domingo, 10 de janeiro de 2016

Inscrições para concurso da Justiça começam na segunda; são 168 vagas e salários superiores a R$ 4 mil

Inscrições para concurso da Justiça começam na segunda; são 168 vagas e salários superiores a R$ 4 mil

 
sp space  
 

O concurso será para os cargos de analista judiciário (110 vagas), técnico judiciário (55 vagas) e distribuidor, contador e partidor (três vagas).

 
space space
 
comente []    
comente [0]    
 
 
 
space space
 
imprimirImprimir space   Diminuir TextoDiminuir texto space Aumentar TextoAumentar texto
 
space space  
 
 
space

 
space
space space
space
space
space
space
 As inscrições para o Concurso Público para cargos de primeira e segunda instância do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso abrem na próxima segunda-feira, 11 de janeiro. Ao todo serão ofertadas 168 vagas, com salários superiores a R$ 4 mil. Saiba como se inscrever:

O concurso será para os cargos de analista judiciário (110 vagas), técnico judiciário (55 vagas) e distribuidor, contador e partidor (três vagas). A remuneração para nível superior é de R$ 4.107,57, com jornada de trabalho de 30 horas semanais, e para nível médio – técnico judiciário é de R$ 2.150,56, também com carga de 30 horas semanais. Para nível médio do cargo distribuidor, contador e partidor, o salário é de
R$ 2.365,60, com 30 horas por semana.

O presidente da Comissão Examinadora do Concurso, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a importância do concurso, que irá promover uma melhor prestação do serviço judicial, além de garantir andamentos de processos. “Nós não podemos deixar de considerar a qualidade do serviço, porque teremos, depois da aprovação, mais técnicos e analistas judiciários de nível superior, que vão agregar na soma de esforços”.

A inscrição com pagamento de taxa deverá ser efetuada via internet, no endereço eletrônico www.ufmt.br/concursos, no período compreendido entre as 8 horas do dia 11 de janeiro de 2016 e 23 horas e 59 minutos do dia 31 de janeiro de 2016. Para o cargo de nível superior analista judiciário, a inscrição é de R$ 100,00, e para os cargos de Nível Médio Técnico Judiciário e Distribuidor, Contador e Partidor, a inscrição custa R$ 80,00. 

Isenção de taxa de Inscrição:

O magistrado ressaltou que os candidatos desempregados, os que recebem até um salário mínimo ou doadores de sangue têm a possibilidade do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro. Todavia, “é importante observar aqueles que estão na condição de buscar a isenção, uma vez que os mesmos devem fazer o requerimento através do site da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) até o dia 13 e protocolar até o dia 14 na agência dos Correios juntamente com os documentos que o edital exige. No dia 25 serão divulgadas as inscrições deferidas ou indeferidas, isso para que haja tempo hábil para ele convalidar através do pagamento, caso seja indeferido o pedido de isenção”, complementa. 

Reserva de Vagas para Minorias:

De acordo com José Zuquim, esse concurso tem destinação de um percentual de vagas específicas tanto para pessoas com deficiência (10%) quanto para negros (20%), atendendo resoluções e determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Serão ofertadas vagas específicas de nível superior, conforme disse o magistrado, para bacharéis em administração, direito, ciências contábeis, engenharia civil e economia. “Esses profissionais estarão habilitados a concorrer ao cargo de analista”. 

O resultado final do concurso estará disponível, em lista aberta, a partir do dia 29 de abril de 2016. O provimento dos cargos ficará a critério do Tribunal de Justiça e obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação por cargo/especialidade/comarca.

Confira o Edital

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CE já tem 192 casos de microcefalia com suspeita de relação com o zika

CE já tem 192 casos de microcefalia com suspeita de relação com o zika

Aedes Aegypti pode transmitir o zika vírus uma das causas da doença.
Um bebê morreu em decorrência da microcefalia relacionada ao zika.

Do G1 CE
Aedes aegypti (Foto: G1)Aedes aegypti é o vetor do zika vírus que pode
causar a microcefalia(Foto: G1)
O Ceará já registra 192 casos confirmados de microcefalia até esta sexta-feira (8) com suspeitas de relação com o zika vírus, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Dentre os 193, casos, foi detectado a microcefalia em 94,3% (182) no pós-parto e 5,7% (11)
detectada na forma intra-uterina.
Os casos de microcefalia ocorreram em 48 dos 184 municípios cearenses. Um bebê, que teve microcefalia relacionada ao zika vírus - transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti - morreu em  decorrência da doença.
A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As causas exatas do surto no Brasil ainda são investigadas.
O principal suspeito é o Zika vírus, de origem africana e "primo" do vírus da dengue. Ele circula no país desde maio de 2014 e uma das hipóteses é que chegou ao país junto com turistas que vieram para a Copa do Mundo. Os casos de microcefalia coincidem com áreas em que o vírus circulou no ano passado.
Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. De acordo com os especialistas, outros possíveis causadores da microcefalia são o consumo excessivo de álcool e drogas ao longo da gestação e o desenvolvimento de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.
Conhecendo o Zika
O vírus Zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

Recomendações do Ministério da Saúde específicas para grávidas:
-Atualizar as vacinas de acordo com o calendário vacinal do programa nacional de imunização do Ministério da Saúde
-Atenção sobre a natureza e a qualidade daquilo que se ingere (água, alimentos, medicamentos), consome ou se tem contato, principalmente sobre a ação desses produtos no desenvolvimento do bebê.
-Proteger-se das picadas de insetos, evitando horários e lugares com presença de mosquitos e, sempre que possível, utilizar roupas que protejam o corpo. Consultar o médico sobre o uso de repelentes e verificar atentamente no rótulo a concentração do produto e definição da frequência do uso para gestantes. Além disso, telas de proteção, mosquiteiros e ar-condicionado também são medidas de proteção.
-Se houver qualquer alteração no estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação, comunicar aos profissionais de saúde.

Eduardo Cunha acusa Cardozo de vazar informações contra o deputado

Presidente da Câmara pede abertura de inquérito para investigar o caso.
Cardozo diz que estranhou pedido, já que determinou abertura do inquérito.


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB acusou o ministro José Eduardo Cardozo de vazar seletivamente informações contra o deputado, protegidas por sigilo. E pediu a abertura de um inquérito para investigar o caso. José Eduardo Cardozo disse que estranhou o pedido já que, na quinta-feira (7), ele próprio determinou a abertura de inquérito para investigar os vazamentos.

Governo expulsou 332 servidores por corrupção em 2015


De Brasília
A corrupção foi o principal motivo da demissão de agentes públicos em 2015. Segundo dados divulgados pela Controladoria-Geral da União, o governo federal demitiu 541 servidores, dos quais 332 (ou 61,4%) acusados de corrupção. Ao todo, foram registradas 447 demissões de servidores efetivos - número recorde no comparativo dos últimos cinco anos -, 53 cassações de aposentadorias e 41 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Esses dados não incluem os funcionários de empresas estatais, como Caixa Econômica, Correios, Petrobras e outros.
Segundo a CGU, "o abandono de cargo, a inassiduidade ou a acumulação ilícita de cargos" são fundamentos que justificaram 138 demissões. Também aparecem entre as razões que mais afastaram servidores "proceder de forma desidiosa e participação em gerência ou administração de sociedade privada".
Desde 2003, o governo federal já expulsou 5.659 servidores. Desses, 4.729 foram demitidos, 426 tiveram a aposentadoria cassada e 504 foram afastados de suas funções comissionadas. Nos últimos 12 anos, os Estados com número mais elevado de punições foram Rio de Janeiro (980) e São Paulo (600), além do Distrito Federal (705). Já as pastas com maior quantidade de estatutários expulsos foram o Ministério do Trabalho e Previdência Social, Ministério da Educação e Ministério da Justiça.
Os dados constam do último levantamento realizado pela Controladoria. O relatório de punições é publicado mensalmente na internet, de forma a prestar contas à sociedade sobre a atividade disciplinar exercida no âmbito do Executivo federal. As informações são consolidadas por meio do Sistema de Correição, que conta com uma unidade em cada ministério e é dirigido pela Corregedoria-Geral da União, vinculada à CGU.
A Controladoria também mantém o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf), disponível no Portal da Transparência do governo federal. A ferramenta permite consultar, de forma detalhada, a punição aplicada ao servidor, órgão de lotação, data da punição, a Unidade da Federação (UF) e fundamentos legais. A fonte das informações é o Diário Oficial da União.
Os servidores punidos, nos termos da Lei Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos. A depender do tipo de infração cometida, também podem ficar impedidos de voltar a exercer cargo público. Em todos os casos, as condutas irregulares ficaram comprovadas após condução de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme determina a Lei 8.112/1990, que garantiu aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório, segundo informou a CGU em seu site.
Ampliar

Relembre casos de corrupção no Brasil22 fotos

BANESTADO -- O QUE FOI: Investigações localizaram cerca de US$ 30 bilhões em 137 contas do Banestado operadas por doleiros em um esquema de evasão fiscal na gestão de Gustavo Franco à frente do Banco Central. QUANDO: 1996 a 1999. DETALHES DO CASO: O dinheiro saiu do país por meio de offshores --empresas montadas em paraísos fiscais-- nas contas CC5, com depósitos valores inferiores a R$ 10 mil sem identificar o depositante. Celso Pitta (foto), ex-prefeito de São Paulo, foi um dos indiciados. QUE FIM LEVOU? A CPI foi encerrada sem que fosse votado o relatório final do deputado José Mentor, que sugeriu o indiciamento de 91 pessoas. O doleiro Alberto Youssef pegou dois anos de prisão por corrupção ativa --na ocasião ele fez sua primeira delação premiada para redução de pena Ormuzd Alves/Folha Imagem e Folhapress

Giro UOL

domingo, 3 de janeiro de 2016

file:///C:/Users/Capenga/Desktop/download%20(1).html

FRAUDE EM PROVAS PARA CONCURSO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

Várias denúncias foram registradas em atas e nos plantões de delegacias durante o domingo (20), de provas do concurso para professor no estado do Maranhão. Os candidatos registraram várias fotos e boletins de ocorrências para relatar fraude e quebra de protocolos que vão desde a envelopes onde estavam as provas que deveriam estar lacrados a provas espalhadas em sala de escola.

Envelopes se encontravam abertos, quando o correto era abrir somente quando da chegada dos candidatos na sala de realização das provas.

Outro fato escandaloso era o fato de que haviam provas jogadas e sem estarem dentro de envelopes lacrados. As provas se encontravam numa sala na escola Pio XII, no Bairro da Vila Palmeira.

No vídeo abaixo, o concursando, Professor Júlio Sales, fez a denúncia relatando estes fatos absurdos. Isto pode ser apenas a ponta de um iceberg de um escândalo maior que pode estar por trás deste concurso de mais de 100 mil inscritos em todo país.


Eleição municipal deste ano será a primeira sem doação empresarial

Eleição municipal deste ano será a primeira sem doação empresarial

Em outubro, haverá eleições municipais em todo o país

FOLHAPRESS 3 de Janeiro de 2016 | 14h46
Os eleitores dos 5.570 municípios do país vão às urnas em outubro para escolher prefeitos e vereadores. Será a primeira campanha política depois da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que considerou inconstitucional a doação empresarial aos candidatos.
Após quase dois anos de discussão, o Supremo concluiu a análise do tema em 17 de setembro. A decisão não proíbe que pessoas físicas doem às campanhas. Pela lei, cada indivíduo pode contribuir com até 10% de seu rendimento no ano anterior ao pleito.
Em abril de 2014, um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes interrompeu o julgamento do caso.
Ainda em dezembro de 2013, votaram a favor da proibição: o relator do caso, Luiz Fux, o então ministro Joaquim Barbosa (substituído por Edson Fachin em 2015), Dias Tofffoli e Luís Roberto Barroso; Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski (em abril de 2014), além de Rosa Weber e Cármen Lúcia, em setembro, definiram o veto às doações.
A favor da manutenção do financiamento empresarial votaram Teori Zavascki (abril de 2014), Gilmar Mendes (em setembro), e Celso de Mello, último ministro a se posicionar sobre o tema.
Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) demonstram preocupação com eventuais 'alternativas' que os políticos podem encontrar para dar fôlego a suas candidaturas e cobraram uma atuação forte do Ministério Público Eleitoral para coibir irregularidades.
O presidente do órgão, Dias Toffoli, afirmou que em todo mundo há temor de que dinheiro de organizações criminosas e narcotráfico abasteçam candidaturas.

A ponte entre Brasil e Guiana Francesa que ninguém pode cruzar

A ponte entre Brasil e Guiana Francesa que ninguém pode cruzar

Obra milionária teve construção concluída há quatro anos, mas ainda não foi aberta por falta de documentação, pagamentos e desentendimentos entre o governo federal e a França.

03/01/2016 13:52h
Ponte sobre rio Oiapoque foi terminada há quatro anos, mas ainda está fechada (Foto: BBC)
Ponte sobre rio Oiapoque foi terminada há quatro anos, mas ainda está fechada (Foto: BBC)
"PARE. Identifique-se", diz uma placa amarela e preta no extremo brasileiro da ponte entre a América Latina e a União Europeia - e, se alguém ultrapassa os limites demarcados pelo arame, um guarda aparece ao longe e grita: "Volte!".
O grito rompe o silêncio reinante na imponente obra cinza e vazia sobre o o rio Oiapoque, cujas águas marcam a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, na selva amazônica.
Ainda que a ponte estaiada de pilares de concreto de 378 metros de comprimento tenha sido terminada há quatro anos, nunca foi inaugurada, e seu uso está proibido.
Essa demora é um enigma para os moradores dos dois povoados remotos em ambos os lados do rio: Oiapoque na margem brasileira e St. Georges na francesa.
"Para qualquer brasileiro e francês é o maior mistério: por quê? Faz anos que está pronta", diz Alexandra Costa, dona de casa de 34 anos, enquanto tem as unhas dos pés feitas em um salão de beleza em Oiapoque.
Monumento à ineficiência
A obra foi anunciada oficialmente em 1997 pelos presidentes da França e do Brasil à época, Jacques Chirac e Fernando Henrique Cardoso.
Falta de documentos e desentendimentos impedem a ponte de funcionar (Foto: Gerardo Lissardy/ BBC)
Falta de documentos e desentendimentos impedem a ponte de funcionar (Foto: Gerardo Lissardy/ BBC)
"Ouvi falar da ponte pela primeira vez em 1973", conta Auxilio Cardoso, um aposentado brasileiro de 71 anos, sobre uma das lanchas que transportam as pessoas de um lado ao outro do rio.
Ele está indo a St. Georges "comprar um perfume francês para o Natal" e passa sob a ponte. Questionado sobre quanto falta para inaugurá-la, dá de ombros, leva as mãos ao céu e responde sorrindo: "Não sei".
De fato, ninguém na região parece saber essa resposta. Com um custo para ambos os governos de US$ 30 milhões (R$ 118,5 milhões), a ponte foi construída com base na premissa de que impulsionaria o intercâmbio e o desenvolvimento destes rincões perdidos do Brasil e da França.
A Guiana Francesa é a última área continental sul-americana que ainda pertence a uma ex-potência colonial. É um território ultramarino da França e, como tal, faz parte da União Europeia e tem o euro como moeda oficial. E a ponte prometia reduzir o isolamento que marca sua história.
Mas, agora, muitos veem a moderna estrutura como um monumento à ineficiência governamental, à burocracia e às diferenças entre os dois países.
"É bonita, mas está parada", reflete Deus Bahia da Silva, um comerciante de 40 anos, ao observar a ponte a partir da margem brasileira, ao lado de barcos de pescadores.
"Nosso Brasil está complicado, os governantes não querem olhar pelo povo, só por eles mesmos", ele acrescenta. "Oiapoque não tem nada. Nós cassamos um prefeito, agora temos outro e nada. Nem praça tem aqui: faz anos que as obras dela estão paradas também."
Vantagens e desvantagens
Entre os habitantes dos dois povoados, há divergências sobre as vantagens e prejuízos que a ponte trará, como se fosse uma enorme criatura adormecida sempre a ponto de despertar.
Oiapoque fica na margem brasileira do rio do qual leva o nome (Foto: BBC)
Oiapoque fica na margem brasileira do rio do qual leva o nome (Foto: BBC)
"Oiapoque vai ficar cheia de gente", diz Roberto Carlos, de 42 anos, enquanto joga em uma tenda de tiro ao alvo com pistolas de ar comprimido, como as de parques de diversão, mas que, na cidade, fica em uma das ruas principais.
"Vai ser melhor para fiscalizar, porque agora tem muita mercadoria de contrabando", afirma Jessica Santos, uma jovem de 23 anos que está desempregada, em frente à praça de St. Georges.
De um lado, está a prefeitura do povoado, ao fim de uma esplanada cheia de besouros mortos. As bandeiras da França e da União Europeia tremulam no ar quente e úmido. No corredor da entrada, envelhecem fotos de Chirac e Cardoso do dia em que visitaram St. Georges e anunciaram a obra.
Outros acreditam que a ponte afastará os turistas, que seguirão em frente rumo às cidades mais próximas de Caiena, em solo francês, e Macapá, no brasileiro, sem precisar parar por algumas horas nos povoados, como fazem agora.
"Não vai ser bom, porque vai precisar de um carro para cruzar o rio e vai sair mais caro", diz Marlady da Silva, uma brasileira de 30 anos que vive em Oiapoque e vai todos os dias para St. Georges de lancha para trabalhar em uma lanchonete onde se cobra em euros.
Do lado da Guiana Francesa, fica o povoado de St. Georges (Foto: BBC)
Do lado da Guiana Francesa, fica o povoado de St. Georges (Foto: BBC)
Seus filhos perguntam o que ela vai fazer quando a ponte abrir. O custo da passagem para atravessar a fronteira em 10 minutos custa R$ 16, e há umas 200 lanchas que fazem este serviço dia e noite, diz Reginaldo Pena de Moraes, que, com 57 anos, ganha a vida sobre uma delas.
Ele conta que seus três filhos o questionam sobre qual será seu trabalho após a abertura da ponte. "Só vamos descobrir depois que inaugurarem", ele responde. "Não sabemos quando, mas isso vai acontecer."
Pendências
As autoridades também não têm certeza sobre os prazos. De seu escritório em Macapá, Waldez Góes (PDT), governador do Amapá, destaca que a nova meta para a inauguração é "o final do primeiro semestre de 2016".
Esse objetivo foi estabelecido durante reunião entre os representantes dos dois lados em outubro e permitiria abrir a passagem antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que serão realizados em agosto.
Mas, além do vento contrário gerado pela dura crise econômica do Brasil, que tem feito com que grandes projetos de infraestrutura sejam esquecidos, há vários requisitos para conseguir cumprir a data marcada.
Um é que o Brasil envie antes do fim do ano os documentos que permitam à França liquidar o último pagamento correspondente à construção da ponte, que ainda está pendente, explica Góes.
Ele acrescenta que esse atraso, por sua vez, impede até agora que a empresa que fez a obra entregue oficialmente a ponte ao Brasil e à França. Também falta instalar na cabeceira brasileira da ponte os equipamentos para fazer o controle da fronteira, principalmente aduaneiro, além de funcionários.
Isso já foi feito do lado francês, mas as cabines de controle neste momento só são habitadas por lagartixas e insetos.
"Depois que inaugurarem a ponte, será a modernidade", diz com certa ironia um policial francês de fronteira que evita revelar seu nome, porque não tem autorização para falar com jornalistas, em um escritório com ar condionado.
O Brasil também prometeu pavimentar a BR-156 entre Oiapoque e Macapá, que tem um longo trecho de terra, barro e buracos em seus 595 km. Mas Góes nega que a obra seja condição para a abertura da ponte.
O governador diz que a estrada é de responsabilidade do governo federal e, diante da suspeita de muitos vizinhos de que a obra atrasou por causa de corrupção, responde: "Não posso assegurar se houve ou não desvio de dinheiro."
Visto
Outro obstáculo pendente é a falta de acordo sobre os seguros para os veículos que cruzarem a ponte, já que, do lado francês, as exigências e os custos são bem maiores, porque seguem o padrão europeu.
O Brasil ainda quer que a França dê fim à exigência de visto para os brasileiros que entram na Guiana Francesa, onde a polícia controla rigorosamente a estrada para Caiena, melhor pavimentada do que a brasileira.
A França quer evitar a entrada em seu território de imigrantes sem documentos e garimpeiros de ouro ilegais, mas muitos brasileiros dizem que o tratamento é desigual, pois os franceses não precisam de visto para entrar no Brasil.
"Os gringos vêm, fazem o que querem aqui no Brasil e lá não se pode fazer nada", protesta Ednaldo Ribeiro, taxista de 47 anos em Oiapoque. "Você chega a St. Georges e logo a polícia já está atrás de você."
Enquanto isso, a pintura da ponte descasca, a iluminação está deteriorada pela umidade, e alguns perguntam se a obra estará em condição de ser usada caso algum dia venha a ser inaugurada.
"Até os romanos, quando faziam uma ponte, sabiam a razão da construção", diz Rona Lima, empresário brasileiro de 57 anos, dono de pousada em Oiapoque. "Mas essa ponte ainda não tem uma finalidade. Não existe nenhuma economia visível que a justifique."
Para ele, a obra só serviu para fazer aflorar as diferenças entre os dois lados do rio. "A ponte veio só para quebrar o charme da região amazônica."
Fonte: G1

Estado Islâmico divulga vídeo com morte de 'cinco espiões britânicos'

Image copyright Video Estado Islamico
Image caption Vídeo mostra suposta morte de cinco homens pelo EI
O grupo autodenominado Estado Islâmico divulgou um vídeo em que supostamente mostra a morte de cinco homens acusados de espiar para o Reino Unido.
Na gravação, de 10 minutos, há um homem mascarado com sotaque britânico exibindo uma arma. Ele faz ameaças de ataques ao Reino Unido e ridiculariza o premiê, David Cameron, por se atrever a "desafiar o poder" do grupo extremista.
Após os aparentes assassinatos, um garoto, que parece ter entre seis ou sete anos e que veste roupas de estilo militar, fala sobre matar "infiéis". Ele também tem sotaque britânico. Não é a primeira vez que o EI usa crianças em seus vídeos de propaganda.
A gravação não teve sua veracidade confirmada independentemente e a chancelaria britânica disse estar analisando o material.
Leia também: O que é o wahabismo, a raiz ideológica do Estado Islâmico
Leia também: Cinco passos necessários para derrotar EI
Os cinco homens, vestindo macacões, são vistos supostamente sendo baleados na parte de trás da cabeça em um local deserto, depois de fazerem o que seriam suas alegadas confissões.
Um dos homens diz que havia sido solicitado a fornecer informações sobre a localização de militantes do EI, incluindo dois britânicos, aparentemente para ajudar a atingi-los com ataques aéreos.
Alguns dos cinco homens dizem ser de Raqqa, na Síria, enquanto outro diz ser de Benghazi, na Líbia, mas nenhum deles diz ser do Reino Unido. Não se sabe se as confissões são verdadeiras.
A divulgação do vídeo ocorre após recentes revezes para o grupo, como a perda do controle da maior parte da cidade iraquiana de Ramadi, e menos de dois meses após a morte de Mohammed Emwazi, o britânico conhecido como John Jihadista que havia se tornado propagandista do EI.
Emwazi foi morto em um ataque de avião não-tripulado em Raqqa após informações de inteligência, provavelmente repassada por informantes, terem localizado-o num carro.
Especialistas disseram que a aparição de um homem com sotaque britânico pode ser uma tentativa do grupo de substituir John Jihadista e torná-lo o novo rosto do EI, ao menos para o público do Reino Unido.
Jonathan Russell, chefe de política do grupo Quilliam Foundation, diz que é "chocante" ouvir vozes britânicas e ver uma criança no vídeo, mas que esta tática está sendo usada para "reforçar a marca EI".
"Estes símbolos estão realmente reforçando o terror deles - isto é terrorismo em seu sentido mais verdadeiro", disse.
"E o que temos que ser muito cuidadosos é em não reforçar este terror mas desmerecê-lo e dizer, veja, (o que é) projetado são mentiras, não está mostrando a realidade no Iraque e na Síria no momento e não oferece nada para potenciais recrutas no Ocidente".

Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista em Vila Velha

Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista em Vila Velha

Mais de 940 pessoas já deixaram as casas durante a desocupação.
Defesa Civil avalia que ainda há risco de novos deslizamentos.

André FalcãoDa TV Gazeta
Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Moradores desocupam casas do Morro da Boa Vista, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Mais de 940 pessoas já deixaram as casas durante a desocupação do Morro da Boa Vista, no bairro São Torquato, em Vila Velha, neste domingo (3). A prefeitura começou a desocupar o local no sábado (2). A avaliação da Defesa Civil é que ainda há risco de mais deslizamentos de pedras.
Uma pedra rolou após um deslizamento de terra, no final da tarde desta sexta-feira (1). A informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é que cinco feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros, além de outras 10 pessoas socorridas por moradores, com ferimentos leves. Não há desaparecidos, nem mortos.
Casa foi destruída com deslizamento no Morro da Boa Vista, em Vila Velha (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Casa foi destruída com deslizamento no Morro da
Boa Vista (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
De acordo com o último levantamento feito pela Prefeitura de Vila Velha, 253 famílias ficaram desalojadas e 23, que estão desabrigadas, foram acolhidas em um abrigo municipal montado na escola Jairo de Mattos, no próprio bairro.
Os moradores saíram das casas levando o que podiam. Caminhões e carros ficaram lotados. “Nós vamos para a casa de um cunhado meu em El Dorado, mas tem muita gente que não tem lugar para ir, estão desesperados e totalmente sem rumo", contou o morador Josias Nascimento.
Lucineia Miranda foi para o abrigo com a filha e a sogra."Segundo o secretário a minha área também é de risco e nós viemos. É agradável, graças a Deus, dá pra dormir todo mundo bem. Você deixar a sua casa é difícil deixar tudo e sair, porque a gente já está construindo há uns 8 anos e é triste", disse.
No topo do Morro da Boa Vista, no local exato onde a pedra rolou, é possível ver algumas pedras menores, que ainda estão soltas. Do alto, é possível ter noção do estrago que o deslizamento causou no local. Quando a pedra desceu, ela quebrou árvores e destruiu casas.
Outras pedras correm risco de deslizar no Morro da Boa Vista (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Outras pedras correm risco de deslizar no Morro da Boa Vista (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Apesar dos perigos, muitas pessoas continuam na área de risco. Por isso, a prefeitura passou a notificar os moradores, está cadastrando as famílias e disponibilizando caminhões para retirada dos pertences com segurança das equipes da Guarda de Vila Velha e Polícia Militar.
"Eu vou sair de casa e ir pra onde? Vou colocar as minhas coisas na rua? Não tem condições. Medo a gente tem, com certeza, mas primeiramente a gente confia em Deus. Eu tenho fé em Deus, mas eu só não vou tirar as minhas coisas, porque eu não tenho aonde colocar. Ontem choveu fraquinho, se tivesse chovendo forte eu teria ido", disse a dona de casa Maria Aparecida Falcão.
Além do risco de novos deslizamentos, moradores relataram problemas com furtos. Maria da Glória Borel contou que teve a casa saqueada. "Eu estava em casa com quatro crianças pequenas, a minha casa rachou. Os moradores aqui entraram em ação para ajudar todo mundo. Não é que a gente não quer sair, a gente não tem para onde ir. Estão saqueando a casa da gente, se aproveitando da situação para roubar. A gente sai lá embaixo rapidinho e eles entram dentro da nossa casa para roubar. Pegaram roupas, eletrodomésticos. Não é fácil”, relatou.
Pedra atingiu casas no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES)Pedra atingiu casas no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES)
veja também

“Nota de Repúdio contra o Prefeito de Marabá, o Secretário de Educação e ao Blog do Hiroshi”

“Nota de Repúdio contra o Prefeito de Marabá, o Secretário de Educação e ao Blog do Hiroshi”


 Marabá-PA, 04 de janeiro de 2016.
Diante dos ataques promovidos pelo blogueiro Hiroshi Bogéa, com a desculpa de está usando do seu direito de imprensa, contra os trabalhadores em educação e ao Sintepp de Marabá, fica difícil não nos posicionar diante de tanta falta de conhecimento da realidade e de impessoalidade do próprio Governo, que está usando o blog pago com o dinheiro do povo para atacar a honra e a imagem de valorosos trabalhadores que já deram toda uma vida dedicada a educação pública em Marabá.  
Pois bem, vamos responder cada questionamento feito pelo blogueiro, mas primeiro vamos contestar a informação equivocada de que o blog do Hiroshi é imparcial em suas matérias. Primeiro porque o blog é um dos canais de comunicação que recebe da PMM para manter a sociedade informada das ações da PMM. Isso é até correto, pois estaria dentro dos princípios constitucionais da administração, a saber: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da união, dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:” (...) Artigo 37, caput. 
Porém, fica evidente que essas informações passam do simples objetivo de informar, o que torna os demais princípios assegurados pela Carta Magna sem qualquer efeito, pois está muito claro que as postagens do Blog “Hiroshi Bogéa” estão totalmente eivadas de dor de cotovelo, raiva e pessoalidade, o que torna o posicionamento do blogueiro muito distante da imparcialidade necessária à verdadeira imprensa. Como já antecipamos, nada disso seria questionável, se não fosse o fato do blogueiro ser bastante beneficiado pelo governo atual, conforme contratos identificados por nossa auditoria entre empresa ligada a família do blogueiro, que por muita coincidência nasceu no ano de 2013, primeiro ano do governo de João Salame. Isso sem falar no apoio político assegurado durante a campanha do atual prefeito e outras questões relacionadas a contratação de comissionados e contratos temporários. Sendo isso apenas o que se pode provar! 
Neste segundo momento precisamos esclarecer a sociedade que a informação de que há apenas 50 comissionados na SEMED é apenas uma questão de ponto de vista, pois realmente a Lei dos comissionados só permite 50 comissionados! Lembrando que na folha de novembro aparecem 51, o que é contra a LEI!
Porém, o que o blogueiro da PMM não informa a sociedade é que há servidores que recebem Gratificação de Representação. Sendo essa uma forma de burlar o número de 50 comissionados autorizados por Lei. Além destes, outros 250 agentes de conservação foram contratados e pagos com recursos do FUNDEB. 
Além disso tudo, há 59 PROFESSORES FORMADORES, sendo que destes há vários que não são de fato professores formadores! Como pode uma situação dessas?! Lá na SEMED pode! Pois essa foi mais uma forma de garantir que aquele professor que saiu da escola para trabalhar na SEMED recebesse uma gratificação de 15% para coordenar departamentos ou para assessorar o Secretário de Educação. Descobrimos que desses 59, menos da metade realmente eram formadores! Além destes, mais 14 professores foram estranhamente liberados para a 4ª URE, sem qualquer medida legal de cedência ou cessão. Foram lotados no que a própria SEMED resolveu denominar de COOPERAÇÃO TÉCNICA! 
Essa é apenas uma parte do trabalho de auditoria que estamos realizando, que, diga-se de passagem, não tem nada relacionada com essa MENTIRA veiculada pela SEMED e seu blogueiro oficial! A auditoria solicitada pelo Sintepp está acontecendo na Câmara Municipal de Marabá e tem como principal objetivo identificar irregularidades na FOLHA de PAGAMENTO da SEMED e nos CONTRATOS FIRMADOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS, OBRAS E DEMAIS DESPESAS DA SEMED.
Estranhamente, tão logo nossa auditoria iniciou, o Secretário de Educação iniciou todos esses ataques com autorização do gestor municipal, o que nos deixou ainda mais preocupados, pois foi justamente o Prefeito João Salame, o único candidato a Prefeito em 2012 que assinou uma CARTA COMPROMISSO com a educação prometendo ampliar todos os direitos dos trabalhadores. 
Tudo isso pode até parecer estranho, mas nossa auditoria já está mostrando os verdadeiros motivos dos ataques da administração: MEDO! Medo de que toda a sociedade saiba o que de fato está acontecendo. Medo de que possamos comprovar que na realidade houve foi má gestão da SEMED. 
Em reunião realizada com o prefeito João Salame ainda no mês de outubro de 2015, deixamos claro que o Sintepp estaria aberto as negociações de qualquer possibilidade de cortes, deixando cair por terra a história de corporativismo barato relatado pelo blog oficial da PMM, desde que fosse realizado uma ampla auditoria dos números apresentados pela equipe econômica do governo municipal  tudo isso acompanhado por uma comissão ampliada, com a participação de professores, MPE, MPF, TCE, TCM, Sintepp e CMM. Porém, essa comissão só conseguiu realizar uma reunião e nesta o MPE solicitou toda a movimentação financeira da educação, de janeiro de 2013 a momento atual, coisa que ainda não aconteceu, pois a SEMED não tem esses documentos prontos! Como assim não tem?! Com a reposta o blogueiro oficial do governo...
Os altos salários informados pelo blog do Governo são em parte verdadeiros, mas são frutos de toda uma carreira dedicada a educação. De professores que estão há mais de 20 anos na escola, todos próximo da sua aposentadoria. A quem o governo realmente quer enganar?! Dizer que um professor com Mestrado ou Doutorado não pode ensinar os filhos da população marabaense é no mínimo uma postura de insanidade de quem está a beira de ser internado numa clínica para fazer tratamento de choque! Um professor para ganhar mais de R$ 4000,00 (quatro mil reais) na rede municipal de ensino de Marabá, precisa trabalhar 8 (oito) horas diárias e usar todo o seu final de semana e mais 4 (quatro) horas do meio de semana para planejar e preparar suas aulas e avaliações. Por acaso isso não é dedicação exclusiva?! Se não for, só pode ser trabalho escravo! Um professor Universitário dificilmente leva trabalho pra casa. Vamos fazer o seguinte: reduz nosso salário para o mesmo que ganha um professor universitário, conforme citado pelo blog do Hiroshi, e nos exija DEDICAÇÃO EXCLUSIVA! Faça a proposta senhor prefeito, que vamos aprovar em Assembleia Geral! Mas precisa ser com os mesmos direitos assegurados aos professores universitários.

Diferente de tudo que está sendo veiculado pelo Hiroshi Bogéa, nos buscamos o diálogo permanente e quando a PMM alertou que teria dificuldades diante dos números apresentados, fomos dialogar com a nossa base, sendo que os trabalhadores trataram de refutar todos os números apresentados pela equipe econômica do governo. Realizamos até audiência pública para que o governo pudesse se explicar, mas nas duas audiências realizadas o Secretário Pedro Souza apresentou números equivocados e divergentes. Como assim?! Número divergentes?! Sim! Nas duas audiências realizadas os números não batiam e não batem até o momento. Mas tarde os números foram enviados para a CMM e mais uma vez os números não batem. Com a palavra o blogueiro oficial da PMM. 
As comissões especiais de trabalho são gratificadas desde a primeira edição do RJU – Regime Jurídico Único da PMM, porém somente na Gestão do Prefeito Maurino Magalhães, o mesmo passou a conceder também aos representantes da categoria. Quando se cria uma comissão para elaborar uma Lei municipal, por exemplo, o servidor indicado pela PMM ou pelos sindicatos passam a receber tal gratificação, que antes de fato era de 100% sobre o vencimento básico do servidor. Hoje, como diz o blog oficial da PMM, a mesma foi reduzida para 30%, mas pasmem, essa foi a única redução realizada pelo Prefeito João Salame em seu Governo, justamente porque atingiria diretamente os SINDICALISTAS que fazem oposição ao seu governo. Sendo este mais um dos atos de pessoalidade da gestão atual, pois no governo anterior sempre fomos oposição e realizamos greve durante todos os anos do Governo, mas nunca tal procedimento foi cogitado pelo ex-Prefeito. Diante dessa postura do Prefeito João Salame, nós fizemos o desafio abaixo, mas por que ele mesmo tendo prometido fazer tudo isso, nunca fez?!

“Marabá-PA, 18 de dezembro de 2015.

A crise se combate com respeito aos trabalhadores, aos direitos sociais e dando exemplos concretos de que realmente existe uma crise. Como posso dizer que tem crise, se não estou disposto a cortar na minha própria carne?! Neste momento, as alianças políticas que asseguram os cargos de confiança e cargos políticos não podem estar acima da responsabilidade do Gestor com a nossa cidade.
Já que o Prefeito quer economizar em nossos direitos e salários, propomos a seguinte reflexão:
O Governo atual diz que está em crise.
A todo o momento o prefeito João Salame informa a comunidade que há professores ganhando muito neste município, apesar de nunca provar.
A todo o momento somos atacados e considerados os responsáveis pela crise de gestão que o município de Marabá tem passado nas mãos do atual prefeito.
Mas o que o prefeito ainda não disse foi que está nos devendo mais de:
R$ 11 milhões de IPASEMAR;
R$ 10 milhões de consignados;
R$ 2 milhões de convênio UNIMED;
Nosso décimo terceiro (13º) salário;
O Prefeito João Salame também ainda não disse por que ele vive avisando que tudo isso está acontecendo no nosso município e ele que é o Prefeito da cidade nada fez para resolver o problema, além de nos criticar por querer manter nossos direitos!
Que o PISO NACIONAL DE UM PROFESSOR com nível médio custa R$ 1.917,78
Com nível superior: R$ 2.876,67
Com especialização R$ 3.595,00
Com Mestrado R$ 5.753.34 (Só há 11 na rede)
Com Doutorado R$ 7.191,67 (Não temos nenhum na rede)
Por outro lado, mesmo estando em crise, o Prefeito nunca, jamais pensou em reduzir os seus próprios salários!
Prefeito: R$ 25.000,00
Vice-Prefeito: R$ 15.000,00
Secretários: R$ 10.000,00
Secretários adjuntos: R$ 6.000,00
Por tudo isso é que estamos nessa situação!
Cada uma das Secretarias está amarrotada de cargos comissionados e de contratos temporários que em nada contribuem para o nosso município.
Propomos a fusão da:
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE com a de SEGURANÇA INSTITUCIONAL e AGRICULTURA;
SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO;
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO com as SECRETARIAS DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS e SECRETARIA DE GESTÃO FAZENDÁRIA, garantindo apenas um departamento para cada secretaria extinta.
Como pode uma administração dar certo, se o Secretário de Planejamento atua em total dissonância com as Secretarias de Finanças, Administração e Gestão Fazendária?!
E ainda, propomos o fechamento das seguintes Secretarias ou órgãos da administração:
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO – CONGEM
SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, MINERAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SICOM
SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO COMUNITÁRIA, TRABALHO E CIDADANIA – SEMAC
FIM DAS GRATIFICAÇÕES POR PARTICIPAÇÃO EM COMISSÃO ESPECIAL DE TRABALHO
FIM DOS CARGOS DE SECRETÁRIO ADJUNTO
Só com essa ação o município já economizaria aproximadamente:
R$ 400.000,00 (quatrocentos mil mês)
E mais de R$ 4.000,000,00 (quatro milhões ao ano)
Seria R$ 16 milhões nos 4 anos de governo e foi uma promessa do Prefeito João Salame!
Que os salários do Prefeito, Vice-prefeito e Secretários sejam exatamente os seguintes:
Prefeito: Com Mestrado R$ 5.753.34
Vice-Prefeito: Com especialização R$ 3.595,83
Secretários: Com nível superior: R$ 2.876,67
ATENÇÃO: Caso os ocupantes desses cargos sejam Concursados do Município, os mesmos podem optar pelo seu salário do seu cargo de origem. Por exemplo, se o Prefeito for um Professor com Doutorado, este poderá optar pelo Vencimento de R$ 7.191,67.
Com esta proposta, quanto poderíamos economizar?!
Só com o Prefeito, seria R$ 19.246,66 ao mês; R$ 250.206,58 ao ano e R$ 1.000,826.32 (mais de um milhão em 4 anos) de economia! Dinheiro de construir uma Escola completamente climatizada para os nossos filhos!
Não esqueçam que com o fechamento das Secretarias, bem como com a fusão de algumas, teríamos que calcular quanto o município realmente economizaria com todos os cargos de confiança e de puxa sacos que seriam exonerados a bem do serviço público!
Depois de tudo isso, apenas com a reestruturação da Rede Municipal de Ensino, poderíamos garantir a redução necessária da folha de pagamento sem a necessidade de grandes alterações na vida dos trabalhadores em educação, assegurando os direitos adquiridos e as conquistas de nossa luta.
Wendel Lima Bezerra
Coordenador Geral do Sintepp de Marabá
Coordenador de Assuntos Jurídicos do Sintepp Regional”
Até o presente momento, depois de três anos de governo, essas medidas de austeridades não foram postas em prática! Ao contrário de extinguir ou juntar Secretarias o governo acabou foi mantendo todas e todo o seu grupo de comissionados e aliados políticos.Austeridade mesmo, só contra os verdadeiros trabalhadores da rede municipal.

Quanto ao texto abaixo, precisamos mais uma vez reafirmar a falta de conhecimento do blogueiro oficial da PMM.
“A prefeitura é obrigada a repassar 25% de todos os impostos que arrecada para educação.
Até agora neste ano de 2015, o blog constatou nos dados contábeis consultados, a PMM repassou  cerca de R$ 8,5 milhões a mais que os 25%.
Dinheiro retirado das demais secretarias, como Agricultura, Esportes, Cultura, etc.”
A Constituição Federal obriga os municípios a repassar no mínimo 25% de sua arrecadação para a Educação. Isso é LEI, não é nenhum favor e não pode ser utilizado na Agricultura, nos Esportes, na Cultura e muito menos com asfalto.
Falar de qualidade de ensino é no mínimo uma demonstração de deselegância do blog oficial do Governo Municipal. Em três anos de governo estamos enfrentando ataques diariamente. O medo de dormir e acordar sem seus direitos é uma realidade a qual tivemos que nos acostumar nesse governo. Uma verdadeira política do terror foi instalada nas escolas.
São três anos sem hora-atividade, sendo esta uma das principais ferramentas para possibilitar uma revolução na melhoria do ensino. As escolas são em grande maioria sucateadas e os professores são obrigados a permanecer nas escolas sem qualquer condição de funcionamento. O terrorismo implementado pela gestão vem causando afastamento de servidores com problemas graves de saúde e esses ataques atuais estão apenas fortalecendo uma política nefasta de ataques nunca vista antes em nenhum dos governos que já passaram pela PMM, e isso é a prática de um governo que adora comparar a sua gestão com as dos seus antecessores. 
O Secretário de Educação Professor Pedro Souza é um Professor de carreira e isso muito nos preocupa. Foi eleito vereador com amplo apoio de setores da educação. Recebeu apoio de trabalhadores da educação e de sindicalistas que acreditavam que com um professor na CMM, a realidade poderia ser bem diferente. O Prefeito João Salame teve o mesmo apoio e com o slogan de “Mudança pra valer” e de “3ª via” foi de fato a principal opção da maioria dos trabalhadores em educação, que se viam naquele momento sem uma opção de voto. 
Mas os dois juntos se mostraram incapazes de justificar tal apoio e continuam transformando a vida dos trabalhadores em educação neste verdadeiro caos. Muitos nem puderam sair de Marabá para comemorar o Natal e o ano novo com seus familiares, mas a imprensa marrom insiste que os trabalhadores são os únicos responsáveis pela crise. 
Os professores atacados pela imprensa de faz de contas e que recebe dinheiro oficialmente para atacar os trabalhadores, faz de conta que não sabe que os professores tem uma carreira assegurada em Lei Municipal. Aprovada na CMM por unanimidade pelos vereadores. Mas o blog oficial da PMM não ataca a Câmara dos Vereadores porque precisa deles para por em prática qualquer ataque contra os trabalhadores! 
Da nossa parte vamos seguir a coerência e vamos continuar firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores! Isso é muito mais que nosso dever, é nossa obrigação e está longe de ser corporativismo, atitude essa que nunca foi uma prática do Sintepp de Marabá, porque compreendemos a educação como uma ferramenta de transformação social.
Vocês não vão nos calar e a auditoria vai continuar!
Agradecemos a todos os servidores que estão firmes nesta luta e a todos os vereadores que estão do lado do povo e da educação e que se somaram nesse processo histórico de luta contra o prefeito ditador e arbitrário.
A educação não é mercadoria.
Sintepp Marabá
A coordenação

sábado, 2 de janeiro de 2016

Moradores de Mariana esperam por lugar definitivo para morar em 2016

Moradores de Mariana esperam por lugar definitivo para morar em 2016

Vítimas da tragédia da lama aproveitaram primeiro dia do ano para ir à igreja e falaram sobre a esperança de conseguir uma casa nova.


Em Minas Gerais, os moradores de vilarejos destruídos pelo rompimento da barragem da Samarco dizem que a grande esperança, para 2016, é conseguir um lugar definitivo para morar. Muita gente aproveitou o primeiro dia do ano pra ir à igreja.
Com fé, dona Maria Irene e seu Zezinho começaram o ano. As orações foram longe dos amigos e da igrejinha no vilarejo de Bento Rodrigues, que ficava a poucos metros da casa onde moravam. No centro histórico de Mariana, o casal manteve a tradição de assistir à primeira missa do ano.
“A gente encontrava todo mundo, abraçando. As pessoas que estavam na missa a gente cumprimentava, desejava também feliz ano novo pra todo mundo”, diz a pensionista Maria Irene de Deus.
Retomar a vida ainda é difícil para quem conhecia todos os moradores pelo nome, pelo apelido. “Estão todos separados. Não tem como reunir todo mundo”, ela destaca.
O prazo para que as famílias recebam o valor de um acordo inicial entre a Samarco e o Ministério Público para que elas possam começar a retomar suas vidas vence no fim deste mês. Por enquanto, elas estão em casas alugadas. Apenas quatro dessas famílias preferiram ficar em hotéis. Para quem perdeu tudo na lama, 2016 só faz sentido a partir de uma palavra: recomeço.
E, enquanto o recomeço não chega, por lá, é tudo temporário. “Em um apartamento está a minha mãe, no outro, minha irmã. E na parte de cima, está o meu apartamento e da minha sogra”, explica Fernando Aparecido dos Santos, vigilante desempregado.
São dezesseis pessoas da mesma família em quatro apartamentos no mesmo prédio.
Para amenizar a dor, a família se reuniu com alguns amigos do prédio vizinho, que também moravam em Bento Rodrigues, e comemoram a chegada de 2016 com churrasco e esperança.
"Que Deus dê nosso lugarzinho de novo, que a gente possa ficar juntos, reunidos, a gente fica numa casa assim, mas não é igual ao lar que a gente tinha", desabafa a dona de casa Geralda da Penha.

“Não arreda o pé, nós queremos um Bento com as mesmas características que eram lá, vizinho com vizinho, igreja, praças, escola e ginásio. Então, isso que é nosso objetivo. Se Deus quiser e isso acontecer, nós vamos ficar bastante feliz”, diz José do Nascimento Jesus, presidente da Associação de Moradores de Bento Rodrigues.

Adolescente morre ao bater moto em mureta de proteção no Anel Rodoviário

Adolescente morre ao bater moto em mureta de proteção no Anel Rodoviário

O condutor perdeu o controle da direção e bateu na mureta de proteção da rodovia

Sibelius Emanuel/EM/D.A.Press

Um adolescente de 16 anos morreu em um acidente na manhã deste sábado no Anel Rodoviário na altura do Bairro Jardim Vitória, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Marcos Tadeu Nunes de Souza conduzia a motocicleta quando se chocou com a mureta de proteção da rodovia e não resistiu aos ferimentos. Apesar da batida, o trânsito segue normalmente pelo trecho.

De acordo coma Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motociclista seguia no sentido Belo Horizonte / Vitória quando perdeu o controle da direção no km 457. O veículo acabou batendo na mureta e o condutor arremessado no asfalto.

Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e os médicos constataram o óbito. A perícia e o rabecão ainda são aguardados.

A Polícia Militar (PM) apura quem é o dono do veículo e onde o adolescente iniciou o percurso.

Sibelius Emanuel/EM/D.A.Press

Sismo de 5,3 abala nordeste do Afeganistão

Sismo de 5,3 abala nordeste do Afeganistão

Apenas uma semana depois de um outro tremor de terra na mesma zona ter feito quatro mortos e mais de uma centena de feridos

ontem às 10:23 Redação
Consequências do sismo no Afeganistão
Um sismo de 5,3 na escala aberta de Richter abalou este sábado o nordeste do Afeganistão, apenas uma semana depois de outro sismo com epicentro na mesma zona ter causado quatro mortos e uma centena de feridos no país e no vizinho Paquistão.

Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, o epicentro foi a 35 quilómetros da localidade de Jurm, na província de Badakshan.

O sismo ocorreu às 13:00 (8:30 em Lisboa) e foi sentido igualmente em várias zonas do Paquistão.

Israel segue caçada a atirador que matou duas pessoas

Israel segue caçada a atirador que matou duas pessoas

Ataque a bar em rua movimentada de Tel Aviv também deixou sete feridos

Forças de segurança israelenses patrulham a área na sequência a tiros em um pub na cidade de Tel Aviv matando duas pessoas e ferindo outras cinco - 01/01/2016
Forças de segurança israelenses patrulham área após ataque em um bar de Tel Aviv(Jack Guez/AFP)
A polícia israelense continua neste sábado a caçada ao atirador que matou duas pessoas em um ataque em Tel Aviv na sexta. Policiais e agentes de forças especiais realizaram bloqueios em estradas e procuraram o suspeito durante toda a noite. A porta-voz da polícia Luba Samri afirmou que as autoridades permanecem em "alerta máximo" neste sábado.
No ataque, um homem abriu fogo com um fuzil automático contra os clientes de um estabelecimento localizado na movimentada rua Digenzoff, no centro de Tel Aviv. O gerente do bar, Alon Bakal, de 26 anos, e Shimon Ruimi, de 30 anos, morreram. Outras sete pessoas ficaram feridas. O atirador fugiu depois dos disparos.
O ataque aconteceu em meio a uma onda de agressões de palestinos contra israelenses, mas a polícia afirma que ainda investiga as motivações do atirador. Em três meses, esses ataques contra civis e soldados israelenses deixaram mais de 20 mortos, a maioria a facadas ou atropeladas.
Identidade - A imprensa israelense reporta que o atirador é um árabe israelense, reconhecido em imagens de uma câmera de vigilância por seu próprio pai, que teria avisado as autoridades. A polícia e o serviço secreto israelense não confirmam as informações.
(Com Estadão Conteúdo e AFP)

Cinco iguaçuenses de uma mesma família morrem em acidente no Ceará

Segurança

Cinco iguaçuenses de uma mesma família morrem em acidente no Ceará

Rádio Cultura - 02/01/2016
1
12
O portal G1 noticiou, no início da tarde deste sábado, 2, a morte de cinco iguaçuenses de uma mesma família vítimas de um acidente de trânsito no Ceará. Segundo informações divulgadas, a família viajava de férias desde dezembro de 2015. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a família de sobrenome Santos estava em um veículo Fiat quando o condutor teria tentado uma ultrapassagem irregular e bateu de frente com uma van.
Ainda segundo informações, dois irmãos de Josias, o pai da família, viajaram para Fortaleza neste sábado para fazer o traslado dos corpos. A polícia afirmou que dentro do veículo estavam três adultos e duas crianças. Todas as cinco pessoas perderam a vida. Eles serão velados em uma igreja da Assembleia de Deus em Foz do Iguaçu, segundo a família relatou.
Além das vítimas, 11 pessoas ficaram feridas, das quais nove sofreram ferimentos graves. Na van mãe e filha morreram no acidente.
Fotos: assessoria

13 PAÍSES QUE ABOLIRAM O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.

13 PAÍSES QUE ABOLIRAM O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.

Enquanto a maioria dos países libera o consumo do álcool, e até incentiva visando a arrecadação de impostos, alguns proíbem, na maioria das vezes, por motivos religiosos. Nesta lista, conheça 13 destes países que retiraram total ou parcialmente a bebida alcoólicas das prateleiras de bares e supermercados.

CLIQUE AQUI  E LEIA A MATÉRIA COMPLETA.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/

Pedra rola sobre casas e deixa mais de 100 famílias desabrigadas no Espírito Santo

Pedra rola sobre casas e deixa mais de 100 famílias desabrigadas no Espírito Santo

O rolamento de uma enorme pedra destruiu quatro casas e deixou cerca de 110 famílias desabrigadas em Vila Velha, no Espírito Santo. O caso aconteceu no final da tarde de sexta-feira (1º), após um deslizamento de terra no Moro da Boa Vista.

No total, 392 pessoas estão fora de suas casas. Vinte e dois desabrigados estão na escola Juiz Jairo de Matos, em São Torquato, região do acidente. Segundo a prefeitura, os outros moradores afetados foram para a casa de familiares. 

Cinco pessoas ficaram feridas mais gravemente e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Outras dez foram socorridas por testemunhas. Ainda segundo a prefeitura, o caso mais grave é de um senhor que fraturou as duas pernas.

Uma área em um raio de 80 metros da pedra foi isolada pela prefeitura, por questão de segurança. Equipes da Defesa Civil Municipal foi ao local para verificar se há pessoas soterradas ou outros feridos. Não há informação de mortes.
Fonte: Correio 24h. 

Fornecido Por Cotação do Euro