sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor: Não temos motivos para comemorar, diz sindicato


por Emanuelle Oliveira
Dia do Professor: Não temos motivos para comemorar, diz sindicato
Neste sábado (15), em que é comemorado o dia do professor, a categoria em Alagoas diz que a valorização profissional ainda precisa acontecer. Ao invés de promover uma festa, como nos anos anteriores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) deixou a comemoração para 18 de novembro, já que é o dia do funcionário público e ainda, em homenagem ao aniversário da entidade, no dia 22 do próximo mês.
É o que explica a vice-presidente do Sinteal, Consuelo Correia, afirmando que além dos salários baixos, a violência e a insegurança nas escolas tem sido outra preocupação dos profissionais. Consuelo disse que apesar das dificuldades, o sindicato não poderia deixar de homenagear a categoria, que segundo ela, tem vencido desafios e feito um esforço sobre-humano no Estado.
“Faremos uma festa única, para comemorar as três datas. Então, iremos contemplar também vigias, merendeiras entre outros funcionários das escolas. Hoje, serão publicadas mensagens nos jornais, que também serão veiculadas em rádios. Existe a falta de valorização e a violência porque antes, os pais deixavam seus filhos seguros na escola e agora é diferente”, afirmou.
Ela lembrou que os professores passaram quatro anos para receber a data-base anual que deveria ser pagar pelo governo e ainda, que os salários da categoria continuam aquém da realidade, destacando que a educação é a mola-mestra do país, pois todas as pessoas precisam passar por um professor, na busca pelo conhecimento.
“A data-base deveria ser paga todo ano, mas neste governo passamos quatro anos sem receber. Tivemos esse aumento de 7%, que ainda é insignificante. Esquecem que ser professor é uma função social. Ainda não temos o que comemorar em Alagoas, mas o Sinteal não poderia deixar de prestar uma homenagem aos professores”, lamentou.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro