segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Papa. Todos, incluindo funcionários públicos, têm direito à objecção de consciência

Papa. Todos, incluindo funcionários públicos, têm direito à objecção de consciência

Francisco não especificou, mas a sua resposta aplica-se a casos concretos como a de uma funcionária do Estado de Kentucky que foi presa por se recusar a assinar certidões de casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O Papa Francisco defendeu esta segunda-feira a importância da liberdade de consciência como um direito humano, mesmo quando isso implica a não colaboração com uma lei.
Na sua habitual conversa com os jornalistas, a bordo do avião que o levou de volta a Roma, o Papa sublinhou que ninguém deve ser obrigado a violar a sua consciência, mesmo que seja em cumprimento da lei.
Embora não fosse mencionado um caso específico, a pergunta diz respeito a vários casos que se passam actualmente nos Estados Unidos. Por um lado, várias organizações católicas ou de outras religiões estão a contestar em tribunal uma directiva governamental que as obriga a fornecer aos seus funcionários seguros de saúde que incluem contraceptivos e pílulas abortivas, sob pena de pagamento de multas muito elevadas.
Outra questão relaciona-se com a oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, que foi legalizado nos EUA por ordem judicial. Tem havido vários casos de pessoas que são processadas e multadas por se recusarem a prestar serviços no âmbito destes casamentos, incluindo floristas, pasteleiros e fotógrafos, mas o caso mais mediático ocorreu recentemente com Kim Davis, uma funcionária do registo no Estado de Kentucky que se recusa a assinar certidões de casamento para pessoas do mesmo sexo. Kim Davis passou alguns dias na cadeia devido à sua decisão.
“Não tenho presentes todos os casos que existem sobre objecção de consciência, mas sim, posso dizer que a objecção de consciência é um direito”, respondeu Francisco.
“Se alguém não permite a objecção de consciência de alguém, nega um direito. A objecção de consciência deve estar presente em todas as estruturas jurídicas, porque é um direito, um direito humano”, continuou.
Perante esta resposta, o jornalista da ABC News perguntou se isso se aplica também a funcionários públicos. O Papa foi claro na sua resposta: “Se é um direito humano e se o funcionário público é uma pessoa, então tem esse direito”.

Médicos sem fronteiras socorrem 373 refugiados ao largo da Líbia

Médicos sem fronteiras socorrem 373 refugiados ao largo da Líbia

Médicos sem fronteiras socorrem 373 refugiados ao largo da Líbia

Equipas de socorro da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) resgataram hoje ao largo da Líbia 373 migrantes após problemas nas embarcações que os transportavam, anunciou um porta-voz da organização humanitária.

"O navio Dignity One efetuou diversas operações de salvamento" nas águas internacionais, ao largo da Líbia, declarou à agência noticiosa AFP um porta-voz dos MSF.
Os refugiados, onde se incluíam numerosas mulheres e crianças, foram encaminhados para Itália, precisou o responsável da organização.
Em 19 de setembro, mais de 4.500 imigrantes que tentavam a travessia em direção à Europa a partir das costas líbias foram socorridos durante 21 operações de salvamento. Um navio da MSF participou nestas operações e recolheu 800 pessoas.
As costas líbias distam cerca de 300 quilómetros da ilha italiana de Lampedusa, que centenas de pessoas vindas de África, Síria e outras zonas de conflito tentam alcançar todas as semanas.
Diário Digital com Lusa

"Buraco" em praia engole autocaravana, automóvel e tendas



"Buraco" em praia engole autocaravana, automóvel e tendas

Mais de 100 turistas não ganharam para o susto quando um "buraco" numa praia australiana "sugou" uma autocaravana, um automóvel e tendas. Veja o vídeo.
 
Youtube
O "buraco" criado na praia Rainbow Beach, na Austrália
O caso deu-se no sábado. Um "buraco", com uma dimensão de aproximadamente um campo de futebol, abriu-se durante a noite, na praia de Rainbow Beach, e "engoliu" uma autocaravana, um carro e várias tendas.
Os 140 turistas que acampavam na zona não sofreram ferimentos e foram transferidos para outro local, já que o buraco cresceu 100 metros desde que apareceu.
Allison Golsby, geóloga, referiu, a um jornal local, que situações destas podem acontecer devido a um sismo. No entanto, não estabeleceu nenhuma relação com este caso, uma vez que não houve registos de atividade sísmica no local.

Materiais do Dismaland, de Banksy, serão levados a campo de refugiados

Materiais do Dismaland, de Banksy, serão levados a campo de refugiados

Parque será desmontado e madeiras serão usadas para construir abrigos.
Atração criada por Banksy é versão sombria e satírica da Disneyland.

Da Reuters
Dismaland, parque temático sombrio criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)Dismaland, parque temático sombrio criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
As madeiras e instalações do parque temático Dismaland, montado pelo artista britânico Banksy no oeste da Inglaterra, serão enviados para a construção de abrigos em um campo de refugiados informal surgido em Calais, no norte da França, informa o site oficial da atração.
"Em breve... Dismaland Calais", diz o site do parque junto de uma foto do Castelo da Bela Adormecida entre barracas do acampamento.
"Todas as madeiras e instalações do Dismaland estão sendo enviadas ao campo de refugiados perto de Calais, para construir abrigos. Ingressos online não estarão disponíveis".
O Dismaland, que muitos dizem ser uma versão satírica e sombria da Disneyland, foi um sucesso no Reino Unido, atraindo mais de 150 mil pagantes nas cinco semanas em que funcionou na cidade de Weston-super-Mare.
Banksy, cuja identidade nunca foi confirmada, diz que o espetáculo não é uma sátira da Disney. Mas do seu castelo dilapidado, à Cinderela morta em um acidente de carruagem e disponível para as fotos dos paparazzi, aos atendentes rabugentos usando orelhas de Mickey, tudo ridiculariza e subverte o parque temático mais famoso do mundo, que possui uma versão europeia na França, a Disneyland Paris.

Foragida por 39 dias, prefeita de cidade do Maranhão se entrega à PF

Foragida por 39 dias, prefeita de cidade do Maranhão se entrega à PF

A jovem ficou conhecida por exibir nas redes sociais uma vida regrada a festas, eventos sociais e luxo
lidiane
Foto: divulgação
Suspeita de desviar mais de R$ 15 milhões da Educação, a prefeita afastada de Bom Jardim, do Maranhão, Lidiane Leite da Silva, se entregou nesta segunda-feira (28/9) para a Polícia Federal (PF), em São Luís. A cidade possui 40 mil habitantes.
Conhecida como “prefeita ostentação”, a jovem de 25 anos ficou conhecida por exibir nas redes sociais uma vida regrada a festas, eventos sociais e luxo. Lidiane estava foragida há 39 dias, desde a deflagração da Operação Éden, da PF.
A denúncia, feita pelo Ministério Público, alega fraudes em licitações na compra de materiais de construção, mobiliário e merenda nas escolas no ano passado. Além disso, em outubro do ano passado a prefeita afastada reduziu os salários dos professores da rede municipal.
Lidiane chegou ao cargo por uma acaso. A alguns dias das eleições de 2012, a jovem assumiu a candidatura no lugar do namorado, o empresário pecuarista Beto Rocha, que foi barrado pela Lei da Ficha Limpa.
Assim que foi empossada, Lidiane nomeou o namorado como secretário de Assuntos Políticos. Durante a administração, a jovem já havia sido afastada do cargo três vezes, mas voltou após decisões judiciais provisórias. (Com informações do G1 do Maranhão)

MAIS UMA ELETRIZANTE RODADA DO CAMPEONATO DO SOCIETY DO SINTEPP

MAIS UMA ELETRIZANTE RODADA DO CAMPEONATO DO SOCIETY DO SINTEPP

A BOLA ROLOU, OU MELHOR, ROLOU

Aconteceu neste domingo, dia 27/09, a primeira rodada do segundo turno do Campeonato de Futebol Society do Sintepp. Seis equipes fizeram os jogos da rodada: Raça X Panelas, Os Parceiros X Os Perebas e Sukatinha X Sem Compromisso
No primeiro jogo, o Raça até tentou, mas perdeu mais um levando 5 gols da equipe Panelas, se firmando assim como o pior time do campeonato, lanterninha isolado. Os Panelas conseguiram se acertar internamente e se mantem firmes no campeonato. Dos 5 gols, 1 foi marcado pelo jogador Evaldo, 2 pelo Joelson Martins e 2 por Uarlei Araújo. 
O segundo jogo Os Parceiros X Os Perebas foi um massacre! Montado estrategicamente pelo "cartola jogador" Michael Souza, Os Parceiros marcou 8 gols contra um apenas dos Perebas. Ficando o destaque para o líder da equipe, que fez dois gols no jogo. Os Perebas realmente são uns perebentos, quase perdem por WO, apresentou uma equipe desentrosada em campo que mais bateram boca do que jogaram. O único gol do time foi marcado por Marcio Costa. 
No terceiro jogo, a equipe o Sukatinha venceu por 5X1 a equipe do Sem Compromisso. Dois jogadores receberam cartão vermelho e ficarão suspenso do próximo jogo: Lucivaldo Monteiro da equipe do Sukatinha e Marcio Murilo da equipe Sem Compromisso. 
No próximo domingo, 04/10, acontecerá mais três jogos: SukatinhaXPanelas, Os Parceiros X Sem Compromisso e Raça X Os Perebas. 

VEJA IMAGENS DOS JOGOS:



Oh Raça ruim, não venceu um jogo até agora!


Cunha considera impossível aprovar CPMF a tempo de gerar superávit em 2016.

Cunha considera impossível aprovar CPMF a tempo de gerar superávit em 2016.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (28) não acreditar que uma possível aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Congresso Nacional possa vir a tempo de gerar superávit em 2016, por causa do processo legislativo necessário para sua implementação.
"É impossível estar em vigor em 2016 a ponto de gerar o superávit", disse o deputado, que  considera "difícil" o imposto ser aprovado pelos parlamentares.
Cunha detalhou que, na Câmara, a CPMF precisará ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, por 90 dias, e depois será discutida em uma comissão especial por mais 90 dias. "Tem o recesso [parlamentar], a votação em dois turnos [no plenário] e depois vai para o Senado, para ter o mesmo rito", disse o deputado.
"Ela terá muita dificuldade de ser implementada no seu tempo pelo processo legislativo", acrescentou Cunha.
O presidente da Câmara disse ainda que o governo precisa "cortar despesas de verdade para tentar conversar com a sociedade sobre o que precisa fazer a mais para tentar manter um superávit".
"Se o governo está lastreado na CPMF para fazer o seu ajuste fiscal e acha que é isso que vai controlar as suas contas públicas, elas não se controlarão", afirmou Eduardo Cunha, após participar da abertura do seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Brasil

PARÁ PERDE COM ATRASO DO CONGRESSO NA VOTAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO

PARÁ PERDE COM ATRASO DO CONGRESSO NA VOTAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO



O Pará perdeu R$ 446 milhões no ano passado e corre o risco de perder valor similar novamente, este ano, em razão do atraso de dois anos e três meses na votação do novo Marco Regulatório da Mineração (MRM), no Congresso Nacional. Enviado em caráter de urgência constitucional pela presidente da República, Dilma Rousseff, desde junho de 2013, o projeto de lei ainda não tem previsão de votação.

“É importante a atenção dos parlamentares do Pará na defesa de pontos vitais da nova legislação, sob pena da economia local sofrer prejuízos que influenciarão diretamente sobre a população do Estado’’, frisou esta semana, a secretaria adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Maria Amélia Enriquez.

A proposta do Executivo com o novo marco chegou à Câmara em junho de 2013, assinalado com urgência constitucional, obrigando os deputados a votá-la em 45 dias sob pena de trancar a pauta de votação do Plenário. O pedido de urgência gerou atrito entre o Executivo e o Legislativo e acabou por trancar a pauta da Casa. Resultado: Dilma retirou o caráter de urgência e, sob a justificativa de que o tema é complexo e polêmico, até então os deputados não puseram o projeto de lei em votação.

Maria Amélia Enriquez explica, por exemplo, que a mais nova versão do Marco Regulatório da Mineração traz importantes avanços e incorpora grande parte das sugestões que o governo do Pará apresentou, a exemplo da inclusão dos Estados no Conselho de Política Minerária - na condição de segundo maior Estado minerador do País, o Pará responde por 26% da produção mineral brasileira e deve ter assento garantido -; participação do Estado no resultado da lavra, no caso de a mineração ocorrer em terras públicas, cuja atual proposta está em 20% do total da CFEM recolhida (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais); a explicitação das alíquotas das substâncias minerais em lei; a inclusão de municípios não mineradores impactados pela mineração nos benefícios da CFEM e o reconhecimento da lavra garimpeira (PLG) como regime de aproveitamento mineral, que não estava incluído na versão anterior.

Contudo, a secretária frisa que a redação do PL apresenta dúvidas, por exemplo, quanto à base de incidência para o cálculo das alíquotas dos minerais, o que pode ser extremamente perverso à arrecadação do Estado. "É preciso atenção total; a proposição que está posta tem muitas cascas de banana'', considera Maria Amélia. Com relação à CFEM, informa a adjunta, a redação deve ser explícita, assegurando que a base deve ser a receita bruta de venda, isto é, o preço do bem mineral multiplicado pela quantidade vendida.
É por intermédio da CFEM - devida quando o mineral é vendido, transformado ou consumido - que os Estados e Municípios recebem uma participação sobre os ganhos da mineração em seus respectivos territórios. E é também por meio da Compensação Financeira, recolhida mensalmente, que a sociedade pode se beneficiar diretamente de um empreendimento minerador.

Pela atual legislação, a alíquota da CFEM é calculada sobre o “faturamento líquido”, que permite uma série de deduções, o que tem gerado muitos questionamentos jurídicos e oscilações das alíquotas, que variam de acordo com a substância mineral - de 3% no caso do alumínio até 0,2% no caso das pedras preciosas, como o diamante. Esses critérios têm gerado muitas distorções e iniquidades. "O novo MRM contém uma mudança importante que vai corrigir a sistemática do cálculo do valor da Compensação Financeira, de forma a beneficiar todos os Estados e Municípios onde a mineração é expressiva'', ressalta a secretária, informando, ainda, que que a base da CFEM será mais transparente. "Ela será calculada sobre a receita bruta e não sobre o faturamento líquido, como dita a regra atual. As alíquotas vão variar de acordo com a importância social e econômica do bem."

“Com a nova CFEM, os minerais de uso direto na construção civil e os utilizados na agricultura terão as alíquotas menores, já que sustentam toda uma cadeia produtiva que gera renda e emprego em nível local. Já as commodities exportadas de forma bruta, que geram poucos efeitos multiplicadores na economia local, terão suas alíquotas majoradas, de forma a contribuir mais para a diversificação econômica, por exemplo, revertendo-se diretamente em benefícios para a população.

Segundo o novo Marco Regulatório da Mineração, 60% da CFEM serão destinados aos municípios produtores, 20% para os Estados, 10% para os municípios não produtores afetados pela mineração e 10% para a União. Em 2013 a CFEM recolhida no Pará atingiu o valor de R$ 502 milhões. O minério ferro, o mais importante atualmente no Brasil, contribui com 75% de toda a CFEM arrecadada. No caso deste minério, a Compensação vai passar de 2% do faturamento líquido para 4% quatro da receita bruta, caso o MRM seja aprovado com o texto proposto pelo deputado federal Leonardo Quintão.
Isso corresponderá a um aumento superior a 100%, corrigindo uma distorção histórica, já que os royalties do minério de ferro do Brasil são um dos mais baixos do mundo. Na Austrália, por exemplo, a taxa fica em 7,5%. Para o Estado do Pará esta correção será fundamental, já que 99% do ferro é exportado de forma bruta, o que o isenta do principal imposto do Estado: o ICMS.
"’No entanto, a distribuição democrática, sem critério de uso, subverte o entendimento do que é o royalty mineral, que não é tributo e nem uma receita orçamentária qualquer. Ele existe para substituir a perda de um patrimônio, logo deve ser reconvertido em outro a fim de gerar riqueza e bem-estar para quando o recurso estiver exaurido, e compensar a geração futura '', destaca a secretária Maria Amélia Enriquez.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adnan Demachki, destaca o esforço do Estado para estimular o desenvolvimento do setor produtivo, inclusive, o minerário. Ele frisa que a nova política de incentivos fiscais adotada pelo Estado prevê, por exemplo, auditorias anuais nos empreendimentos minerais favorecidos para constatar se, de fato, as contrapartidas estão sendo cumpridas pelas empresas.

'As novas exigências favorecem, ainda, o desenvolvimento do setor industrial paraense, já que critérios como inovação tecnológica e sustentabilidade também são levados em conta no momento de definição do grau de incentivos que será destinado a cada empreendimento. A intenção é agregar, cada vez mais, valor à matéria-prima extraída em território paraense. É sempre nas escalas de produção com agregação de valor que se gera mais renda e os melhores empregos'', observou o secretário.

sábado, 26 de setembro de 2015

Professora morre em acidente de carro proximo a cidade de gavião

Professora morre em acidente de carro proximo a cidade de gavião

26/09/2015
Na manhã desta sexta-feira, 25 de setembro de 2015, a professora Daniela Santos, de 31 anos, de Capim Grosso, faleceu em um acidente de carro, na BR-324, próximo a cidade de Gavião.
De acordo com informações, o carro capotou e a professora veio óbito no local.  A Polícia Rodoviária Federal informou que o SAMU foi acionado e socorreu o esposo de Daniela até a UPA de Capim Grosso.
A PRF está no local tomando as medidas cabíveis, para o devido isolamento da área. 

Texto: FR Notícias Fotos: via internet

Professora é morta pelo marido ao descobrir que ele teria matado ex-mulher.

Professora é morta pelo marido ao descobrir que ele teria matado ex-mulher.

Paraná. Na última sexta-feira, 25, uma professora de inglês foi assassinada a tiros pelo ex-marido, em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá. Maria das Dores Ramos dos Santos, de 39 anos, conviveu com o suspeito durante um ano, até descobrir que ele era investigado pela Polícia Civil pelo homicídio da ex-mulher.
Segundo informações do 'G1', a professora decidiu romper o relacionamento, e o marido não aceitou, segundo a família. O suspeito do crime foi encontrado morto na caixa d'água de uma casa no Bairro Jardim Esmeralda, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, por volta de 12h [13h no horário de Brasília]. De acordo com a polícia, ele se matou.
O homem tentou fugir e foi perseguido pela polícia. Tentou se esconder na casa da ex-cunhada em Várzea Grande e se matou naquela residência após a chegada de policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tentavam prendê-lo.
Uma arma de fogo usada no suicídio foi apreendida e estava com um projetil fora da câmera e outro picotado, informou a Polícia Civil. O corpo foi retirado da caixa d'água pelo Corpo de Bombeiros.
Maria das Dores foi morta na frente dos dois filhos, um de seis e outro de 16 anos. O adolescente também foi atingido pelos disparos e está internado no Hospital Municipal de Jaciara, cidade vizinha. Familiares informaram que ele foi baleado no tórax e de raspão na cabeça. Já a criança nada sofreu. Leia a matéria na íntegra.

Câmera de celular flagra incêndio de ônibus na Zona Sul de Porto Alegre

Câmera de celular flagra incêndio de ônibus na Zona Sul de Porto Alegre

Gravação mostra fogo consumindo completamente o veículo.
Nem mesmo o Corpo de Bombeiros tinha se deslocado até o local.

Ônibus é incendiado após tiroteio na Vila Cruzeiro em Porto Alegre  (Foto: Reprodução/RBS TV)Ônibus é incendiado após tiroteio na Vila Cruzeiro em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Imagens de um telefone celular mostram o ônibus da linha Cruzeiro sendo consumido pelo fogo, na noite da última sexta-feira (25) na Zona Sul de Porto Alegre. Pela gravação veiculada no Jornal do Almoço, da RBS TV (veja no vídeo abaixo), todo o coletivo já está envolto nas chamas e o Corpo de Bombeiros ainda não tinha se deslocado para o local.
O veículo foi incendiado na Rua Gabriel Fialho Camargo, por volta das 20h30, ao lado do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), para onde os feridos no incêndio foram levados. A gravação foi exibida no Jornal do Almoço deste sábado (26).
Tiroteio seguido de incêndio em ônibus
O ataque ao veículo aconteceu por volta das 20h30 desta sexta (25) na Avenida Moab Caldas, bem perto da unidade de saúde, horas após uma troca de tiros que deixou um morto e sete feridos. Conforme a Brigada Militar, pelo menos seis pessoas que estavam no coletivo ficaram feridas.

A Brigada Militar suspeita que o incêndio tenha relação com o tiroteio. Na ocasião, segundo a Polícia Civil, a vítima fatal foi identificada como Ademir Rodrigues Carpes, de 34 anos, conhecido por Biquinho, que seria chefe do tráfico de drogas na região.

Preso na Lava Jato cita Cunha, e Moro envia ao STF nova suspeita

Preso na Lava Jato cita Cunha, e Moro envia ao STF nova suspeita

Preso na Lava Jato, suposto operador diz que fez transferência para conta de Cunha. Em evento em SP, presidente da Câmara não falou a jornalistas.

Do G1 PR e em Brasília
João Augusto Rezende Henriques, suposto operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, afirmou em depoimento à Polícia Federal que fez uma transferência ao exterior para uma conta do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Henriques foi ouvido pela PF na sexta-feira (25), após ser preso na 19ª fase da Operação Lava Jato.
Procurado pelo G1, o advogado de Cunha não foi encontrado para comentar o assunto. Cunha participou neste sábado (26) do evento de filiação da senadora Marta Suplicy ao PMDB, mas não quis falar aos jornalistas.
A defesa de João Henriques afirmou que ele é engenheiro, nunca foi operador e nem pagou propina para nenhum partido. Afirmou, ainda, que sobre a compra do campo de exploração, Henriques não sabia à época de quem era a conta onde o depósito foi feito. Por fim, garantiu que todos os serviços investigados foram prestados.
O juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova suspeita contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, nas investigações do caso.
Em despacho decretando a prisão preventiva do suposto operador do PMDB no esquema João Augusto Rezende Henriques, Moro escreve que Henriques confirmou pagamento de propina a um agente político, com foro privilegiado, já investigado pela Lava Jato. Segundo procuradores ligados à investigação, esse agente político é Cunha. A informação foi publicada na edição deste sábado no jornal “O Estado e S. Paulo”
“Relativamente a esta transferência, que não diz respeito ao contrato que é objeto da ação penal (...) remeterei, de imediato, cópia do depoimento ao Egrégio Supremo Tribunal Federal para as apurações necessárias”, afirmou Moro em seu despacho.
Eduardo Cunha foi acusado pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a Procuradoria, Cunha recebeu propina de contratos firmados entre a Petrobras e fornecedores da estatal.
Investigadores da Lava Jato informaram ainda que o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, confirmou em depoimento de delação premiada que Cunha (PMDB-RJ) recebeu propina de pelo menos US$ 5 milhões por contratos de aluguel de navios-sonda pela Petrobras.
19ª fase
A 19ª etapa da Lava Jato, deflagrada na segunda-feira (21), foi considerada um avanço em relação à investigação de outras três etapas da operação. A Polícia Federal associa o nome de João Henriques ao PMDB, uma vez que ele agiria como operador do partido. A direção do PMDB afirma que jamais autorizou ninguém a agir como intermediário, lobista ou operador junto à Petrobras.
“Esse operador é investigado por intermediar o pagamento de propinas com destaque, especificamente, por um contrato de compra de navios-sonda pela Petrobras no valor de mais de 1,8 bilhão de dólares, em que a propina ultrapassa 30 milhões de dólares”, disse o delegado Igor Romário de Paula.
Segundo o Ministério Público Federal, que pediu a prisão preventiva, o depoimento de Henriques sugeriu que ele ainda mantém influência dentro da Petrobras através de amigos com cargos na estatal, e que ele também confirmou ter conhecimento de bastidores políticos envolvendo o PMDB.
Ao decidir pela prisão preventiva de Henriques, Sergio Moro afirma que há indícios do envolvimento dele em crimes relacionados a contratos da Petrobras. "Nessas atividades, remuneraria seus amigos, como ele mesmo admitiu, havendo indícios de que estes são ocupantes de cargos públicos", afirmou o juiz, que disse ainda que cabia a Henriques efetuar repasses a partidos políticos.
Réu
João Rezende Henriques já é réu em uma ação penal oriunda da Lava Jato em que responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – também é réu nesta ação Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da área Internacional da Petrobras.

Polícia mata homem em cadeira de rodas

Polícia mata homem em cadeira de rodas

C.L.
Foto: YouTube
Quatro agentes da polícia norte-americana de Wilmington, Delaware, estão a ser investigados por terem disparado mortalmente sobre um homem negro numa cadeira de rodas.
A tensão racial nos Estados Unidos da América parece não ter tréguas. A polícia norte-americana volta a estar sob suspeita num incidente que envolve a morte de um civil negro, que, neste caso, estava numa cadeira de rodas.
Foi na passada quarta-feira que Jeremy McDole, de 28 anos, morreu, na sequência de vários disparos dos agentes, três brancos e um de origem hispânica. O momento foi filmado com um telemóvel e divulgado no YouTube.
Fonte da Polícia alegou que o suspeito estava armado e que foi recolhida do local uma pistola de calibre 38. Contudo, a família alega que as imagens mostram que Jeremy não tinha qualquer arma.
Entretanto, na sexta-feira, a Polícia de Delaware divulgou um excerto da chamada que receberam através da linha de emergência dos EUA (911).
Nesse telefonema, ouve-se uma mulher a pedir para mandaram polícia e ambulância para o parque de estacionamento da loja AutoZone, porque estava estava lá um homem armado que tinha disparado sobre si próprio.
Artigo completoPágina ‹‹ 1 de 2 ››

Rússia e Estônia trocam dois homens acusados de espionagem

Rússia e Estônia trocam dois homens acusados de espionagem

Troca aconteceu em um remoto centro de controle de fronteira.
Episódio aumentou tensão entre os países vizinhos.

Da Reuters
Rússia e Estônia trocaram dois homens acusados de espionagem em um remoto centro de controle de fronteira, neste sábado (26), em um episódio reminescente da Guerra Fria que aumentou a tensão entre os vizinhos.
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) disse que entregou Eston Kohver, um funcionário de segurança da Estônia, preso pela Rússia no ano passado, em troca de Alexei Dressen, um ex-oficial estoniano condenado a 16 anos de cadeia por ser um espião russo.
O estoniano Eston Kohver é visto durante audiência em tribunal em Pskov, na Rússia (Foto: REUTERS/Reuters TV )O estoniano Eston Kohver é visto durante audiência em tribunal em Pskov, na Rússia (Foto: REUTERS/Reuters TV )
Autoridades do governo da Estônia confirmaram a troca, que aconteceu em uma ponte sobre o rio Piusa, em uma região de fronteira cheia de árvores a alguns quilômetros do Lago Peipus.
"Os dois lados encontraram uma solução apropriada", disse o diretor do Serviço de Segurança Interna da Estônia, Arnold Sinisalu, em uma entrevista coletiva transmitida pela TV.
A prisão de Kohver, no último mês de setembro, provocou uma disputa entre os dois países. A Estônia disse que ele foi capturado no lado estoniano da fronteira, mas a Rússia disse que ele foi pego no seu próprio território, carregando uma pistola, 5.000 euros em dinheiro e equipamentos de espionagem. A Rússia o sentenciou a 15 anos de trabalhos forçados.
Dressen, o outro suposto espião, foi condenado pela Estônia em 2012 por traição e por divulgar segredos do Estado. Ele foi preso no aeroporto de Tallinn, com a esposa, em fevereiro de 2012, pouco antes de entrar em um voo para Moscou carregando o que promotores estonianos disseram ser documentos sigilosos.

Com 9.000 convidados, estádio do Corinthians recebe 400 casamentos


Com 9.000 convidados, estádio do Corinthians recebe 400 casamentos

São Paulo, SP
O Corinthians abriu seu estádio, na manhã de sábado, para um casamento comunitário. Com 9.000 convidados, posicionados no setor leste inferior da arena de Itaquera, 400 casais disseram “sim”.
“A Arena Corinthians não foi feita só para futebol. Foi feita para atender a zona leste. A zona leste sempre foi discriminada, mas agora descobriram sua força. Parabéns a todos e vai, Corinthians”, bradou Andrés Sanchez.
O ex-presidente alvinegro, que hoje ocupa o cargo de superintendente de futebol e é o responsável pelo estádio, acompanhou corintianos e não corintianos se unindo em matrimônio.
Terminada a cerimônia, começou a batucada da Gaviões da Fiel (foto: divulgação)
Terminada a cerimônia, começou a batucada da Gaviões da Fiel (foto: divulgação)
“Disseram que a gente nunca ia ter um estádio. Hoje, a gente está enchendo a nossa arena até com casamento. Bem-vindos, casais de todas as torcidas”, disse o vice-presidente do Corinthians, André Luiz Oliveira.
Durante a cerimônia, o som ficou sob responsabilidade da banda da Polícia Militar. Colocadas as alianças, começou a festa, com batucada da Ritimão, a bateria da escola de samba Gaviões da Fiel.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Selfies mataram mais pessoas do que os tubarões este ano

Selfies mataram mais pessoas do que os tubarões este anoSelfies mataram mais pessoas do que os tubarões este ano

As selfies parecem inofensivas, enquanto os tubarões são associados a ataques brutais – muito por culpa de «Jaws» -, mas, a verdade é que, desde o início do ano, morreram doze pessoas devido a selfies contra apenas oito em ataques de tubarões.

Os dados foram revelados pelo Telegraph, que refere que existem dez casos confirmados de mortes devido a selfies, incluindo um jovem de 19 anos de Houston (Texas), que morreu este mês quando tirava uma selfie com uma arma.
Entre outras mortes relacionadas com as selfies contam-se uma jovem russa de 14 anos que morreu electrocutada quando posava no cimo de uma carruagem de um comboio de carga, uma mulher russa que caiu de uma ponte em Moscovo quando tirava uma selfie e dois jovens russos na região dos Urais que tiraram uma selfie enquanto seguravam uma granada após retirarem a cavilha.
A Rússia é, aliás, pródiga em acidentes com selfies. Em Maio, uma mulher de 21 anos sofreu ferimentos graves na cabeça quando posava para uma selfie com uma arma e disparou acidentalmente.
A dimensão do problema levou mesmo as autoridades russas a lançar uma campanha para «Segurança nas Selfies».

Saiba como é a votação dos vetos presidenciais no Congresso

Saiba como é a votação dos vetos presidenciais no Congresso

Deputados e senadores discutem vetos da presidente a 32 propostas.
Depois de votar todos os itens em conjunto, analisarão itens polêmicos.

Do G1, em Brasília
O Congresso Nacional realiza na noite desta terça-feira (22) sessão conjunta entre deputados e senadores destinada a analisar 32 vetos da presidente da República a propostas aprovadas anteriormente pelos parlamentares. Na votação, os congressistas escolherão se mantêm o veto presidencial ou se as propostas deverão vigorar conforme eles haviam aprovado.
Derrubada de veto
Para se derrubar um veto, é preciso que a maioria da Câmara (257 deputados) e do Senado (41 senadores) seja a favor da derrubada.
Discussão
Pelo regimento, a discussão sobre o teor dos vetos deve ser feita "em globo", ou seja, conjuntamente, sem tempo específico para cada uma das propostas.
Votação
Em seguida, os deputados e senadores marcam o seu voto em uma única cédula de papel que contém todos os vetos. Essa votação em globo busca agilizar o processo de análise.
Após todos votarem, técnicos usam tablets para escanear as cédulas, que se assemelham a um cartão de resposta de uma prova de vestibular. A apuração é eletrônica e leva cerca de 45 minutos.
Destaques
Em seguida, são apreciados itens que devem ser votados separamdamente, os chamados destaques, que podem se referir a um veto integral ou a um veto parcial.
Apuração dos votos
Se o veto se referir a um texto que teve origem na Câmara, a apuração começa pelos votos dos deputados. Se o veto for mantido, nem se chega a apurar os votos dos senadores.
Caso o texto seja oriundo do Senado, começa-se a votação pelos senadores. Se os senadores mantiverem o veto, os votos dos deputados não são apurados.

Dilma envia ao Congresso proposta de nova CPMF

Dilma envia ao Congresso proposta de nova CPMF

Medida faz parte do pacote fiscal que busca reequilibrar as contas de 2016
Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff encaminhou nesta terça-feira (22) ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição que cria uma nova contribuição semelhante à antiga CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.
Anunciada na semana passada, a medida faz parte do pacote fiscal que busca reequilibrar as contas de 2016. Em agosto, o governo apresentou proposta orçamentária com déficit de R$ 30,5 bilhões. Após o anúncio do pacote, a previsão da equipe econômica é que o governo conseguirá atingir o superávit previsto para o ano que vem, de 0,7% do PIB. 
(Foto: Agência Brasil)
Somente com a CPMF, o governo pretende arrecadar R$ 32 bilhões em 2016, a serem utilizados para cobrir o déficit da Previdência Social. Como contribuição para a saúde, o imposto era cobrado até 31 de dezembro de 2007, ano em que o governo tentou aprovar a sua prorrogação, porém sem sucesso. Caso as medidas sejam aprovadas pelos parlamentares, o esforço total será de R$ 64,9 bilhões.
O despacho presidencial foi divulgado em edição extra do Diário Oficial da União de hoje, mas o texto não foi divulgado. Quando anunciou a medida, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que a contribuição teria a alíquota de 0,2% e não duraria “mais do que quatro anos”.
O governo enviou também ao Congresso uma medida provisória que aumenta a alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física sobre ganho de capital referente à venda de bens acima de R$ 1 milhão.
Outro item do pacote fiscal encaminhado ao Congresso foi o projeto de lei que disciplina a implementação do teto do funcionalismo público. Com a medida, o governo pretende conseguir uma redução de gastos de R$ 800 milhões.
A presidente Dilma Rousseff enviou também o texto da Proposta de Emenda à Constituição que elimina o abono de permanência, concedido aos servidores que atingem as condições de aposentadoria, mas continuam a trabalhar. O governo estimou uma redução de R$ 1,2 bilhão na despesa obrigatória com a eliminação do abono.
De acordo com os dados do Ministério do Planejamento, há 101 mil servidores nessa condição no Executivo Federal, com previsão de mais 123 mil nos próximos cinco anos.

Presidente chinês, Xi Jinping, chega aos Estados Unidos

Presidente chinês, Xi Jinping, chega aos Estados Unidos

Presidente participará de encontro com empresários em Seattle.
Ele irá a Washington na próxima sexta, quando será recebido por Obama.

Do G1, em São Paulo
O presidente chinês Xi Jinping chega aos Estados Unidos nesta terça-feira (22) ao lado da mulher Peng Liyuan  (Foto: AFP PHOTO/MARK RALSTON)O presidente chinês Xi Jinping chega aos Estados Unidos nesta terça-feira (22) ao lado da mulher Peng Liyuan (Foto: AFP PHOTO/MARK RALSTON)
O presidente chinês Xi Jinping chegou nesta terça-feira (22) nos Estados Unidos para uma visita que começará com um encontro com empresários, antes de ser oficialmente recebido dentro de três dias pelo presidente Barack Obama.
Xi chegou a Seattle, na costa oeste, onde fará um discurso a empresários. O presidente chinês viajará a Washington na próxima sexta-feira, quando será recebido na Casa Branca por Obama.

Segundo informa a agência Reuters, durante a visita os Estados Unidos vão pressionar a China a evitar "soluções rápidas" pra a economia, como desvalorizar sua moeda para incentivar exportações, de acordo com o economista-chefe da Casa Branca, Jason Furman.
Furman disse que o recente relaxamento dos controles que a China impõe sobre o iuan "causaram turbulências" nos mercados financeiros globais e que autoridades dos EUA também levantarão a questão do volátil mercado acionário da China.
A mensagem geral dos norte-americanos é que a China precisa fazer mudanças profundas em seu modelo econômico de forma que o crescimento seja impulsionado pelos gastos do consumidor, e não pelo investimento e pelas exportações, afirmou ele.
"Você precisa não promover soluções rápidas em termos de usar sua taxa de câmbio ou exportações", disse Furman em entrevista com a Reuters.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Em Paragominas agente de saúde assassinada

Lucia Helena, assassinada com requintes de crueldade pelo seu companheiro. Em Paragominas agente de saúde assassinada



Um crime passional que chamou a atenção de toda a população de Paragominas. Foi assassinada à golpes de ‘garfo’ de bicicleta no final de semana, a agente de saúde Lúcia Helena Cardoso que trabalhava no Bairro Jaderlândia.

Segundo o que está sendo apurado, seu companheiro e autor do assassinato Tadeu Miranda de Oliveira, nutria imenso ciúme de Lúcia Helena e isso era motivo de constantes desavenças entre o casal.

Lúcia Helena era uma pessoa extrovertida e tinha um circulo de amizade muito grande, principalmente em razão da sua função de agente de saúde.

O assassino fugiu logo após o bárbaro assassinato e está sendo procurado pelas polícias Civil e Militar. Quem tiver alguma informação que possa levar ao endereço de Tadeu Miranda de Oliveira, basta ligar para o 190 – É grátis e seu nome será mantido no mais absoluto sigilo.

Blog do Odecy Guilherme
Fonte Site do Jorge Quadros

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Fechamento de Coliseu e Fórum Romano causa indignação em Roma

Fechamento de Coliseu e Fórum Romano causa indignação em Roma

Pontos turísticos foram fechados por quatro horas para reunião sindical.
Primeiro-ministro anunciou lei que torna locais serviços públicos essenciais.

Da France Presse
Turistas fazem fila em frente ao Coliseu, em Roma, que ficou quase quatro horas fechado para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)Turistas fazem fila em frente ao Coliseu, em Roma, que ficou quase quatro horas fechado para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)
As autoridades italianas reagiram com indignação nesta sexta-feira (18) ao fechamento inesperado por quase quatro horas do Coliseu e do Fórum Romano para uma reunião sindical, e anunciaram medidas para evitar danos ao turismo.
"A cultura não pode ser sequestrada. Hoje aprovaremos um decreto especial", ameaçou o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, ao anunciar uma lei que estabelece que os museus e sítios arqueológicos sejam considerados "serviços públicos essenciais", com uma regulamentação do direito de greve específico.
"Feriram a cidade", lamentou o prefeito de Roma, Ignazio Marino, comprometido em uma campanha de medidas para melhorar os serviços da capital após duras críticas recebidas tanto a nível nacional como internacional.
"O copo está cheio", escreveu em tom indignado o ministro da Cultura e Turismo, Dario Franceschini, que apoia a medida de Renzi.
A assembleia sindical dos funcionários do Coliseu - um dos monumentos mais visitados da Itália, que recebe 6 milhões de pessoas ao ano - provocou inúmeros protestos dos turistas, que não haviam sido informados sobre o fechamento.
Nota informa aos turistas sobre o fechamento temporário do Coliseu, em Roma, para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)Nota informa aos turistas sobre o fechamento temporário do Coliseu, em Roma, para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)
Esta não é a primeira vez que empregados dos principais monumentos e sítios arqueológicos da Itália, como o de Pompeia, perto de Nápoles, decidem fechar as portas por razões sindicais, impedindo a entrada dos visitantes.
"Já houve outras ocasiões em que sítios arqueológicos muito visitados de nosso país foram fechados para os visitantes de todo o mundo sem que nada fosse feito. Devemos respeitar nossos turistas", lamentou Bernabò Bocca, presidente da Associação Italiana de Hotéis e Turismo.
"Ninguém nos avisou antes. Este é meu último dia em Roma, e comprei as entradas para visitar o Coliseu esta manhã porque viajo à tarde. E agora isso, está fechado", reclamou a francesa Paule, procedente de Paris.
Além do Coliseu, estavam fechados os monumentos vizinhos a ele: o Fórum Romano, o Palatino e as termas de Diocleciano, o que gerou o caos no coração de Roma.
"Era uma assembleia legítima", rebateu Susanna Camusso, secretária-geral do maior sindicato do país, CGIL, que criticou a tendência atual de impedir qualquer protesto e "limitar a democracia".

Presidente acusa a Europa de estar a apoiar os terroristas

Bashar Al-Assad
Síria
Presidente acusa a Europa de estar a apoiar os terroristas
O presidente da Síria, Bashar Al-Assad acusa a Europa de estar a apoiar os terroristas no seu país. «É como se o Ocidente chorasse pelos refugiados por um olho enquanto usa o outro para apontar com uma metralhadora, disse numa entrevista a uma televisão russa.

«Esses refugiados deixaram a Síria por causa do terrorismo. O Ocidente chora por eles mas apoia terroristas desde o início desta crise. Se estão preocupados com eles, deixem de apoiar os terroristas».

«A Europa tem a responsabilidade (da migração), porque tem apoiado e continua a apoiar e a encobrir o terrorismo. Designa terroristas moderados e divide-os em grupos. Mas são todos extremistas».

México exige ao Egito indemnização para vítimas de ataque a turistas

México exige ao Egito indemnização para vítimas de ataque a turistas

México exige ao Egito indemnização para vítimas de ataque a turistas

O Governo do México exigiu na quinta-feira às autoridades egípcias as garantias necessárias para que as vítimas do ataque de domingo sejam compensadas, incluindo com indemnização, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No domingo 12 pessoas morreram, incluindo oito turistas mexicanos, na sequência de um bombardeamento aéreo de forças de segurança contra um grupo de turistas no deserto ocidental, que terão sido confundidos com combatentes jihadistas, muito ativos no país sobretudo após a destituição forçada pelo militares do ex-presidente Mohamed Morsi, em julho de 2013.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros indicou em comunicado que, segundo instruções da ministra dos Negócios Estrangeiros, Claudia Ruiz Massieu, o subsecretário Carlos de Icaza convocou o embaixador do Egito, Yasser Shaban, para lhe entregar uma nova nota diplomática.
Na nota, o Governo mexicano «exige as garantias necessárias para que as vítimas do trágico e lamentável ataque perpetrado no passado 13 de setembro, todas elas civis inocentes e seus familiares, recebam a reparação integral do dano, incluindo a indemnização».
As autoridades mexicanas voltaram a pedir ao governo egípcio «para levar a cabo uma investigação exaustiva, transparente e profunda que proporcione, sem demoras, uma explicação objetiva que esclareça os factos e apure as responsabilidades, com vista à respetiva punição de acordo com as normas internacionais aplicáveis», acrescentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano.
Os seis turistas mexicanos feridos no ataque de domingo no Egito iniciaram a viagem de regresso para o México na quinta-feira, juntamente com a ministra Claudia Ruiz Massieu, quatro dias depois de terem sido alvos de um ataque «por engano» das forças de segurança egípcias, no qual morreram oito compatriotas.
A bordo do avião presidencial também seguiram os familiares das vítimas, tanto dos feridos, como dos oito mortos, cujos corpos serão repatriados posteriormente quando forem concluídas as investigações forenses em curso pelas autoridades egípcias.
A chegada do avião ao aeroporto da Cidade do México é aguardada hoje às 06:30 locais (12:30 em Lisboa).
O Egito refere que os turistas entraram numa «área restrita» do deserto ocidental e foram mortos «por engano» pelas forças de segurança, que perseguiam um grupo de jihadistas que tinha raptado e morto um egípcio acusado de colaborar com as forças armadas.
Em simultâneo, e ainda no domingo, o ramo egípcio do grupo Estado Islâmico (EI) tinha anunciado ter repelido um ataque das forças de segurança precisamente na mesma zona do deserto ocidental. Difundiu ainda a foto do cadáver de um homem decapitado, apresentado como «espião do exército».
Diário Digital com Lusa

Ex-tatuadora de 240 kg precisa perder 30 kg para fazer cirurgia bariátrica

Ex-tatuadora de 240 kg precisa perder 30 kg para fazer cirurgia bariátrica

Moradora de Feira de Santana engordou 140 quilos em menos de um ano.
Nova consulta será marcada para a realização do pré-operatório.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé
Ex-tatuadora realizou a primeira consulta em Salvador nesta sexta (Foto: Reprodução/TV Subaé)Ex-tatuadora realizou a primeira consulta em Salvador nesta sexta (Foto: Reprodução/TV Subaé)
A ex-tatuadora de Feira de Santana, que engordou 140 kg em menos de um ano, fez a primeira consulta com a equipe multidisciplinar do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (18).
De acordo com aassessoria do hospital, Adizaite Gomes, que tem 30 anos e pesa 240 kg, foi avaliada pelo nutricionista, psicólogo e cirurgião bariátrico. Ela recebeu as recomendações dos médicos e irá marcar uma nova consulta para os procedimentos do pré-operatório. Ainda segundo informações da assessoria do hospital, Adizaite terá que perder, antes da cirurgia, cerca de 30 quilos.
Segundo Marcelo Zollinger, diretor do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do hospital, o caso da mulher requer cuidado. "Adizaite é super obesa. Vamos iniciar um pré-operatório com ela, com dieta e acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e outros profissionais especializados", explica.
Por causa do excesso de peso, a mulher tem dificuldades para andar e dormir, além de ter hipertensão e diabetes.
Adizaite ficou muito emocionada ao chegar em um hospital de Feira de Santana para colher o sangue, em 3 de setembro. Como tem problemas para andar, a ex-tatuadora não saiu do carro e uma técnica de enfermagem foi até o veículo. Foram poucos minutos para o início de uma nova fase da vida. “Estou emocionada. Estou feliz”, relatou Adizaite Gomes.
A ex-tatuadora é de Fortaleza, mas há uma ano mora em Feira de Santana. Ela mudou de cidade para trabalhar como tatuadora e deixou dois filhos no Ceará. Durante esse tempo, ela sentiu falta das crianças e começou a engordar. Desempregada, atualmente Adizaite Gomes mora de favor no bairro Pedra do Descanso. Há meses ela não sai de casa.
À esquerda, Adizaite com 100 kg; à direita, com 240 kg (Foto: Reprodução/TV Bahia)À esquerda, Adizaite com 100 kg; à direita,
com 240 kg (Foto: Reprodução/TV Bahia)
A amiga e vizinha da ex-tatuadora, Ana Lúcia Batista, já conseguiu marcar todos os exames por meio da secretaria municipal de Saúde, para início do tratamento contra obesidade mórbida. “O que eu posso eu tenho feito. Ela estava passando muita necessidade financeira. Eu corri atrás, consegui cesta básica para ela”, revela Ana Lúcia Batista.
De acordo com a secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, os exames podem ser feitos no município, mas os procedimentos cirúrgicos só são realizados em Salvador. “Ela vai retirar uma ficha e vai levar para o endocrinologista preencher. Depois de preenchida, ela tem que ir ao Cedeba (Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia), em Salvador, que é onde tem o núcleo de obesidade”, conta.
Adizaite Gomes está confiante que vai conseguir emagrecer e voltar a fazer atividades simples do dia a dia. “Caminhar, chegar na minha igreja a pé e agradecer a Deus de joelhos”, conta emocionada.

Avião ultraleve cai no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio

Avião ultraleve cai no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio

Acidente aconteceu próximo ao ao Shopping Piratas, no bairro Marinas.
Piloto Carlos Torres, de 56 anos, conseguiu sair sem ferimentos.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
Um avião ultraleve caiu no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (18). O piloto Carlos Torres, de 56 anos, conseguiu sair sem ferimentos da aeronave, que afundou em seguida. A queda aconteceu próximo ao Shopping Piratas, no bairro Marinas. As informações são da equipe de reportagem do RJTV.
Ainda de acordo com a equipe, o piloto e dono do ultraleve, que voava sozinho, decolou do aeroporto da Japuíba e estava acostumado a cruzar a região. Ele chegou a voltar para o mar para pegar objetos pessoais que tinham ficado na aeronave. Carlos contou ao RJTV que o avião teve falha no sistema de combustível.
"A gasolina não desceu para o tanque principal, o de baixo, aí deu falha de combustível. Por acaso, esse ultraleve não era para pousar na água, né, por isso se deu esse fato", relatou Carlos.
Ele disse ainda que, pelo porte da aeronave, não precisa de autorização para fazer a retirada. Por volta de meio-dia, o avião continava no mar. A Capitania dos Portos acompanhava o resgate, mas informou que a responsabilidade do caso é da aeronáutica.
A Defesa Civil isolou a área para evitar que o combustível se espalhasse, em caso de vazamento.
Aeronave caiu no mar de Angra dos Reis; Jefferson Luís Custódio registrou acidente e enviou foto por WhatsApp (Foto: Jefferson Luís Custódio/Arquivo pessoal)Piloto estava sozinho no avião; Jefferson Luís Custódio enviou foto por WhatsApp
(Foto: Jefferson Luís Custódio/Arquivo pessoal)
Aeronave caiu no mar de Angra dos Reis; Jefferson Luís Custódio registrou acidente e enviou foto por WhatsApp (Foto: Jefferson Luís Custódio/Arquivo pessoal)Ultraleve pouco depois de cair na água (Foto: Jefferson Luís Custódio/Arquivo pessoal)
Avião cai no mar de Angra dos Reis (Foto: Marcos Landim/TV Rio Sul)Avião cai no mar de Angra dos Reis (Foto: Marcos Landim/TV Rio Sul)

Fornecido Por Cotação do Euro