domingo, 29 de novembro de 2015

Cientistas relacionam microcefalia em bebés com vírus Zika

Cientistas relacionam microcefalia em bebés com vírus Zika

Autoridades de saúde estabeleceram a ligação após identificarem a presença do vírus num bebé morto que tinha nascido com microcefalia e outras doenças genéticas

há 2 horas Redação / EC
Bebé
O Ministério da Saúde do Brasil confirmou no sábado a descoberta de uma ligação entre os casos microcefalia em bebés, um défice no crescimento cerebral, e o vírus Zika, transmitido pelos mosquitos que espalham o dengue.

O surto de microcefalia no nordeste brasileiro “é uma situação única na investigação científica global”, disse o ministério, em comunicado.

As autoridades de saúde estabeleceram a ligação após identificarem a presença do vírus num bebé morto que tinha nascido com microcefalia e outras doenças genéticas.
Ao menos 18 mortos em bombardeios no noroeste da Síria

Por: AFP - Agence France-Presse
Publicado em: 29/11/2015 09:47 Atualizado em:
Pelo menos 18 civis morreram neste domingo e mais de 40 ficaram feridos em bombardeios, "provavelmente russos", na cidade de Ariha, noroeste da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Bombardeios "provavelmente russos" tiveram como alvo Ariha, na província de Idleb, controlada pelo "Exército da Conquista", uma coalizão de grupos rebeldes, afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Esta coalizão que inclui sobretudo o braço sírio da Al-Qaeda, a Frente Al-Nusra, combate as forças pró-regime que tentam ganhar espaço na província.

Muitos feridos estão em "condição crítica". Os bombardeios provocaram graves danos em zonas residenciais, segundo Abdel Rahman.

O 'Exército da Conquista' assumiu o controle de Ariha em maio, após combates violentos contra as forças do regime de Bashar al-Assad.

A Rússia, aliada de Asad, iniciou em 30 de setembro uma campanha aérea na Síria, oficialmente contra o Estado Islâmico e outros grupos "terroristas", mas os grupos rebeldes opositores acusam Moscou de concentrar os ataques contra as organizações contrárias ao regime de Damasco.

Turquia recupera corpo de piloto russo morto após derrubada de jato

Turquia recupera corpo de piloto russo morto após derrubada de jato

Incidente aconteceu na última semana na fronteira com a Síria.
Ancara disse que entregar corpo à Rússia assim que ela solicitar.

Do G1, em São Paulo

Jato russo cai em chamas em uma área montanhosa no norte da Síria após ser abatido por caças turcos. O presidente russo Vladimir Putin disse que derrubada foi uma 'facada nas costas' e terão consequências sérias (Foto: Fatih Aktas/Anadolu/AFP)Jato russo cai em chamas em uma área montanhosa no norte da Síria após ser abatido por caças turcos. O presidente russo Vladimir Putin disse que derrubada foi uma 'facada nas costas' e terão consequências sérias (Foto: Fatih Aktas/Anadolu/AFP)
O corpo do piloto russo que morreu após a derrubada de um jato do país pelo exército da Turquia foi recuperado pelas forças de segurança turcas neste sábado (28), e será entregue à Rússia quando ela solicitar, informou neste domingo (29) o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu.
O corpo está sendo tratado de acordo com a tradição ortodoxa, acrescentou Davutoglu em entrevista coletiva em Ancara antes de partir a Bruxelas para uma reunião com líderes da União Europeia sobre a crise dos refugiados.
"Ontem à noite, por volta de 1h45, nos foi entregue o corpo na fronteira (com a Síria)", declarou o primeiro-ministro. "Com a contribuição de religiosos ortodoxos em Hatay (oeste da Turquia) foram realizadas as formalidades funerárias de acordo com sua tradição religiosa", indicou.
Davutoglu disse que com diferentes coalizões operando na Síria com objetivos diversos, incidentes similates ao ocorrido com o avião de guerra russo podem acontecer - a não ser que os países passem a compartilhar informações e a coordenar suas ações.
O outro piloto russo que viajava no avião de guerra foi resgatado com vida pelas forças especiais russas e sírias em território sírio após saltar do avião usando paraquedas.
Moscou nega que seu caça derrubado tenha violado o espaço aéreo turco, enquanto Ancara sustenta que essa aeronave, junto com uma segunda, foram advertidas em várias ocasiões e sobrevoaram a Turquia durante 17 segundos.
Sanções e crise
Neste sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que prevê uma série de sanções econômicas contra a Turquia. A ação é reflexo da derrubada do jato russo.
As medidas incluem, entre outras coisas, a suspensão dos voos fretados entre Rússia e Turquia, a proibição de empregar turcos em empresas russas e o restabelecimento de vistos entre os dois países a partir de 1º de janeiro de 2016, revela o texto publicado pelo Kremlin.
Ao mesmo tempo, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou tristeza diante do incidente e desejou que o caso, responsável pelo estremecimento da relação entre os dois países, nunca tivesse acontecido.
"Estamos verdadeiramente tristes por este incidente", afirmou o presidente na cidade de Balikesir, em discurso perante seus simpatizantes no oeste da Turquia. "Desejamos que não tivesse acontecido, mas aconteceu. Espero que nunca volte a acontecer algo como isto", acrescentou.
Apesar do novo posicionamento, Erdogan voltou a defender a atuação do exército turco. Reiterou também suas críticas à atuação da Rússia na Síria.

Túmulo de rainha Nefertiti pode ser descoberto junto ao de Tutankamon

Túmulo de Tutankamon
Egito

Cientistas consideram que há 90 por cento de hipóteses de que a câmara secreta que há por trás do túmulo de Tutankamon, no Vale dos Reis, no Egito, contenha o túmulo da rainha Nefertiti.

Imagens recolhidas por radar sugerem um espaço vazio atrás da tumba do faraó, pistas que vão agora ser analisadas no Japão no próximo mês.

Os testes foram realizados depois de o arqueólogo britânico Nicholas Reeves ter sugerido que a tumba da rainha, considera a madrasta de Tutankamon, poderia estar nessa câmara adjacente. Até hoje os egiptólogos não localizaram a múmia Nefertiti, uma rainha de beleza lendária eternizada pela descoberta do seu busto em Amarna, em 1912.

Tutankamon morreu em 1323 antes de Cristo e o seu túmulo completo foi descoberto em 1922, incluindo a famosa máscara de enterro dourada.

O ministro egípcio das Antiguidades, Mahmud al-Damaty, referiu que os resultados são ainda preliminares, mas reconheceu que o país aguarda «a descoberta do século XXI», depois de o túmulo de Tutankamon ter sido «a maior descoberta cultural no Egito na história da humanidade».

sábado, 28 de novembro de 2015

Governo confirma relação entre zika vírus e epidemia de microcefalia

Governo confirma relação entre zika vírus e epidemia de microcefalia

  • Há 11 minutos
Image copyright Thinkstock
Para o governo brasileiro, não há mais dúvidas: o zika vírus é o causador da epidemia de microcefalia que atinge o país.
As suspeitas foram confirmadas no fim da tarde deste sábado pelo Ministério da Saúde, que informou ter comprovado a relação a partir do caso de uma criança nascida na região Nordeste, que é a mais afetada.
No Brasil todo, já são mais de 700 casos notificados em 160 municípios de nove Estados.
Em nota, o ministério afirmou que “o Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika.”
Leia também: 'Já vi muitas epidemias, mas nada assim', diz médica sobre microcefalia
A partir dos exames dessa bebê, que acabou não resistindo e morreu, o governo confirmou a relação entre o vírus e a microcefalia.
“Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial”, afirmou o governo.
Isso porque a correlação entre o zika e a microcefalia não havia sido confirmada anteriormente. Na Polinésia Francesa, autoridades estão pesquisando a ligação, já que também houve casos de má-formação cerebral em fetos e recém-nascidos após a epidemia de zika que atingiu o território entre 2013 e 2014.
Leia também: Polinésia Francesa também investiga má-formação de fetos após epidemia de zika

Aedes

Como o zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela dengue, o governo declarou que pretende reforçar, “o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti”.
A nota do Ministério da Saúde informa também que ainda há muitas questões a serem esclarecidas sobre a transmissão do agente, sua atuação, infecção do feto, mas que análises iniciais mostrar que o period de maior vulnerabilidade para a gestante (e seu bebê) são os três primeiros meses de gravidez.

Mortes

Além da bebê, o Ministério da Saúde confirmou outras duas mortes relacionadas ao vírus Zika. As análises indicam que esse agente pode ter contribuído para agravamento dos casos e óbitos.
O primeiro caso é o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, morador de São Luís, do Maranhão. Com suspeita de dengue, foi realizada coleta de amostra de sangue e fragmentos de vísceras (cérebro, fígado, baço, rim, pulmão e coração) e enviadas ao IEC. O exame laboratorial apresentou resultado negativo para dengue. Com a técnica RT-PCR, foi detectado o genoma do vírus Zika no sangue e vísceras.
Confirmado na sexta-feira (27), o segundo caso é de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará, que veio a óbito no final de outubro. Com suspeita inicial de dengue, notificada em 6 de outubro, ela apresentou dor de cabeça, náuseas e petéquias (pontos vermelhos na pele e mucosas). A coleta de sangue foi realizada sete dias após o início dos sintomas, em 29 de setembro. O teste foi positivo para Zika, confirmado e repetido.
Todos os achados estão sendo divulgados conforme são conhecidos. O objetivo é dar transparência sobre a situação atual, assim como emitir orientações para população e para a rede pública. Esse é um achado importante e merece atenção. O Ministério da Saúde está se aprofundando na análise dos casos, além de acompanhar outras análises que vem sendo conduzidas pelos seus órgãos de pesquisa e análise laboratorial. O protocolo inicial para o atendimento de possível agravamento da Zika será o mesmo utilizado para situações mais graves de dengue.

É preciso que a própria natureza resolva casos de negligência desses corruptos: Tido como morto, Rio Doce "ressuscitará" em 5 meses, diz pesquisador

Tido como morto, Rio Doce "ressuscitará" em 5 meses, diz pesquisador

Por BBC

No percurso do rio, as próprias chuvas devem limpar estragos e os peixes devem voltar em cinco meses; no mar, a diluição dos sedimentos deve ocorrer de forma até janeiro de 2016

BBC
Embora esteja considerado atualmente "morto", o rio Doce, que recebeu mais de 25 mil piscinas olímpicas de lama proveniente do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), "vai ressuscitar" em até cinco meses, no final da época de chuvas, em abril do próximo ano.
Populares recolhem peixes mortos no Rio Doce em Baixo Guandu (ES)
Jovander da Silva/Futura Press - 21.11.15
Populares recolhem peixes mortos no Rio Doce em Baixo Guandu (ES)
A afirmação é de Paulo Rosman, professor de Engenharia Costeira da COPPE/UFRJ e autor de um estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente para avaliar os impactos e a extensão da chegada da lama ao mar, ocorrida no último domingo e que afeta a costa do Espírito Santo.
Embora especialistas tenham divulgado previsões de danos catastróficos, que incluiriam danos à reserva marinha de Abrolhos, no sul da Bahia, e um espalhamento da lama por até 10 mil m², Rosman afirma que os efeitos no mar serão "desprezíveis", que o material se espalhará por no máximo 9 km e que em poucos dias a coloração barrenta deve se dissipar.
Onda de lama, procedente do rompimento de barragens em Mariana (MG), invade o Rio Doce
Fred Loureiro/Secom-ES
Onda de lama, procedente do rompimento de barragens em Mariana (MG), invade o Rio Doce
Para ele, há três diferentes cenários de gravidade do desastre e de velocidade de recuperação. No alto, onde a barragem se rompeu, próximo ao distrito de Bento Rodrigues, deve durar mais de um ano e dependerá de operações de limpeza dos escombros e de um programa de reflorestamento. Para ele, a sociedade e os governos mineiro e federal precisam cobrar de Vale e BHP Hillington, donas da Samarco, o processo de reflorestamento e reconstrução ambiental, de custo "insignificante" para as empresas.
Leia também:
Lama, lágrimas e morte: a jornada de fotógrafo no rio Doce
'Nem deu tempo de chorar': a difícil missão de salvar filhotes de tartaruga de 'mar de lama'ONU critica Brasil, Vale e BHP por resposta ‘inaceitável’ a desastre de Mariana
Ele diz que, na maior parte do percurso do rio Doce, as próprias chuvas devem limpar os estragos e os peixes devem voltar ao rio no período de cinco meses, e, no mar, a diluição dos sedimentos deve ocorrer de forma mais rápida - até janeiro do próximo ano.
Cenário depois da lama chegar no Rio Doce, no centro de Linhares, no Espírito Santo
Secom/PML
Cenário depois da lama chegar no Rio Doce, no centro de Linhares, no Espírito Santo
Ao mesmo tempo, o especialista considera "inaceitável" que o governo permita que as pessoas voltem a morar nas regiões afetadas e que seria "criminoso" não retirar os outros povoados que se encontram nas linhas de avalanche de outras barragens.
Leia os principais trechos da entrevista:
BBC Brasil - Nos últimos dias, especialistas, ativistas, moradores, pescadores e indígenas têm repetido que o rio Doce "está morto". O senhor diz que ele "vai ressuscitar". Como isto deve acontecer?Paulo Rosman - Eu vou repetir um chavão muito conhecido: o tempo é o senhor da razão. Há a visão quantitativa e fria do pesquisador, do cientista, e a visão emocional e por vezes desesperada do morador, do pescador e do índio. Os dois estão expressando as suas razões. Nenhum dos dois está certo ou errado.
No caso da ciência as coisas são mais factuais, quantitativas, mais numéricas. No caso do indígena, ele constata e sofre com a "morte" do rio. A diferença é que o rio está morto neste momento, é verdade, mas ressuscitará muito rapidamente, e eles vão poder comprovar isso.
Há muitos exemplos de acidentes muito mais graves e mais sérios do que este da barragem de Mariana. Veja a erupção vulcânica do monte Santa Helena, nos Estados Unidos (em 1980). Foi tudo devastado e destruído, numa área imensamente maior. Você vai lá hoje e vê que os animais voltaram e a mata voltou.
Para fazer a conta, você tem que pegar o peso da lama e dividir pela massa específica dessa lama. Se neste momento eu tenho 4 kg/m³ de água e for dividir pela massa da lama, dá mais ou menos 1,3 mm. Então isso significa que se esses sedimentos todos se depositassem no fundo do rio formariam um tapete de 1 mm de espessura, o que nem vai acontecer, porque a correnteza vai levar.
As fortes chuvas entre novembro e abril "lavarão" o rio Doce, num processo natural.
Digo isso baseado em quantidades de sedimentos, em conhecimentos de processos sedimentológicos, na dinâmica de transporte desses sedimentos pelas correntes dos rios, dos estuários, das zonas costeiras. Então essas coisas são relativamente rápidas, a natureza se adapta, se reconstrói, se modifica.
BBC Brasil - Como o senhor avalia a mortandade e o retorno de peixes ao rio, posteriormente? E como responde a especialistas que avaliam que a recuperação da área e do rio pode levar mais de dez anos?Rosman - A onda de lama matou os peixes, mas o volume, pelo que eu vi publicado nos jornais, representa uma quantidade muito baixa. A não ser que tenha havido algum erro de cálculo, foi divulgado que morreram 8 mil kg de peixes no rio Doce. Veja, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro: quando há uma baixa mortandade, estamos falando em 70 mil peixes, mas este número pode chegar a 200 mil, e depois sempre há o retorno. A gente sabe que não demora muito para que a Lagoa encha de peixe de novo.
Quanto aos comentários de especialistas citados, eu diria apenas que eu espero que eles estejam enganados. Não vou entrar em discussão. Mas basta olhar coisas que já aconteceram. Por exemplo, a quantidade de sedimentos que desceu dentro do rio Itajaí-Açu (SC), no final de 2008, quando caíram inúmeras encostas no vale do Itajaí, na região de Itajaí e Blumenau. Houve um desmoronamento do cais do porto, um mega-assoreamento do canal do porto de Itajaí, sem contar diversas mortes na tragédia. Foi um evento natural, e em quantitativos ele é extremamente maior do que esse do rio Doce.
E o porto de Itajaí está lá, o rio Itajaí-Açú está lá, Blumenau está lá. O rio voltou ao normal. Sinceramente eu acho que essas pessoas estão sendo movidas pelo impacto humano da tragédia, pela emoção. As mortes e os prejuízos são dores e perdas eternas. Mas temos que separar. Para voltar para o plano racional, só deixando o tempo passar.
BBC Brasil - É possível mensurar a quantidade de sedimentos que chegou ao mar do Espírito Santo e o impacto ambiental disso? Dias atrás cientistas cogitaram impactos catastróficos nos ecossistemas marinhos da região.Rosman - Sim. De acordo com os últimos números, a concentração a 10 km de distância da foz do rio Doce, onde a lama teve contato com o mar, está entre 50 e 20 mg/l de sedimentos em suspensão. Isto é muito insignificante para ser considerado um risco ambiental. É absolutamente desprezível.
Para se ter uma ideia, a água transparente do mar, costeira, tem tipicamente 5 mg/l de sedimentos em suspensão. A água dentro de uma baía tem tipicamente entre 50 mg/l a 100 mg/l de sedimentos em suspensão. A água de um rio com cor barrenta tem em torno de 500 mg/l de sedimentos de suspensão, são todos dados naturais.
Rios muito barrentos, como o Amazonas, têm entre 1.500 e 2.000 mg/l de sedimentos em suspensão na época de cheia.
Então se a 10 km da foz do rio Doce você vai ter concentrações de no máximo 50 mg/l no mar, embora você veja a coloração diferente por mais algumas semanas, é óbvio que não estamos falando de danos ambientais. Diferentemente de um vazamento de petróleo, que você usa bactérias para decompor e limpar - e leva tempo e gera mortalidade de vida marinha muito maior -, no caso atual você não tem como "limpar" a lama no mar. Ela se dilui naturalmente, sozinha.
Mesmo que você tenha um padrão de ventos que gere correntes fora do usual, a distância é tão grande e a diluição é de tal ordem que não causaria efeitos danosos em Abrolhos.
BBC Brasil - E quanto à composição destes sedimentos que compõem a lama? É possível que seja descoberto que têm uma toxicidade muito maior do que se imagina e que possa causar danos futuros?Rosman - Risco sempre há, mas não tenho razões para acreditar nisso. Já ouvi pessoas que não são da área darem prognósticos devastadores quanto à toxicidade desse material. E já ouvi pessoas que são especializadas, da área de geologia, e que conhecem muito bem isso, dizerem o oposto, que se trata de um material de baixa toxicidade.
Então não tem grandes impactos persistentes no longo prazo. As pessoas podem tirar da cabeça essa ideia de que se trata de algo radioativo, de um veneno ambiental que vai matar tudo e nunca vai sair do chão. Não é nada disso.
Para você ter uma ideia, a doutora Marilene Ramos, que é a presidente do Ibama, tem doutorado em mecânicas do solo. Ela fala inclusive com um conhecimento específico de solo muito maior do que o meu. Ela me disse que esse material não é de alta toxicidade e que é basicamente areia fina, argila e óxido de ferro. Claro que tem traços de outras substâncias, mas em concentrações muito baixas, que não oferecem risco.
BBC Brasil - Na sua opinião o que deveria ser feito no distrito de Bento Rodrigues (MG), o vilarejo mais devastado pela avalanche de lama? Como limpar ou recuperar o local? E quanto isto pode custar?Rosman - Primeiramente o governo de Minas Gerais precisará avaliar o que retirar de escombros, de estruturas danificadas, e ver se deixa algo como marco simbólico da tragédia. É um absurdo permitir o retorno das pessoas para aquele local.
Se eu fosse o governo de Minas Gerais obrigaria a Samarco a fazer um parque memorial ali. Fazer um projeto bonito, fazer um paisagismo, uma correção de solo, um jardim, e ficaria como memória, com homenagem às pessoas que sofreram essa desgraça toda. Ninguém vai poder voltar a morar ali.
BBC Brasil - O senhor orientaria o governo mineiro a retirar os outros povoados que estão na linha de avalanche de outras barragens de rejeito de mineração?Rosman - Com certeza. Muitas vezes os povoados se formam próximo às barragens porque atraem empregos e comércio. Mas o poder público não poderia permitir a instalação de povoados em áreas de passagem de eventos como esse que ocorreu. Hoje não faltam ferramentas computacionais que nos permitem simular um rompimento de uma barragem e mostrar qual é a trilha de percurso da avalanche. Atualmente é inaceitável e injustificável ter povoados em rotas de avalanche de barragens, ninguém poderia morar nestes locais.
BBC Brasil - O senhor considera que isto foi uma irresponsabilidade dos atores envolvidos?Rosman - Olha, irresponsabilidade é quando você tem consciência do fato e não faz nada. Tudo é óbvio depois que você já sabe o que aconteceu. Ou seja, a partir de agora, deste exemplo dramático e catastrófico, se o governo não tomar medidas para realocar pessoas em áreas de alto risco, em outros locais onde se sabe que poderia ocorrer algo semelhante a Mariana ou até pior, eu diria que estaríamos falando de uma atitude mais do que irresponsável, mas sim criminosa.
Há duas opções. Você pode remover o povoado para outro local, ou se o povoado for grande demais, você embarga o negócio lá em cima. Para de usar a barragem, estabiliza, deixa secar, e pronto. Transfere a atividade para outro lugar. Tem que ver o que é mais viável.
Presidente da Ordem de Advogados de Diyarbakir, Tahir Elçi
Turquia
Advogado curdo assassinado no sudeste do país

O presidente da Ordem de Advogados de Diyarbakir, Tahir Elçi, morreu este sábado durante um tiroteio no momento em que concedia uma entrevista à imprensa numa cidade curda do sudeste da Turquia.

Tahir Elçi foi atingido na cabeça durante um tiroteio que teve o envolvimento da polícia, segundo testemunhas. Também ficaram feridos três polícias e vários jornalistas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

veja também

Andrade Gutierrez fecha acordo e deve pagar multa de R$ 1 bilhão

Andrade Gutierrez fecha acordo e deve pagar multa de R$ 1 bilhão

Acordo de leniência foi fechado com a Procuradoria-Geral da República.
Empreiteira foi alvo da 14ª fase da Lava Jato, deflagrada em junho.

Do G1 PR, com informações da RPC
A Andrade Gutierrez fechou, nesta semana, um acordo de leniência com a Procuradoria-Geral da República (PGR). A empreiteira terá que pagar uma multa civil de R$ 1 billhão para ressarcir o prejuízo da Petrobras. A informação foi publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo" nesta sexta-feira (27) e confirmada pela RPC. O acordo ainda não foi homologado pela Justiça Federal.
Outras empresas investigadas na Operação Lava Jato tentam ou já fecharam acordo de leniência. A construtora Camargo Corrêa, por exemplo, firmou acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para a devolução de R$ 700 milhões.
Além disso, em um termo de compromisso com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que é órgão do governo responsável por proteger a livre concorrência no mercado, a Camargo Côrrea concordou em pagar R$ 104 milhões de ressarcimento. A Setal também fechou um acordo de leniência, ainda no começo deste ano, com o Cade.
14ª fase
Junto com a Odebrecht, a Andrade Gutierrez foi alvo da 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em junho deste ano. À época, foram presos vários executivos das empreiteiras, entre eles, os presidentes de ambas.
As investigações apontam que a Andrade Gutierrez e a Odebrecht agiam de forma mais sofisticada no esquema de corrupção e fraudes de licitações da Petrobras, por meio de contas no exterior.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Andrade Gutierrez afirmou que a construtora não vai comentar o assunto.
Transferências
Nesta sexta-feira (27), três executivos da Andrade Gutierrez saíram do Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles foram transferidos para a carceragem da Polícia Federal (PF), na capital paranaense. A corporação não informou o motivo da transferência.
Otávio Marques de Azevedo, Elton Negrão de Azevedo Júnior e Flavio David Barra são réus em processors originados a partir da Operação Lava Jato. Otávio Marques de Azevedo era o presidente da Andrade Gutierrez, mas foi afastado do cargo recentemente. Ele responde por organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais.
Já Elton Negrão é réu por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele e Otávio Marques de Azevedo foram presos em junho, na deflagração da 14ª etapa da Lava Jato.
Flávio Barra foi detido no mês seguinte, na 16ª fase da operação, relacionada à Eletronuclear. Ele responde pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
Na ação penal originada na 16ª etapa, Otávio Marques de Azevedo também é réu, acusado dos mesmos crimes pelos quais já responde no processo referente à 14ª fase da Lava Jato.
Eletronuclear
No dia 29 de outubro, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar para a Justiça Federal do Rio de Janeiro a ação sobre supostos desvios na Eletronuclear descobertos pela Operação Lava Jato. Com a decisão, o caso saiu das mãos do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, como também ocorreu a investigação sobre o Ministério do Planejamento.
Zavascki entendeu que o caso não está relacionado diretamente com o esquema de corrupção na Petrobras, origem das investigações da Lava Jato.

Delcídio interrompeu depoimento à PF o senador se descontrolou.

Delcídio interrompeu depoimento à PF após saber de críticas de Lula

Segundo relato a que a GloboNews teve acesso, senador se descontrolou.
Delcídio deu depoimento à polícia na tarde da quinta-feira.

Andréia SadiDa GloboNews, em Brasília
O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), se "descontrolou completamente" ao ser informado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o havia criticado na tarde desta quinta-feira (26), segundo relatos repassados à GloboNews. A declaração de Lula foi mostrada a Delcídio durante o depoimento que ele prestou à Polícia Federal (PF) em Brasília, onde o parlamentar está preso.
De acordo com os jornais "Folha de S. Paulo" e "Estado de S. Paulo", Lula havia afirmado, em almoço na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que o líder do governo fez uma "coisa de imbecil", em referências às acusações de que Delcídio estava atrapalhando os trabalhos da Operação Lava Jato.
Segundo os jornais, Lula se disse perplexo com a "grande burrada" cometida por Delcídio. O Instituto Lula negou via assessoria de imprensa que o ex-presidente tenha dado as declarações.
No relato passado à GloboNews, assim que mostraram as declarações de Lula, Delcídio se "descontrolou completamente" e o advogado do senador teve que interferir, o que suspendeu o depoimento.
De acordo com relatos, por esse motivo, Delcídio não chegou a ser questionado sobre o trecho da gravação telefônica em que sugere para o filho de Nestor Cerveró uma fuga do ex-diretor da Petrobras para a Espanha via Paraguai. A gravação serviu de base para a Procuradoria Geral da República pedir a prisão do senador.
Procurado pelo G1, o advogado de Delcídio do Amaral, Maurício Leite, disse que estava em uma reunião e que retornaria às ligações. O G1 aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Em nota, a assessoria de Delcídio disse que ele tem o propósito de provar sua inocência. Segundo a assessoria, o parlamentar "encontra-se abatido, porém, sereno e concentrado", formulando sua defesa com os advogados.
No mesmo comunicado, a assessoria do parlamentar diz que o depoimento dado nesta quinta por ele à Polícia Federal "é apenas parte dos esclarecimentos a serem prestados" e que "quaisquer considerações sobre os mesmos também ocorrerão após sua conclusão".
Depoimento de Delcídio
Antes do depoimento ser interrompido, Delcídio disse aos policiais que queria a soltura do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró por "questões humanitárias".
A GloboNews teve acesso ao depoimento dado por Delcídio à PF. O senador também falou que tinha informações de que o vice-presidente Michel Temer tinha relações próximas com o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, também preso pela Lava Jato.
Na gravação telefônica, o senador fala para o filho de Cerveró e para o advogado que o vice-presidente da República, Michel Temer, havia procurado o ministro do STF Gilmar Mendes para tratar sobre Zelada. Segundo diz Delcídio na conversa por telefone, Temer estaria "preocupado" com Zelada.
O senador explicou aos policiais que citou Temer porque, segundo "informações que se tinham à época", o vice-presidente mantinha relações próximas com Zelada. Questionado sobre o que seria essa proximidade, Delcídio disse que preferia não responder.
A assessoria de imprensa de Temer, que também é presidente do PMDB, divulgou nota nesta sexta sobre a declaração de Delcídio. O texto diz que "Jorge Zelada foi levado à presidência do PMDB por estar sendo indicado para cargo na Petrobras, ocasião em que foi apresentado a Michel Temer. O presidente do PMDB não o indicou nem trabalhou pela sua manutenção no cargo".
Na nota, a assessoria diz que repudia as declarações do senador. "Portanto, o presidente do PMDB nega qualquer relação de proximidade com Jorge Zelada e repudia veementemente as declarações do senador Delcídio do Amaral", completa o texto.
Prisão
Delcídio foi preso pela PF na última quarta-feira (25). Segundo as investigações, ele estava atrapalhando as investigações da Lava Jato.
Nas gravações telefônicas que embasaram o pedido de prisão feito pela PGR, Delcídio oferece para o filho de Cerveró, além da fuga para a Espanha, uma mesada de R$ 50 mil para o ex-diretor não citar o parlamentar em delação premiada. A gravação foi feita pelo filho de Cerveró, Bernardo Cerveró.
Para a polícia, Delcídio confirmou que é a voz dele que está na gravação. Ele alegou, no entanto, ser inocente e negou que tenha oferecido mesada de R$ 50 mil mensais para que Cerveró evitasse fazer acordo de delação premiada.

Brasil condena assassinato de opositor na Venezuela

Brasil condena assassinato de opositor na Venezuela

Nota do Itamaraty cobra de Nicolás Maduro ordem em eleições legislativas.
Luis Díaz foi assassinado a tiros durante comício na quarta (25).

Da Reuters

O governo brasileiro condenou, em nota divulgada nesta sexta-feira (27), o assassinato de Luis Manuel Díaz, opositor venezuelano dirigente do partido Ação Democrática (AD), ocorrido durante um comício na quarta.
A nota do Itamaraty também cobra que o governo de Nicolás Maduro mantenha a ordem durante o processo de eleições legislativas que acontece na Venezuela na próxima semana.
“Ao condenar com firmeza esse lamentável incidente, o governo brasileiro recorda que é da responsabilidade das autoridades venezuelanas zelar para que o processo eleitoral que culminará com as eleições no dia 6 de dezembro transcorra de forma limpa e pacífica, de modo a permitir que o povo venezuelano exerça com tranquilidade seu dever cívico e tenha plenamente respeitada sua vontade soberana.”
Díaz foi morto a tiros em um comício no Estado de Guárico, na região central da Venezuela. Ele era um dos líderes da coalizão de oposição Mesa de Unidade Democrática, e discursava ao lado de Lilian Tintori – mulher de um dos principais líderes da oposição, Leopoldo López, condenado a 14 anos de prisão.
Os tiros partiram de um carro que passou em alta velocidade.
Troca de acusações
O representante nacional da Ação Democrática, Henry Ramos, e Lilian Tintori atribuíram a culpa pelo assassinato ao Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), de Maduro, que negou veemente a acusação em um discurso nesta quinta-feira.
O governo da Venezuela criticou os Estados Unidos nesta sexta por ligar o assassinato de Díaz a iminente eleição que para a Assembleia Nacional, que os socialistas correm o risco de perder pela primeira vez em 16 anos. Disse ainda que vai processar um líder da oposição por culpar o PSUV pela morte.
A Ação Democrática é parte da coalizão opositora que, segundo pesquisas de intenção de voto, tem grande chance de conquistar a legislatura, o que seria um golpe duro no chavismo.
Maduro e outras figuras do governo disseram que investigações iniciais apontaram que a morte ocorreu por uma briga de gangues locais. Eles acusaram a oposição de explorar o caso para desacreditar o PSUV aos olhos do mundo antes do pleito de 6 de dezembro.
A missão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que está na Venezuela para acompanhar o processo eleitoral, condenou o uso de violência nas eleições e cobrou a apuração dos fatos.
Na nota, o Itamaraty também cobra, ainda que em linguagem diplomática, a ação de Maduro contra a violência.
“O governo brasileiro confia em que o governo venezuelano atuará para coibir quaisquer atos de violência ou intimidação que possam colocar em dúvida a credibilidade do processo eleitoral em curso e a legitimidade dos resultados da votação.”

Bélgica indicia sexta pessoa por participação nos atentados de Paris

Bélgica indicia sexta pessoa por participação nos atentados de Paris

Suspeito foi preso em Bruxelas nesta quinta.
Pessoa é acusada de participação em atividades de grupo terrorista.

Do G1, em São Paulo

Pessoas saem em choque da casa de shows Bataclan, alvo de ataque terrorista em Paris (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Pessoas saem em choque da casa de shows Bataclan, na noite dos ataques em Paris, em 13 de novembro (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
A procuradoria belga indiciou nesta sexta-feira (27) um sexto suspeito de crimes relacionados ao terrorismo dentro das investigações pelos atentados de Paris, ocorridos nos dia 13 de novembro, informou a France Presse.
O ataque terrorista matou 130 pessoas e deixou mais de 300 feridos.
Promotores federais disseram nesta sexta que um homem preso em Bruxelas foi indiciado por assassinatos terroristas e participação em atividades de grupo terrorista.
Outras duas pessoas detidas na cidade de Verviers, no leste, na quinta-feira, acabaram soltas, segundo a Reuters. A emissora de TV belga RTBF disse que eram o irmão e o pai do homem indiciado.
Prisão
Ainda segundo a agência Reuters, um tribunal também determinou nesta sexta-feira que um suspeito identificado como Ali O. e outra pessoa não identificada, ambos detidos na segunda-feira, fiquem presos por um mês.
O país ainda está buscando o morador da Bélgica Salah Abdeslam, cujo irmão era um dos homens-bomba de Paris e que ligou para um amigo a partir da capital francesa na noite dos ataques.
A Bélgica indiciou as duas pessoas que partiram de Bruxelas para buscá-lo, assim como Ali O., que levou Abdeslam para outra parte da cidade após ter voltado à Bélgica em 14 de novembro.
Um marroquino de 39 anos chamado Lazez A. também foi indiciado após a polícia ter encontrado duas armas e traços de sangue em seu carro. Promotores não deram detalhes sobre o quinto suspeito.
 

Atirador se refugia em prédio de ONG em Colorado Springs, nos EUA

Atirador se refugia em prédio de ONG em Colorado Springs, nos EUA

Atirador entrou em prédio da Planned Parenthood, em Colorado Springs.
Três policiais foram feridos; ainda não se sabe se há reféns.

Do G1, em São Paulo
Um atirador se refugiou dentro de um prédio da ONG Planned Parenthood, em Colorado Springs, depois de supostamente atingir pessoas no estacionamento do local.
Em entrevista a jornalistas que estão no local, a tenente Catherine Buckley disse que três policiais foram feridos, mas que ainda não é possível determinar com que gravidade. Há ainda um número desconhecido de civis também feridos.
O atirador não foi detido e a polícia ainda não tem certeza se ele age sozinho. A hipótese de que haja reféns no prédio não é descartada.
Polícia atende caso de atirador no Colorado (Foto: CNN)Polícia atende caso de atirador na Planned Parenthood de Colorado Springs, na sexta (27) (Foto: CNN)
A tenente disse ainda que a chamada inicial, às 11h38 (16h38 de Brasília) partiu da Planned Parenthood, embora não tenha sido confirmado se a ONG era o alvo. às 13h40 locais a situação era descrita como "muito ativa".
No Twitter, a polícia avisa que a área perto da Centennial Boulevard não é segura e pede que os moradores evitem o local. Um shopping center da região foi fechado. Donos de estabelecimentos vizinhos estariam fechando as portas com os clientes do lado de dentro para garantir que ninguém se arrisque.
A CNN informa ainda que integrantes do FBI estariam no local. Uma testemunha ouvida pela emissora diz ter visto pelo menos sete viaturas policiais e três veículos da SWAT.
A Planned Parenthood é uma ONG que oferece serviços de saúde reprodutiva e educação sexual, com 174 afiliadas e 700 clínicas nos EUA e no exterior, segundo a própria organização. A ONG é a maior fornecedora do país em serviços de saúde reprodutiva, incluindo abortos.
Fachada da Planned Parenthood de Colorado Srings em agosto de 2015 (Foto: Reprodução/Google Street View)Fachada da Planned Parenthood de Colorado Srings em agosto de 2015 (Foto: Reprodução/Google Street View)

Grupo de extermínio com PMs é suspeito de série de mortes no AM

Grupo de extermínio com PMs é suspeito de série de mortes no AM

Entre 15 presos, 12 são policiais; 'matavam por diversão', diz Secretaria.
Série de 34 mortes ocorreu em julho deste ano, em Manaus.

Adneison SeverianoDo G1 AM
  •  
Resultado da operação foi divulgado na Superintendência da PF (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)Resultado da operação foi divulgado na Superintendência da PF (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)
A Operação Alcateia deflagrada na manhã desta sexta-feria (27) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) prendeu 15 pessoas suspeitas de ter participado das mais de 30 mortes que ocorreram em um final de semana, no mês de julho, em Manaus. Entre os presos, 12 são policiais militares (PMs) apontados como membros de grupos de extermínios que atuava na capital. Segundo a investigação, o grupo matava por "diversão" e para obter lucro na revenda de armas e drogas.
Ao grupo, a investigação atribui oito das 34 mortes investigadas pela SSP-AM e Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM). Além de 12 PMs, três cidadãos civis foram presos, suspeitos de dar apoio aos crimes do grupo.

Segundo o corregedor geral da SSP-AM, Leandro Almada, as características das mortes apontavam para um grupo de extermínio na capital.

"Havia características da presença de um grupo de extermínio pela sequência geográfica dos crimes, pelo material balístico utilizado e pelo transporte usado nas ações criminosas. No decorrer das investigações, confirmamos que os servidores que tinham acessos a munição do estado estavam nesse grupo. Também temos provas contundentes e irrefutáveis que esses policiais matavam para subtrair armas, drogas e até por diversão", disse.

As investigações apontaram que os PMs matavam tanto aqueles que consideravam criminosos, como pessoas inocentes e que, após a série de morte, continuaram agindo nos meses de agosto, setembro e outubro. Depois de conseguir armas e entorpecentes, o grupo revendia o material para traficantes da capital. Ao todo, são atribuídos 22 atos criminosos ao grupo, sendo 10 homicídios e 12 tentativas de homicídios.
Agentes recolheram caixa no local (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)Agentes recolheram caixa no local (Foto: Adneison Severiano/ G1 AM)
Com dados obtidos na Operação La Muralla, a investigação identificou que parte dos crimes ocorridos em julho também é de autoria de uma facção criminosa. A morte do sargento da PM, Afonso Camacho, foi usada pela faccção como bode expiatório para o assassinato de inimigos e posterior atribuição de crimes aos PMs, segundo a Polícia Federal no Amazonas (PF-AM).

"A facção aproveitou o momento de forma oportunista para acertar as contas com seus desafetos. Eles ainda ordenaram que parentes e aliados comentassem em páginas de jornais na internet que policiais seriam os culpados", disse Marcelo Rezende, superintendente da PF-AM.

Os suspeitos serão indiciados por homicídios e tentativas de homicídios. Os presos serão levados para o presídio policial militar, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte de Manaus.

Ainda segundo a corregedoria da SSP-AM, as investigações vão continuar e ainda podem revelar novos crimes atribuídos ao grupo. Ao final do procedimento criminal, será instaurado procedimento administrativo, que pode resultar na expulsão dos PMs da corporação.
'Não há um grande grupo de extermínio'
O secretário de segurança do estado, Sérgio Fontes, disse que a operação, realizada em conjunto com outras instituições, serviu para dar a "resposta" que a sociedade merecia. "Foi um fato de grande repercussão nacional e internacional decorrente de forças negativas e criminosas e de agentes da lei cometendo crimes. Não há um grande grupo de extermínio da PM. Tivemos essas prisões preventivas, mas eles ainda não foram considerados culpados. Não podemos deixar uma pequena quantidade de policiais macular uma esmagadora quantidade de PMs dignos", disse.

De acordo com o secretário, com a desarticulação do grupo de PMs e da liderança da facção criminosa, o número de homicídios deve reduzir em Manaus.
Operação Alcateia
A operação Alcateia contou com 130 policiais, sendo 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), 17 oficiais da PM e 21 policiais federais. As investigações são conduzidas por uma Força Tarefa coordenada pela SSP-AM, sob supervisão da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, com cooperação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o MP, foram apreendidos cinco carros, uma moto, cinco pistolas  ponto 40, duas pistolas ponto 380, cinco revólveres calibre 38, uma escopeta, uma arma de choque não letal, além de quase 1kg de droga.

Investigação
As investigações da Alcateia são realizadas desde a série de homicídios ocorrida no período de 17 a 20 de julho na capital. Mais de 30 pessoas foram mortas em Manaus. A suspeita é de que as vítimas tenham sido assassinadas por suposto grupo de extermínio. No total, são investigados dez crimes de homicídio e 12 crimes de tentativa de homicídio, todos cometidos a partir do dia 17 de julho.

Os 15 mandados de prisão temporária devem ser cumpridos pelo prazo inicial de 30 dias, e 16 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo juiz Mário Moraes Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri.
As prisões e as investigações da Operação Alcateia se juntam a parte do resultado da Operação La Muralla deflagrada há alguns dias pela PF. Na coletiva realizada no dia 20 de novembro, a Polícia Federal informou que dados obtidos durante as investigações da La Muralla permitem responsabilizar uma facção criminosa que age no estado por alguns dos homicídios cometidos na série de mortes ocorrida em julho.

Bombista faz-se rebentar durante uma procissão

Bombista faz-se rebentar durante uma procissão

Nigéria [Foto: Reuters]Há, pelo menos, 21 mortos, mas no local estavam milhares de pessoas

hoje às 17:08 Carmen Fialho
Um atentado, esta sexta-feira, a norte da cidade nigeriana de Kano, fez, pelo menos, 21 mortos e deixou vários feridos.

Um bombista suicida fez-se explodir no meio de milhares que participavam numa procissão do Movimento Islâmico da Nigéria.

Muhammad Turi, que liderava a marcha, lamentou à AFP a perda de vidas, mas não se mostrou surpreendido com o ataque.

“Perdemos 21 pessoas e muitas outras estão feridas. Mas não estamos surpreendidos com o ataque, porque esta é uma situação que se vive em todo o país”. Muhammad Turi afirmou, no entanto, que “este atentado não vai afastar-nos da nossa religião. Mesmo que todos sejamos mortos, até ao último sobrevivente, vamos continuar a professar a nossa religião”.

E, na verdade, como reportou o jornalista da AFP no local, a marcha continuou, apesar dos corpos e do sangue espalhados pela estrada que liga Kano a Zaria. 

O ataque ainda não reivindicado. No entanto, o Boko Haram, o grupo radical islâmico, responsável pela morte de 17 mil pessoas e que deixou sem casa mais de 2,5 milhões sem casa nos últimos anos, considera estes islamitas "hereges".

Menina de 10 anos é estuprada e morta no município de Ruy Barbosa

Menina de 10 anos é estuprada e morta no município de Ruy Barbosa


Uma menina de apenas 10 anos foi estuprada e morta no município de Ruy Barbosa, no interior do estado. O corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo.

De acordo com as primeiras informações da polícia, o corpo da menina que ainda não teve o nome divulgado foi localizado por moradores da região, com sinais de abuso sexual. Populares afirmam que é o segundo crime da mesma natureza em uma semana na cidade. Ainda não há informações do autor do crime, que está sendo investigado.

Fonte: Bahia no Ar

MENINA DE 13 ANOS ESFAQUEIA AVÔ PARA ROUBAR EM BONFIM

MENINA DE 13 ANOS ESFAQUEIA AVÔ PARA ROUBAR EM BONFIM



Por volta das 12h15min, deu entrada no HDAM – Hospital D. Antônio Monteiro, o senhor Adelino Pereira da Silva, residente a Avenida Florestal, Bairro do Deposito em Bonfim.

De acordo com informações a menina quis roubar dinheiro do avô, para pagar fiança de seu namorado que encontra-se preso na Delegacia Territorial, preso recentemente com arma nas casas do Minha Casa Minha Vida.

A vítima foi esfaqueada no abdômen e deu entrada no hospital com as vísceras expostas, devendo seguir para a Região do Vale do São Francisco, a neta autora foi apreendida pela PM sendo apresentada na DT Bonfim.

Maravilha Notícias

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Menina de 8 anos descobre que está com câncer de mama raro

Chrissy Tuner, moradora de Utah, nos Estados Unidos, "encontrou" o tumor no início deste mês
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 25/11/2015 18:29:50
Uma menina de 8 anos de idade foi diagnosticada com carcinoma secretor de mama, uma forma rara de câncer de mama. Segundo informações da rede de TV 'ABC News', Chrissy Tuner, moradora de Utah, nos Estados Unidos, "encontrou" o tumor no início deste mês.
"Ela veio até nós em uma tarde de domingo e disse: 'Mamãe eu tenho esse caroço'", disse a mãe de Chrissy, Annette Turner, à 'ABC News'. A mãe ficou em choque com o diagnóstico da menina.
(Foto: Reprodução/Facebook)
Essa é a segunda vez que a família passa pelo drama. Há alguns anos Annette foi diagnosticada com câncer de colo de útero e o marido foi diagnosticado com linfoma não-Hodgikins. 
Apesar da raridade do tumor, os médicos do Hospital Infantil em Salt Lake City estão confiantes. O médico Brian Bucher disse que o câncer é muito "tratável". "Chrissy vai precisar se submeter a uma simples mastectomia para remover todo o tecido mamário remanescente para evitar que esse tipo de câncer volte", explicou.
Um relatório do Pediatric Surgery International Journal revela que esse tipo de câncer é responsável por menos de 1% de todos os casos da doença. "Meu coração e pensamentos estão concentrados na minha filha", disse Annette.

FOGO DESTROI FAZENDA EM ALTAMIRA

FOGO DESTROI FAZENDA EM ALTAMIRA

Uma fazenda, que fica há quatro quilômetros de Altamira, sudoeste do Pará, foi destruída por um incêndio, nesta terça-feira (24). As chamas se alastraram rapidamente e atingiram a área de pasto e de mata nativa. Na área de 120 hectares, estavam cerca de 160 cabeças de gado que tiveram de ser retirados às pressas. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), esse é um período de escassez de chuvas na região e de altas temperaturas. Além disso, a força do vento contribui bastante para a para o avanço das chamas.

domingo, 22 de novembro de 2015

‘Impacto de lama no mar seria como dizimar Pantanal’, diz biólogo

‘Impacto de lama no mar seria como dizimar Pantanal’, diz biólogo(AFP)

Image copyright AFP
Image caption Onda de lama de rejeitos atingiriam 10 mil km² em região conhecida como Giro de Vitória, importante celeiro de nutrientes para animais marinhos
A chegada da onda de lama, resultado do rompimento de uma barragem em Mariana (MG) há duas semanas, ao Oceano Atlântico ─ prevista para ocorrer neste domingo ─ teria um impacto ambiental equivalente à contaminação de uma floresta tropical do tamanho do Pantanal brasileiro.
A afirmação é do biólogo André Ruschi, diretor da escola Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz, Santa Cruz, no Espírito Santo.
De acordo com Ruschi, os 62 bilhões de litros de rejeitos do beneficiamento do minério de ferro ─ o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas ─ despejados ao longo de 500 km da bacia do rio Doce atingiriam cerca de 10 mil km² numa região conhecida como Giro de Vitória, importante celeiro de nutrientes para animais marinhos, como a tartaruga-de-couro (ameaçada de extinção), o golfinho pontoporia e as baleias jubartes.(WikiCommons)
A foz do rio Doce está localizada no distrito de Regência, na cidade de Linhares, litoral norte do Espírito Santo.
Ele estima que a descarga tóxica contaminaria principalmente três Unidades de Conservação marinhas ─ Comboios, Costa das Algas e Santa Cruz, que juntas somam 200.000 hectares (2.000 km²) no oceano.
Leia também: 'Mutirão de análise' da lama de Mariana quer transformar cidadãos em pesquisadores
Ruschi lembra, contudo, que como o ecossistema marinho é mais vulnerável do que o terrestre, o impacto no mar seria proporcional à contaminação de uma área continental dez vezes maior ─ ou 20.000.000 hectares (200.000 km²) ─ de floresta tropical primária.
"Seria como dizimar, de uma só vez, todo o Pantanal", afirma Ruschi à BBC Brasil. O Pantanal se estende por 250.000 km² pelo Brasil, Bolívia e Paraguai.
Image copyright WikiCommons
Image caption Ameaçada de extinção, tartaruga-de-couro pode ser afetada por mancha de lama
(Reuters)
"O ecossistema marinho é muito mais eficiente na biossíntese do que o terrestre. Cerca de dois terços de toda a biomassa do planeta é produzida em apenas 5% ou 6% dos oceanos. Trata-se da borda dos continentes ou de regiões com menos de 200 metros de profundidade, onde as algas podem receber luz e fazer fotossíntese", explica.
Ruschi acredita que, se nada for feito, o prejuízo ambiental do 'tsunami marrom' pode demorar 100 anos para ser revertido.
"Precisamos impedir a todo custo que essa lama chegue ao mar. Caso contrário, pode se tornar um desastre de proporções mundiais, com consequências difíceis de imaginar. É um risco que não podemos correr. E o preço que pagaremos por ele será enorme", alerta.
"O fluxo de nutrientes de toda a cadeia alimentar de 1/3 da região sudeste e o eixo de 1/2 do Oceano Atlântico Sul está comprometido e pouco funcional por no mínimo 100 anos", afirma.
Leia também: Saiba como cidades podem fazer Brasil retroceder em metas de clima

'Desastre ambiental'(AFP)

Image copyright Reuters
Image caption Segundo Ruschi, prejuízo ambiental causado por 'tsunami marrom' pode demorar 100 anos para ser revertido
Há cerca de duas semanas, toneladas de lama vazaram no rompimento de uma barragem da empresa Samarco em Mariana (MG), no maior desastre ambiental da indústria da mineração brasileira.
A Samarco, fruto da sociedade entre a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, é responsável pela exploração de minério de ferro no município.
Até agora, o 'tsunami marrom' destruiu vilarejos, como o distrito de Bento Rodrigues, deixando pelo menos 11 mortos ─ sendo sete já identificados ─ e 12 desaparecidos.
Na quinta-feira, a onda de lama chegou à cidade de Colatina, no Espírito Santo, distante 400 km de Mariana. O abastecimento foi interrompido e os moradores estão recebendo água em caminhões-pipa.
A previsão, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora a evolução da mancha de lama, é de que o contato do material contaminado com o mar, no litoral do Estado, ocorra no domingo, 22.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) confirmou o prognóstico à BBC Brasil. Inicialmente, o órgão havia previsto que a lama contaminada atingiria o mar na sexta-feira.
Leia também: Como estão as investigações do desastre de Mariana?

Biodiversidade ameaçada

Image copyright AFP
Image caption Biólogo ressalvou que contaminação não seria imediata
Ruschi prevê que a lama poderia ser levada para uma área maior do que o Giro de Vitória, afetando o banco de Abrolhos (em cujo extremo norte se localiza o arquipélago de mesmo nome) e a Cordilheira submarina, uma cadeia de montanhas submersas originadas do afastamento das placas tectônicas.
"É este Giro de Vitória (área de ressurgência de nutrientes) que nutre toda a região (cordilheira Vitória Trindade e banco de Abrolhos) por efeito das variações estacionais e climáticas que influenciam essa dispersão", explica.
Segundo o biólogo, a longo prazo, os efeitos ambientais poderiam ser sentidos em até 20 milhões de km² no oceano, o equivalente a cinco vezes o tamanho da Floresta Amazônica.
"A lama que chega carregada pelas correntes vai se depositar inicialmente numa área menor, mas como o tempo ─ devido a chuvas, por exemplo ─ pode afetar áreas maiores", explica Ruschi.
"Estamos falando do eixo de funcionamento de todo o Atlântico Sul. Essa é a região de maior biodiversidade marinha do mundo. É um sistema especial, único, importante e fundamental", acrescenta ele.
Ruschi ressalva, porém, que a contaminação não se daria de forma imediata.
"Isso depende da caracaterização química desses resíduos industriais minerais e de outros poluentes que essa lama vem trazendo na calha do rio Doce", diz ele.
Na quinta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a mancha de lama proveniente do rompimento da barragem em Mariana deve se espalhar por uma extensão de 9 km quando chegar ao mar. A estimativa foi baseada em um estudo feito pelo grupo de pesquisa do oceanógrafo Paulo Rosman, da UFRJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Teixeira descartou qualquer impacto ambiental no arquipélago de Abrolhos (250 km ao norte da foz do rio Doce) e nos manguezais da região de Vitória (120 km ao sul).
Segundo a ministra, foi concluída a escavação de um canal na região para tentar desviar a lama da área de desova de tartarugas de couro, espécie ameaçada. Desde o último sábado, funcionários do projeto Tamar vêm recolhendo ovos de tartaruga-de-couro na região.
O rejeito de mineração de ferro é composto por terra, areia, água e resíduos de ferro, alumínio e manganês. Ainda não se sabe se a composição é tóxica para humanos, mas, de acordo com especialistas, ela funcionaria como uma "esponja", absorvendo outros poluentes para dentro do rio.
Leia também: A expedição da BBC Brasil pelo rio Doce em 11 imagens

Aquecimento global(AFP)

Image copyright AFP
Image caption Segundo Ruschi, descarga tóxica poderia provocar aumento na temperatura da Terra
Ruschi também diz que a chegada da lama ao mar poderia, em última instância, elevar a temperatura da Terra.
Isso porque, segundo ele, a foz do rio Doce concentra 83% das algas calcárias da costa brasileira, um dos principais 'fixadores' de gás carbônico da atmosfera.
"Como os sedimentos tendem a cobrir as algas, impedindo a luz e a troca de gases, esses animais tendem a desaparecer da área. Quanto mais ampla for a dispersão, maior o impacto, pois pelas correntes tudo vai acabar na região da Cordilheiras e do banco de Abrolhos", explica.
"Quando não existia esse banco de algas, há 100 milhões de anos, a temperatura da Terra era 10 graus Celsius maior, assim como a concentração de CO2. Naquela ocasião, esse gás era emitido pelos vulcões. Desde então, a atividade dos vulcões diminuiu significativamente, mas o CO2 passou a ser emitido por outras fontes, como as indústrias".
"Por isso, o impacto desse material (lama tóxica) pode induzir a reprodução do clima daquele período".
Leia também: 'Paris x Mariana': fla-flus semelhantes dominaram redes sociais em outros países

Multas(Reuters)

Image copyright Reuters
Image caption Samarco, responsável pela barragem que rompeu, já foi multada em R$ 250 milhões pelo Ibama
Na quinta-feira, a Justiça Federal do Espírito Santo determinou que a Samarco apresentasse e adotasse em 24 horas medidas para barrar a chegada ao litoral capixaba da lama oriunda do rompimento da barragem em Mariana. Se não cumprir a decisão, a mineradora será multada em R$ 10 milhões por dia.
A empresa já havia sido multada em R$ 250 milhões pelo Ibama na semana passada. Caso a lama chegue ao mar, o órgão prevê novas multas, cada uma no valor máximo de R$ 50 milhões.
Também na semana passada, a Justiça de Minas Gerais determinou o bloqueio de R$ 350 milhões na conta da Samarco. O montante deverá ser revertido para reparação dos danos às vítimas do desastre, que já produziu mais de 500 desabrigados.
Procurada pela BBC Brasil, a Samarco informou que está tomando "providências para mitigar as consequências geradas com o avanço da mancha pelo Rio Doce, no Espírito Santo". Diz ainda ter iniciado "a coleta de amostras de água nos trechos impactados".
"Nove mil metros de barreiras de contenção offshore e Sea Fence começaram a ser instaladas 18/11, na foz do Rio Doce, no Espírito Santo. Outra ação em andamento é o resgate de espécies de ictiofauna (peixes), principalmente aquelas endêmicas e ameaçadas de extinção, nas regiões de Baixo Guandu, Colatina e Linhares – Regência, seguindo as diretrizes técnicas do Ibama e Iema", disse a empresa, em nota.

Fornecido Por Cotação do Euro