Em média, gastos estaduais com divulgação das gestões deve crescer 37,35%.
Pelo
menos metade dos estados pretende aumentar os gastos com publicidade em
2013 - ano que antecede as eleições. De acordo com levantamento feito
pelo jornal O Estado de S. Paulo com 23 dos 26 governos estaduais, além
do Distrito Federal, 12 têm planos de incrementar a verba com propaganda
institucional e de utilidade pública neste ano. Em média, o gasto
dessas administrações com divulgação das gestões deve crescer 37,35%.
Nas
propostas orçamentárias enviadas para as Assembleias Legislativas em
dezembro do ano passado, os 24 governadores preveem destinar 1,4 bilhão
de reais (cerca de 750 milhões de reais nos 12 estados onde haverá
aumento real) para propaganda - são 7,6 reais por habitante. Em 2011, o
primeiro ano dos atuais mandatos, os valores, atualizados pela inflação,
eram de 1,18 bilhão de reais - nos casos em que não houve reeleição, o
orçamento daquele ano foi elaborado pelos antecessores e reflete
prioridades da gestão anterior.
O
levantamento abrange os gastos da administração direta. Estados como
São Paulo e Minas Gerais têm ainda empresas com orçamento publicitário
próprio e que seguem as diretrizes do governo para fazer seus
investimentos. Os valores, porém, não entram nos orçamentos estaduais.
Fonte: Veja/com Estadão Conteúdo
Foto: Hemera
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