segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Governador do Amazonas e vice têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Governador do Amazonas e vice têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

José Melo (PROS) e José Henrique de Oliveira (PR) teriam participado de esquema de compra de votos, entendeu TRE

Agência Brasil
José Melo foi reeleito com 55,54% dos votos na última eleição
Pros
José Melo foi reeleito com 55,54% dos votos na última eleição
Por cinco votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas cassou, na tarde desta segunda-feira (25), os mandatos do governador do Amazonas, José Melo, do PROS, e do vice-governador, José Henrique de Oliveira, do PR. A maioria dos magistrados entendeu que havia fortes indícios de que os dois participaram de um esquema de compra de votos nas eleições de 2014. Eles também foram condenados a pagar cerca de R$ 80 mil em multa.
Apenas o desembargador Márcio Rys de Meirelles, foi contra a perda dos mandatos. Votaram a favor da cassação os juízes Didimo Santana Barros Filho, Henrique Veiga, Jaiza Fraxe, o relator, Affimar Cabo Verde, e o desembargador João Mauro Bessa.
O advogado de José Melo e José Henrique, Yuri Dantas, informou que vai recorrer. “Vamos aguardar a publicação do acórdão e, a partir da publicação, decidir qual será o meio recursal. Se forem embargos de declaração, eles serão protocolizados aqui para o TRE. Se for recurso ordinário, será para o Tribunal Superior Eleitoral.”
José Melo e José Henrique continuam no cargo até a publicação do acórdão do julgamento, que é a decisão final dos magistrados. O advogado Yuri Dantas disse que, depois de divulgado o acórdão, ainda há um prazo de três dias para entrar com recurso.
A ação que resultou na perda dos diplomas foi movida pela coligação Renovação e Experiência, da qual faz parte o atual ministro de Minas e Energia e segundo colocado nas eleições passadas, Eduardo Braga, do PMDB.
No julgamento da ação, não se definiu se haverá novas eleições para o governo do Amazonas, caso se a confirme a decisão do TRE.

JORNAL O LIBERAL SEGUNDA FEIRA 25 DE JANEIRO DE 2016 -

JORNAL O LIBERAL SEGUNDA FEIRA 25 DE JANEIRO DE 2016 -



 

PREFEITO DE GOIANÉSIA É SEPULTADO
O corpo do prefeito de Goianésia do Pará, João Gomes, o "Russo", foi sepultado no final da tarde de ontem, no cemitério municipal. Uma multidão compareceu ao velório, realizado na Câmara de vereadores, e participou do cortejo, que percorreu várias ruas da cidade até o local do sepultamento. O vice-prefeito da cidade decretou luto oficial de três dias. Cinco equipes da polícia civil do Pará, além de um grande contingente de policiais militares estão em Goianésia participando das investigações e da caçada aos assassinos do prefeito João Gomes, que foi executado a queima - roupa, por dois homes  ainda não identificados, quando participava de um velório no centro da cidade.

De acordo com o depoimento de testemunhas, prestados na delegacia de Goianésia, era por volta de 20:30 da noite de domingo, 24, quando os dois homens adentraram o velório e se dirigiram até o local onde estava o prefeito. Ato continuo, os dois pistoleiros, que adentraram o local sem capacete, sacaram suas armas e fizeram seis disparos na cabeça de João Gomes, que morreu na hora. A esposa do prefeito, que estava ao lado dele no momento da ação criminosa, foi ferida de raspão na perna direita. Ela foi medicada e passa bem. Na hora do crime, haviam cerca de 15 pessoas na sala, sendo que os familiares da pessoa que estava sendo velada estavam nos cômodos da residência.

Em contato com a reportagem de O Liberal na noite de ontem, o delegado do Interior,  João Bosco disse que ainda é cedo para tirar conclusões sobre as motivações do crime. "Ainda estamos no início da investigação. Não deu pra colher muitos depoimentos hoje porque a cidade ficou parada por conta do velório e sepultamento do prefeito". Disse Bosco, adiantando que nenhuma hipótese pode ser descartada.  No entanto, a reportagem apurou que a linha de investigação apura provável crime passional ou acerto de contas. 
João Gomes, que deixou quatro filhos, foi eleito em 2012 para o primeiro mandato como prefeito e estava em seu terceiro casamento, sendo que vive com a atual esposa a dois anos. Prefeitos e vereadores da região lamentaram ontem, pelas redes sociais, a morte do gestor de Goianésia do Pará. A Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins, Amat Carajás, também divulgou nota de pesar lamentando o ocorrido e pedindo rigor na apuração do crime. Até o final desta edição ninguém havia sido preso.

 

Vale/Ferreira: conselho da Samarco ordenou que casas sejam reconstruídas este ano

Vale/Ferreira: conselho da Samarco ordenou que casas sejam reconstruídas este ano


Estadão Conteúdo

Divulgação: Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta segunda-feira que o conselho de administração da mineradora Samarco determinou que todas as casas das cidades mineiras de Bento Rodrigues e Barra Longa atingidas pela ruptura da barragem da empresa em Mariana (MG), em novembro do ano passado, sejam reconstruídas até o fim deste ano.
As declarações foram dadas em entrevista no Palácio do Planalto, após reunião entre representantes da Vale e BHP (controladoras da Samarco), a presidente Dilma Rousseff e os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Luís Adams (Advocacia Geral da União). Murilo Ferreira não estava na mesa da coletiva, mas pediu a palavra para elencar as ações que a companhia vem adotando.

Em Destaque

Murilo destacou que todas as famílias atingidas em Bento Rodrigues e Barra Longa já foram remanejadas para casas alugadas pela empresa até o Natal deste ano. "Existem algumas exceções de pessoas que preferiram ir para casas de parentes, mas foi oferecido aluguel. De tal forma, que Bento Rodrigues e Barra Longa não têm nenhuma pessoa desabrigada", disse.
O presidente da Vale ressaltou também que seis pontes em Barra Longa serão reconstruídas até o final de janeiro deste ano. Ele lembrou ainda que todas essas famílias já estão recebendo cartões de assistência financeira e recebendo assistência psicossocial. "As crianças todas têm kit escolar completo", acrescentou.

domingo, 24 de janeiro de 2016

SUPOSTA FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO DE ULIANÓPOLIS

FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO: DENÚNCIAS FORAM ENCAMINHADAS AO PROMOTOR DE ULIANÓPOLIS. ADVOGADA E SERVIDOR PÚBLICO, AMBOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO FIZERAM A PROVA. MP VAI INVESTIGAR SUPOSTA VENDA DE GABARITO 

EVANDRO CORREA



A pedido do promotor de justiça de Ulianópolis, Arthur Diniz, encaminhei ao Ministério Público, formalmente, na manhã de sexta-feira, 22, um pedido de INVESTIGAÇÃO de todas as denúncias que recebi a respeito das supostas fraudes que teriam ocorrido na realização do Concurso Público de Ulianópolis. Até agora, o Blog conseguiu apurar apenas que dois funcionários da prefeitura, a advogada Sara Gomes, e Beckman, ambos integrantes da Comissão de Licitação da PMU, fizeram a prova, o que é, no mínimo, imoral.

Informalmente, a assessoria da empresa FADESP, empresa que ganhou a licitação para realizar o concurso, declarou a este BLOG que não vê ilegalidade no fato dos membros da licitação terem feito a prova. Por outro lado, o promotor de justiça de Ulianópolis já adiantou que tudo será minuciosamente investigado e pede que quem tiver conhecimento das fraudes, que procure a promotoria local para denunciar.

Além da participação dos servidores, as denúncias que chegaram a este BLOG apontam vários ilícitos, dentre eles a VENDA DE GABARITO, que estaria ocorrendo dentro de uma academia de Ulianópolis. De acordo com as denúncias, o concurso seria de "CARTAS MARCADAS", uma vez que muitas pessoas estariam espalhando na cidade que não estudaram mais que já tem certeza que estarão aprovadas. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira, 29. O Ministério Público também irá investigar porque razão a prefeitura de Ulianópolis fez o processo licitatório com DISPENSA DE LICITAÇÃO.

Nota do Blogger - Tenho sido cobrado diariamente sobre um série de irregularidades que estariam ocorrendo na prefeitura e na Câmara de Ulianópolis. Aos leitores, quero dizer humildemente que faço a minha parte : DENUNCIAR. Não sou delegado, juiz ou promotor. Nem sou dono da verdade. Longe disso. Sou apenas um cidadão como qualquer outro. Cabe também a população fazer o mesmo. Perder o temor e dar um basta nesta situação. É hora de clamar por justiça. Infelizmente, enquanto a população não aprender a votar e valorizar seu voto, as coisas vão continuar como Dantes.

Enquanto o povo não criar vergonha na cara, vai continuar refém e batendo continência para ratazanas de plantão, ou seja, os Davis, Suelys , Martas, Joninhas e Neusas da vida. Essa gente já demonstrou, seguidas vezes, que não estão nem ai pro povo. ATÉ QUANDO??????????




PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

De: Evandro Corrêa

Para : Promotoria da Comarca de Ulianópolis ( Dr. Arthur Diniz Ferreira de Melo)

Evandro Nestor Farias Corrêa, brasileiro, jornalista, correspondente dos jornais O LIBERAL E AMAZÔNIA, nas regiões sul, sudeste e oeste do Pará,  devidamente inscrito na FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas e no SINJOR - PARÁ , Sindicato dos jornalistas do Estado do Pará, sob o número de matrícula n. 1976, (documentos em anexo), vem através deste pedir a apuração de denúncias enviadas ao BLOG DO EVANDRO CORRÊA, publicação digital de minha responsabilidade, sobre supostas fraudes ocorridas no Concurso Público da Prefeitura de Ulianópolis, realizado no dia 10 de janeiro de 2016.

Dos fatos :

O Blog recebeu denúncias dando conta de que ocorreram várias fraudes no concurso, entre elas a participação de inúmeros parentes da prefeita do município, Neusa de Jesus Pinheiro, e da secretária municipal de saúde, de pré nome Joseane,  que teriam fretado dois ônibus para transportar parentes , oriundos de outros municípios, inclusive do Estado do Maranhão, para participar do certame.

As denúncias também apontam para a existência de "cartas marcadas" no referido concurso, com a participação de fiscais que teriam facilitado e divulgado com antecedência o gabarito de provas para vários participantes, deixando os mesmos em vantagem em relação aos demais.

Dentre as denúncias mais graves está o fato da empresa contratadada para o certame, a FADESP, ter sido dispensada do processo licitatório, sem justificativa para tanto. Em simples consulta na internet, este jornalista constatou que a referida empresa responde a inúmeros processos e já teve vários concursos anulados, por SUSPEITAS DE FRAUDE. Em alguns municípios paraenses, a empresa sequer conseguiu reunir os quesitos necessários para se habilitar no certame, o que torna estranho e incomum o fato da mesma ter obtido exclusivade junto a prefeitura de Ulianópolis.

Consta também nas denúncias, que o nacional de pré- nome BECKMAM, servidor da prefeitura e que seria componente da comissão de licitação, seria um dos inscritos no certame, tendo feito a prova. Em igual situação estaria a procuradora do município de Ulianópolis, SARA GOMES, que mesmo tendo participado do processo licitatório, com DISPENSA DE LICITAÇÃO, que resultou na contratação da empresa FADESP, também fez a prova, sendo que estes fatos, por sí só, já ferem o princípio da moralidade e comprometem, de forma indubitável, a lisura do certame.

Conforme relato recebido por mim, antes da realização do concurso, em uma reunião realizada em um Centro Comunitário de Ulianópolis, em cujo evento se fizeram presentes vários servidores, entre professores e diretores de escolas do município, fato que pode ser facilmente comprovado através de oitiva de participantes da reunião, o nacional BECKMAN, integrante da comissão de licitação da prefeitura, foi apresentado a todos como membro da comissão organizadora do concurso, por um representante da empresa FADESP.

Em outro giro, a procuradora do município, que participou do processo licitatório para contratação da empresa, foi uma das inscritas no certame, tendo feito a prova realizada no dia 10 de janeiro do corrente, sendo que várias pessoas conversaram com a mesma dentro da sala.

Por todos os fatos aqui narrados, este jornalista pede a esta promotoria a URGENTE apuração das denúncias para que, caso comprovados os graves ilícitos, sejam tomadas as providências e os responsáveis punidos.

Sem mais para o momento

Evandro Corrêa- Jornalista

Belém , 22 de janeiro de 2016

COMENTÁRIOS PUBLICADOS

"PaRece que quando o Evandro posta uma notícia no blog a cidade volta a sorrir, se ouve as revoltas. Parece que surge uma esperança. É um grito!!!! EVANDRO, não falte mais. Vc faz o que todos nós deveríamos fazer. Espero que eles, o povo, não faça de novo o que fizeram em 20 Anos de ULIANOPOLIS. Dessa vez o governo será do povo e chega de minorias".

Anônimo23 de janeiro de 2016 15:23

"Dra. Cristina dua vez está chegando. Quem diria a sra desviar dinheiro público"....

Anônimo20 de janeiro de 2016 19:23

"Com certeza na lista de aprovodos vai ta a marta, givaldo, beckman ja que boa parte da familia da esposa tbm ja e concursada. Galera fraude nesses concursos nao e de hoje"...

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 09:41

"Sobre a nora da prefeita . ja falam que ela não teve a media. acho que foi ela mesma que falou. mais com certeza vai continuar trabalhando lá. então se tem essa lista como ela pode ja ta se entregando? sobre essa lista ouvi falar que tinha, e veio la de dentro essa informação.ai ta tão complicado esse assunto.

sobre a prova o povão de ensino fundamental não tiveram chance nenhuma de passar. passou muita gente, conseguiram os 50% da prova, mais gente do ensino médio que se escreveram, pra tentar um serviço fixo, mesmo sendo uma área pra pessoas com o estudo inferior. Essa prova foi pra tirar o povão"humildes". Outras provas dessa empresa no nivel fundamental não chegaram nem perto dessa de ulianópolis. foi um massacre do povo de ensino fundamental"..

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 11:27

"A LISTA DE APROVADOS JÁ ESTÁ NA PREFEITURA, LÁ FOI UM CORRE CORRE ESSES DIAS LÁ, QUEM ME FALOU FOI UM COLEGA QUE TRABALHA LÁ, E OLHE QUE ELE JÁ É CONCURSADO ANTIGO. OLHA AINDA, ROLOU GABARITO DO ENSINO MÉDIO POR 1500 REAIS, O PESSOAL AQUI DE UMA ACADEMIA ALGUNS CONSEGUIRÃO".

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 11:30

"não moro mais em ulianópolis, mas soube que andavam vendendo gabarito lá no centro da cidade em uma academia que não sei o nome, A MALOTINHA DA GANG JA ESTÃO ALEGRES, POIS VÃO SER APROVADOS. PESSOAL DE ULIANÓPOLIS ACORDEM".

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 22:25

"Duas cobras mesmo que vão engolir a Josiane e a Neusa fazendo política contra. Querem a Neusa fora querem que a sueli ganhe para elas mandarem e desmandarem em tudo na saúde. Coitada da saúde daqui si isso acontecer mesmo. Dizem que a tal da Sandra foi excurraçada da assistência que a Dra. Angela diz que não sabe como ela está só criando na saúde porque ela é incompetente e a neusiane só quer saber dos machos daqui".

Adelina23 de janeiro de 2016 11:09

"GENTE É CERTEZA QUE O RAPAZ DA FADESP TAVA VENDENDO O GABARITO EM UMA ACADEMIA AQUI DA CIDADE, NÃO VENDEU MAIS PORQUE ELE FICOU COM MEDO PORQUE SE ESPALHOU MUITO RÁPIDO E TINHA MUITAS PESSOAS AO REDOR DELE COMPRANDO, MINHA VIZINHA CORREU PRA LÁ E ELE FALOU QUE NÃO TINHA MAIS COMO NÃO E TAL... MUITOS COMPRARAM, QUER SABER SE ESSA HISTÓRIA É VERIDICA OU NÃO? POIS INVESTIGUE SE OCORREU ESSE FATO OU NÃO, FOI EM UMA ACADEMIA, POIS TODOS SABEM QUE NA CIDADE TEM POUCAS, VERGONHA ESSA FADESP E ESSA PREFEITURA DE ULIANÓPOLIS, POIS A NORA DA PREFEITA JÁ ANDAVA DIZENDO PELA RUA QUE ESTUDAR PRA QUÊ, POIS ELA JA ESTAVA APROVADA".

Avião da Turkish Airlines aterra de emergência na Irlanda após ameaça de bomba

Avião da Turkish Airlines aterra de emergência na Irlanda após ameaça de bomba

Lusa
Um avião da Turkish Airlines que fazia a ligação entre Houston (EUA) e Istambul aterrou de emergência no aeroporto irlandês de Shannon devido a ameaça de bomba, informou o diário The Irish Times.
Avião da Turkish Airlines aterra de emergência na Irlanda após ameaça de bomba
Os pilotos do Boeing 777-300 informaram a torre de controlo sobre o aparecimento de uma nota manuscrita que consideraram suspeira e solicitaram permissão para mudar o seu plano de voo.
O aeroporto de Shannon ativou um plano de emergência e retirou sem incidentes os 227 passageiros do aparelho, que foi deslocado para uma zona reservada das instalações aeroportuárias, onde foi examinado por especialistas em explosivos.
O voo TK-34 da companhia áérea turca tinha levantado voos às 4:07 (hora TMG) e deveria aterrar em Istambul às 3:45 (hora TMG).
Antes de aterrar na Irlanda, os pilotos esvaziaram grande parte dos tanques de combustível sobre o mar para garantir a segurança na aterragem.
Diversas ambulâncias e camiões de bombeiros foram enviados para o local de aterragem, tendo a guarda costeira sido também colocada de prevenção.
Os passageiros foram conduzidos em autocarros até ao terminal do aeroporto, onde a polícia os submeterá a provas de caligrafia para tentar apurar o autor da nota que levantou suspeitas.
FC // CC.
Lusa/fim

'Alívio incrível', diz filho após falar com mãe que sobreviveu a naufrágio

'Alívio incrível', diz filho após falar com mãe que sobreviveu a naufrágio

G1 conversou com Marco Aurelio, que mora com Dulce Blank na Costa Rica.
Ele e os outros dois irmãos aguardam ansiosos pelo retorno da mãe.

Tatiana LopesDo G1 RS

Marco Aurelio, que é piloto privado, em voo com Dulce (Foto: Arquivo Pessoal)Marco Aurelio, que é piloto privado, em voo com Dulce (Foto: Arquivo Pessoal)
Os filhos de Dulce Blank, sobrevivente do naufrágio de uma lancha que matou 13 pessoas na Nicarágua no sábado (23), sentiram-se aliviados ao receberem mensagens da mãe após o acidente. Usando um computador emprestado, ela avisou rapidamente por bate-papo online que estava tudo bem.
"Falei com ela ontem  [depois do acidente]. Falou que estava bem (...) Eu senti que ela estava um pouco nervosa. O que ela falou foi que o barco tinha virado, somente", disse ao G1 neste domingo (24) o filho mais velho de Dulce, Marco Aurelio Ugalde Blank, de 24 anos.
Foi a filha do meio, Liliane, 22 anos, que soube primeiro do acidente quando assistia ao noticiário na televisão. "Mas em seguida a mãe falou com ela e foi um alívio incrível", lembra o irmão.
Dulce é mãe de três filhos, o mais jovem deles é Henrique, de 13 anos. Eles moram juntos na cidade de Santa Ana, na Costa Rica, país onde a gaúcha natural de São Lourenço do Sul, na Região Sul do Rio Grande do Sul, vive há mais de 10 anos. Ela é diretora Centro de Estudos Brasileiros.
Treze pessoas morreram na tragédia e outras 21 sobreviveram. O acidente com a lancha que transportava 34 passageiros foi provocado por fortes ventos, que a fizeram tombar enquanto navegava entre Corn Island e Little Corn Island, duas ilhas paradisíacas da Nicarágua no mar do Caribe.
Entre os passageiros que sobreviveram, estão 13 costa-riquenhos, dois britânicos, dois americanos, três nicaraguenses e a brasileira Dulce Blank, de acordo com as autoridades locais.
Quando conversava com o G1, por volta das 19h no Brasil e 15h na Costa Rica, Marco Aureliotinha a informação de que Dulce prestava depoimento em Manágua, na Nicarágua, sobre o acidente. Somente depois ela retornaria para casa.
"Estou aguardando mais informações, mas eu não consigo falar muito com ela porque o celular estragou no momento do naufrágio. O que se sabe é que eles voltam hoje [domingo] para a Costa Rica, se tudo der certo", salienta. Enquanto isso, os irmãos aguardam ansiosos pelo retorno da mãe.
No perfil de Dulce no Facebook, a última postagem mostra que ela gosta de viajar. "Para viajar... Basta existir!!", escreveu ela, junto a uma foto na beira do mar.
Mãe de Dulce se diz 'apreensiva'
A brasileira Dulce Blank, sobrevivente de um naufrágio no Mar do Caribe (Foto: Reprodução/Facebook)A brasileira Dulce Blank sobreviveu ao naufrágio
no Mar do Caribe (Foto: Reprodução/Facebook)
A mãe da brasileira Dulce diz que perdeu contato com a filha durante a noite de sábado (23). Na manhã deste domingo (24), recebeu uma ligação de uma pessoa contando sobre o acidente com a filha. Depois, conseguiu contato com o ex-marido dela, que confirmou que estava bem.
“Fiquei tensa. Ainda estou meio apreensiva porque imagino que, psicologicamente, não deve ser fácil presenciar a morte de todas essas pessoas com as quais ela viajava”, ressalta.
Há poucos dias, Leni voltou de uma viagem que fez com a filha justamente pela Nicarágua. Ela comenta que, quando estavam na Costa Rica, percebeu como Dulce é querida no país.
“Quando eu cheguei lá vi que ela é muito conhecida, logo na imigração o policial me disse que tinha aprendido a falar português no Centro de Estudos Brasileiros, do qual Dulce é diretora. Por isso, acredito que muita gente está em busca de informações sobre ela", afirma.
Capitão da embarcação foi preso
Também foram resgatados com vida do naufrágio o capitão do navio, Hilario Blandón, e seu ajudante. O capitão do barco foi preso pelas autoridades por ser considerado culpado, já que zarpou sem autorização por causa das condições climáticas adversas.
O porta-voz da presidência do país, Rosario Murillo, disse que os responsáveis pelo acidente serão colocados à disposição da Justiça.
Os corpos das vítimas foram levados até o aeroporto de Manágua, capital do país, onde passarão por autópsia antes de serem enviados à Costa Rica. A Força Naval da Nicarágua redobrou a segurança para impedir que outras pequenas embarcações iniciem viagens sem permissão.

Prefeito de Goianésia é assassinado em velório

Prefeito de Goianésia é assassinado em velório


O prefeito João Gomes “Russo”, de Goianésia do Pará, no sudeste paraense, foi assassinado na noite deste domingo (24) quando participava de um velório.
Testemunhas contaram que dois homens de capacete chegaram ao local e dispararam à queima-roupa contra o prefeito, que morreu na hora. Em seguida, os suspeitos fugiram de moto.
A Polícia Militar iniciou busca pelos assassinos.
Estradas foram fechadas na tentativa de encontrar os executores do crime. Até a publicação da reportagem, os suspeitos ainda não haviam sido localizados.
Russo tinha 62 anos e foi eleito em 2012 pelo PR com 6.070 votos (34,81%).
(DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará)

FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO: DENÚNCIAS FORAM ENCAMINHADAS AO PROMOTOR DE ULIANÓPOLIS. ADVOGADA E SERVIDOR PÚBLICO, AMBOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO FIZERAM A PROVA. MP VAI INVESTIGAR SUPOSTA VENDA DE GABARITO

FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO: DENÚNCIAS FORAM ENCAMINHADAS AO PROMOTOR DE ULIANÓPOLIS. ADVOGADA E SERVIDOR PÚBLICO, AMBOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO FIZERAM A PROVA. MP VAI INVESTIGAR SUPOSTA VENDA DE GABARITO 

 

Fonte: O Blog do Evandro Correa



A pedido do promotor de justiça de Ulianópolis, Arthur Diniz, encaminhei ao Ministério Público, formalmente, na manhã de sexta-feira, 22, um pedido de INVESTIGAÇÃO de todas as denúncias que recebi a respeito das supostas fraudes que teriam ocorrido na realização do Concurso Público de Ulianópolis. Até agora, o Blog conseguiu apurar apenas que dois funcionários da prefeitura, a advogada Sara Gomes, e Beckman, ambos integrantes da Comissão de Licitação da PMU, fizeram a prova, o que é, no mínimo, imoral.

Informalmente, a assessoria da empresa FADESP, empresa que ganhou a licitação para realizar o concurso, declarou a este BLOG que não vê ilegalidade no fato dos membros da licitação terem feito a prova. Por outro lado, o promotor de justiça de Ulianópolis já adiantou que tudo será minuciosamente investigado e pede que quem tiver conhecimento das fraudes, que procure a promotoria local para denunciar.

Além da participação dos servidores, as denúncias que chegaram a este BLOG apontam vários ilícitos, dentre eles a VENDA DE GABARITO, que estaria ocorrendo dentro de uma academia de Ulianópolis. De acordo com as denúncias, o concurso seria de "CARTAS MARCADAS", uma vez que muitas pessoas estariam espalhando na cidade que não estudaram mais que já tem certeza que estarão aprovadas. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira, 29. O Ministério Público também irá investigar porque razão a prefeitura de Ulianópolis fez o processo licitatório com DISPENSA DE LICITAÇÃO.

Nota do Blogger - Tenho sido cobrado diariamente sobre um série de irregularidades que estariam ocorrendo na prefeitura e na Câmara de Ulianópolis. Aos leitores, quero dizer humildemente que faço a minha parte : DENUNCIAR. Não sou delegado, juiz ou promotor. Nem sou dono da verdade. Longe disso. Sou apenas um cidadão como qualquer outro. Cabe também a população fazer o mesmo. Perder o temor e dar um basta nesta situação. É hora de clamar por justiça. Infelizmente, enquanto a população não aprender a votar e valorizar seu voto, as coisas vão continuar como Dantes.

Enquanto o povo não criar vergonha na cara, vai continuar refém e batendo continência para ratazanas de plantão, ou seja, os Davis, Suelys , Martas, Joninhas e Neusas da vida. Essa gente já demonstrou, seguidas vezes, que não estão nem ai pro povo. ATÉ QUANDO??????????




PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

De: Evandro Corrêa

Para : Promotoria da Comarca de Ulianópolis ( Dr. Arthur Diniz Ferreira de Melo)

Evandro Nestor Farias Corrêa, brasileiro, jornalista, correspondente dos jornais O LIBERAL E AMAZÔNIA, nas regiões sul, sudeste e oeste do Pará,  devidamente inscrito na FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas e no SINJOR - PARÁ , Sindicato dos jornalistas do Estado do Pará, sob o número de matrícula n. 1976, (documentos em anexo), vem através deste pedir a apuração de denúncias enviadas ao BLOG DO EVANDRO CORRÊA, publicação digital de minha responsabilidade, sobre supostas fraudes ocorridas no Concurso Público da Prefeitura de Ulianópolis, realizado no dia 10 de janeiro de 2016.

Dos fatos :

O Blog recebeu denúncias dando conta de que ocorreram várias fraudes no concurso, entre elas a participação de inúmeros parentes da prefeita do município, Neusa de Jesus Pinheiro, e da secretária municipal de saúde, de pré nome Joseane,  que teriam fretado dois ônibus para transportar parentes , oriundos de outros municípios, inclusive do Estado do Maranhão, para participar do certame.

As denúncias também apontam para a existência de "cartas marcadas" no referido concurso, com a participação de fiscais que teriam facilitado e divulgado com antecedência o gabarito de provas para vários participantes, deixando os mesmos em vantagem em relação aos demais.

Dentre as denúncias mais graves está o fato da empresa contratadada para o certame, a FADESP, ter sido dispensada do processo licitatório, sem justificativa para tanto. Em simples consulta na internet, este jornalista constatou que a referida empresa responde a inúmeros processos e já teve vários concursos anulados, por SUSPEITAS DE FRAUDE. Em alguns municípios paraenses, a empresa sequer conseguiu reunir os quesitos necessários para se habilitar no certame, o que torna estranho e incomum o fato da mesma ter obtido exclusivade junto a prefeitura de Ulianópolis.

Consta também nas denúncias, que o nacional de pré- nome BECKMAM, servidor da prefeitura e que seria componente da comissão de licitação, seria um dos inscritos no certame, tendo feito a prova. Em igual situação estaria a procuradora do município de Ulianópolis, SARA GOMES, que mesmo tendo participado do processo licitatório, com DISPENSA DE LICITAÇÃO, que resultou na contratação da empresa FADESP, também fez a prova, sendo que estes fatos, por sí só, já ferem o princípio da moralidade e comprometem, de forma indubitável, a lisura do certame.

Conforme relato recebido por mim, antes da realização do concurso, em uma reunião realizada em um Centro Comunitário de Ulianópolis, em cujo evento se fizeram presentes vários servidores, entre professores e diretores de escolas do município, fato que pode ser facilmente comprovado através de oitiva de participantes da reunião, o nacional BECKMAN, integrante da comissão de licitação da prefeitura, foi apresentado a todos como membro da comissão organizadora do concurso, por um representante da empresa FADESP.

Em outro giro, a procuradora do município, que participou do processo licitatório para contratação da empresa, foi uma das inscritas no certame, tendo feito a prova realizada no dia 10 de janeiro do corrente, sendo que várias pessoas conversaram com a mesma dentro da sala.

Por todos os fatos aqui narrados, este jornalista pede a esta promotoria a URGENTE apuração das denúncias para que, caso comprovados os graves ilícitos, sejam tomadas as providências e os responsáveis punidos.

Sem mais para o momento

Evandro Corrêa- Jornalista

Belém , 22 de janeiro de 2016

COMENTÁRIOS PUBLICADOS

"PaRece que quando o Evandro posta uma notícia no blog a cidade volta a sorrir, se ouve as revoltas. Parece que surge uma esperança. É um grito!!!! EVANDRO, não falte mais. Vc faz o que todos nós deveríamos fazer. Espero que eles, o povo, não faça de novo o que fizeram em 20 Anos de ULIANOPOLIS. Dessa vez o governo será do povo e chega de minorias".

Anônimo23 de janeiro de 2016 15:23

"Dra. Cristina dua vez está chegando. Quem diria a sra desviar dinheiro público"....

Anônimo20 de janeiro de 2016 19:23

"Com certeza na lista de aprovodos vai ta a marta, givaldo, beckman ja que boa parte da familia da esposa tbm ja e concursada. Galera fraude nesses concursos nao e de hoje"...

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 09:41

"Sobre a nora da prefeita . ja falam que ela não teve a media. acho que foi ela mesma que falou. mais com certeza vai continuar trabalhando lá. então se tem essa lista como ela pode ja ta se entregando? sobre essa lista ouvi falar que tinha, e veio la de dentro essa informação.ai ta tão complicado esse assunto.

sobre a prova o povão de ensino fundamental não tiveram chance nenhuma de passar. passou muita gente, conseguiram os 50% da prova, mais gente do ensino médio que se escreveram, pra tentar um serviço fixo, mesmo sendo uma área pra pessoas com o estudo inferior. Essa prova foi pra tirar o povão"humildes". Outras provas dessa empresa no nivel fundamental não chegaram nem perto dessa de ulianópolis. foi um massacre do povo de ensino fundamental"..

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 11:27

"A LISTA DE APROVADOS JÁ ESTÁ NA PREFEITURA, LÁ FOI UM CORRE CORRE ESSES DIAS LÁ, QUEM ME FALOU FOI UM COLEGA QUE TRABALHA LÁ, E OLHE QUE ELE JÁ É CONCURSADO ANTIGO. OLHA AINDA, ROLOU GABARITO DO ENSINO MÉDIO POR 1500 REAIS, O PESSOAL AQUI DE UMA ACADEMIA ALGUNS CONSEGUIRÃO".

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 11:30

"não moro mais em ulianópolis, mas soube que andavam vendendo gabarito lá no centro da cidade em uma academia que não sei o nome, A MALOTINHA DA GANG JA ESTÃO ALEGRES, POIS VÃO SER APROVADOS. PESSOAL DE ULIANÓPOLIS ACORDEM".

ResponderExcluir

Anônimo23 de janeiro de 2016 22:25

"Duas cobras mesmo que vão engolir a Josiane e a Neusa fazendo política contra. Querem a Neusa fora querem que a sueli ganhe para elas mandarem e desmandarem em tudo na saúde. Coitada da saúde daqui si isso acontecer mesmo. Dizem que a tal da Sandra foi excurraçada da assistência que a Dra. Angela diz que não sabe como ela está só criando na saúde porque ela é incompetente e a neusiane só quer saber dos machos daqui".

Adelina23 de janeiro de 2016 11:09

"GENTE É CERTEZA QUE O RAPAZ DA FADESP TAVA VENDENDO O GABARITO EM UMA ACADEMIA AQUI DA CIDADE, NÃO VENDEU MAIS PORQUE ELE FICOU COM MEDO PORQUE SE ESPALHOU MUITO RÁPIDO E TINHA MUITAS PESSOAS AO REDOR DELE COMPRANDO, MINHA VIZINHA CORREU PRA LÁ E ELE FALOU QUE NÃO TINHA MAIS COMO NÃO E TAL... MUITOS COMPRARAM, QUER SABER SE ESSA HISTÓRIA É VERIDICA OU NÃO? POIS INVESTIGUE SE OCORREU ESSE FATO OU NÃO, FOI EM UMA ACADEMIA, POIS TODOS SABEM QUE NA CIDADE TEM POUCAS, VERGONHA ESSA FADESP E ESSA PREFEITURA DE ULIANÓPOLIS, POIS A NORA DA PREFEITA JÁ ANDAVA DIZENDO PELA RUA QUE ESTUDAR PRA QUÊ, POIS ELA JA ESTAVA APROVADA".

sábado, 23 de janeiro de 2016

Investigadores da Lava Jato acreditam em "armação" contra Delcídio do Amaral

Investigadores da Lava Jato acreditam em "armação" contra Delcídio do Amaral

Investigadores da operação Lava Jato, que apura esquema de propina na Petrobras, estão concordando, em caráter reservado, com a defesa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso no dia 25 de novembro por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com informações da coluna Painel, da "Folha de S.Paulo" deste sábado (23).
Os agentes veem indícios de que a gravação produzida por Bernardo Cerveró para prender o senador foi "coordenada" por fora, e que não foi uma decisão espontânea do filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Senador está preso desde o dia 25 de novembro; sua defesa pedirá nulidade da gravação
Senador está preso desde o dia 25 de novembro; sua defesa pedirá nulidade da gravação
Eles mencionam os métodos de gravação e a maneira como o filho de Cerveró conduziu a conversa como sinais claros de que Bernardo não agiu sozinho. A coluna lembra, ainda, que Nestor Cerveró fechou seu acordo de delação premiada depois de sua defesa apresentar a gravação, utilizada como prova para levar o senador à prisão.
Os advogados informaram que Delcídio ainda não decidiu se optará por acordo de delação premiada ou se a defesa se baseará apenas em argumentos técnicos para pedir a anulação da gravação que mantém o parlamentar preso.

Nevasca deixa ao menos dez mortos nos Estados Unidos.

Nevasca deixa ao menos dez mortos nos Estados Unidos.


Pelo menos dez pessoas morreram após uma forte nevasca, batizada como Jonas, atingir a Costa Leste dos Estados Unidos. Calcula-se que cerca de 50 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo mau tempo. O número pode aumentar nas próximas horas.
O mau tempo afeta ao menos 22 estado do país, sendo que seis deles declararam estado de emergência. As autoridades pedem que as pessoas não deixem suas casas. Especialistas preveem mais de 60 centímetros de neve em alguns locais neste sábado.
Na Carolina do Norte, seis pessoas morreram em um acidente registrado em uma estrada coberta por uma camada de gelo, o que deixa a pista extremamente escorregadia. A prefeita da cidade de Washington, uma das mais afetadas, Muriel Bowser, disse que "esta é uma grande tempestade, com implicações de vida ou morte".
Em Kentucky, milhares de veículos ficaram presos em uma estrada interestadual e forças de resgate estão levando água, combustível e comida para as pessoas que não conseguem deixar os veículos. Após o episódio, o tráfego foi bloqueado.
Quase 7 mil voos tiveram que ser cancelados nas principais cidades norte-americanas.
Fortes ventos e nevascas são previstos para as próximas horas. A situação deve começar a melhorar apenas no domingo (24).
Fonte: Agência Ansa Brasil
Escola de La Loche
Canadá
Quatro mortos em tiroteio em escola e suspeito detido
Quatro pessoas morreram - e não cinco, como chegou a ser avançado pelo primeiro-ministro Justin Trudeau - e duas ficaram gravemente feridas num tiroteio esta sexta-feira numa escola na cidade de La Loche, na província de Saskatchewan, no Canadá.

Maureen Levy, superintendente da Polícia, afirmou que o suspeito dos disparos foi detido pela polícia, mas não foi revelada a sua identidade.

Cerca de 900 alunos estudam nesta escola, que tem do jardim de infância até ao 12º ano. Os tiros terão sido disparados na zona dos estudantes a partir do 7º ano.

La Loche tem uma Com uma população de 3 mil habitantes, predominantemente indígena.

«Obviamente, este é o pior pesadelo de qualquer pai», resumiu Trudeau, que está em Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Económico Mundial.

DONO DA CBB ESTAVA COM PRISÃO DECRETADA DESDE NOVEMBRO DE 2014

DONO DA CBB ESTAVA COM PRISÃO DECRETADA DESDE NOVEMBRO DE 2014



Os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial do Ministério Público do Estado do Pará, para a tutela coletiva das demandas desencadeadas pelos impactos sociais e ambientais causados pela contaminação existente na área da Companhia Brasileira de Bauxita do Município de Ulianópolis falaram hoje à imprensa sobre a prisão do empresário Pedro Antônio Pereira da Silva ocorrida em São Paulo em entrevista coletiva.

O grupo do MPPA é composto pelo procurador de Justiça Nelson Pereira Medrado e promotores de Justiça Nilton Gurjão das Chagas, José Godofredo Pires dos Santos, Louise Rejane de Araújo Silva, Sabrina Daibes Sanches, Márcio Silva Maués de Faria, Brenda Corrêa Lima Ayan, Maria Cláudia Vitorino Gadelha e Artur Diniz Ferreira de Melo.

 
 
“Foi um caso exemplar.  Não houve impunidade e ainda não se tinha notícia de prisão por crime ambiental no Pará. É um esforço conjunto dos promotores de Justiça do Ministério Público que compõem esse grupo, do Gaeco e de outros órgãos acionados que ajudaram a localizar e prender o foragido. O Pará não é um estado sem lei. Temos autoridades aqui no Estado. O Ministério Público está mostrando trabalho e resultado”, destacaram os promotores de Justiça do Grupo Especial do caso Ulianópolis.

 

 

“Desde 2002 o Pedro Antônio estava sumido. Não prestou esclarecimentos em nenhuma fase do processo. Agora o grande responsável está disponível para a Justiça. Já há outras 17 denúncias contra 18 empresas, requerendo a responsabilização destas pelos danos causados ao meio ambiente e à população.  Algumas empresas concordaram em assinar um termo de ajuste de conduta, mas essas 18 não quiseram e por isso vão responder judicialmente pelo que fizeram”, frisaram os promotores de Justiça.

 

No dia 20 de janeiro de 2016, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO - do Ministério Público do Estado de São Paulo- Núcleo Campinas, atendendo a pedido de colaboração do GAECO do Ministério Público do Estado do Pará, comunicou a este órgão, que conseguiu efetuar a prisão de Pedro Antônio Pereira da Silva, dono da empresa Companhia Brasileira de Bauxita-CBB/USPAM, procurado pela Justiça do Estado do Pará, por condenação obtida na Ação Criminal- nº 0000075-37.2004.8.14.0130, exarada pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Ulianópolis, como incurso em crime ambiental e estelionato, a pedido do Ministério Público Estadual.

 

Pedro Antônio Pereira da Silva já tinha contra si ordem de prisão preventiva decretada desde o dia 10 de novembro de 2014, permanecendo em local desconhecido até o dia 16 de janeiro de 2016, quando o GAECO de São Paulo – Núcleo Campinas, após diversas diligências investigatórias, conseguiu localizá-lo em um Condomínio no Município de Vinhedo e posteriormente, a Polícia Militar de São Paulo efetuou a sua prisão.

Entenda o caso

O crime ambiental praticado por Pedro Antônio Pereira da Silva foi um dos mais danosos já praticados contra a natureza do Estado do Pará, com repercussões gravíssimas para a flora, a fauna, os recursos hídricos e à saúde da população do Município de Ulianópolis.

Conforme restou comprovado nos autos do processo criminal em referência, Pedro Antônio Pereira da Silva foi responsável pela disposição inadequada de mais 30.000 (trinta mil) toneladas de rejeitos industriais, em terras paraenses, recebidos, entre os anos de 1999 a 2002, de várias empresas multinacionais, substâncias em sua maioria de alta periculosidade, com elevado risco à saúde e à vida de quem manusear, mantiver contato prolongado ou ingerir tais substâncias, conforme já atestado pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

 

Essa conduta rendeu ao proprietário da CBB/USPAM a condenação nas sanções punitivas do art. 54, na modalidade qualificada, da Lei 9.605/98 (que tipifica causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora), mais o artigo 171, do Código Penal Brasileiro, por crime de estelionato, totalizando sete anos e quatro meses de prisão e multa.

 

“Ressalta-se que na tramitação do processo criminal, ficaram evidenciados o desrespeito e o desinteresse de Pedro Antônio Pereira da Silva pela sociedade e pela justiça paraense, dentre outros fatos, pela sua inércia processual, o que ensejou a decretação de sua revelia, bem como, posteriormente, pela utilização de várias artimanhas para atrasar a marcha do processo, objetivando a prescrição (que ensejaria sua impunidade)”, frisaram os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial do Ministério Público do Estado do Pará para a tutela coletiva das demandas desencadeadas pelos impactos sociais e ambientais causados pela contaminação existente na área da Companhia Brasileira de Bauxita do Município de Ulianópolis.

 

Após a publicação da sentença condenatória, mesmo possuindo advogado habilitado no processo, Pedro Antônio Pereira da Silva continuou se escondendo para evitar a aplicação da lei penal, utilizando diversos subterfúgios, como não declarar imposto de renda, o que ensejou a suspensão do seu CPF.

Paralelamente às medidas investigativas para a prisão da peça chave do grave crime ambiental de Ulianópolis, o MPE, através do Grupo de Atuação Especial, no dia 17 de dezembro último, ajuizou a primeira leva de denúncias contra 17 empresas (clicar aqui para ver a lista) que encaminharam seus rejeitos para CBB, por entender que houve co-autoria com o crime ambiental praticado por Pedro Antônio Pereira da Silva.  

Ademais, o grupo especial criado no âmbito do Ministério Público para o caso continua atuando no Inquérito Civil visando a reparação dos danos causados ao meio ambiente e à população de Ulianópolis, figurando como responsáveis, além de Pedro Pereira da Silva e da empresa CBB, dezenas de empresas que enviaram resíduos e rejeitos químicos consideradas corresponsáveis pelo fato.

 

“Com esses fatos, o MPE presta contas de seu trabalho à sociedade de Ulianópolis, bem como ressalta que continuará a adotar medidas extrajudiciais e judiciais para a resolução do caso do Lixo Tóxico de Ulianópolis”, ressaltam os promotores de justiça que atuaram no caso.

O MPPA já requereu ao juízo o recambiamento do preso ao Estado do Pará.

Fornecido Por Cotação do Euro