quinta-feira, 20 de junho de 2013

DEPUTADA BERNADETE TEN CATEN E SUAS AÇÕES


Reitor da UEPA promete para deputada que visitará e levará soluções para o campus de Conceição do Araguaia
Proveitosa. Assim se pode definir a reunião que a deputada Bernadete ten Caten, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, provocou com o reitor e o vice-reitor da Universidade do Estado do Pará, respectivamente, os professores doutores Juarez Quaresma e Rubens Cardoso, além da pró-reitora de educação, professora doutora Ana Conceição e os estudantes do campus pioneiro de interiorização da UEPA, em Conceição do Araguaia, Lilian Rwany Sousa Coelho, Pedro Diógenes Nóbrega Batista, José Thiago Parente de Oliveira e Elzo Guedes da Costa, que levaram ao conhecimento da Reitoria da instituição pleitos sobre a precária situação em que se encontra o campus tanto no que diz respeito a instalações físicas quanto no ramo do ensino e pesquisa.
 
A reunião foi proveitosa, uma vez que o reitor Juarez Quaresma se comprometeu com a comissão a fazer, dentro em breve, uma visita ao campus de Conceição do Araguaia para ver, in loco, a situação real. “Eu não prometo que vou resolver tudo como num passe de mágica, mas vou procurar priorizar o campus de Conceição do Araguaia e resolver tudo o que for possível dentro das possibilidades administrativas da reitoria da UEPA”, prometeu o reitor diante da comissão de alunos que integram o Diretório Acadêmico e da deputada Bernadete.
 
Disse a deputada que, tempos atrás, em andanças do mandato de parlamentar por Conceição do Araguaia, ela foi procurada pelos estudantes que lhe mostraram a real situação, com falta de luz suficiente para fazer funcionar todos os equipamentos dos laboratórios, falta de bebedouros, ar-condicionado que mal funcionam, insegurança, extintores de incêndio vencido, além de falta de iluminação e rede elétrica prestes a pifar definitivamente.
 
Para completar, o campus da UEPA em Conceição do Araguaia, o primeiro a ser interiorizado pela Universidade, atende cerca de 800 alunos com cerca de 20 funcionários, porém, não tem autonomia financeira. “Isso pode até prejudicar o ensino-aprendizagem e não sair da Universidade bons profissionais”, disse José Thiago.
 
Antes do começo da reunião, a comissão liderada pela deputada Bernadete manteve um bate-papo informal com o vice-reitor, Professor Doutor Rubens, o qual ponderou que certas coisas podem, sim, ser resolvidas pelo próprio Campus. “Não se vai esperar pela reitoria para resolver uma situação urgente como o conserto de um bebedouro, que é uma peça fundamental e que necessita funcionar urgentemente”, disse ele.
 
Depois, já com o reitor Juarez Quaresma e com a pró-reitora Ana Conceição, os alunos discorreram sobre os problemas no campus, mostrando sua preocupação com o que vem acontecendo e dizendo que vieram de carro para Belém, uma distância de mais de mil quilômetros, porque o campus é a extensão de suas casas, eles querem estudar, se formar e crescer em Conceição do Araguaia. Assim, disseram, “estamos aqui representando todo o universo de estudantes da UEPA em Conceição”.
 
Os alunos voltaram para Conceição do Araguaia satisfeitos com o encontro com o reitor, moderado pela deputada Bernadete, que prometeu que irá acompanhar as providências a serem adotadas, doravante, pela reitoria da UEPA.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro