sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Orientações à população



          Não consumir achocolatado da marca Toddynho, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo.

          Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca) siga as seguintes orientações: procure atendimento médico, contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do Cevs, através do fone 150, mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração, caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.  

Tentativa de fuga termina em acidente em Belém

ORM

 O acidente aconteceu por volta das 15h, depois que os suspeitos assaltaram um automóvel na Avenida Senador Lemos e tentavam fugir de uma viatura da Polícia Militar. ‘Depois que eles abordaram o condutor do veículo, eles fugiram pela (Avenida) Pedro Álvares Cabral. Quando eles avançaram o sinal vermelho, uma viatura que estava no local pediu para que o veículo parasse e como eles não reduziram a velocidade os policiais atiraram em um dos pneus do carro’, conta o delegado Miguel, titular da Seccional da Sacramenta.
Após uma manobra para tentar escapar dos policiais, o carro tombou, já próximo ao conjunto Costa e Silva. Os três ainda tentaram fugir, mas logo foram interceptados pelos militares. A vítima, que ficou refém dos assaltantes, não sofreu nenhum ferimento. Durante a perseguição, os assaltantes chegaram a trocar tiros com a polícia. Wallace Silva, de 21 anos, chefe do grupo, foi baleado.
Os acusados foram encaminhados para a Seccional da Sacramenta para registro do flagrante. Wallace e Maria Raimunda, de 20 anos, serão autuados pelos crimes de roubo qualificado e corrupção de menores. Já o adolescente, de 17 anos, será encaminhado para a Data (Divisão de Atendimento ao Adolescente).

Governador Jatene considera greve abusiva

Justiça considera greve dos professores abusiva

Justiça considera greve dos professores abusiva (Foto: Jaime Souzza)
Se não cumprirem a determinação, terão que pagar multa (Foto: Jaime Souzza)
A greve dos professores estaduais foi considerada abusiva pela Justiça paraense. A ação foi ajuizada pelo governo estadual, alegando que os professores não notificaram oficialmente a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre a deflagração da greve.
O juiz da 1ª Vara de Fazenda da Capital, Elder Lisboa, concedeu liminar ao governo estadual, determinado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) que assegure 50% das salas de aula funcionando, entendendo o magistrado que a greve que começou na segunda-feira poderá causar dano irreparável à população. Além de considerar o movimento abusivo, o juiz determinou multa de R$ 10 mil diários se houver desobediência dos professores à decisão.
O juiz também entende que a paralisação das aulas da rede pública estadual de ensino está penalizando os alunos, que já enfrentaram greves anteriores e que o governo vem debatendo a discussão salarial com o Sintepp, portanto, a greve não seria o melhor instrumento neste momento, se referindo aos prejuízos para os estudantes com as sucessivas greves.
“A atividade em questão é essencial e a sua não prestação atinge a milhares de crianças e adolescentes que, sem aulas, ficam privadas não somente de adquirir o saber, mas também passam a ficar em situação de risco, já que sem nenhuma ocupação durante o dia, são presas fáceis do mundo das drogas e do crime”. Elder Lisboa também ressaltou no despacho que o interesse social maior deve ser protegido, mas disse que reconhece a difícil situação dos professores.
Apesar disso, segundo o assessor jurídico do Sintepp, Walmir Brelaz, o magistrado concedeu a liminar ao Estado sem sequer ouvir os argumentos dos professores, apenas com as alegações do Estado. O advogado também afirmou que o Sintepp ainda não foi notificado pela Justiça sobre a liminar e que assim que for informado oficialmente vai recorrer contra a medida ao Tribunal de Justiça do Estado.
INFORMAÇÕES
O Sintepp deverá pedir informações ao magistrado sobre a manutenção dos 50% das aulas, porque para os professores não ficou claro, segundo o assessor jurídico, como será cumprida essa medida. Para ele, diferente dos serviços considerados essenciais pela Constituição, como água, luz, transporte público e outros, fica difícil definir que professores vão cumprir a liminar.
Walmir Brelaz assegura que a negociação, ao contrário do que foi citado no despacho do juiz, chegou ao ponto desgastante e que assegura que a Seduc foi notificada por escrito pelo Sintepp sobre a deflagração da greve, como determina a legislação. Ele ressalta que a greve é contra o Estado e não contra governo e que o piso foi instituído desde 2008 pela Lei 11.738, portanto, a previsão de pagamento já deveria ter sido feita pelo poder público.
No entanto, a secretária estadual de Administração, Alice Viana, afirma que não há mais nenhuma condição do Estado ofertar mais algum ganho sobre os salários dos professores. Ela conta que o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto, se reunirá hoje em Brasília com o ministro da Educação, Fernando Haddad, onde deverão tratar sobre a solicitação do governo paraense de complementação financeira do piso salarial dos professores.
A secretária enfatiza que o governo implantou o Plano de Cargos, Carreira e Salá-
rios da Educação (PCCR) este mês e reitera que a administração estadual está disposta ao diálogo com os professores. A Seduc monitora diariamente as escolas no período da greve e assegura que somente 18% aderiram ao movimento. Ao contrário disso, o Sintepp afirma que a greve atingiu a maioria das escolas.
(Diário do Pará)

Acidente envolvendo seis veículos mata uma pessoa na BR-050, em MG


Segundo PRF, motorista de carreta perdeu o controle.
Vários carros subiram no canteiro na tentativa de evitar a batida.

Do G1 MG



Um acidente envolvendo seis veículos matou uma pessoa nesta quinta-feira (30) na BR-050, perto de Araguari, na Região do Triângulo Mineiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista de uma carreta morreu no local.
Ainda segundo a PRF, testemunhas disseram que a carreta bateu em um caminhão e depois atingiu vários veículos que vinham no sentido contrário. Carros subiram no canteiro na tentativa de fugir da carreta.
Um tanque que caiu de um dos veículos explodiu e quase atingiu outros carros. O fogo foi controlado.

Prefeitos do estado do Pará, afastados por crimes politico, continuam no cargo



Todos os prefeitos de municípios paraenses afastados pela Justiça, sob acusação de fraudes nas últimas eleições, e que recorreram das decisões de juízes de primeira instância, continuam nos cargos. Para isso, valeram-se das malditas brechas da lei e esgotaram todas as possibilidades oferecidas pelo princípio constitucional da 'ampla defesa'.

Os gestores são acusados da prática de vários crimes e condutas incompatíveis com as de agentes públicos, entre eles crimes eleitorais, captação de sufrágio, improbidade administrativa, formação de quadrilha e enriquecimento ilícito.
Levantamento de O LIBERAL inclui, entre os casos de afastamentos e posteriores reintegrações, os prefeitos dos municípios de Aurora do Pará, Óbidos, Afuá, São Miguel do Guamá, Almeirim, Chaves, Conceição do Araguaia, Bujaru, Tomé-Açu, Jacundá, Aveiro, São Domingos do Capim, São Félix do Xingu, Barcarena, Uruará, Jacundá e Breu Branco, ao todo 17 municípios.
Em alguns municípios, como Itaituba, Rurópolis, São Miguel do Guamá, Ipixuna do Pará, Salinópolis, Santa Luzia, Altamira, Ananindeua e Dom Elizeu, existem processos ainda em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal de Justiça do Estado (TJE), pedindo afastamento e cassação de registro e diploma dos atuais prefeitos.
Em Almerim, registra-se o único caso em que, até agora, o prefeito cassado, Aracy Bentes, PMDB, permanece fora do cargo. Mas o atual prefeito, José Botelho dos Santos, (PT) corre o risco de ser tirado do cargo pela Justiça, uma vez que o juiz também cassou o registro do terceiro colocado no pleito de 2008.


PROMOTORA


O caso mais inusitado se registrou em Santarém, no oeste paraense. A prefeita Maria do Carmo Martins (PT) foi reeleita nas urnas mais ficou impedida de assumir o cargo por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O entendimento foi o de que a petista, como promotora de justiça de carreira, não poderia assumir o segundo mandato. Ele assumiu a prefeitura no dia 9 de junho do ano passado, reintegrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que tomou a decisão por 6 votos a 4.
No caso Aurora do Pará, duas liminares chegaram a ser expedidas. Uma delas afastou do cargo o prefeito Márcio Ricardo Borges da Silva (PR), reintegrado no dia seguinte por outra liminar. O episódio virou chacotas na cidade, uma vez que todo o secretariado da prefeitura foi exonerado e readmitido em tempo recorde. Pesa contra o gestor afastado a acusação de ter contratado uma empresa sem licitação.

Abuso de poder econômico e captação ilícita são crimes mais frequentes

O prefeito Antonio Levino (PTB), de São Félix do Xingu, foi reposto no cargo após ter sido afastado por duas vezes consecutivas por decisão do juiz da Comarca, Leonel Figueiredo. O gestor retornou com amparo em liminar concedida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Leonardo Noronha Tavares.
O prefeito foi cassado pela primeira vez, juntamente com a vice, Rosana de Azevedo Pereira, no dia 15 de janeiro, sob a acusação da prática de crime de compra de votos e a doação de bombas dágua para eleitores. A denúncia foi oferecida à Justiça pelo Ministério Público Estadual.
Outro que retornou ao cargo foi o prefeito de São Domingos do Capim, Cristiano Martins Nunes, (PT). Cassado no dia 23 de novembro de 2009, ele foi reconduzido ao cargo após 1 mês e dezoito dias, por 6 voto a 0, em votação do pleno do TJE.
Em Aveiro, no oeste paraense, a prefeita Maria Gorete Dantas Xavier (PTB), que concorreu à reeleição, teve o registro cassado em 7 de dezembro de 2009, sob a acusação da prática de vários ilícitos, entre eles uso indevido da máquina administrativa durante o pleito de 2008, compra de votos e captação de sufrágio, através de farta distribuição de combustível, uso de bens públicos e abuso do poder econômico em proveito próprio. Quarenta e oito horas depois, ela foi reintegrada pela Justiça, sob a justificativa de 'evitar a alternância na chefia do poder municipal'.
O juiz Raimundo Rodrigues Santana, de Barcarena, determinou em 7 de abril do ano passado a cassação dos diplomas do prefeito João Carlos dos Santos e do vice, Renato Ogawa, (PDT). O magistrado entendeu que o gestor incorreu na prática de crime eleitoral. Mais tarde, o Pleno do TRE do Pará decidiu, por unanimidade de votos, manter o prefeito e o vice no cargo, por entender que não houve a consumação do crime de distribuição de cestas básicas.
No município de Uruará, no dia 19 de fevereiro do ano passado, o TJE deferiu, em instância recursal, pedido de tutela antecipada oferecida pelo promotor Bruno Beckembauer Sanches Damasceno, em uma ação civil pública, determinando o afastamento da chefia do executivo do prefeito Eraldo Pimenta (PP). No dia 22 de março, a desembargadora Maria Rita Lima Xavier o reintegrou no cargo.
O juiz eleitoral José Ronaldo Pereira Sales, de Óbidos, cassou no dia 2 de fevereiro passado o mandato do prefeito Jaime Barbosa da Silva (PTB) e do vice, Rudimar Cardoso, aplicando aos dois a pena de três anos de inelegibilidade. Afastado sob a acusação da prática de abuso de poder econômico e captação de sufrágio na última eleição, Jaime Barbosa já foi reconduzido.

ÔNIBUS


Outro que continua à frente do executivo é o prefeito de São Miguel do Guamá, Wildemar Rosa Fernandes, o 'Nenê Lopes' (PR). Ele foi afastado pelo juiz Josué de Sousa Lima Júnior juntamente com o vice, Raimundo Monteiro de Freitas e o vereador Ariel Moraes de Castro, ambos do PR. No processo, existe a acusação de que até mesmo um ônibus da prefeitura teria sido doado a evangélicos no período eleitoral. Nenê Lopes ganhou as eleições com uma diferença de apenas 13 votos.
Também continua no cargo o prefeito de Chaves, Ubiratan de Almeida Barbosa, o 'Birão' (PDT), afastado juntamente com o vice, Pedro Steiner, e a vereadora Vera Lúcia Alves, primeira-dama do município. Em afuá, recobrou o mandato o prefeito Odimar Wanderley Salomão, o 'Mazinho' (PSDB), cassado pelo juiz eleitoral Weber Lacerda juntamente com o vice, Roldão de Almeida Lobato, e sua irmã, a vereadora Narrinha Salomão.
Em Tomé- Açu, o prefeito eleito Carlos Vinicius de Melo Vieira, (PMDB) não foi diplomado pela Justiça Eleitoral porque o registro de candidatura da vice na chapa, Ilda Kyomé Taketa, foi indeferido pelo TRE. Atualmente, Vínícius, que se mantém no cargo por força de liminar, está recorrendo da decisão no TSE. No dia 15 de dezembro do ano passado, o TRE cassou os mandatos dos prefeitos de Bujaru, Maria Antonia Silva da Costa (PMDB), e de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PT). Atualmente, ambos estão recorrendo da decisão no exercício do mandato. (E. C.)

Em 33 ações ajuizadas pelo MPF, suspeitas de desvios vão a R$ 51,4 mi

No Estado do Pará, durante o ano passado, o Ministério Público Federal ajuizou mais de 150 ações por improbidade administrativa. Desse total, mais da metade refere-se a casos envolvendo gestores municipais.
Apenas na primeira semana de dezembro, durante programação especial pelo Dia Mundial do Combate à Corrupção, o MPF ajuizou 33 ações de improbidade contra gestores municipais e estaduais que cometeram irregularidades na administração do dinheiro público repassado pela União entre os anos de 1999 e 2009. O montante de recursos desviados ultrapassa R$ 51,4 milhões.
A maior parte das ações tramita em segredo de Justiça, porque há pedidos de quebra de sigilo e indisponibilidade de bens dos acusados. As razões que as fundamentam estão ligadas, sobretudo, à omissão ou irregularidades na prestação de contas, dispensa de licitações indevidas, desvio de recursos e ainda a não execução de obras.
'A prisão de um governador em exercício é paradigmática', diz o procurador da República Alan Rogério Mansur, referindo-se à prisão de José Roberto Arruda (sem partido), do Distrito Federal, acusado de comandar um esquema de distribuição de propinas a integrantes de sua base aliada. 'Acredito que esta é a primeira vez que isso acontece no Brasil. Foi um caso importante porque mostrou que nenhum gestor está imune deste controle, que a corrupção pode e deve ser punida', acrescenta Mansur, fazendo uma correlação com o caso das ações contra prefeitos.
Para o procurador, a prisão reflete o clamor da sociedade por justiça. 'A sociedade já não tolera que os gestores façam uma má aplicação dos recursos públicos e não sejam punidos. A corrupção afeta toda sociedade, sobretudo as menos organizadas, porque nelas o controle e a fiscalização sobre a administração é menor', afirmou.
Porém, nem tudo é má-fé entre os gestores. Mansur explica que, no caso das prestações de contas, alguns prefeitos não têm conhecimento técnico e não contratam pessoas com qualificação necessária para fazer corretamente estes relatórios e acabam incorrendo em irregularidades. Por outro lado, a lei é clara: quando se recebe um recurso público, deve ser feita a prestação deste recurso corretamente, sob pena de responder a processo, ter os bens bloqueados e ter seus direitos políticos cassados.


ADVERTÊNCIA

'Desta forma, geralmente é feita uma primeira advertência para que ele explique o que aconteceu, é feita toda uma investigação, mas, se ainda assim os vícios não forem sanados, fica caracterizada a má-fé', explicou.
Na avaliação do procurador, esta lupa mais ampla sobre as irregularidades administrativas se tornou mais acessível graças ao trabalho coordenado, que permite o cruzamento de dados, entre as instituições. Desta forma, informações que são investigadas pela Controladoria Geral da União (CGU), são cruzadas com as fornecidas pelas auditorias dos Ministérios, com a Polícia Federal, MPF e as prestações de contas remetidas aos Tribunais de Contas.
'O que a gente percebe é que os órgãos de controle estão cada vez mais atentos às prestações de contas desses recursos. existe uma fiscalização maior', afirmou. Ele cita o caso da CGU, por exemplo, que realiza todos os anos um sorteio para definir, de forma isenta, as áreas municipais e estaduais a serem fiscalizadas quanto ao correto uso dos recursos públicos federais.
A partir desse sorteio, que pode resultar na fiscalização de uma mesma cidade duas ou mais vezes, é feito um verdadeiro pente-fino sobre as contas públicas. 'Além de ser um trabalho punitivo, é pedagógico porque busca fazer um controle preventivo da aplicação destes recursos', completa.
O desafio agora, porém, é fazer com que a Justiça seja mais ágil, assim como foi no caso de Arruda, antecipando-se ao Legislativo, com os demais entes da federação que dilapidam o dinheiro público. 'O grande desafio é fazer o controle preventivo, porque mesmo que a gente entre com um pedido liminar de indisponibilidade dos bens, até que esta decisão saía na Justiça é difícil reaver o recurso que foi desviado', diz Mansur.
Segundo o procurador, a própria lentidão da Justiça, motivada principalmente pela grande quantidade de recursos, faz com que uma ação dessas demore em média dez anos para ser apreciada em definitivo. 'O próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa manifestou uma vez que a demora na Justiça é uma das principais responsáveis pela impunidade. O caminho é ter decisões mais duras. Um dever não apenas da Justiça, do Ministério Público ou das auditorias, mas de toda sociedade, maior interessada e beneficiária da correta aplicação do dinheiro público', afirmou o procurador.

 O LIBERAL

Apresentadores de Telejornal de Dom Eliseu discutem.


Apresentadores de Telejornal de Dom Eliseu discutem.

Foto do Antigo Prédio
O fato aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (29), na cidade de Dom Eliseu, sudeste do Pará, durante uma revolta da “população” que reivindicavam seus direitos, que estariam sendo violados pela empresa de consórcios a antiga Eletrofácil que atualmente é Mundial Eletro.
A empresa abriu concordata em meados do início do ano e, desde então, vem lesando a sua clientela que, insatisfeita com a intensidade dos fatos.

O apresentador e jornalista “Bode Loiro”, chegou ao início do protesto e, ao adentrar no recinto foi barrado pelo, também apresentador Osmar Júnior que lhe dissera que aquela atitude se caracteriza como roubo. ”O Bode” retrucou dizendo que roubo era aquilo que a empresa estaria fazendo com os seus clientes.

A polícia chegou ao local para proteger a loja que estava sendo “saqueada”. Espere aí!!???

 No contexto apresentado à sociedade, a Polícia, desde sua gênese, tem como função primordial o "controle social". Até aqui tudo bem!

A Segurança Pública/Polícia cumpre o papel de legitimação da repressão estatal. Trata-se de um combate a inimigos mutantes-drogas, terrorismo, homicídio, roubo e crime organizado. CRIME ORGANIZADO?

Já não compreendo nada!

Pelo que se entende nestes termos, a polícia deveria proteger os cidadãos daqueles crimes acima mencionados e também de crime organizado. Aqui fica uma indagação. Nesta situação quem estaria precisando de proteção? A Mundial Eletro ou os clientes que foram lesados pela aquela empresa? Hum!

REVÉS DAS FALIDAS LEIS BRASILEIRA


Rosinha consegue liminar para reassumir prefeitura de Campos

Rio - A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho obteve, nesta sexta-feira, liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) que a reconduz ao cargo, após seu afastamento decidido pelo próprio orgão. Ela e o vice-prefeito, Francisco Arthur de Souza Oliveira, o Dr. Chicão (PP), foram cassados nesta quarta-feira pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico na campanha de 2008.

Na tarde desta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal, Nélson Nahim, chegou a tomar posse do cargo de prefeito, na Câmara Municipal, em solenidade tumultuada. A Polícia Militar chegou a enviar 15 viaturas para a casa legislativa, já que houve tentativas de agressão a Nahim e a outros vereadores, segundo o site da Intertv.
Foto: Mariana Ricci / Folha da Manhã
Desde o anúncio do afastamento de Rosinha, várias manifestações foram realizadas na cidade do Norte Fluminense | Foto: Mariana Ricci / Folha da Manhã
Anteriormente, na quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou pedido de liminar feito pela defesa de Rosinha. Desde a decisão que a tirou do cargo, a prefeita permaneceu acampada na sede da Prefeitura, acompanhada de filhos e cerca de 300 pessoas. Na madrugada de quinta, partidários de Rosinha chegaram a fazer uma manifestação, bloqueando a BR-101.
Além de Rosinha e Francisco Arthur de Souza Oliveira, o Dr. Chicão (PP), o ex-governador Anthony Garotinho e os radialistas Fábio Paes, Linda Mara Silva e Patrícia Cordeiro também haviam sido condenados, ficando inelegíveis por três anos, em decisão que é retroativa ao ano de 2008.

SINTEPP DE VERDADE

Nota de esclarecimento à sociedade


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) informa aos professores, alunos, funcionários de escola e sociedade em geral que, apesar de notícias veiculadas na imprensa local sobre a decisão do Juiz da 1ª Vara de Fazenda da Capital, Elder Lisboa, nesta quinta-feira (29), em que determina o retorno de 50% dos (as) trabalhadores (as) ao seu local de trabalho e a abusividade da greve, o sindicato informa que não foi notificado oficialmente e reafirma a decisão dos trabalhadores em assembleia geral: A CONTINUIDADE DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

As motivações dos trabalhadores da educação, que levaram ao movimento grevista, a rigor são o descumprimento do acórdão do STF, publicado no dia 24/08, por parte do Governo Estadual, que consiste no pagamento integral do Piso Salarial Nacional (PSPN) e a implantação do Plano de Carreira dos Trabalhadores da Educação, lei sancionada pelo governo no dia 02/07/2010, que apesar do discurso governista, em função da pressa do governo, incorre em inúmeros erros, como por exemplo, a redução de salários.

A greve de milhares de trabalhadores (as) da educação não pode ser considerada abusiva. Por tanto, professores, alunos e funcionários de escola estão mobilizados para dar continuidade a greve!

Avançar na luta sempre!

Coordenação Estadual

Combatentes tribais derrubam avião e milhares protestam no Iêmen


Piloto é capturado depois de aeronave ser abatida fora da capital, onde dezenas de milhares pedem renúncia de presidente Saleh

iG São PauloDezenas de milhares protestaram em Sanaa, no Iêmen, nesta quarta-feira, contra o retorno do presidente Ali Abdullah Saleh da Arábia Saudita, enquanto combatentes tribais da oposição derrubaram um avião de combate da Força Aérea iemenita fora da capital e capturaram o piloto.

Foto: AP
Soldado iemenita desertor participa de manifestação pela renúncia de Ali Abdullah Saleh em Sanaa, capital do Iêmen
Uma fonte do Ministério da Defesa acusou o partido Reforma Islâmica, uma das principais legendas da oposição e braço político da Irmandade Muçulmana no Iêmen, de estar por trás do ataque à aeronave, um Sukhoi-22 de fabricação russa.
Carregando bandeiras e fazendo sinais de paz, os manifestantes pediam a saída de Saleh e marchavam a partir da Praça da Mudança gritando "Morte, morte". "A questão é, se não podemos viver uma vida decente e digna, preferimos morrer", afirmou Khaled al-Mandi.
Os manifestantes disseram estar cansados da crescente pobreza, corrupção e falta de lei em um país onde duas em cada três pessoas sobrevivem com menos de US$ 2 por dia.
O retorno de Saleh enfureceu muitos cidadãos que acreditavam terem visto o líder pela última vez quando uma tentativa de assassinato em junho o forçou a voar para a vizinha Arábia Saudita em busca de tratamento médico. Mas ele retornou a Sanaa na sexta-feira "carregando a pomba da paz e o galho de oliveira".

Antes do retorno dele, manifestantes tentando expandir o acampamento precário em Sanaa foram pegos em uma batalha entre forças de Saleh e soldados leais a um general dissidente. Os confrontos deixaram ao menos 100 mortos, principalmente manifestantes.
Embora a violência tenha diminuído desde o retorno de Saleh, as tensões ainda estão elevadas e muitos temem que a calmaria eventualmente dará lugar a um confronto ainda mais sangrento ou uma guerra civil. Na terça-feira, organizadores dos protestos tentaram aumentar o número de manifestantes planejando rotas menos arriscadas pela capital, depois que a violência acabou afastando alguns das ruas.
A Arábia Saudita e os EUA apoiaram Saleh no passado para conter um braço ativo da Al-Qaeda que se enraizou no Iêmen, mas a crescente falta de leis causa temores de uma guerra civil que pode sacudir uma das nações que mais produzem petróleo no mundo.
Fora de Sanaa, homens tribais derrubaram um avião de guerra a tiros e capturaram o piloto na região montanhosa de Naham, onde a força aérea bombardeava combatentes tribais armados da oposição, disse uma fonte tribal.
Uma autoridade militar disse que o avião foi derrubado quando realizava uma missão de rotina. A fonte tribal informou que os homens atacaram o jato com armas antiaéreas e prenderam o piloto, que havia sobrevivido.
O avião, que ficou totalmente destruído, tinha decolado da base militar de Dailami, perto do aeroporto da capital, antes de cair dez minutos depois na área de Beit al Daguish, na região de Arhab. Mais cedo nesta semana, um general e três homens tribais foram mortos em um confronto na base militar em Naham.
Desde janeiro o Iêmen vive uma revolta popular para reivindicar reformas e a queda de Saleh, em um processo que já deixou centenas de mortos e milhares de feridos.

Estado pode suspender obras de 3,3 mil casas


EDIVALDO BITENCOURT
A Caixa Econômica Federal suspendeu a concessão de novos financiamentos para a construção de casas populares em todo o País. O banco atende determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que só permite a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para conjuntos habitacionais populares com captação e tratamento de esgoto. Em Mato Grosso do Sul, só de projetos do Governo estadual, a medida compromete a construção de 3,3 mil unidades, com investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões.
“Não tem consonância com a realidade brasileira”, reagiu o secretário estadual de Habitação e das Cidades (Sehac) e presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), Carlos Marun. Na sua avaliação, a decisão vai penalizar, principalmente, a população carente de baixa renda, com até três salários mínimos. A maior parte das cidades brasileiras não dispõe de rede de tratamento de esgoto.
Para o secretário executivo da Associação Brasileira de Cohabs (ABC), Nelson Szwec, a decisão para 100% dos novos projetos voltados para a baixa renda no País. Atualmente, os órgãos estaduais e municipais construiam conjuntos habitacionais com fossas sépticas em regiões sem rede de tratamento de esgoto. A decisão é mais restrita do que as regras do Minha Casa, Minha Vida, que exigem infraestrutura, mas aceitam fossas ou rede de esgoto, sem exigir o tratamento dos resíduos líquidos.
Leia mais no jornal Correio do Estado

Jovens são assassinados em quadra de esportes no Novo Gama, no DF

As vítimas tinham 19 e 13 anos; um dos rapazes levou 15 tiros.
Dois homens efetuaram os disparos; suspeitos não foram identificados.

Do G1 DF, com informações do Bom Dia DF

Dois jovens foram assassinados na noite desta quinta-feira (29) no Novo Gama, cidade a 30 quilômetros de Brasília. O rapaz de 19 anos e o adolescente de 13 foram mortos a tiros enquanto assistiam a uma partida de futebol. Outras 30 pessoas estavam com as vítimas em uma quadra de esportes da cidade no momento do crime. De acordo com a polícia, dois homens armados foram os responsáveis pelos disparos. Uma das vítimas levou 15 tiros.

A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por acerto de contas. Os assassinos ainda não foram identificados. Apesar da grande movimentação no momento do assassinato, a população tem medo de denunciar.

“A polícia chega ao local, apesar do fato ter acontecido, ninguém informa nada, ninguém ajuda a polícia. Aqui é a cidade do silêncio mesmo”, afirmou o policial militar, cabo Brandão.

Os moradores também reclamam da insegurança do setor. “Para você ver como é, tinha acabado de passar uma viatura do GPT [Grupo de Policiamento Tático], que é uma polícia forte, e uma outra viatura da PM. Cinco segundos depois que a viatura da PM chegou os homens passam atirando, dois homens”, afirmou um morador.

Professores em greve ocupam Assembleia Legislativa do Ceará

Veja como é tratado o mestre pelo Brasil Afora

Houve confronto com a polícia, e os professores em greve passaram a noite acampados. Um professor ficou ferido e outros três foram detidos.

Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia Legislativa. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia e passaram mais uma noite ocupando os salões e corredores.
Eles chegaram há três dias para protestar contra uma mensagem do governo que institui o piso de R$ 1.187 para professores do Ensino Médio e decidiram ficar para acompanhar a votação do projeto.
Foi aí que começou a confusão. Quando os professores tentaram entrar no plenário, foram impedidos por policiais do Batalhão de Choque. Os que insistiram em passar pela guarda acabaram agredidos.
Durante o confronto, vários objetos do prédio foram danificados. Um professor ficou ferido e outros três foram detidos. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Alberto Cláudio (PSB), houve a necessidade de chamar o reforço policial para garantir a realização da sessão e garantir também a segurança dos parlamentares da casa.
 

DOM ELISEU--O CASO MUNDIAL ELETRO


Apresentadores de Telejornal de Dom Eliseu discutem.

Foto do Antigo Prédio
O fato aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (29), na cidade de Dom Eliseu, sudeste do Pará, durante uma revolta da “população” que reivindicavam seus direitos, que estariam sendo violados pela empresa de consórcios a antiga Eletrofácil que atualmente é Mundial Eletro.
A empresa abriu concordata em meados do início do ano e, desde então, vem lesando a sua clientela que, insatisfeita com a intensidade dos fatos.

O apresentador e jornalista “Bode Loiro”, chegou ao início do protesto e, ao adentrar no recinto foi barrado pelo, também apresentador Osmar Júnior que lhe dissera que aquela atitude se caracteriza como roubo. ”O Bode” retrucou dizendo que roubo era aquilo que a empresa estaria fazendo com os seus clientes.

A polícia chegou ao local para proteger a loja que estava sendo “saqueada”. Espere aí!!???

 No contexto apresentado à sociedade, a Polícia, desde sua gênese, tem como função primordial o "controle social". Até aqui tudo bem!

A Segurança Pública/Polícia cumpre o papel de legitimação da repressão estatal. Trata-se de um combate a inimigos mutantes-drogas, terrorismo, homicídio, roubo e crime organizado. CRIME ORGANIZADO?

Já não compreendo nada!

Pelo que se entende nestes termos, a polícia deveria proteger os cidadãos daqueles crimes acima mencionados e também de crime organizado. Aqui fica uma indagação. Nesta situação quem estaria precisando de proteção? A Mundial Eletro ou os clientes que foram lesados pela aquela empresa? Hum!

Homem armado entra no Planalto para falar com Dilma


Agência Estado

Um homem de 31 anos, vestido todo de preto e armado com um revólver de calibre 38, entrou na recepção do Palácio do Planalto na manhã de hoje, (29) enquanto a presidente Dilma Rousseff concedia andares acima uma entrevista à TV Record. Identificado como Maycon Kusther Pinheiro, o homem exigia a presença da imprensa e dizia que "isso tudo só está acontecendo porque recorri a todas as esferas da Justiça e não fui atendido".

Maycon tinha em mãos um documento que pretendia entregar à presidente, em que dizia que recebeu do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, cargo de diplomata e "mais de um bilhão de reais com o objetivo de executar os membros da facção criminosa que domina todas as esferas da sociedade capixaba desde a polícia".

Ele alegava ser perseguido por uma organização criminosa e, como não conseguiu amparo na Justiça, ameaçou tentar suicídio. Após uma hora de negociação, Maycon se entregou e foi levado à superintendência da Polícia Federal em Brasília.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Negligência na saúde brasileira

Morre no Rio jovem que passou por 5 hospitais até ser atendido

O jovem Gabriel Santos de Sales, 21, que havia passado por cinco hospitais públicos sem conseguir atendimento, morreu na madrugada desta quinta-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Ele estava em coma induzido desde o dia 19 no hospital municipal Salgado Filho, no Méier.

Sales caiu da laje de sua casa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e sofreu múltiplos traumatismos. Um ambulância foi acionada e passou sete horas procurando atendimento para ele.

Após ser tratado em posto de saúde local, o jovem foi transferido para o hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, que trata de politraumatizados. Lá, ele não recebeu atendimento porque o tomógrafo da unidade estava em manutenção.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde disse que o médico responsável pela equipe de plantão do hospital, Jocelyn Santos de Oliveira, foi exonerado após o ocorrido.

Sales foi encaminhado então para o hospital estadual Getúlio Vargas, já na cidade do Rio, mas não pôde ser atendido por falta de neurocirurgiões. O diretor do hospital, Luiz Sérgio Verbecaro, também foi exonerado após o caso.

Já no Souza Aguiar, hospital municipal, o problema foi a falta de vagas disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que ele não foi hospitalizado porque a unidade, na ocasião, atendia a três casos graves.

O rapaz, então, foi encaminhado para o hospital estadual Marechal Hermes, na zona norte, que não atende pessoas com politraumatismo e não tem equipe de neurocirurgiões, sendo encaminhado para o Salgado Filho, onde foi atendido.

O corpo de Sales foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal), que vai identificar a causa exata da morte.

DIVERSÃO PARA TODOS

Garis, faxineiras e balconistas do Rock in Rio também se divertem

Gari que toca bateria diz que aproveita para aprender música.
Funcionária responsável por limpeza viu Cláudia Leite e Slipknot de perto.

Carolina Lauriano Do G1 RJ

Faxineiras do Rock in Rio (Foto: Carolina Lauriano / G1)Faxineiras do Rock in Rio arrumam tempo para se divertir entre as limpezas (Foto: Carolina Lauriano / G1)
Para a Cidade do Rock funcionar, centenas de funcionários começam a trabalhar desde às 6h. Quem fica atrás do balcão da lanchonete, dentro dos banheiros ou com uma vassoura em punho tem a oportunidade de ver vários shows, de graça. Alguns aproveitam, mas outros não aguentam o cansaço.
Com luvas e materiais de limpeza, a faxineira Irene dos Santos, de 47 anos, limpava as mesas da Rockstreet, na Cidade do Rock, na manhã desta quinta-feira (29), quarto dia do festival. O trabalho começou às 10h e só termina às 18h. “Eu estou curtindo, hoje eu vou tentar ver algum show e depois vou para casa”, afirmou ela, sem saber quem vai tocar.
Na semana passada, ela trabalhou na parte da noite, durante os shows principais. Irene chegou a ficar responsável pela limpeza no Palco Mundo e conseguiu ver os integrantes do Slipknot e a Cláudia Leite. “Eu via os artistas rapidinho, ia para o banheiro pegar o lixo, parava um pouquinho para ver, achava muito legal. A Cláudia Leite é muito bonita”, contou. A faxineira também ficou um período na área VIP e disse que é o melhor lugar. “O pior é varrer o chão”.

Gari baterista (Foto: Carolina Lauriano / G1)Gari baterista aproveita para aprender música
(Foto: Carolina Lauriano / G1)
A amiga de Irene, Verônica Leodor da Silva, de 28 anos, ainda não conseguiu ver nenhum show, por conta do cansaço. “A gente sai muito exausta, a gente só quer a nossa cama. Ontem lavei os vidros da área VIP todinha. Amanhã eu quero ver a Ivete, já avisei em casa que vou chegar tarde”, disse a faxineira.
Gari bateristaO gari Felipe Veiga, de 28 anos, é baterista e contou que a experiência de trabalhar no Rock in Rio está sendo boa para ele aprender música.
“Posso ver vários shows internacionais, posso ver várias bandas e aprender um pouquinho mais. Fico vendo as passagens de som e presto atenção na bateria”, afirmou.
Ele começa a varrer a Cidade do Rock às 6h e reclama que o público joga o lixo no chão. “Em vez de jogar na lixeira, eles jogam no chão. Já achei R$ 70, sapato, camiseta”, contou.
Felipe quer ver o máximo de shows que puder. “É uma experiência nova, principalmente porque os shows são de graça. Apesar de vir a trabalho, dá para se divertir. Termino às 15h e não vou embora. O cansaço a gente disfarça, finge que ele não existe”, brincou.

balconistas da pipoca (Foto: ca)Balconista fã de Rihanna viu show do telãoNos três primeiros dias do Rock in Rio, uma balconista da principal rede de lanchonete do festival teve que trabalhar à noite e acabou tendo que ver o show da Rihanna, de quem é fã, do telão. A funcionária preferiu não se identificar.
Nesta semana, o horário da balconista mudou e ela não vê a hora de conferir de perto os shows de Kesha, nesta quinta, e Shakira, nesta sexta-feira (30). “Vou ficar aqui direto, vou dormir na lanchonete. Os meus colegas fizeram isso na semana passada. Apesar de todo o cansaço, está valendo a pena. Ainda não consegui aproveitar, mas agora estou ansiosa”, confessou.
A funcionária contou que sofreu com as reclamações do público, já que as filas eram enormes. “O chato foi o pessoal reclamando. Mas agora vai ser melhor, aumentou o número de funcionários e colocamos mais um forno”, explicou.
Balconistas se programam para os shows
(Foto: Carolina Lauriano / G1)
No quiosque da pipoca, Jéssica dos Santos Lima contou que fica horas em pé e as pernas doem. Mas no meio do trabalho, ela conseguiu ver o show do Sepultura sem querer. “Vi por acaso. Queria ter visto o Metallica e o Red Hot, mas estava muito cansada. Tentei ir na roda gigante, mas a fila era enorme”, contou.
Para Yargo Quintas, colega de Jéssica, a oportunidade única de ver tantos shows faz o cansaço sumir. “Consegui ver Cláudia Leite, quero ver Ivete, Shakira. É tão bom, eu fiz várias amizades”, se empolgou ele, que é de Nilópolis.
 

Repasse da União para Dom Eliseu


Condenada, Rosinha Garotinho diz que só deixa prefeitura presa

Um dia após ser condenada pela Justiça Eleitoral com a cassação de seu mandato, a prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, se trancou no prédio da prefeitura e afirmou, em entrevista à rádio CBN, que só deixa o local algemada. "No tapetão eu não saio. Eu só saio daqui algemada. Eu quero que a polícia venha aqui e me tire na frente do povo", disse a prefeita, que conclamou a população do município a "lutar pela democracia" da cidade. Rosinha e seu marido, o deputado federal Anthony Garotinho, foram condenados por "abuso de poder econômico em razão de uso indevido de veículo de comunicação social".

Para a juíza Gracia Cristina Moreira, responsável pela decisão, a prefeita e seu vice, Francisco Arthur de Souza Oliveira, foram beneficiados por propaganda eleitoral irregular veiculada em meio de comunicação do grupo O Diário. Os radialistas Fábio Paes, Linda Mara Silva e Patrícia Cordeiro teriam utilizado programas em que atuavam ou dirigiam, junto com Anthony Garotinho, para promover a candidatura de Rosinha. "Nós estamos vivendo um momento de muita perseguição política, a população de campos está na rua, está revoltada. (...) Eu só saio daqui presa porque eu fui eleita por voto direto do povo.

Eu não estou aqui porque estou presa a cargo nenhum, estou aqui defendendo o exercício da democracia da população que me elegeu. Eu quero ser julgada nas urnas. Se a população não achar que eu estou fazendo um bom governo, que me tire pelas urnas", afirmou Rosinha.
Terra

Morre rapaz que peregrinou por hospitais sem conseguir atendimento


Ciência & Saúde

Rio - Gabriel Paulino dos Santos de Sales, de 21 anos, que peregrinou por cinco hospitais antes de ser atendido no último dia 19, morreu às 5 horas da manhã desta quinta-feira no Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio. Ele estava internado há nove dias e voltou para o Centro de Tratamento Intensivo na última quarta-feira. Gabriel estava em uma Unidade Intermediária, mas seu estado, que já era considerado grave, piorou.
O morador de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, levou um tombo da laje de sua casa na tarde de segunda-feira e passou por um suplício no momento de ser socorrido. Gabriel teve politraumatismo. A busca por atendimento durou cerca de sete horas, período em que a ambulância percorreu 88 km. Segundo a família do rapaz, ele caiu de uma altura de cerca de cinco metros no momento em que fazia um conserto na rede de Internet.
Os locais por onde o rapaz passou foram o posto de saúde de Xerém, Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Hospital Souza Aguiar, no Centro e Hopital Carlos Chagas, em Marechal Hermes.
O caso resultou na exoneração do diretor do hospital Estadual Getúlio Vargas, Luiz Sérgio Verbecaro, e do chefe de equipe de plantão do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, o médico Jocelyn Santos de Oliveira.

Estudante de enfermagem morre com meningite C


Da redação

Está confirmado o diagnóstico de meningite C como causa da morte da estudante de enfermagem Leidiane de Souza de Sá Teles, de 27 anos. Ela, que morava sozinha no Condomínio Arvoredo, no bairro do Cabula, foi encontrada pelos pais já morta, na última segunda-feira (26).

Como este caso, sobe para 71 o número de vítimas fatais da doença em todo o Estado. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que não há motivo para pânico e a vigilância epidemiológica não vê necessidade de vacinação em massa.

Segundo relatos de vizinhos, Leidiane, que era natural de Iraquara, a 346 quilômetros de Salvador, começou a se queixar dos sintomas na sexta-feira passada. Como os pais moram no interior, pediram por telefone, que ela fosse ao médico, mas não foram atendidos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já se pronunciou e a vigilância epidemiológica deverá começar o procedimento de quimioprofilaxia, com a utilização de antibiótico, ainda hoje em pessoas que tiveram contato próximo com Leidiane.

Metano sobe pela rede elétrica e sai das tomadas Metano sobe pela rede elétrica e sai das tomadas Ar de uma das saídas tem 100% de gás; estacionamento registra metano em ‘níveis de inflamabilidade’ O vazamento de gás metano do subsolo do Center Norte ocorre por meio da rede elétrica do shopping. Em uma das tomadas dos pilares por onde passam os fios, uma medição da Prefeitura de São Paulo chegou a constatar 100% de metano na composição do ar, com alto risco de explosão. O gás já entrou em pelo menos duas lojas do empreendimento, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os três pilares nos quais foram detectados vazamentos ficam em áreas internas do shopping, perto das lojas. Um deles fica do lado da Loja da TIM, onde foi detectada a presença de gás em níveis que oferecem risco de explosão. Técnicos da Cetesb acreditam que o gás que escapou do pilar tenha entrado na loja. "O risco maior continua sendo esse. O gás que vaza pela rede elétrica e pode entrar em algum recipiente fechado, como no depósito de uma loja. Aí um funcionário, ao acender a luz, pode gerar a explosão", afirmou nesta quarta-feira, 28, em depoimento na Câmara Municipal Rodrigo Cunha, gerente de áreas contaminadas da Cetesb. Cunha disse que também foi detectado gás em "níveis de inflamabilidade" no estacionamento. "Mas lá não existe risco de explosão porque o gás se dissipa rápido no ar", acrescentou o gerente de áreas contaminadas. Em dias normais, passam cerca de 120 mil pessoas pelo empreendimento. Nos fins de semana, o número de clientes chega a 800 mil. O Center Norte é o segundo shopping mais movimentado entre os 80 da capital paulista - só perde para o Shopping Aricanduva, na zona leste.

Metano sobe pela rede elétrica e sai das tomadas


Metano sobe pela rede elétrica e sai das tomadas
Ar de uma das saídas tem 100% de gás; estacionamento registra metano em ‘níveis de inflamabilidade’

O vazamento de gás metano do subsolo do Center Norte ocorre por meio da rede elétrica do shopping. Em uma das tomadas dos pilares por onde passam os fios, uma medição da Prefeitura de São Paulo chegou a constatar 100% de metano na composição do ar, com alto risco de explosão. O gás já entrou em pelo menos duas lojas do empreendimento, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Os três pilares nos quais foram detectados vazamentos ficam em áreas internas do shopping, perto das lojas. Um deles fica do lado da Loja da TIM, onde foi detectada a presença de gás em níveis que oferecem risco de explosão. Técnicos da Cetesb acreditam que o gás que escapou do pilar tenha entrado na loja.

"O risco maior continua sendo esse. O gás que vaza pela rede elétrica e pode entrar em algum recipiente fechado, como no depósito de uma loja. Aí um funcionário, ao acender a luz, pode gerar a explosão", afirmou nesta quarta-feira, 28, em depoimento na Câmara Municipal Rodrigo Cunha, gerente de áreas contaminadas da Cetesb.

Cunha disse que também foi detectado gás em "níveis de inflamabilidade" no estacionamento. "Mas lá não existe risco de explosão porque o gás se dissipa rápido no ar", acrescentou o gerente de áreas contaminadas.

Em dias normais, passam cerca de 120 mil pessoas pelo empreendimento. Nos fins de semana, o número de clientes chega a 800 mil. O Center Norte é o segundo shopping mais movimentado entre os 80 da capital paulista - só perde para o Shopping Aricanduva, na zona leste.

Jornal Floripa

Terremoto de 5,6 graus atinge região de Fukushima sem alerta de tsunami

Um terremoto de 5,6 graus na escala aberta Richter atingiu nesta quinta-feira o nordeste do Japão com epicentro na região de Fukushima, sem gerar alerta de tsunami e qualquer problema na usina nuclear de Daiichi. O tremor ocorreu às 7h05 (de Brasília) com epicentro no mar em frente ao litoral de Fukushima e a dez quilômetros de profundidade, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
Na cidade de Iwaki, a 40 quilômetros ao sudoeste da central de Fukushima Daiichi, o terremoto chegou a 5 graus na escala japonesa de no máximo 7, que se centra mais nas regiões afetadas do que na intensidade do terremoto.
Nas estações de medição mais próximas à usina nuclear, no entanto, o tremor registrou uma intensidade de 1 e 2 graus na escala japonesa, segundo a agência.
A usina de Fukushima Daiichi foi gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram uma grave crise nuclear, a pior em 25 anos, que ainda persiste. Desde março, o Japão sentiu mais de 660 terremotos superiores a 5 graus na escala Richter.
O país asiático fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico e é atingido por vários tremores que, em sua maioria, não provocam graves consequências por causa das rigorosas normas de construção e dos protocolos de segurança vigentes.
EFE

PROGRAMA REDE CEGONHA DO GOVERNO FEDERAL


Celso Jardim

Sempre com o objetivo de informar aos amigos leitores sobre os diversos temas de interesse municipal, estadual e federal, vou falar sobre o lançamento do Programa Rede Cegonha do Governo Federal da Presidenta Dilma.

Como a rede globo e suas afiliadas não divulgam o programa com a dimensão que ela deveria ser divulgada, me sinto no dever de tentar fazer isso. Bem, vou tentar da minha maneira colocar para os leitores, informações do que é o programa.

Estudos do Ministério da Saúde identificou a dificuldade que as mulheres tem aos exames pré-natal de qualidade, além da perigrinação que essas mulheres fazem para conseguirem uma maternidade para o parto. Obviamente, essas dificuldades são mais acentuadas para as mulheres de baixa renda e que moram em períferia. Segundo, discurso da Presidente Dilma, "Mais importante que construir mais hospitais, ter mais ambulâncias é a necessidade de termos um SUS, mais eficiente e articulado com a rede". E isso, amigo, eu concordo plenamente com a Presidenta.

A estratégia do Governo Federal é implantar o atendimento integraldo Rede Cegonha em nove cidades brasileiras: Manaus, Recife, Distrito Federal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo. Permitam emitir minha opinião em cima desse paragrafo? Acredito que o Rede Cegonha deveria ser idealizado para atender em todas capitais do país. Mas tudo bem, vamos em frente.

Segundo a Presidenta Dilma: "No país, 25% dos óbitos infantís ocorrem no primeiro dia de vida. Os dados de 2009 apontam para essas cidades 4.619 óbitos néo-natais por ano, o que representa 15,72% do total de óbitos neonatais ocorridos no país em 2009. Além disso, o Estudo Sentinela, realizado pelo Ministério da Saúde em 2004 estimou em 12 mil os casos de sífilis congênita por ano nessas regiões metropolitanas".

O Rede Cegonha foi inspirado no Cegonha Carioca, lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro no ano passado. O programa prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento de cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames de pré-natal, o programa oferece enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto.

O governo está preocupado também com a humanização do parto. Uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc apontou que 27,4% das mulheres que deram à luz na rede pública relataram maus tratos ou alguma forma de violência na hora do parto.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta desta segunda-feira, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a Rede Cegonha vai funcionar como uma corrente de cuidados especiais para as gestantes. Segundo ela, um país pode ser medido pela atenção que dá às mães e aos bebês.

A Rede Cegonha será ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A mulher que chegar a uma unidade estadual ou municipal informando que está grávida ou que há suspeita de gestação deverá passar, inicialmente, por um teste rápido. "Vamos começar o pré-natal ali, no primeiro contato com a gestante, para incentivá-la a fazer um pré-natal completo, como é o recomendado", disse Dilma.

Espero que a Rede Cegonha seja um programa que de fato venha dar a mulher brasileira, principalmente as de baixa renda, um acompanhamento eficiente no sentido de garantir a mãe e ao bebe um parto humanizado e com resultados satisfátorios para todos nós.

Argentinos param em estrada após acidente e são atingidos novamente

+

Quando um deles mexia no motor, outro carro bateu na traseira do primeiro.
Os dois motoristas foram levados para um hospital com ferimentos leves.

Do G1, com informações da Globo News
Em Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, o que parecia ser um simples incidente de trânsito se transformou em um grande susto para dois motoristas.
Depois de uma leve batida, dois motoristas pararam em uma estrada sem acostamento. Quando um deles mexia no motor do automóvel, um terceiro carro bate na traseira do primeiro e provoca um efeito dominó.
O homem que verificava o motor acabou entrando no capô. Depois, o carro recuou e quase atingiu um rapaz sentado na outra pista. Os dois argentinos foram levados para um hospital com ferimentos leves.

Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas, no ES

A batida foi em cruzamento da Avenida Carlos Lindenberg em Vila Velha.
O coletivo subiu na calçada e derrubou o muro de uma empresa.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas, no ES (Foto: Vinícius Batista/TV Gazeta)Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas
feridas, no ES (Foto: Vinícius Batista/TV Gazeta)
Um caminhão cegonha, carregado com oito carros, e um ônibus bateram no cruzamento da Avenida Carlos Lindenberg com o bairro Alvorada em Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (29). O ônibus saiu da garagem no bairro Alvorada e estava sem passageiros. O caminhão bateu na lateral do coletivo que subiu na calçada e derrubou o muro de uma empresa. O motorista do ônibus e o carona do caminhão foram socorridos e levados para um hospital de Vila Velha.

O acidente aconteceu por volta de 5h10, e deixou o trânsito lento na região, por que os veículos ficaram atravessados na pista. Vários guardas de trânsito foram acionados para orientar os motoristas que passavam pelo local. A avenida é uma das mais movimentadas do município de Vila Velha. O ônibus é da linha Araças - Itapoã.

De acordo com o motorista do caminhão cegonha Gleidinaldo da Silva, o ônibus teria entrado na Avenida Carlos Lindenberg sem prestar a atenção. "O sinal está liberado para mim e por isso que passei. Ainda restavam três pontos verdes, do semáforo temporizador", contou Silva.

Mas esta informação não foi confirmada por testemunhas e por amigos do motorista. Eles disseram que o motorista do caminhão cegonha teria ultrapassado o sinal vermelho e por esta razão bateu na lateral do ônibus. Os guardas de trânsito disseram que o acidente só não foi mais grave por que no momento da colisão, ninguém passava pela calçada.
Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas, no ES (Foto: Vinícius Batista/TV Gazeta)Acidente entre caminhão e ônibus deixa duas pessoas feridas, no ES (Foto: Vinícius Batista/TV Gazeta)

Justiça do Pará pede paralisação das obras da Usina de Belo Monte

Jornal Floripa

Justiça do Pará pede paralisação das obras da Usina de Belo Monte
A teoria é de que o empreendimento prejudicaria a atividade pesqueira e a criação de peixes ornamentais no Rio Xingu.

A Justiça Federal no Pará determinou a paralisação das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte - no sudoeste do estado.

De acordo com o juiz Carlos Eduardo Castro Martins, o empreendimento prejudicaria a atividade pesqueira e a criação de peixes ornamentais no Rio Xingu. O magistrado estipulou multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento.

A empresa Norte Energia, responsável pela obra, informou que ainda não foi notificada da decisão.

Fornecido Por Cotação do Euro