Presidente e diretor de operações da Samarco se afastam das funções
Ricardo Vescovi e Kleber Terra pediram licença temporária.
Os dois foram afastados para 'se dedicar às suas defesas'.
De acordo com nota divulgada pela empresa, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, “os executivos acreditam que o licenciamento temporário é importante para que possam se dedicar às suas defesas”.
O atual diretor comercial da Samarco, Roberto Lúcio de Carvalho, vai assumir a presidência interinamente. Já a função de diretor de operações será exercida pelo diretor de projetos e ecoeficiência, Maury de Souza Junior.
No dia 13 de janeiro, a Polícia Federal indiciou a Samarco, a Vale (dona da mineradora), a empresa VogBR, os dois afastados nesta quarta, e outros cinco executivos e técnicos. De acordo com a Polícia Federal, a suspeita é que eles causaram poluição em níveis que “resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”, como previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.
Presidente interino
Roberto Lúcio de Carvalho, 57 anos, é formado em Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e possui mestrado em Tecnologia Mineral pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com nota da mineradora, ele entrou na Samarco em setembro de 1985 como engenheiro de processos, e esteve à frente de funções estratégicas das operações na pelotização na unidade de Ubu, no Espírito Santo. Em agosto de 2000, liderou a implementação da área comercial, tornando-se diretor comercial em dezembro de 2001.
Desastre ambiental
A barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce.
Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 17 pessoas mortas e duas desaparecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário