quarta-feira, 30 de maio de 2012

Terremoto na Itália deixa pelo menos 15 mortos e quatro desaparecidos


Além dos mortos, há feridos, e várias cidades registraram danos significativos à infraestrutura. Outras cinco mil pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas.
Na região da Emilia Romagna, no norte da Itália  pelo menos 15 pessoas morreram e quatro estão desaparecidas após dois fortes terremotos de magnitudes 5,8 e 5,6, terem atingido nesta terça-feira, dia 29, a região da Emilia Romagna, no norte da Itália, em um intervalo de menos de quatro horas, segundo a Defesa Civil.
Além dos mortos, há feridos, e várias cidades registraram danos significativos à infraestrutura. Segundo autoridades regionais, outras cinco mil pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas, 4.500 delas apenas na região de Modena. Várias pessoas já estavam vivendo em acampamentos na região, atingida por outro forte tremor em 20 de maio.
Três pessoas morreram em San Felice de Panaro no desabamento de uma fábrica. Duas pessoas morreram na cidade de Mirandola, uma em Concordia e outra em Finale, anunciou o capitão Salvatore Iannizzotto, da polícia de Modena. De acordo com informações ainda não confirmadas, dois padres faleceram nos desabamentos de igrejas: o pároco da cidade de Rovereto di Novi e o sacerdote da catedral de Carpi, entre as cidades mais prósperas e históricas da região.
“Vamos superar este momento”, anunciou emocionado o presidente da República, Giorgio Napolitano. O premiê italiano, Mario Monti, interrompeu uma reunião para tranquilizar o país. O número de vítimas é provisório e as autoridades locais tentam coordenar os trabalhos.
O primeiro tremor ocorreu às 09horas locais (04h de Brasília) e foi sentido em Parma, Bolonha e Milão. O abalo ocorreu a 40 quilômetros ao norte de Bolonha e a 60 quilômetros a leste de Parma, a uma profundidade de 9,6 quilômetros, considerada rasa, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos – USGS, que monitora tremores de terra pelo mundo.
O segundo ocorreu às 12h55min locais (07h55min de Brasília), praticamente na mesma região, e foi sentido em cidades como Modena, Milão e Brescia. Houve vários tremores secundários menores entre o primeiro e o segundo grandes abalos.
Há pouco mais de uma semana, um outro forte terremoto atingiu a região, deixando sete mortos e um rastro de destruição. O epicentro foi localizado em Modena, na região da Emilia Romagna. Segundo a imprensa italiana, bombeiros e equipes de resgate buscam desaparecidos.
Informações de G1
FOTO: Geppy Toglia/AFP

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro