sábado, 26 de setembro de 2015

Rússia e Estônia trocam dois homens acusados de espionagem

Rússia e Estônia trocam dois homens acusados de espionagem

Troca aconteceu em um remoto centro de controle de fronteira.
Episódio aumentou tensão entre os países vizinhos.

Da Reuters
Rússia e Estônia trocaram dois homens acusados de espionagem em um remoto centro de controle de fronteira, neste sábado (26), em um episódio reminescente da Guerra Fria que aumentou a tensão entre os vizinhos.
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) disse que entregou Eston Kohver, um funcionário de segurança da Estônia, preso pela Rússia no ano passado, em troca de Alexei Dressen, um ex-oficial estoniano condenado a 16 anos de cadeia por ser um espião russo.
O estoniano Eston Kohver é visto durante audiência em tribunal em Pskov, na Rússia (Foto: REUTERS/Reuters TV )O estoniano Eston Kohver é visto durante audiência em tribunal em Pskov, na Rússia (Foto: REUTERS/Reuters TV )
Autoridades do governo da Estônia confirmaram a troca, que aconteceu em uma ponte sobre o rio Piusa, em uma região de fronteira cheia de árvores a alguns quilômetros do Lago Peipus.
"Os dois lados encontraram uma solução apropriada", disse o diretor do Serviço de Segurança Interna da Estônia, Arnold Sinisalu, em uma entrevista coletiva transmitida pela TV.
A prisão de Kohver, no último mês de setembro, provocou uma disputa entre os dois países. A Estônia disse que ele foi capturado no lado estoniano da fronteira, mas a Rússia disse que ele foi pego no seu próprio território, carregando uma pistola, 5.000 euros em dinheiro e equipamentos de espionagem. A Rússia o sentenciou a 15 anos de trabalhos forçados.
Dressen, o outro suposto espião, foi condenado pela Estônia em 2012 por traição e por divulgar segredos do Estado. Ele foi preso no aeroporto de Tallinn, com a esposa, em fevereiro de 2012, pouco antes de entrar em um voo para Moscou carregando o que promotores estonianos disseram ser documentos sigilosos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro