges estão passando pelo processo de identificação, perto da cidade de peregrinação de Hardwar, informou à AFP o chefe de polícia Rajeev Swaroop.

"Milhares de turistas estão esperando nas florestas fechadas. Eles haviam se refugiado na selva depois de hotéis e outros prédios terem desabado", disse o secretário de Estado Rakesh Sharma. "Estamos tentando resgatá-los de todas as formas. As estradas estão totalmente destruídas", completou.

Algumas pessoas que estão nas áreas montanhosas estão tentando chegar a terrenos seguros. Há fotos que mostram peregrinos, auxiliados por soldados, usando cordas e escadas improvisadas para descer e cruzar os rios.

As mais de 500 mortes registradas no desastre natural ocorreram devido à cheia dos rios que varreram casas, prédios e até aldeias inteiras, destruindo pontes e estradas que levam às cidades de peregrinação, localizadas no alto das montanhas, explicou o ministro.

"As aldeias viraram amontoados de escombros e as pessoas que ficaram pelo caminho das águas foram varridas", disse à AFP Yashpal Arya, ministro das Situações de Emergência.

Embora o quadro já seja de destruição, o número de mortos ainda pode subir, depois que o recuo das águas mostrar a extensão da devastação e as equipes de resgate conseguirem chegar a lugares isolados do estado de Uttarakhand, que é conhecido como 'Terra dos Deuses' por causa dos seus santuários e templos hindus.

Outras 17 pessoas morreram no estado vizinho Himachal Pradesh, disse um alto funcionário do governo. Enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas de monção também atingiram a fronteira no Nepal, deixando pelo menos 39 mortos, de acordo com o governo.

Os soldados também conseguiram chegar de barco a algumas das aldeias em áreas baixas, levando mulheres com bebês, crianças e idosos para locais seguros. Um vídeo mostra que só os telhados das casas ficaram acima da água.

Parentes desesperados seguravam fotografias de familiares desaparecidos e esperavam informações no lado de fora do aeroporto Dehradun, informou um fotógrafo da AFP. Amit Thakur, de 40 anos, disse que seu sobrinho, de 11 anos, está desaparecido desde que o seu hotel desmoronou, na semana passada. 'Só espero que o exército localize nosso pequeno menino. Estou esperando do lado de fora do aeroporto há três dias para conseguir alguma informação sobre ele', disse Thakur à AFP.

Hospitais de campanha do Exército também foram instalados em todo o estado, com idosos sendo atendidos emergencialmente em leitos improvisados, à espera de atendimento médico.

O primeiro-ministro, Manmohan Singh, descreveu a situação, na noite de quinta-feira, como "angustiante", e anunciou um pacote de ajuda de 170 milhões de dólares. Singh fez um apelo on-line para arrecadar fundos, pedindo que "todos os cidadãos da Índia doem generosamente".


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro