domingo, 13 de dezembro de 2015

Explosão de bomba em mercado deixa mortos no Paquistão

Explosão de bomba em mercado deixa mortos no Paquistão

Atentado não foi reivindicado, mas a região é conhecida por confrontos entre muçulmanos sunitas e xiitas.

Do G1, em São Paulo
Homem ferido é carregado após explosão de bomba em um mercado (Foto: AFP PHOTO / IRFAN BURKI)Homem ferido é carregado após explosão de bomba em um mercado (Foto: AFP PHOTO / IRFAN BURKI)
Ao menos 12 pessoas morreram e 30 ficaram feridas neste domingo (13) em um atentado com bomba em um concorrido mercado de uma zona xiita da região tribal de Kurram, noroeste do Paquistão, segundo informa a France Press.
A explosão aconteceu no mercado de Eidgah em Parachinar, capital do distrito tribal semiautônomo de Kurram. O atentado não foi reivindicado, mas essa zona é conhecida por confrontos entre muçulmanos sunitas e xiitas.
De acordo com uma fonte oficial da Agência Efe, dois suspeitos foram detidos, mas as autoridades desconhecem se foi um atentado suicida ou uma bomba colocada no mercado.
Parachinar é palco habitual de atos violentos por parte da insurgência local e de vizinha da região do Waziristão do Norte, onde o exército lançou em junho de 2014 uma operação militar antiterrorista, que continua atualmente.
Na ofensiva morreram pelo menos 3,4 mil insurgentes e 488 militares, de acordo com fontes o Exército, e desde seu início o número de ataques insurgentes reduziu de forma significativa.
O ataque de hoje ocorre a 3 dias da homenagem do primeiro aniversário do massacre de 151 pessoas, entre elas 125 crianças, em um colégio administrado por militares em Peshawar, um ataque do principal grupo talibã do país, o Tehrik-i-Talibã Paquistão (TTP), em 16 de dezembro de 2014.
Os talibãs justificaram o ataque como ato de vingança pela operação do Exército.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro