segunda-feira, 30 de julho de 2012

TRE/AM apresenta regras do horário eleitoral gratuito para rádio e TV


Na reunião estavam presentes representantes das emissoras do Estado.
De 21 de agosto a 4 de outubro, tem início a propaganda do 1º turno.

Do G1 AM
Comente agora
O Tribunal Regional Eleitoral apresentou na tarde desta segunda-feira (30) as regras do horário eleitoral gratuito deste ano para as rádios e televisões no Amazonas. Na reunião estavam presentes representantes das principais emissoras do Estado.
"O encontro foi feito para discutir a logística durante as eleições, em que será realizada a distribuição dos horários para a propaganda eleitoral e outras situações referentes à transmissão desse material", disse a juíza eleitoral Naira Norte.
A propaganda referente ao primeiro turno acontece do dia 21 de agosto a 4 de outubro. Às segundas, quartas e sextas, serão os dias de veiculação dos candidatos a prefeito. Nas terças, quintas e sábados, será a vez dos que disputam as vagas para o cargo de vereador.
Na rádio, a propaganda eleitoral irá contar com dois horários, um às 6h e outro às 11h. Já na televisão, os horários serão às 12h e às 19h30, com meia hora de duração cada um.
Durante as eleições deste ano, a entrega das mídias dos candidatos, a edição do material, e o envio do sinal de transmissão das propagandas continuam concentrados no Tribunal Regional Eleitoral. "Nós montamos no Tribunal uma central onde recebemos o material dos partidos e editamos conforme o tempo de cada um. Depois deste processo, a propaganda é transmitida para a população", relatou o presidente do Sinderpam, Khaled Hauache.

Começa audiência do caso da mãe de bebê que morreu dentro de carro


Incidente aconteceu em março deste ano, em Aparecida de Goiânia.
Criança de 1 ano ficou trancada em veículo por cerca de 4 horas.

Do G1 GO

A juíza substituta da 4ª Vara, Sílvia Amado Pinto Monteiro, começou a ouvir, nesta segunda-feira (30), as testemunhas do caso da mãe que esqueceu o filho fechado dentro do carro. Andressa Prado de Oliveira, de 26 anos, responde por homicídio doloso pela morte do filho, de apenas um ano. A primeira audiência de instrução e julgamento foi realizada no fórum de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia.
O incidente aconteceu no dia 27 de março, no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Segundo a polícia, Andressa teria deixado o filho sozinho dentro do carro, com os vidros fechados. O menino foi encontrado morto quatro horas depois pelo namorado da jovem. Ela se defende afirmando que, por causa da gravidez, tomou remédio para enjoo e dormiu.
Acusada pelo crime de homicídio doloso, a mãe da criança alega inocência. De acordo com o advogado José Patrício Júnior, ela acompanhou apenas parte dos depoimentos nesta segunda e chorou durante o período que ficou dentro da sala de audiência. Desde a morte do filho, Andressa está presa na Casa de Prisão Provisória (CPP).
De acordo com o advogado, a audiência desta tarde teve caráter preliminar. Deveriam ser ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, mas algumas não compareceram, entre elas o perito e o perito assistente responsáveis pelo laudo da morte do bebê. Quatro pessoas falaram à juíza substituta da 4ª Vara, Sílvia Amado Pinto Monteiro. Todas contra a mãe da criança.
Para o advogado, as pessoas que incriminaram a mãe da criança "nutrem sentimentos negativos" e foram contraditórias. A defesa classificou os relatos apresentados pelas testemunhas de acusação como "fantasiosos". Uma delas disse à juíza que Andressa, certa vez, queimou o filho com cigarro. Mas, segundo José Patrício, o laudo afirma que o bebê não apresentava esse tipo de manchas.
O laudo, no entanto, é o principal questionamento da defesa. De acordo com José Patrício, o documento é "obscuro e evasivo".
Por causa das ausências, uma nova audiência foi marcada, para 28 de agosto. Andressa só será ouvida após as testemunhas. Só depois dos depoimentos a juíza vai decidir se o julgamento vai ou não a júri popular.

Ministros do Supremo trabalharam no recesso para julgar mensalão


Ministros do Supremo trabalharam no recesso para julgar mensalãoApesar dos dias de folga, magistrados continuaram estudando processo. Suprema Corte começa a julgar réus do caso na próxima quinta-feira (2)

       
O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, e o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, repassam a jornalistas, em junho, calendário de julgamento do processo Foto: Carlos Humberto/SCO/STF
Mesmo com direito a 30 dias de recesso durante julho, vários dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal usaram o tempo livre para trabalhar no processo domensalão, que começa a ser julgado na próxima quinta-feira (2). A expectativa gerada em torno do caso obrigou os magistrados a alterarem suas rotinas para mergulhar nas50.389 páginas da ação que decidirá sobre a culpa ou inocência de 38 réus suspeitos de envolvimento no suposto esquema de compra de votos parlamentares no início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em um ano em que a mais alta Corte do país analisou pautas polêmicas, como a validade da Lei da Ficha Limpa e a legalidade do sistema de cotas, cada um dos ministros do STF traçou cronogramas próprios para conseguir esmiuçar o imenso volume de provas, relatórios e alegações produzidos ao longo de sete anos de investigações.
O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, que entregou seu relatório em dezembro de 2011, usou os dias de folga para um ajuste fino em seu voto. Depois de seis anos à frente da ação, Barbosa aproveitou o mês para se distanciar dos holofotes: se isolou nos Estados Unidos por quatro semanas para rever detalhes do caso, retornando ao Brasil só na última quarta (25).
Com um problema crônico no quadril, o magistrado tem dado uma atenção especial à saúde na derradeira etapa do mensalão. Mesmo às vésperas do julgamento, Barbosa continua frequentando sessões de fisioterapia para suportar a maratona de debates, que poderá se estender por mais de um mês, com jornadas diárias de, pelo menos, cinco horas.
Poesia
Presidente do Supremo, o ministro CarlosAyres Britto foi obrigado a conciliar no último mês a administração do tribunal, a organização do julgamento e as demandas direcionadas à Corte no recesso com a elaboração de seu voto. Com a agenda sobrecarregada, o magistrado contou com o suporte de dois assessores jurídicos e um juiz auxiliar para analisar o processo.
Em julho, após suas caminhadas matinais e exercícios de meditação, Ayres Britto tentava ficar em casa até o meio-dia concentrado no estudo do processo. Outra precaução adotada pelo chefe do Judiciário para tentar finalizar o exame do mensalão foi reduzir nas últimas três semanas os compromissos oficiais do tribunal.
Apaixonado por poesias, o ministro não abandonou os versos e estrofes nem mesmo com a pressão do julgamento que tem sido considerado o mais importante dos 183 anos de história do STF. No fim de junho, um dia após o início do recesso, Ayres Britto foi a um casamento em Brasília levando debaixo do braço um livro do advogado e poeta brasileiro Manoel de Barros. Inspirado com a cerimônia laica, realizada às margens do lago Paranoá, redigiu uma curta poesia sob a copa de uma figueira.

Rotina
Outros ministros, no entanto, se impuseram uma rotina quase espartana para avaliar o processo e elaborar os votos que serão apresentados a partir do dia 15 de agosto, na segunda fase do julgamento.
A ministra Cármen Lúcia, que desde abril acumula suas funções no STF com o comando do Tribunal Superior Eleitoral, começou a redigir seu voto, em 2011, antes mesmo de Joaquim Barbosa concluir seu relatório. Prevendo que sua gestão na Justiça Eleitoral poderia coincidir com a análise do mensalão, a magistrada mineira decidiu adiantar o trabalho.

Durante mais de um ano, Cármen Lúcia dedicou uma média de uma hora por semana para estudar o processo. Indicada para a Suprema Corte em 2006 por Lula, a juíza acorda geralmente às 5h para analisar os processos sob sua responsabilidade. Ex-aluna de um internato de Belo Horizonte, a ministra costuma repetir aos colegas de trabalho que a experiência a ensinou a ser disciplinada com o trabalho.
Segundo ministro mais novo no STF, o carioca Luiz Fux também manteve uma rotina rígida para dissecar as milhares de páginas do processo nas quatro semanas do recesso. O magistrado conta que dedicou, em julho, 10 horas diárias para preparar seu voto.
Ao lado da família, em sua casa no Rio, Fux se obrigou a acordar às 5h e redigir sua manifestação até o meio da manhã. Por volta das 10h, suspendia os trabalhos para correr e treinar jiu-jítsu. Depois do almoço, retornava à apreciação do caso, estendendo-se até o início da noite sobre os documentos.
O ministro estruturou seu voto em quatro capítulos, divididos entre os fatos relatados pela Procuradoria-Geral da República, as provas coletadas, a doutrina e a análise do esquema com base na legislação. "A grande dificuldade desse processo é que os crimes noticiados são extremamente complexos", ponderou o ministro.
Gabinete
Protagonista de um bate-boca público com o ex-presidente Lula por conta do julgamento do mensalão em maio, o ministro Gilmar Mendes se focou durante as férias nos ajustes de seu voto, iniciado tão logo Joaquim Barbosa disponibilizou seu relatório.
Apesar do recesso, o magistrado compareceu ao Supremo quase todos os dias nas últimas semanas. Segundo assessores, Mendes se sente à vontade trabalhando em seu gabinete. Já nos momentos em que estava em casa, demandava frequentemente que seus assessores o abastecessem com documentos do mensalão.

Improviso
Há 22 anos no STF, o ministro Marco Aurélio Mello é um dos raros magistrados que abriu mão de usar o recesso para analisar o processo que irá julgar políticos influentes, como o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.
Antepenúltimo ministro a votar no julgamento, Marco Aurélio afirma que pretende se manifestar de improviso diante dos colegas. "O mensalão, para mim, é um processo como qualquer outro. Vamos aguardar para ver o que o procurador-geral da República conseguiu demonstrar. A prova da culpa cabe ao Ministério Público, e não à defesa", observou.

Fabiano Costa / Do G1, em Brasília
Tags: Ministros,Supremo,trabalho,recesso,julgamento,mensalão,Brasil

VOTO DE CABRESTO PARTE II




COMISSÃO DE SEMEED, FORMADA POR ROQUE RODRIGUES FILHO, MARA RÚBIA, JARDSON DONEY, SILVIO RODRIGUES, MARLY, RONALDO SANTOS CORREA, FRANCILENE, ACABARAM DE REALIZAR UMA REUNIÃO NA CASA DO PREFEITO QUE TAMBÉM ESTAVA PRESENTE, HOJE 30/07/12. OS "CONVIDADOS" COMPOSTO POR VÁRIOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DENTRE ELES ALGUNS DIRETORES E COORDENADORES. OS PROFISSIONAIS, NA SUA MAIORIA CONTRATADOS RECEBERAM A TAREFA DE PEDIR VOTOS NAS HORAS VAGAS, OU SEJA DEPOIS DAS AULAS DIÁRIAS O GRUPO DEVERÁ SAIR ÀS RUAS, DE CASA EM CASA, PEDINDO VOTO PARA O CANDIDATO JOAQUIM E A ESPOSA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, UMA TAREFA ÁRDUA, PEDIR VOTOS A UM GRUPO QUE SÓ FEZ PALHAÇADA COM TODA A CLASSE EDUCACIONAL.
VOTO DE CABRESTO PARTE II


COMISSÃO DE SEMEED, FORMADA POR ROQUE RODRIGUES FILHO, MARA RÚBIA, JARDSON DONEY, SILVIO RODRIGUES, MARLY, RONALDO SANTOS CORREA, FRANCILENE, ACABARAM DE REALIZAR UMA REUNIÃO NA CASA DO PREFEITO QUE TAMBÉM ESTAVA PRESENTE, HOJE 30/07/12. OS "CONVIDADOS" COMPOSTO POR VÁRIOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DENTRE ELES ALGUNS DIRETORES E COORDENADORES. OS PROFISSIONAIS, NA SUA MAIORIA CONTRATADOS RECEBERAM A TAREFA DE PEDIR VOTOS NAS HORAS VAGAS, OU SEJA DEPOIS DAS AULAS DIÁRIAS O GRUPO DEVERÁ SAIR ÀS RUAS, DE CASA EM CASA, PEDINDO VOTO PARA O CANDIDATO JOAQUIM E A ESPOSA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, UMA TAREFA ÁRDUA, PEDIR VOTOS A UM GRUPO QUE SÓ FEZ PALHAÇADA COM TODA A CLASSE EDUCACIONAL.

domingo, 29 de julho de 2012

Mulher que matou irmã a facadas na Barra diz sofrer perseguição de familiares

Maria do Rosário Pimentel Soares Seabra, de 48 anos, atacou a irmã quando ela seguia para uma igreja do bairro na manhã deste domingo



Da Redação
Em depoimento para a delegada Ayala Nolasco, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a mulher que matou a irmã a facadas, na manhã deste domingo (30), negou ter problemas psiquiátricos e afirmou sofrer perseguição dos parentes, ao tentar justificar o crime brutal que confessou ter cometido contra sua familiar.
Após uma discussão, Maria do Rosário Pimentel Soares Seabra, de 48 anos, atacou a irmã, Maria Angélica Pimentel Soares Seabra, 60 anos, quando ela seguia para a Igreja Messiânica na rua Dr. João Pondé, no bairro da Barra, por volta das 8h de hoje. Após sofrer ferimentos no rosto, nas costas, no tórax e ter o pescoço cortado, Maria Angélica ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.
Vizinhos das irmãs, que moravam em apartamentos diferentes no edifício Nana, disseram que Maria do Rosário tem problemas mentais e apresentava comportamento estranho no relacionamento com outros moradores do prédio. Ela foi presa em flagrante por policiais da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra) após ser contida por pessoas que testemunhas o crime e continua detida no DHPP. Ao ser presa, ela teria dito que mataria o outro irmão.
A mãe das irmãs e a filha de Maria Angélica, que também vivem no edifício Nana, saíram do local e estão com outros parentes. Exames poderão ser realizados para comprovar se a autora do homicídio tem problemas psiquiátricos.

Nostalgia e adrenalina marcam último dia do Playcenter


Depois de 39 anos de funcionamento, parque fecha suas portas prometendo reabri-las em 2013 com foco no público infantil

Agência Estado
Agência Estado
Famílias, fãs e funcionários do Playcenter se despediram do parque de diversões mais famoso de São Paulo após um domingo de sol, nostalgia e adrenalina. Depois de 39 anos de funcionamento, o parque fecha suas portas prometendo reabri-las daqui a um ano com foco no público infantil.
Reabertura em 2013: Playcenter fecha as portas após 39 anos de magia e diversão
AE
Visitantes curtem brinquedos no último dia de funcionamento do parque de diversões Playcenter, na zona norte de São Paulo, após 39 anos de atividades
Os visitantes do último dia de funcionamento do Playcenter foram recebidos às 11h deste domingo com banda temática e toda a equipe de funcionários reunida, ato que é atípico. O parque lotou.
Os brinquedos mais procurados foram os mais radicais, entre eles o Looping Star, Turbo Drop e os tradicionais Evolution e Barco Viking.
Os fãs do parque se emocionaram com a despedida, como Diogo Lucas de Oliveira Lima, de 29 anos, guia turístico e colecionador de artigos do parque. "Quando vim pela primeira vez aqui, em 1993, foi amor à primeira vista. É com grande aperto no coração que estou vindo ao último dia do parque", contou.

Novo 'Batman' lidera bilheteria, mas perde para o antecessor

Christian Bale é o astro da trilogia de Cristopher Nolan 


Apesar da tragédia no dia da estreia de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge nos Estados Unidos, quando um atirador que dizia ser o Coringa matou 12 pessoas e deixou dezenas de feridos em um cinema do Colorado, o filme lidera as bilheterias americanas com folga em seu segundo fim de semana de exibição. De acordo com as projeções da indústria cinematográfica, o terceiro longa da trilogia de Cristopher Nolan deve faturar US$ 64 milhões neste fim de semana, alcançando um total de US$ 289 milhões.
Christian Bale é o astro da trilogia de Cristopher Nolan 
No entanto, o terceiro Batman ficou atrás de Batman - O Cavaleiro das Trevas, de 2008, em seus primeiros dez dias de exibição. O segundo longa da trilogia faturou US$ 313,7 milhões, superando o filme que está atualmente em cartaz em US$ 25 milhões.
A Era do Gelo 4 deve ficar em segundo lugar na bilheteria, com US$13,3 milhões. A terceira posição deve ser de The Watch, com 13 milhões. O quarto e o quinto lugar devem ficar com Step Up Revolution e Ted, com US$ 11,8 milhões e US$ 7,3 milhões, respectivamente.

Diplomata e funcionária da Embaixada do Japão morrem em acidente no Entorno de Brasília

Diplomata e funcionária da Embaixada do Japão morrem em acidente no Entorno de Brasília
Honda Fit, da Embaixada do Japão, se envolveu em acidente. Clique para ampliar a imagem
Itamaraty confirma as mortes, mas diz não ter autorização para a identificação das vítimas

Um grave acidente envolvendo um carro da Embaixada do Japão resultou na morte de quatro pessoas na tarde deste sábado (28). Entre as vítimas, um diplomata japonês e uma funcionária da Embaixada do Japão no Brasil.


O carro, um Honda Fit, teria batido em um Kadett, na rodovia GO-118, próximo a Planaltina (GO). Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas não foram identificadas e o único sobrevivente não falava português, o que dificultou a comunicação. Os dois passageiros do Kadett também morreram.


A assessoria de imprensa do Palácio do Itamaraty disse que só está autorizada a confirmar as mortes, mas não tem conhecimento sobre os nomes das vítimas.


Três corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico-Legal) de Formosa (GO) e outro foi para a unidade de Planaltina (GO).


A reportagem tentou entrar em contato com a Embaixada do Japão, mas as ligações não foram atendidas. Uma gravação informa que o atendimento só é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.


Também no último sábado, um homem morreu após ser atropelado e esmagado por um caminhão em Taguatinga Norte, região administrativa do DF. O motorista perdeu o controle do carro após bater em uma viatura do Corpo de Bombeiros e atropelou o pedestre, que usava um caixa eletrônico, ao lado da via.


Na última quinta-feira (26), um policial civil morreu após bater a viatura em uma caminhonete na Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento). Ele trabalhava na corporação há dez anos e dirigia uma viatura descaracterizada, que pertencia à 16ª DP (Planaltina).




Fonte:
R7.com

Incêndio destrói supermercado no bairro Serra, em Belo Horizonte


Bombeiros combatem incêndio em supermercado do bairro Serra, em Belo Horizonte. (Foto: Reprodução/TV Globo)Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Defesa Civil foi acionada.

Do G1 MG

Bombeiros combatem incêndio no bairro Serra.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Um incêndio, na tarde deste domingo (29), destruiu um supermercado no bairro Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros (Cobom), as chamas se iniciaram no segundo pavimento, no estoque de papel higiênico. A provável causa do incêndio é um curto circuito, conforme informou a corporação.

Ainda segundo os militares, quando o incêndio começou, ainda havia funcionários dentro do local, mas ninguém se feriu. As ruas do quarteirão foram isoladas para o trabalho dos bombeiros. Eles utilizaram uma área de um prédio vizinho para ter acesso ao supermercado e combater as chamas.

Por volta das 16h30, a corporação informou que o fogo havia sido controlado. O telhado e a estrutura do supermercado foram danificados. A Defesa Civil foi acionada.

E Agora Quem Poderá nos Defender?



Eu defendo as mulheres, eu defendo os animais, eu defendo os gays, eu defendo o meio-amibiente, eu defendo os negros,  eu defendo os ambulantes, eu defendo os religiosos, eu defendo o indefensável  ! contanto que eu esteja ganhando algo pra isso.
E assim todo candidato que se preza vira paladino das causas  dos fracos e oprimidos, todo candidato vira cristão  de uma hora pra outra e sai fazendo caridade.
Muito edificante seria se isso acontecesse todos os dias, durante todos os anos que estiveram a frente dos cargos públicos, onde suas maiores   habilidades seriam defender a população. Mas parece que enquanto estão na ativa, neste período onde a luta deveria ser constante, suas capacidades de desenvolvimento de  projetos ficam um tanto quanto latentes, à espera do ano de eleição, para  que , aí sim se transformem  nos maiores   defensores da sociedade.
Quanta demagogia barata, quanta hipocrisia se vê, ao constatarmos o que uma   pessoa pode fazer, para  conquistar de novo um espaço, onde passou toda sua trajetória sem fazer absolutamente nada. 

E ainda  vem aqueles que também querem um pedaço do bolo defender direitos que outrora desprezava com toda força. È muita cara de pau, que nem óleo de peroba da jeito!
Jesus em suas andanças pregava o amor entre os homens e por isso defendia o direito dos outros , sem qualquer pretensão, interesse ou vaidade. Não julgava e não discriminava quem quer que fosse.
No exemplo da prostituta ele mesmo disse: Atirem a primeira pedra , aquele que não tiver pecado,  ele não disse eu defendo a sacanagem, por isso não joguem pedras! Ou seja, Jesus nunca foi oportunista, nunca fez média e nunca desonrou seus princípios pra levar vantagem em cima dos homens que acreditavam nele.
Mas, quem somos nós, quem são os políticos para entenderem tão nobres atitudes, apesar de usarem sempre o nome de Jesus  em vão para levar vantagem!
Em época de eleição a defesa dos ideais fica só no discurso, porque basta alcançar o poder  para que um turbilhão de vaidades e egoísmos, supere qualquer  procedimento  em defesa daquilo que pregou uma campanha inteira.
E enquanto eles  se julgam acima do bem e do mal, o povo paga o pato! 
A vida de milhares de pessoas, ricas ou pobres, ficam nas mãos de tão irresponsáveis criaturas, que não se dão conta , que levarem seus cargos a sério, significa ser responsável por milhares de pessoas, que direta ou indiretamente dependem da sua administração.Pois se a cidade não vai bem, o povo sofre! E isso atinge todas as classes sociais, porque sem o desenvolvimento necessário , só se nos propuséssemos a viver como índios ou voltar a viver em cavernas .

E como diria o Chapolin Colorado, diante tamanha falta de compromisso com o povo: 

E agora quem poderá nos defender?

E uma voz lá de cima grita!

NÃO DESANIMA NÃO!! VAI DAR CERTO!!!!

POR: VÂNIA CARVALHO

quinta-feira, 26 de julho de 2012

TODO CUIDADO…


POR: Lauro Jardim, Veja

Com a eleição se aproximando, não basta ter cuidado somente com a Lei Eleitoral, regras para propaganda e compra de votos. É preciso cuidar da própria vida.
Segundo um balanço do TSE fechado na noite de Segunda-Feira 23/07, nove candidatos morreram antes mesmo do julgamento de seus registros de candidatura.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Governo oferece reajustes entre 25% e 40% a professores universitários


BRASÍLIA - Na oferta da semana passada, o aumento variava entre 12% e 45%, já somados os 4% aprovados em maio, pela Medida Provisória 568, que teve efeito retroativo a março...

Agência Brasil
greve professores universidadesfoto: Marcello Casal / ABr A nova proposta do governo foi aumentada em 7,7%
BRASÍLIA - O governo federal cedeu e ofereceu nova proposta de reestruturação de carreira às entidades sindicais dos professores dos institutos e universidades federais. Depois de mais uma rodada de negociação, para colocar fim à greve que já dura 69 dias, foram oferecidos reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes. Além disso, a data para entrada em vigor do aumento foi antecipada.
Na oferta da semana passada, o aumento variava entre 12% e 45%, já somados os 4% aprovados em maio, pela Medida Provisória 568, que teve efeito retroativo a março. A proposta não agradou os representantes da categoria, que alegaram que o governo não contemplou a reestruturação da carreira para todos os níveis de docentes.
A nova proposta do governo foi aumentada em 7,7%. Com isso, a reestruturação de carreira, apresentada hoje (24) aos professores universitário, terá impacto de R$ 4,2 bilhões no Orçamento Federal. O montante é R$ 300 milhões a mais que a oferta anterior, de R$ 3,9 bilhões. Os aumentos, que serão escalonados durante os próximos três anos, começam a vigorar a partir de março de 2013. Na proposta anterior, feita no último dia 13, o aumento iria vigorar a partir de julho do próximo ano.
Para o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a contraproposta mostra o recuo do governo em prol do fim da paralisação e descarta novo aumento. “Em uma negociação sempre tem margem, mas o governo já fez movimento de avanço ouvindo críticas e necessidades. Estamos convictos que essa é proposta para fazer acordo”, assegurou.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira, dá a entender que essa é a proposta final e que o governo chegou ao “limite” tanto em “critérios de ascensão quanto em valores”. “Nós já adaptamos a proposta, fizemos uma série de alterações. No caso de valores, chegamos ao limite. Temos que pensar na situação que o país está vivendo de incertezas, que decorre do cenário de crise internacional”, disse.

Tufão "Vicente" deixa mais de 100 feridos em Hong Kong

Tufão "Vicente" deixa mais de 100 feridos em Hong Kong
Fotógrafo registrou andaime quebrado no topo de um edifício residencial em Hong Kong
Fotógrafo registrou andaime quebrado no topo de edifício residencial.
Tempestades nos últimos três dias deixaram mais de 111 mortos na China.


O tufão "Vicente" deixou mais de uma centena de feridos em sua passagem por Hong Kong, que sofreu os efeitos da tempestade tropical mais forte dos últimos 13 anos, informou nesta terça-feira (24) a imprensa local.


O observatório meteorológico da ex-colônia britânica ativou o máximo nível de alerta (10) para tufões pouco após a 0h, quando as rajadas de vento chegaram a alcançar 120 km/h.


No total, 129 pessoas foram atendidas nos hospitais públicos da cidade, sendo que mais da metade acabou internada, segundo informações das fontes médicas.


O tufão provocou a queda de mais de 600 árvores e danificou edifícios no centro da cidade.


Várias inundações foram registradas na região norte do território, próxima à fronteira com a China, enquanto cerca de 100 pessoas tiveram que pernoitar em uma das estações do metrô depois de todos os serviços de transporte terem sido suspensos.


A severidade da tempestade paralisou a atividade da cidade durante mais de 12 horas, e seus efeitos também atrasaram a abertura da bolsa de valores local.


Além disso, 60 voos foram cancelados no aeroporto de Hong Kong, segundo dados da autoridade aeroportuária, e 200 registraram atrasos desde ontem.


O "Vicente", procedente das Filipinas, já se afasta de Hong Kong e avança em direção ao nordeste do litoral chinês a 20 km/h, devendo tocar a terra hoje em Shenzhen e Zhanjiang (Cantão), segundo o Centro Meteorológico Nacional (CMN).


China

A inclemência do tempo deixou um saldo de 111 mortos em diversas zonas do país asiático nos últimos três dias, incluindo em sua capital, Pequim, além de quase meia centena de desaparecidos, segundo o Ministério de Assuntos Civis chinês.

Em Pequim, as chuvas de 20 horas do sábado passado provocaram 37 mortes, e tanto na capital como nas zonas próximas à província de Hebei (nordeste) ainda há equipes de resgate trabalhando para atender os afetados e buscar os desaparecidos.



Fonte:
Portal G1

AÇÕES IMPUGNAM CANDIDATOS COM “SOBRENOMES” DE AUTARQUIAS FEDERAIS



A Advocacia-Geral da União (AGU) deu entrada em 210 ações contra os candidatos às câmara de vereadores e prefeituras municipais que registraram candidatura utilizando indevidamente nomes de autarquias e fundações públicas. Os pedidos alcançam tribunais eleitorais de 22 estados.
Mas o número de ações ainda pode aumentar. A AGU está fazendo triagem com as novas solicitações de registro, já que é vedado por várias leis, inclusive pela Constituição Federal e legislação eleitoral, a vinculação do nome das entidades públicas para tirar benefício durante as campanhas, como Fulano do INSS ou Sicrano do Ibama. 
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) é citado 17 vezes e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) aparece na listagem 12 vezes. Os nomes de Universidades Federais foram utilizados indevidamente 15 vezes. Só no estado de Minas Gerais foram ajuizadas 35 ações contra os registros irregulares, em São Paulo foram 29, e no Rio de Janeiro, 16.

Candidatos dos dez municípios mais pobres do Maranhão vão gastar mais de R$ 12 milhões na campanha eleitoral deste ano.



Presidente Juscelino, na região do Munim, é um dos municípios em que a população tem menor renda do país, algo em torno de R$ 182 (cento e oitenta e dois reais), segundo dados do IBGE do ano passado. Pois bem, na campanha para prefeito deste ano os seis candidatos decidiram gastar R$ 3.050 milhões, segundo dados fornecidos por eles à Justiça Eleitoral. 
Dividido pela população do município (são cerca de 10 mil habitantes) daria, para cada um, mais do que a média encontrada pelo IBGE, pois seriam R$ 305 (trezentos e cinco reais).
Nas informações prestadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma das candidatas de Presidente Juscelino, Nelma de Pinha (PT), estima em R$ 1 milhão seus gastos de campanha. Para que se tenha ideia deste valor, é duas vezes mais o que projetam, em São Luís, os candidatos do PPS, Eliziane Game, e do PSol, Haroldo Sabóia, já que cada um pretende gastar R$ 500 mil.
Os cinco outros candidatos de Presidente Juscelino também não fazem economia: Afonso Celso (PMN) – R$ 200 mil; Arthur Carvalho (PV) – R$ 950 mil; Cláudio Oliveira (PPS) – R$ 500 mil; Dácio Pereira (PSL) – R$ 400 mil; José Magno Teixeira (PSDB) – R$ 200 mil.
Presidente Juscelino terá campanha de R$ 3 milhões
Em Belágua, onde a população tem a menor renda mensal do País – cerca de R$ 146 (cento e quarenta e seis reais) – os três candidatos a prefeito declaram um gasto de R$ 800 mil. Dividido entre seus 5.953 moradores chega-se a um valor percapita quase ao mesmo valor divulgado pelo IBGE, R$ 134,36. O candidato que projeta maior gasto, em Belágua, é Norton de Sousa (PMDB), o Dr. Norton – R$ 500 mil, enquanto os demais, Adalberto Rodrigues (PT) e Adriano de Souza (PSL), estimam R$ 250 mil e R$ 50 mil, respectivamente.
Capital da Miséria – Recentemente apontada, em reportagem da Rede Globo, como a capital da extrema pobreza, Marajá do Sena tem três candidatos a prefeitos, que juntos vão gastar R$ 950 mil. O município, o segundo o IBGE, tem uma população que sobrevive com uma renda mensal média de R$ 153,57. Edivam Costa (PMN) e Terezinha Cordeiro (PRP) estimam que vão gastar, cada um, R$ 400 mil, enquanto Lourisvaldo Dias (PT), R$ 150 mil.
A cidade de Belágua, uma das mais pobres do Brasil

Veja outros exemplos de gastos nos dez municípios mais pobres do Maranhão (e do Brasil):
Fernando Falcão - R$ 1 milhão, com Adalto Cavalcanti (PMDB) e Raimundos Edes (PHS) vão gastar, cada um, R$ 500 mil. Renda média da população: 166,65
Matões do Norte – R$ 1,3 milhão ( Solimar Oliveira (DEM) – R$ 700 mil e Vilam Sampaio (PTB) – R$ 600 mil. Renda média da população: 170,76.
Milagres do Maranhão – R$ 850 mil (Antônio Araújo – R$ 500 mil, Claudete Carvalho (PT) – R$ 250 mil e José Augusto Caldas, o Gugu – R$ 100 mil. Renda média da população: R$ 175,99.
Satubinha – R$ 900 mil (Dulce Cunha (PV), a Dulcinha – R$ 500 mil e Francisco Flávio de Castro – R$ 400 mil. Renda média da população: R$ 177,11.
Cachoeira Grande – R$ 1,650 milhão (Antônio de Pinho (PMDB) – R$ 400 mil, Celso Pinho (PSDB) – R$ 500 mil, Francivaldo Souza (PSD) – R$ 650 mil e Maria do Socorro Pontes (PMN) – R$ 200 mil. Renda média da população: R$ 180,02.
Santo Amaro – R$ 750 mil (José Hernani Castro (PMDB) – R$ 600 mil e Luziene Lisboa (PP) – R$ 150 mil. Renda média da população: R$ 181,08.
São Roberto – R$ 900 mil (Jerry Adriani Nascimento (PTB) – R$ 500 mil e Raimundo Oliveira – R$ 400 mil). Renda média da população: R$ 181,77


Aquiles Emir
Editor de Maranhão Hoje
aquilesemir@uol.com.br

DELEGADO É ENVOLVIDO NO CASO DOROTHY


Policial federal acusa delegado no caso Dorothy. Polícia Civil do Pará investiga se os tiros que mataram missionária partiram de arma cedida por ex-delegado de Anapu

CARLOS MENDES, ESPECIAL PARA O ESTADO / BELÉM - O Estado de S.Paulo

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Nilton Atayde, anunciou ontem que vai determinar a abertura de inquérito para apurar teor do depoimento de um policial federal que envolve o delegado Marcelo Luz, de Anapu. Este teria fornecido o revólver calibre 38 usado para matar com seis tiros a missionária Dorothy Stang, americana naturalizada brasileira, em fevereiro de 2005.

O depoimento, registrado no cartório de Belém em 14 de junho, foi prestado pelo agente da PF Fernando Luiz da Silva Raiol - que durante três meses foi designado pelo Ministério da Justiça para fazer a segurança pessoal da missionária e, depois que ela foi morta, participou das investigações para identificar os autores do crime. Na época do assassinato, Luz era delegado da cidade onde Dorothy foi morta. "A arma foi entregue em um posto de gasolina de Anapu", garantiu Raiol ao Estado. Ele não informou a quem teria sido entregue o revólver.

No depoimento, o agente da PF relata que o fazendeiro Vitalmiro Bastos Moura, o Bida - condenado como mandante do crime - afirmou durante interrogatório que Luz exigia de cada fazendeiro local a quantia de R$ 10 mil para garantir a segurança das fazendas e foi o único a recusar a proposta.

Lotado atualmente em Viseu, na região nordeste do Estado, o delegado rechaçou as acusações.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET.



“Art. 57-A. É permitida a propaganda eleitoral na internet, nos termos desta Lei, após o dia 5 de julho do ano da eleição.” 
“Art. 57-B. A propaganda eleitoral na internet poderá ser realizada nas seguintes formas: 
I – em sítio do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País; 
II – em sítio do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País; 
III – por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação; 
IV – por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural.” 
“Art. 57-C. Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. 
§ 1o É vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios: 
I – de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos; 
II – oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
§ 2o A violação do disposto neste artigo sujeita o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado seu prévio conhecimento, o beneficiário à multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

REGISTRO ELETRÔNICO TENTA BANIR PESQUISAS ELEITORAIS FALSAS



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe na internet do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), em que candidatos, partidos políticos e cidadãos interessados podem consultar o registro das pesquisas eleitorais sobre intenção de voto nas Eleições 2012. Dessa forma, a Justiça tenta banir as pesquisas eleitorais falsas que proliferam em cada ano eleitoral.
O Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais está disponível nos portais dos tribunais eleitorais para as empresas ou entidades que pretendem realizar pesquisa de intenção de voto relativa às Eleições 2012. O manual referente ao sistema também pode ser acessado.

Dom Eliseu precisa de renovação



Acredito que em nossas vidas, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos executando um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras situações que nos causaram dor e que não nos leva a lugar nenhum. A renovação sempre nos traz resultados valiosos!    
Acompanhando a política de Dom Eliseu percebo que a renovação na política, tem sido muito mais em decorrência do fato do indivíduo ter dinheiro do que do envolvimento em militância partidária ou na vontade de mudança municipal, entidades de classe ou setores organizados da sociedade. Inclusive, afirmo que em Dom Eliseu, há muitos nomes que mereciam estar atuando no ramo político, no entanto, não tem as oportunidades merecidas. O que quero dizer é que Dom Eliseu precisa se renovar politicamente na câmara municipal, precisa ter candidatos com idéias, com sonhos e utopias, Dom Eliseu terá de renovar-se politicamente para ter uma vida política com mais e oportunidades.
Mas o que se vê é que: pessoas que possuem um poder aquisitivo alto se enxertam no meio do povo através de políticos "sabidos", tudo para se chegar ao poder, nada mais. E, com a vida facilitada, acabam conquistando mandatos e mais mandatos. Quem surgir, que não seja endinheirado é prontamente fritado pelos escárnios que há tempos estão aninhados na câmara municipal.
As mesmas caras, os mesmos nomes, os mesmos problemas. A falta de renovação no poder legislativo é um dos pontos críticos da vida pública  de Dom Eliseu, que ganha novos personagens a cada eleição, mas não novas idéias. Não confundam renovação como uma simples troca de nome. Se você troca de nome e as práticas continuam as mesmas, você não tem renovação. Por mais que entre outro, mas que continua fazendo a mesma coisa, você praticamente não mudou.
Dom Eliseu deve acompanhar a pífia participação dos nossos representantes (vereadores) que infelizmente, com o baixo nível de discussões e péssima qualidade da produção legislativa, só podemos ter uma fraca ressonância dos interesses coletivos no espaço político do Parlamento que deveria refletir efetivamente a vontade popular.
Enquanto um trabalhador comum ganha pouco mais de seis centos reais mês, vereador hoje Dom Eliseu ganha mais de doze mil reais para pouco ir à casa do povo, enquanto existem milhares de jovens desempregados comenta-se a boca pequena que tem vereador com vinte empregos distribuídos entre familiares e apaniguados na prefeitura de Dom Eliseu para dizer amém ao prefeito. Acorda eleitor, Dom Eliseu somente poderá vislumbrar um futuro melhor para o seu Parlamento se esse ano ocorrer uma efetiva renovação de quadros com a apresentação de candidatos que queiram trabalhar pela cidade ao invés de passar quatro anos roubando o suor dos humildes Domeliseuenses e engordando suas contas bancarias e de seus familiares. Pensem nisso!
Enfim, a proximidade das eleições nos remete para uma reflexão do que queremos para a nossa cidade e somente com a participação e vontade de mudança do cidadão (eleitor) poderemos renovar a Câmara Municipal de Dom Eliseu e desfazer o desencanto com a política que tomou conta da nossa sociedade. Visitando amigos e conversando no dia-a-dia com as pessoas percebo esse desencanto do nosso povo com nossos representantes no poder legislativo.

sábado, 21 de julho de 2012

Síria: 90 morrem em combates no sábado O maior número de óbitos ocorreu na província de Idleb, onde 12 civis foram vítimas de bombardeios

A capital Damasco teve áreas extremamente afetadas pelos bombardeios nesta semana AFP PHOTO/LOUAI BESHARA

Ao menos 90 pessoas morreram neste sábado em confrontos na Síria, a maioria civis, no primeiro dia de jejum do Ramadã, informou o OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos).

Segundo o Observatório, os mortos são 41 civis, 29 militares e 20 rebeldes.

O maior número de óbitos ocorreu na província de Idleb, no norte do país, onde 12 civis morreram em bombardeios.

Em Damasco, sete dos doze civis mortos foram atingidos por franco-atiradores. Ainda na capital síria, no bairro cristão de Bab Touma, um casal e seu filho foram assassinados por "homens desconhecidos", segundo o OSDH.

Os corpos de outros dois civis foram descobertos em sua casa em Midane, no sul de Damasco. O bairro é palco de violentos combates entre rebeldes e unidades das forças especiais e da Garda Republicana, que na sexta-feira retomaram o controle da região.

Na província meridional de Deraa, quatro civis e três rebeldes morreram neste sábado em meio aos combates.

Em Homs (centro), cidade símbolo da revolta contra o regime de Bashar al Assad, ao menos sete rebeldes morreram em combates. Em Rastane, na mesma província, os bombardeios mataram quatro civis.

EUA:Polícia detonará explosivo no apartamento de autor de chacina

Autoridades são vistas do lado de fora do complexo de apartamentos onde o suspeito James Eagan Holmes morava em Aurora, Colorado. A polícia que investiga o massacre num cinema do Estado norte-americano do Colorado se preparava neste sábado para enviar um robô ao apartamento onde morava o acusado do ataque que matou 12 pessoas durante a exibição do novo filme da trilogia 'Batman'. 21/07/2012 REUTERS/Joshua LottAURORA, Colorado, 21 Jul (Reuters) - A polícia que investiga o massacre num cinema do Estado norte-americano do Colorado se preparava neste sábado para enviar um robô ao apartamento onde morava o acusado do ataque que matou 12 pessoas durante a exibição do novo filme da trilogia 'Batman'.
Segundo a polícia, o local tem uma sofisticada armadilha de explosivos, que o robô irá detonar.
James Eagan Holmes, de 24 anos, é acusado de ter invadido um cinema multiplex em Aurora, subúrbio da cidade de Denver, pouco depois da meia-noite de sexta-feira, usando colete à prova de balas e máscara de gás. Ele lançou bombas de efeito moral contra a plateia, passando depois a atirar aleatoriamente nas pessoas.
O estudante universitário - que segundo as autoridades havia pintado o cabelo e se identificou como 'O Coringa', numa referência ao inimigo de Batman - foi detido poucos minutos depois do ataque e está sob custódia.
Posteriormente, a polícia encontrou grande quantidade de explosivos no apartamento onde ele morava e não pôde entrar no local.
O massacre durante a exibição de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge', recém-lançado nos Estados Unidos, chocou a cidade de Aurora e o país, e fez lembrar o massacre de 1999 na Escola Columbine, em Littleton, situada a apenas 27 quilômetros de distância. Na Columbine, dois estudantes abriram fogo e mataram 12 colegas e um professor.
O atentado também teve impacto na campanha eleitoral do presidente Barack Obama e de seu rival, o republicano Mitt Romney, que retiraram anúncios do ar no Colorado e na sexta-feira dedicaram sua programação de eventos às vítimas do massacre.
(Reportagem de Mary Slosson e Keith Coffman)

Carro e ônibus batem em Jundiaí, SP, e motorista fica preso nas ferragens


Curva acentuada na Rua Rio de Janeiro causou a colisão.
Moradores dizem que os acidentes são comuns.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Um carro e um ônibus bateram de frente em uma rua de Jundiaí (SP) na tarde deste sábado (21). Motorista ficou preso nas ferragens do carro após o acidente. Uma curva acentuada na Rua Rio de Janeiro causou a colisão.
De acordo com as testemunhas, o ônibus tem que fazer uma curva em forma de "u", mas é preciso esperar que não haja trânsito para que a conversão seja feita. Moradores dizem que os acidentes são comuns no local.
Carro e ônibus batem em Jundiaí, SP, e motorista fica preso nas ferragens (Foto: Reprodução TV Tem) Após o resgate do corpo de bombeiros, a vítima do carro foi levada ao hospital São Vicente de Paula e passa bem. No momento do acidente havia 15 passageiros no ônibus. Uma senhora machucou a cabeça e foi levada para o hospital, mas também passa bem.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, na semana que vem serão realizados estudos na rua Rio de Janeiro para verificar qual é a melhor sinalização para aquela área.
A assessoria do Hospital São Vicente informou que as vítimas do acidente passam bem.
Carro e ônibus batem em Jundiaí, SP, e motorista fica preso nas ferragens (Foto: Reprodução TV Tem)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE !





Não devemos ‘SATANIZAR’ os candidatos.
Devemos sim, observar a diferença entre projetos exequíveis das promessas eleitoreiras.Ao final das eleições alguns vão ser eleitos, vereadores ou prefeito(a), vamos ser governados por eles(as).Se votarmos errado, a culpa é nossa, dos ‘ELEITORES’.

MP Eleitoral já pediu 349 impugnações

Ministério Público Eleitoral já pediu a impugnação de pelo menos 349 ou 12% das candidaturas analisadas em todo o país. Os dados constam num balanço parcial divulgado ontem à noite pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o tribunal, os registros de 316 candidatos a vereador, 23 a vice-prefeito e outros dez a prefeito vão ser julgados pela 1 Instância da Justiça Eleitoral até 5 de agosto. Outros 2.517 candidatos foram considerados aptos.


Autor: Diretas Já na OAB
http://oab-rj.jusbrasil.com.br/noticias/3181779/mp-eleitoral-ja-pediu-349-impugnacoes

PENSE NISSO...


Eleições 2012: Lista de impugnações gera polêmica

Gerou polêmica entre vários internautas a lista de impugnações publicadas na mídia maranhense, ocorre que políticos divulgados não apareciam na lista oficial divulgado pelo TRE.
O problema é que há alguns casos em que o político tem a candidatura impugnada, mas não aparece na relação. É o caso, por exemplo, do ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB). Ele teve a candidatura impugnada pelo PRTB (reveja). Só que o seu nome não figura na lista da Justiça Eleitoral.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o problema ocorre porque a alimentação do sistema que dá origem à listagem é feita pelas zonas eleitorais.
“Se o candidato foi impugnado e não aparece na lista, certamente o pessoal nas zonas eleitorais não inseriu o dado no sistema”, explicou a assessoria de comunicação do TRE.
Ou seja: o Maranhão tem muito mais que 818 candidaturas contestadas no pleito deste ano. É só questão de tempo para que publicação com os referidos nomes sejam anunciados.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Acidente envolvendo quatro veículos deixa pelo menos 11 feridos em PE


Gol atingiu caminhão, Celta e capotou, acertando um ônibus de frente.
Até o momento, não há informações do estado de saúde das vítimas.

Do G1 PE
Comente agora
Um acidente entre dois carros de passeio, um microônibus e um caminhão que passavam pela rodovia PE-17, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deixou pelo menos 11 pessoas feridas, na noite desta segunda-feira (16). A colisão aconteceu na faixa da integração, próximo ao lixão do bairro da Muribeca. O coletivo fazia a linha 124-Muribeca Rua/Loreto (Via Prazeres).
Acidente com 4 veículos em Jaboatão - Gol (Foto: Reprodução / TV Globo)Segundo perito do IC, Gol sofreu perda total após as colisões (Foto: Reprodução / TV Globo)
Messias Ferreira Cândido de Arruda, motorista do microônibus, contou como o acidente aconteceu, apesar de não mencionar o que o originou. "O indivíduo do Gol vinha em alta velocidade na curva e acertou na lateral do caminhão, continuou na contramão, bateu no Celta de frente e subiu, capotando, e veio de frente para o ônibus. Eu ainda freei para tentar livrar, mas se eu desviasse, tombava o carro. Se eu fosse para a contramão, pegava outro carro de frente, então botei a coluna do ônibus para ele", afirmou.
O perito Frederico Maranhão, do Instituto de Criminalística, apurou informações semelhantes às repassadas pelo condutor. "Pelas informações colhidas no local, pode-se dizer que o Gol passou pela contramão. Foi uma sorte ninguém ter morrido no local. Dentro do veículo mais prejudicado, conseguimos recolher 7 calçados, mas tivemos a informação de que haveria nove pessoas dentro do carro. Foram quatro veículos envolvidos e dois deles, o Celta e o Gol, sofreram perda total", informou.
O Gol ia no sentido do Conjunto Muribeca, enquanto os outros três veículos estavam na faixa contrária. O motorista do carro que causou o acidente não foi identificado e fugiu do local.
Acidente com 4 veículos em Jaboatão - Ônibus (Foto: Reprodução / TV Globo)Coluna lateral do ônibus ajudou a reduzir impacto sobre motorista e passageiros do coletivo (Foto: Reprodução / TV Globo)
O cabo C. Silva, do Batalhão de Polícia Rodoviária, esteve no local da ocorrência e informou que pelo menos seis pessoas estavam no Gol - uma delas era um bebê, com idade entre 4 e 7 meses. O impacto das batidas lançou o recém-nascido, mesmo com o assento infantil, para dentro do porta-malas.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram o socorro às vítimas, que foram levadas para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e dois hospitais próximos. Não há informações sobre o estado de saúde dessas pessoas.
Acidente com 4 veículos em Jaboatão - Celta (Foto: Reprodução / TV Globo)Celta foi atingido de frente e serviu como rampa para o Gol acertar o ônibus (Foto: Reprodução / TV Globo)

Dez morrem em queda de ônibus no Paraná


Outras 42 pessoas ficaram feridas no acidente. Vítimas iriam participar de congresso sobre computação Diário SP
Ônibus seguia de Belém para Curitiba. Corpos foram levados para Londrina-PRDivulgação Ônibus seguia de Belém para Curitiba. Corpos foram levados para Londrina-PR
Um acidente de ônibus deixou dez mortos e 42 feridos, nesta segunda de manhã, entre as cidades de Ventania e Piraí do Sul, no Paraná. O veículo, com 52 passageiros e dois motoristas, seguia em comboio com outros dois ônibus de Belém, no Pará, para Curitiba (PR).
De acordo com a Polícia Rodoviária, o motorista perdeu o controle da direção e bateu em um caminhão. O veículo rodou na pista e caiu cerca de 30 metros em uma ribanceira. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Ponta Grossa.
O grupo participaria do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. “A minha filha, Bárbara, está bem, mas muito triste pelos amigos que morreram”, disse a dona de casa Neusa Souza, sobre a filha que teve a perna quebrada. Wellington, outro filho de Neusa, viajava para o mesmo evento em outro ônibus.
Durante a parte da tarde, o coordenador-geral do congresso, Luciano Silva, fez uma homenagem às vítimas.

Fornecido Por Cotação do Euro