terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vaga de frio nos EUA obriga a medidas excepcionais


Vaga de frio nos EUA obriga a medidas excepcionais

Vaga de frio nos EUA obriga a medidas excecionais O centro, o norte e o leste dos EUA estão a sofrer uma corrente de ar frio que fez baixar as temperaturas a níveis inéditos desde há mais de vinte anos e obrigou inúmeros Estados a tomarem medidas excecionais.
 
foto Scott Olson/Getty Images/AFP
Temperaturas em Chicago atingiram esta segunda-feira um valor recorde
 
Esta vaga de frio vinda do Pólo Norte, acompanhada por neve e chuva gelada, já causou uma dezena de mortos em menos de uma semana. O frio estende-se desde o norte dos EUA e do Canadá vizinho até ao norte central, o designado Midwest, e ameaça regiões mais a sul, que têm sido poupadas tradicionalmente a estas intempéries, como os Estados do Tennessee e Alabama.
A temperatura mais baixa registada até ao presente foram 53.º graus Celsius negativos no Estado do Montana, no noroeste do país, na segunda-feira, que compara com uma 'normalidade' de 34.º graus Celsius negativos no Pólo sul.
Os serviços de meteorologia norte-americanos previam para esta segunda-feira quedas de neve desde o Estado do Missouri até às regiões dos Grandes Lagos, com o nordeste dos EUA a preparar-se para a passagem da vaga de frio na noite de segunda-feira.
Os meteorologistas alertam que "estas temperaturas, combinadas com ventos fortes, vão cair para níveis potencialmente mortais".
As temperaturas previstas causam lesões graves na pela ao fim de alguns minutos apenas de exposição, com os serviços oficiais a aconselharemos norte-americanos a ficarem em casa.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro