Morre aos 93 anos o ator Christopher Lee, o Saruman
Personagem Saruman, do Senhor dos Anéis
Da EFE
De acordo com o jornal, o ator morreu no domingo passado no Hospital de Chelsea e Westminster, no qual foi internado dias antes por causa de problemas respiratórios e do coração e onde em 27 de maio completou 93 anos.
Sua esposa, a ex-modelo dinamarquesa Birgit Kroencke, com quem se casou em 1961, esperou para divulgar a notícia para informar primeiro à família e aos mais próximos, disse o periódico.
Nascido no dia 27 de maio de 1922 em uma família rica no bairro de Belgravia de Londres, Christopher Frank Carandini Lee era famoso mundialmente - além de por sua imponente altura de 1,96 metro - por haver interpretado alguns dos vilões mais antológicos do mundo do cinema.
Alm de encarnar um aterrorizanto Conde Drácula várias vezes entre os anos 50 e 60, também interpretou Frankenstein em 1957, antes de ir para Hollywood na década dos 70.
Ali participou de vários filmes de terror, fantasia e aventura, como "A Vida Íntima de Sherlock Holmes " (1970) de Billy Wilder, na qual interpretou o irmão do famoso detetive, Mycroft Holmes.
Sua consagração como "vilão" se reafirmou com a produção de "007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro" (1974) de James Bond, onde interpretou a Francisco Scaramanga, um dos mais famosos rivais do agente 007.
Em 2001, voltou à telona dando vida em "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" a Saruman, líder dos magos Istari.
Com mais de 80 anos de idade, aceitou a incumbência do diretor de "Star Wars", George Lucas, para interpretar o papel do Conde Dookan na segunda e terceira parte da trilogia.
Antes de ficar famoso, Lee estudou no colégio inglês de Wellington até os 17 anos e dois anos mais tarde se alistou na Real Força Aérea (RAF) britânica, coincidindo com os momentos-chave da Segunda Guerra Mundial.
Foi no final dos anos 40 que começou sua carreira cinematográfica e estreou como ator coadjuvante no filme "Corridor of Mirrors" de Terence Young e na famosa adaptação do clássico de Shakespeare "Hamlet" de 1948.
Sua dedicação ao mundo do cinema se traduziu em várias distinções ao longo de sua carreira e em 2001 recebeu do príncipe Charles a Ordem do Império Britânico por seus "serviços à interpretação".
Casado desde 1961 com Kroencke, com quem tem uma filha, Lee tem a honra de constar no livro Guinness dos Recordes como o protagonista mais alto do mundo e é considerado como o segundo com mais filmes rodados em toda a história de Hollywood, só atrás de Rod Steiger.
Texto atualizado às 10h14
Nenhum comentário:
Postar um comentário