Pará: Secretaria Estadual de Turismo estima que Círio atraia 80 mil turistas e gere US$ 30,5 milhões
Mais
de 80 mil turistas e uma receita de US$ 30,5 milhões. Estes são os
números estimados para a edição deste ano do Círio de Nazaré, que foram
apresentados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria
com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas
Socioeconômicos (Dieese-Pa), na manhã da quinta-feira (1º), no Hangar –
Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
“Os números são fundamentais para o
planejamento, não somente para o setor público quanto para o privado. E a
partir do estudo desses números é possível traçar estratégias dentro da
dinâmica da festividade e da evolução da competitividade do mercado.
Isso parte de um trabalho maior que tem como objetivo fazer
gradativamente desse estado a obra-prima da Amazônia”, afirma o
secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O Pará é um
privilegiado por ter um produto turístico como o Círio de Nazaré, que
atende o segmento religioso, trazendo novos postos de trabalho, geração
de renda e melhor qualidade de vida ao paraense”, concluiu.
A apresentação feita pelo economista do
Dieese-PA, Roberto Sena, e pelo coordenador de Estudos, Estatísticas e
Pesquisas da Setur, Admilson Alcântara, mostrou que o Maranhão (15,7%),
Ceará (13,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%)
são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense
por ocasião do Círio de Nazaré. A pesquisa revelou também que a
principal faixa etária é de 35 a 50 anos (31,1%), que o avião (58,3%) é o
meio de transporte mais utilizado, hospedados preferencialmente na casa
de parentes (33,2%) e hotéis (32,2%), e permanecendo em média 7,38 dias
em Belém.
“Somos o único estado do país a ter uma
pesquisa voltada ao segmento do turismo religioso com esta magnitude, de
um ícone que é o Círio de Nazaré, com números consolidados e bastante
consistentes”, destaca Sena.
A Basílica de Nazaré (26%), Estação das
Docas (24,3%), Ver-o-Peso (20,7%), Mangal das Garças (9,3%) e Portal da
Amazônia (3,5%) são os cinco locais mais visitados e procurados pelo
turista durante sua estadia na capital paraense para a festividade do
Círio. Além disso, os visitantes apontaram a gastronomia, a
hospitalidade, os pontos turísticos, a religiosidade e a cultura como os
principais pontos positivos da cidade.
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