sábado, 8 de outubro de 2011

Empresa recebe autuação por Toddynho alterado


Pepsico admitiu falha no envasamento. Laudos divulgados mostraram que pH do produto era alcalino como em produtos de limpeza

AE
selo
A fábrica da PepsiCo em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi autuada pela Vigilância Sanitária Estadual por produzir e colocar à venda produtos sem qualidade e segurança, expondo a saúde dos consumidores.
Leia também: PepsiCo afirma que houve falha no caso Toddynho
Na última semana, a Vigilância de Porto Alegre apreendeu vários lotes do achocolatado Toddynho, produzido pela Pepsico, após algumas pessoas relatarem irritações e lesões da mucosa da boca depois de ingestão da bebida. Ao todo, 29 casos foram notificados em Porto Alegre e região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul.

Foto: AE Ampliar
Achocolatado da Pepsico que apresentou problemas em unidades no Rio Grande do Sul
Um dos laudos analisados pelo Laboratório Central (Lacen) divulgado nesta quinta-feira mostra que em um dos lotes, entre os 13 recolhidos, o pH do produto era de 13,3, alcalino, equivalente ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária, e considerado muito alto para alimentos, que tem valores próximos a 7.
A equipe de inspeção da Vigilância de São Paulo concluiu que, embora a PepsiCo cumpra as normas de boas práticas de fabricação, houve falha pontual que envolveu um equipamento de esterilização da fábrica. Ainda segundo o relatório de inspeção, a empresa demonstrou por meio de documentos que possui sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído equivocadamente para o Estado do Rio Grande do Sul e adotou as medidas necessárias para a correção do problema.
A Vigilância Sanitária Estadual mantém a interdição cautelar do lote com problema. A Pepsico pode recorrer. Caso haja uma multa, o valor pode chegar a R$ 175 mil.
Médico à disposição
A PepsiCo informou que vai manter um médico à disposição dos consumidores que ingeriram o achocolatado e que apresentaram problemas de saúde. Além de recolher essas unidades, a PepsiCo, segundo nota, está acompanhando de perto a evolução dos casos.
Além de recolher essas unidades, a PepsiCo, segundo nota, está acompanhando de perto a evolução dos casos dos consumidores, atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul confirmou, ontem, que das 23 amostras do produto analisadas apenas aquelas com a numeração acima apresentam alteração. Todos os demais lotes, afirmou a PepsiCo, estão próprios para o consumo.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro