terça-feira, 30 de junho de 2015

Dia 30 de junho terá um segundo a mais de duração

Dia 30 de junho terá um segundo a mais de duração

Criado em 29/06/15 20h35
Por Maiana Diniz Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil
O dia 30 de junho terá um segundo a mais que os habituais 86.400 segundos. O motivo é que a rotação da Terra está mais lenta, de acordo com informações da Agência Espacial Americana (Nasa), gerando uma disparidade entre o tempo real de um dia e o contabilizado pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), medida padrão usada em todo o mundo.
A base do UTC é o relógio atômico, o mais preciso do mundo. Nesse relógio, a duração do tempo é medida a partir de transições eletromagnéticas em átomos de césio. Essas transições são totalmente confiáveis. O aparelho determina com exatidão a duração dos segundos, minutos, horas e dias. É a medida que define a hora oficial em todo mundo.
Entretanto, o movimento de rotação da Terra não é tão preciso. A duração dos dias reais é influenciada por numerosos fatores. Os movimentos do manto da Terra e dos oceanos, as estações do ano e as variações no clima podem diminuir a velocidade de rotação do planeta, aumentando a duração dos dias em até 1 milésimo de segundo.
Creative Commons - CC BY 3.0 - O movimento de rotação da Terra está mais lento, segundo a Nasa

Satélite da Nasa captura imagem das Américas no dia da TerraParece pouco, mas o acúmulo dessas frações produzem uma defasagem entre o tempo medido pelo UTC e o tempo real da rotação da Terra. Por essa razão, o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, encarregado pela manutenção das duas escalas e pelo ajuste da UTC, determinou o acréscimo de um segundo “bissexto” para esta terça-feira.
Segundo informações do Observatório Nacional, responsável pela conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, o primeiro ajuste no UTC ocorreu em 1972. Desde então, 26 segundos foram acrescentados. Até marcar 21h, amanhã o horário de Brasília ficará como 20 horas, 59 minutos e 59 segundos por dois segundos.

http://wp.clicrbs.com.br/napontadalingua/2015/06/30/conheca-musicas-ineditas-de-cristiano-araujo/?topo=52,2,18,,284,77http://wp.clicrbs.com.br/napontadalingua/2015/06/30/conheca-musicas-ineditas-de-cristiano-araujo/?topo=52,2,18,,284,77

http://wp.clicrbs.com.br/napontadalingua/2015/06/30/conheca-musicas-ineditas-de-cristiano-araujo/?topo=52,2,18,,284,77http://wp.clicrbs.com.br/napontadalingua/2015/06/30/conheca-musicas-ineditas-de-cristiano-araujo/?topo=52,2,18,,284,77

“Homem-Formiga”, novo filme da Marvel, busca grande impacto nas telas

“Homem-Formiga”, novo filme da Marvel, busca grande impacto nas telas

Michael Douglas dá autógrafos em evento do filme “Homem-Formiga” em Hollywood. 29/6/2015.  REUTERS/Kevork Djansezian 
LOS ANGELES (Reuters) - A Marvel traz seu mais recente filme de super-herói às telas com “Homem-Formiga”, estrelando Paul Rudd no papel principal, um ator conhecido por comédias populares que agora interpreta um ladrão que adquire o poder de diminuir seu tamanho e aumentar sua força. 
Rudd interpreta Scott Lang, o qual, segundo a Marvel, deve ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pym, interpretado por Michael Douglas, a cuidar dos segredos por trás de sua armadura de Homem-Formiga. Repleto de efeitos especiais, a trama mostra ambos planejando um grande roubo para salvar o mundo.
“A macro-fotografia da formiga… vai surpreender você”, disse Douglas na estreia do filme na noite de segunda-feira. “Você nunca enxergou sob a perspectiva da formiga antes, e é espetacular.”
O diretor Peyton Reed disse que Rudd, conhecido por seus papéis em comédias como “O Âncora”, encaixou-se perfeitamente no papel do super-herói.
“Ele tem essa sagacidade”, afirmou Reed. “Ele é um ator bastante cômico e dramático. Há um certo absurdo inerente ao Homem-Formiga, ele encolhe e controla formigas, e Paul é muito bom como o personagem, reconhecendo a estranheza disso.”
O filme também trás Evangeline Lilly, estrela da série “Lost”, e Michael Pena, do filme “Trapaça”. O filme estreia nos cinemas norte-americanos em 17 de julho.

Criminosos fazem reféns em assalto a agência bancária na Taquara, Rio

Criminosos fazem reféns em assalto a agência bancária na Taquara, Rio

Agência fica localizada na Praça Jauru.
Houve tiroteio no local, mas ninguém ficou ferido.

Daniel Silveira Do G1 Rio
Policial faz perícia na agência que sofreu a tentativa de assalto (Foto: Daniel Silveira/G1)Policial faz perícia na agência que sofreu a
tentativa de assalto (Foto: Daniel Silveira/G1)
Uma agência bancária, localizada na Praça Jauru, na Taquara, Zona Oeste do Rio, sofreu uma tentativa de assalto na tarde desta terça-feira (30). De acordo com o comando do 18º BPM (Jacarepaguá), às 17h15, agentes estavam no local. Às 21h, peritos da polícia vistoriavam o local. Clientes foram feitos reféns e houve tiroteio no local, como informou o RJTV.
Houve troca de tiros e quatro carros e um ônibus foram atingidos. Cinco suspeitos fugiram e um sexto foi preso. Dois dos suspeitos que fugiram teriam sido baleados. Uma arma de brinquedo foi apreendida. Quatro carros e um ônibus foram atingidos durante o tiroteio, mas não há informações de pedestres ou passageiro feridos.
Às 18h10, a assessoria da PM informou que a ocorrência do banco estava controlada e o Bope realizava uma varredura no local. Os agentes desconfiavam que os criminosos poderiam ainda estar no local, se passando por clientes. Um vídeo feito por policiais mostrou o momento em que o Bope vistoriava a agência, com clientes e funcionários deitados no chão.
Segundo o condutor do ônibus atingido, que fazia a linha Sulacap-Taquara, o coletivo passava pela Estrada do Tindiba quando começou o tiroteio entre assaltantes e policiais. "Foi de repente. A primeira coisa que eu fiz foi puxar o freio de mão e pedir pra todo mundo se deitar", contou o motorista João da Silva Pinheiro, de 55 anos, que há 17 anos trabalha como motorista de ônibus e disse nunca ter vivido situação semelhante.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por causa da ocorrência policial, a Estrada do Tindiba seguia interditada nos dois sentidos, entre a Praça Jauru e a Rua Caviana. Motoristas que se deslocal entre a região da praça e o Largo da Taquara deviam optar pela Estrada do Cafundá e Avenida Nelson Cardoso.
Um carro teve o pára-brisa destruído por um tiro (Foto: Daniel Silveira/G1)Um carro teve o pára-brisa destruído por um tiro (Foto: Daniel Silveira/G1)

Grécia propõe acordo de 2 anos com fundo de resgate

Grécia propõe acordo de 2 anos com fundo de resgate

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, olha para o relógio
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: "o governo grego propôs nesta terça-feira um acordo de dois anos com o Mecanismo de Estabilidade Europeu", disse em comunicado
Atenas - O governo da Grécia apresentou uma proposta para um acordo de dois anos com o fundo de resgate da zona do euro, com o objetivo de cobrir as necessidades financeiras do país, de acordo com um comunicado emitido pelo escritório do primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
"O governo grego propôs nesta terça-feira um acordo de dois anos com o Mecanismo de Estabilidade Europeu para cobrir totalmente suas necessidades financeiras e reestruturar sua dívida", diz o comunicado. O governo grego continua aberto a negociações, acrescentou.
"Desde o primeiro momento nós deixamos claro que a decisão de realizar um plebiscito não é o fim, mas a continuação das negociações com melhores termos para o povo grego", afirmou o escritório de Tsipras. Segundo o comunicado, o governo grego "vai buscar um acordo viável com o euro até o fim".
Um porta-voz do ESM, como é conhecido o Mecanismo de Estabilidade Europeu, não respondeu imediatamente se realmente recebeu uma proposta da Grécia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TJ – Barbalho e Maiorana ignoram episódio

TJ – Barbalho e Maiorana ignoram episódio


Os jornais e portais dos dois principais grupos de comunicação do Pará – ORM, Organizações Romulo Maiorana, e RBA, Rede Brasil Amazônia de Comunicação, das famílias Maiorana e Barbalho, respectivamente – ignoraram o episódio da prisão da desembargadora aposentada Ana Tereza Sereni Murrieta, pelo menos até o final da tarde desta terça-feira, 30.

Enquanto o Diário do Pará, o jornal dos Barbalhos, hoje líder em vendagem, não sedinou a dar uma chamada de primeira página sobre o assunto, O Liberal, o principal jornal dos Maiorana, simplesmente não noticiou a prisão da desembargadora aposentada Ana Tereza Sereni Murrieta. Os Barbalho, historicamente vinculados ao PMDB, e os Maiorana, que mantêm notórios laços com o PSDB, não apenas disputam o mercado da comunicação no Pará, como são inimigos figadais, na esteira das disputas políticas. Osd Maiorana não poupam o senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, e seu filho e pretenso herdeiro político, Helder Barbalho, ministro da Pesca do governo da presidente Dilma Rousseff. Os Barbalho mantêm sob fogo cerrado os irmão Romulo Maiorana Júnior, presidente executivo de O Liberal, e Ronaldo Maiorana, diretor Jurídico do jornal.

PARÁ - Corrupção sistêmica

PARÁ - Corrupção sistêmica

Avril Lavigne 'chora' ao falar sobre Lyme, doença que a tirou dos palcos.

Avril Lavigne 'chora' ao falar sobre Lyme, doença que a tirou dos palcos.


A cantora Avril Lavigne finalmente resolveu falar em público sobre os problemas de saúde que enfrenta há quase 1 ano e que a fizeram se afastar dos palcos e do seu trabalho com a música. Foi durante participação no programa “Good Morning America”, a canadense chorou ao comentar sobre a sua luta contra a doença Lyme, uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos e que causa sintomas como inchaço, fadiga, náusea, dores nas articulações e bastante mal estar.

“Foi a pior época da minha vida. Eu fiz exames de sangue, fui examinada, e os médicos não sabiam o que havia de errado comigo", desabafou a artista aos prantos. “Eu fui nos melhores especialistas e eles simplesmente me mostravam o diagnóstico no computador escrito ‘doença crônica’. Então me falavam: 'Tenta sair da cama, vai tocar piano. Você está deprimida?’”.

Apesar disso, Avril tranquilizou os milhares de fãs que tem espalhados pelo mundo ao garantir que está melhor. “Estou na metade do meu tratamento. Estou muito melhor. Vendo bastante progresso. Estou muito grata por saber que vou ter uma recuperação de 100%”, falou.

E por falar nos seus admiradores, a cantora ainda ressaltou que o apoio deles a ajudou muito nesse período delicado. “Eu sentava na minha cama e assistia vídeos dos fãs. Eu chorava, porque sinceramente me senti muito amada”, declarou ela.

domingo, 28 de junho de 2015

Suspeito de ataque na França reconhece assassinato

Suspeito de ataque na França reconhece assassinato

Yassin Salhi decapitou seu chefe e pendurou a cabeça na empresa em que trabalhava antes de bater um veículo contra uma fábrica química

ADVERTISEMENT
Yassin Salhi, suspeito do atentado da sexta-feira passada no leste da França, reconheceu aos investigadores ter decapitado seu chefe, informaram neste domingo fontes próximas à investigação.
 Foto: Emmanuel Foudrot / Reuters
Policiais bloqueiam o acesso para a área industrial de Saint-Quentin-Fallavier, na França, em 26 de junho
Foto: Emmanuel Foudrot / Reuters
O detido, de 35 anos e que tinha sido vigiado por sua proximidade com meios salafistas, começou a colaborar com os agentes após dois dias de intensos interrogatórios, disseram as fontes citadas pela emissora BFMTV.
Nas próximas horas ele deve ser levado a Paris para mais interrogatórios na brigada antiterrorista, nos arredores da capital.
Salhi foi rendido por um bombeiro quando abria botijões de acetona em uma fábrica química em Saint-Quentin-Fallavier, a poucos quilômetros de Lyon, terceira cidade do país.
Antes, tinha pendurado a cabeça de seu chefe na empresa em que trabalhava em um muro e a tinha rodeado de cartazes com inscrições muçulmanas.
Posteriormente, bateu seu veículo contra um armazém onde havia botijões de gás, o que provocou uma grande explosão, que não causou vítimas entre os cerca de 50 empregados da empresa.
O suspeito foi detido e conduzido em um primeiro momento a um hospital de Lyon para ser atendido pelos ferimentos causados pela explosão.
 Foto: AFP
Suspeito de ataque na França admitiu ter matado seu chefe
Foto: AFP

Homem que deu corpo às balas para salvar mulher recupera em casa

Homem que deu corpo às balas para salvar mulher recupera em casa

O homem que usou o corpo como escudo e levou três tiros para salvar a namorada, na Tunísia, voltou ao País de Gales. Recupera num hospital de Cardiff e "postou" foto a mostrar que está bem.
 
Facebook
A família confirmou que Matthew James já regressou ao País de Gales e que recupera dos ferimentos num hospital de Cardiff, em condição considerada "estável".
James colocou online uma foto, com os polegares para cima, sinal de que está tudo OK, tirada na cama do hospital, na companhia da mulher.
"Só para vos deixar um enorme obrigado pelo apoio de todos e pelos donativos que fizeram", escreveu Seara Wilson, na página de Facebook criada por engenheiros da área do gás, que não o conhecem pessoalmente, mas querem angariar dinheiro para o casal e os dois filhos.
"Estou a ler as mensagens e Matthew está extasiado de alegria. Assim que ele puder vai responder a todos, mas neste m,momento estou a responder por ele", acrescentou Saera, citada pela BBC.
Matthew James, de 30 anos, estava na praia da Tunísia com a namorada, Saera Wilson, de 26, quando um homem armado atacou os turistas.
Perante o perigo, usou o corpo como escudo e colocou-se à frente da namorada, aconselhando-a a fugir e a proteger os dois filhos do casal. O engenheiro do País de Gales foi atingido no ombro, no peito e nas ancas.

Gafe de Fátima Bernardes após trocar nome de Cristiano Araújo por Cristiano Ronaldo repercute no exterior

Gafe de Fátima Bernardes após trocar nome de Cristiano Araújo por Cristiano Ronaldo repercute no exterior

Agora sites internacionais estão veiculando a imagem da apresentadora cometendo o erro
Reprodução
Fátima Bernardes confundiu nome de
sertanejo com o de Cristiano Ronaldo
A gafe de Fátima Bernardes ao trocar o nome do cantor sertanejo Cristiano Araújo pelo de Cristiano Ronaldo continua rendendo. Agora sites internacionais estão veiculando a imagem da apresentadora cometendo o erro. O vídeo está no Corriere dello Sport da Itália e no espanhol Mundo Deportivo.

O cantor morreu na quarta-feira vítima de um acidente de carro. Fátima Bernardes encerrou o programa lamentando e cometeu a gafe ao chamar as imagens. Na sequência ela percebe o que havia acontecido. “Cristiano Araújo meu Deus do céu. O que eu falei?"

Foguetão explode após lançamento nos EUA

Foguetão explode após lançamento nos EUA


O foguetão Falcon da SpaceX, com uma cápsula Dragon a bordo para abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu pouco depois da descolagem na Florida, no primeiro fracasso da empresa californiana após uma longa série de sucessos.
 
Mike Brown/Reuters
"O lançador explodiu", disse o comentador da televisão da agência espacial norte-americana (NASA), que transmitia em direto o lançamento.
Pouco depois um comentador da SpaceX disse que a transmissão vídeo com o Falcon 9 tinha sido interrompida, precisando que se tinha registado "uma anomalia durante a primeira parte do voo".
"Parece que houve um problema com o 'primeiro andar' do foguetão" antes da separação do resto do lançador, indicou.
Na rede social de mensagens curtas Twitter, o diretor executivo da SpaceX referiu "demasiada pressão no reservatório de oxigénio líquido do último andar do foguetão".
A cápsula Dragon, que deveria chegar na terça-feira de manhã à Estação Espacial Internacional (EEI), transportava perto de duas toneladas de material, alimentos e vestuário para a tripulação.
Esta era a sétima missão de reabastecimento da EEI efetuada pela SpaceX para a NASA, das 12 previstas no âmbito do contrato de 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros). As seis missões anteriores foram um sucesso.

sábado, 27 de junho de 2015

Drone do aborto lança pílulas sobre país que proíbe prática

Drone do aborto lança pílulas sobre país que proíbe prática

Autoridades alemãs confiscaram os controles do equipamento e ameaçaram acusar criminalmente os organizadores da campanha

Um drone fez uma viagem inédita neste sábado: entregou pílulas abortivas para mulheres na Polônia, onde a prática é proibida. A iniciativa foi chamada de "drone do aborto", segundo o grupo Women on Waves, que integra a campanha.
 Foto: Divulgação Drone levando medicamentos abortivos foi usado pela primeira vez em voo da Alemanha à Polônia
Foto: Divulgação
O aparelho foi abastecido com os medicamentos na cidade fronteiriça de Frankfurt an der Oder, na Alemanha, onde o aborto é permitido, e levado até a cidade polonesa de Slubice.
Duas mulheres receberam os medicamentos que foram prescritos por um médico, segundo o grupo.
publicidade
"Elas acreditam ser importante mostrar às pessoas que deve ser direito da mulher ter acesso ao aborto e a este tipo de medicamento. Esta é uma maneira de mandar essa mensagem", disse à BBC Brasil Rebecca Gomperts, criadora do Women on Waves.
A iniciativa não ocorreu sem incidentes: autoridades alemãs confiscaram os controles do drone. Mesmo assim o aparelho conseguiu pousar com segurança, disse ela.
Autoridades também ameaçaram acusar criminalmente os organizadores, mas Rebecca disse desconhecer quais acusações eles poderiam enfrentar.
O voo não necessitava de autorização, segundo o grupo, já que o drone não seria usado para fins comerciais, ficaria sob observação de seu piloto e não atingiria espaço aéreo controlado.
"Não tem nenhuma ilegalidade", disse Rebecca, que disse planejar mais voos - "mas antes precisamos ter nossos controles de volta", disse, aos risos.
Segundo ela, as mulheres não são criminalizadas na Polônia por tomar os remédios abortivos - Mifepristone e Misoprostol -, que não são registrados no país, mas médicos e pessoas que as ajudam a fazer o aborto podem ser responsabilizadas.
A prática é permitida na Polônia apenas para casos de estupro ou incesto, quando a vida da mãe está em perigo ou há risco potencial ao feto, segundo o grupo.
O número oficial de abortos na Polônia em 2014 foi de 744, disseram os organizadores do projeto, que estimam que esse número seja bem maior - poderia chegar a até 240 mil.
 Foto: Divulgação
Grupo ficou conhecido por levar embarcações a países onde o aborto é proibido; prática é feita em águas internacionais, onde se aplica lei holandesa
Foto: Divulgação
O grupo alerta também para a "necessidade urgente de educação sexual obrigatória não tendenciosa e acesso fácil a todas as formas de contraceptivos, incluindo esterilização, que também é proibida na Polônia".
Polônia, Irlanda e Malta são os únicos países na Europa onde o aborto é proibido, segundo o grupo, que aponta para uma "violação dos direitos das mulheres" nestes países.
O Women in Waves (Mulheres nas Ondas) ficou conhecido ao enviar barcos a países onde o aborto é ilegal - em águas internacionais, aplica-se a lei holandesa, ou seja, a prática torna-se permitida.
Nas embarcações, gravidezes são interrompidas nas suas primeiras semanas com o uso dos medicamentos, que são liberados pela Organização Mundial da Saúde.
Barcos já foram enviados a Irlanda, Polônia, Portugal, Espanha e Marrocos.
Outra iniciativa inclui o Women on Web (Mulheres na Rede), que auxilia mulheres em todo o mundo pela internet interessadas em abortar. Consultas online são realizadas e os medicamentos podem ser enviados pelo correio.
As pílulas são enviadas inclusive para mulheres no Brasil, onde a prática também é proibida, à exceção de casos de risco de vida para a mãe, estupro e anencefalia do feto.
Mas, segundo o grupo, os pacotes têm sido interceptados por autoridades alfandegárias e algumas mulheres foram chamadas a prestar esclarecimentos.
Segundo a OMS, cerca de 22 milhões de abortos inseguros são realizados no mundo por ano, o que resulta na morte de dezenas de milhares de mulheres.
Abortos inseguros são aqueles realizados por pessoas sem o conhecimento de técnicas apropriadas ou em locais inadequados.

Estado Islâmico reivindica atentado

Tunísia
Estado Islâmico reivindica atentado

A organização terrorista, Estado Islâmico, assumiu a responsabilidade pelo ataque contra dois hotéis, junto à praia, em Sousse, na Tunísia, que matou 38 pessoas e feriu outras 36.

O Estado Islâmico publicou, este sábado, no Twitter, uma fotografia do alegado atacante, Abu Yahya al-Qirawani, e reivindicou a autoria do atentado, num momento em que a Tunísia assiste a uma verdadeira debandada de turistas, que fogem em massa do país. «O soldado do Califado Abu Yahya Al-Qayrawani atacou o Hotel Imperial», pode ler-se na comunicação da organização terrorista no Twitter.

Três ataques, esta sexta-feira, já chamada de «sexta-feira sangrenta», culminaram com um total de mais de sessenta mortos em França, na Tunísia e no Kuwait. Os dois últimos ataques já foram assumidos oficialmente pelo Estado Islâmico.

Enquanto França permanece em alerta máximo, o executivo tunisino já ordenou o encerramento de 80 mesquitas, suspeitas de «propaganda terrorista». Já o governo do Kuwait pôs em marcha uma redada massiva contra radicais islâmicos, que já se saldou em 18 detidos.

Mercadante: “Quem não deve não teme”

Mercadante: “Quem não deve não teme”

“Nesse episódio de investigação que atinge vários partidos e políticos há ênfase no ataque ao PT”

O ministro-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante disse neste sábado (27/6), em entrevista coletiva para rebater as declarações do dono da UTC, Ricardo Pessoa, por meio de delação premiada que “Há ênfase no ataque ao PT”. O ministro foi citado pelas doações que recebeu da UTC, para a sua campanha a governador de São Paulo, em 2010. "Nesse episódio de investigação que atinge vários partidos e políticos do país há ênfase no ataque ao PT e ao partido do governo. Uma parte é luta política, e os problemas graves que ocorreram, as pessoas que estão envolvidas, de vários partidos, mas é evidente que há uma elite focada numa disputa que não parou desde o fim das eleições", declarou o ministro. Mercadante admitiu ter recebido doações do empresário legalmente.
O ministro destacou que não há, nem haverá base jurídica para o impeachment, disse o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “Temos de ter responsabilidade com a estabilidade do país, argumentou.  O ministro afirmou que o governo federal teve total segurança de como foi feita a tesouraria da campanha da presidente Dilma Rousseff
Mercadante disse também que fez questão de ficar no Brasil em vez de viajar com a comitiva da presidente Dilma Rousseff neste sábado (27/6) para os Estados Unidos. Ele argumentou que a pauta da semana no Congresso Federal será muito importante com a votação, por exemplo, da Medida Provisória, que estendeu o índice de correção do salário mínimo para os aposentados. “Eu quero estar aqui. Quem não deve não tema”, afirmou.
“Há ênfase no ataque ao PT”, diz Mercadante
“Há ênfase no ataque ao PT”, diz Mercadante
O ministro disse que não acredita que o noticiário negativo afete os investimentos do país. “Se notícia ruim prejudicasse os investimentos no Brasil. Nós não seríamos o quinto país do mundo a receber investimentos”, opinou Mercadante. Ele também criticou a imprensa por não divulgar o acordo em que o Brasil e China decidiram criar fundo de cooperação produtiva de US$ 20 bilhões.
A coletiva foi convocada depois da publicação de uma reportagem no site da Revista Veja que relaciona os nomes de 18 políticos supostamente citados pelo dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, no depoimento resultante de acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Operação Lava Jato.  Entre esses políticos, há dois ministros – Edinho Silva, que foi coordenador da campanha eleitoral da presidente Dilma, e Aloizio Mercadante (Casa Civil). No início da tarde deste sábado, Edinho Silva, deu entrevista sobre o assunto.
De acordo com o site Veja, Ricardo Pessoa prestou depoimentos durante cinco dias, em Brasília nos quais descreveu como financiou campanhas e distribuiu propinas. A colaboração dele com a Justiça vinha sendo ajustada há cerca de um mês. Segundo a publicação, Pessoa citou os seguintes nomes, com os respectivos valores que teriam sido doados:
- Campanha de Dilma Rousseff em 2014: R$ 7,5 milhões.
- Campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006: R$ 2,5 milhões.
- Ministro Edinho Silva (PT), ex-tesoureiro da campanha de Dilma: valor não informado.
- Ministro Aloizio Mercadante (PT): R$ 250 mil.
- Senador Fernando Collor (PTB-AL): R$ 20 milhões.
- Senador Edison Lobão (PMDB-MA): R$ 1 milhão.
- Senador Gim Argello (PTB-DF): R$ 5 milhões.
- Senador Ciro Nogueira (PP-PI): R$ 2 milhões.
- Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP): R$ 200 mil.
- Senador Benedito de Lira (PP-AL): R$ 400 mil.
- Deputado José de Fillipi (PT-SP): R$ 750 mil.
- Deputado Arthur Lira (PP-AL): R$ 1 milhão.
- Deputado Júlio Delgado (PSB-MG): R$ 150 mil.
- Deputado Eduardo da Fonte (PP-PE): R$ 300 mil.
- Prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP): R$ 2,6 milhões.
- Ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto: R$ 15 milhões.
- Ex-ministro José Dirceu: R$ 3,2 milhões.
- Ex-presidente da Transpetro Sergio Machado: R$ 1 milhão.
Abaixo, leia o que os políticos divulgaram por meio de nota à imprensa sobre o que teria sido dito na delação premiada por Ricardo Pessoa, segundo a revista "Veja":
Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil
Tendo tomado conhecimento, nesta sexta-feira, 26, por meio de veículos de imprensa, sobre suposta citação ao meu nome em delação premiada do senhor Ricardo Pessoa, presidente da UTC, tenho a esclarecer que:
1.    Desconheço o teor da delação premiada do senhor Ricardo Pessoa;
2.    A empresa UTC, por ocasião da campanha ao Governo do Estado de São Paulo, em 2010, fez uma única contribuição, devidamente contabilizada e declarada à Justiça Eleitoral, no valor de R$ 250 mil reais, conforme demonstrado em minha prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral. Essa doação foi feita em 27 de agosto de 2010, com recibo eleitoral nº 13001092079.
3.    A empresa Constran Construções, que pertence ao mesmo grupo, fez uma contribuição, também devidamente contabilizada e declarada à Justiça Eleitoral, no valor de R$ 250 mil reais, conforme demonstrado em prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral. Essa doação foi feita em 29 de julho de 2010, com recibo eleitoral nº 13001092017.
Assessoria de Imprensa
Aloysio Nunes Ferreira, senador (PSDB-SP)
Nota à imprensa sobre matéria da revista Veja
Brasília – A quantia mencionada nas reportagens que tratam da delação premiada do ex-presidente da UTC, Ricardo Pessoa, foi efetiva e legalmente arrecadada pelo comitê de minha campanha ao Senado em 2010. A doação foi feita conforme a Lei, consta da prestação de contas encaminhada à Justiça Eleitoral, sendo por ela aprovada e está publicada na Internet para conhecimento de todos, há mais de quatro anos. Não tenho, portanto, nada a esconder quanto a esse episódio, tampouco estou sendo acusado de coisa alguma.
Em 2010, não havia operação Lava Jato e eu, como a imensa maioria dos brasileiros, não tinha conhecimento das relações promíscuas entre a UTC e a Petrobras.
Nunca fui procurado por Ricardo Pessoa, nem antes e nem depois da campanha, para patrocinar pleitos junto à Petrobras, uma vez que, entre outras razões, é pública e notória a minha frontal oposição ao governo petista, à sombra do qual esse senhor prosperou. Aliás, não conheço Ricardo Pessoa; nunca o vi mais gordo e muito menos mais magro.
Fica a interrogação: a quem interessa, agora, misturar uma contribuição que seguiu estritamente os parâmetros legais (e há muito divulgada na Internet), com toda essa história sórdida, de dinheiro sujo, roubado da Petrobras por essa organização criminosa instalada no topo da empresa pelos governos do PT?
Aloysio Nunes Ferreira, Senador (PSDB-SP)
Brasília, 26 de junho de 2015
Arthur Lira, deputado (PP-AL)
Todas as doações feitas para a campanha do deputado Arthur Lira estão registradas.
Assessoria de imprensa do deputado Arthur Lira.
Benedito de Lira, senador (PP-AL)
A campanha de 2010 recebeu uma doação da empresa Constram Engenharia no valor de 400 mil reais, valor que está declarado na prestação de contas que o Senador Benedito de Lira entregou ao Tribunal Regional Eleitoral.
Edinho Silva, ministro da Comunicação Social
O Ministro Edinho Silva esteve com o empresário Ricardo Pessoa por três vezes para tratar de doações de campanha. A primeira, quando o conheceu, foi quando o empresário esteve no comitê da campanha em Brasília. O empresário, após o primeiro contato, organizou o fluxo de doações em 3 parcelas que totalizaram 7,5 milhões de reais.  O Ministro Edinho jamais tratou de assuntos relacionados a qualquer empresa, ou órgão público com o referido empresário. As contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff foram auditadas e aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Assessoria de Imprensa do Edinho Silva
Edison Lobão, ex-ministro e senador (PMDB-MA)
O advogado do senador Edison Lobão, Antonio Carlos de Almeida Castro afirmou que a reportagem repete delações anteriores que na opinião dele, já foram desmentidas. Segundo o advogado, “nem o Ministério público confirma as delações que estão sendo postas”.
"Estamos vivendo a República das delações. Tirando o desgaste político, tecnicamente não me preocupa. As delações são tantas no Brasil que elas se entrelaçam e depois não se comprovam”, declarou.
Fernando Haddad, prefeito de São Paulo (PT)
O prefeito Fernando Haddad desconhece as informações relatadas e reafirma que as doações e despesas de sua campanha foram devidamente declaradas à Justiça Eleitoral. O saldo devedor, após o fim da campanha, foi absorvido e posteriormente quitado pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.
Assessoria de Imprensa – Secom
João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT
A defesa de Vaccari diz que "não tem conhecimento oficial do conteúdo da delação premiada de Ricardo Pessoa.
Reitera que o Sr. Vaccari jamais solicitou doações ao PT, com origem ou destino de caixa dois.
Cumprindo seu dever de tesoureiro, a partir de 2010, o Sr. Vaccari solicitou doac?o?es, a pessoas fi?sicas e juri?dicas, destinadas ao Partido dos Trabalhadores, todas elas legais, por via banca?ria, com emissa?o de recibos e sob fiscalizac?a?o das autoridades competentes".
José Dirceu, ex-ministro
NOTA À IMPRENSA
O ex-ministro José Dirceu reitera que o contrato com a UTC, assinado em fevereiro de 2012, teve o objetivo de prospecção de negócios para a construtora fora do Brasil, em especial no Peru e na Espanha. A UTC, em comunicado anterior, confirmou à imprensa que a JD Assessoria e Consultoria prestou serviços no exterior.
Importante destacar que a própria defesa de Ricardo Pessoa não confirma a autenticidade das planilhas e que não comentaria as informações porque a delação é sigilosa.
José de Fillipi, secretário de saúde de São Paulo e ex-tesoureiro de campanha de Lula (PT-SP)
Nota à Imprensa
Em relação às supostas informações prestadas pelo senhor Ricardo Pessoa em depoimento de delação premiada à Justiça, esclareço que:
Durante a campanha de 2010 mantive contatos de forma transparente com diversas empresas em busca de doações eleitorais, portanto legalmente registradas, incluindo o senhor Ricardo Pessoa;
Todas as doações feitas pela UTC foram realizadas via Transferência Eletrônica Direta (TED) e devidamente registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral;
Não solicitei e nem recebi doação que não seja legal;
Os dados das prestações de contas são públicos e estão disponíveis no site do TSE para consulta.
Atenciosamente,
José de Filippi Jr.
Júlio Delgado, deputado (PSB-MG)
A indevida e irresponsável inclusão do meu nome em lista de doações ilícitas e recebimento de propina para campanhas políticas é uma clara tentativa de me usar para desmoralizar os trabalhos da CPI da Petrobras, cuja responsabilidade é esclarecer o esquema de corrupção montado para desviar recursos públicos.
Desde a instalação da CPI atuo de maneira enfática para investigar as denúncias da Operação Lava Jato. Na instalação da comissão apresentei requerimento de convocação do empresário Ricardo Pessoa, presidente da UTC, para detalhar aos parlamentares os métodos e procedimentos utilizados por essa organização.
Repudio veementemente a leviandade de vincular meu nome a doações irregulares e sinto-me ainda mais motivado e convicto de que a comissão precisa ser mais rígida e transparente, deve ir fundo nesta apuração. É nossa obrigação apresentar a verdade à sociedade brasileira.
Reitero que a doação divulgada pela imprensa e creditada a mim foi, na verdade, destinada ao Diretório Estadual de Minas Gerais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e repassada a 16 candidatos a deputados estaduais e federais (lista anexa). Não recebi um centavo sequer desses recursos, todas as transferências estão declaradas à Justiça Eleitoral e disponíveis a consulta pública.
Essa tentativa de intimidação não vai alterar minha postura parlamentar, muito menos influenciar em minha atuação na CPI da Petrobrás. Vou exigir acesso ao conteúdo dos depoimentos na delação premiada do empresário e insistir em sua convocação, o mais breve possível, para prestar esclarecimentos e fazer uma acareação na CPI.
Deputado Júlio Delgado
PT
A Secretaria de Finanças do PT informa, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que todas as doações recebidas pelo partido aconteceram estritamente dentro da legislação vigente e foram posteriormente declaradas à Justiça.
Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro
Por meio de sua assessoria de imprensa, o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado informou que "nega com veemência a acusação" publicada pela revista Veja.
Tiago Cedraz, advogado
 Em nota, o TCU disse que, no processo no qual Tiago Cedraz supostamente havia feito lobby em favor da UTC, o ministro relator Raimundo Carreiro "agiu agiu com todo o rigor técnico que o caso exigia, tendo recomendado correções, exigido acompanhamento por parte da unidade técnica do tribunal e inclusão do empreendimento no rol de obras constantes do planejamento de fiscalização de obras do TCU".

Mais de 200 feridos em explosão em parque aquático de Taiwan

Mais de 200 feridos em explosão em parque aquático de Taiwan


Taiwan parque aquatico
Feridos em explosão de parque aquático são socorridos
Da AFP
Mais de 200 pessoas ficaram feridas, entre elas 81 em estado grave, neste sábado em um parque aquático nos arredores de Taipei, depois que um pó colorido que estava sendo lançado sobre a multidão se inflamou, indicaram funcionários.
"O que entendemos é que a explosão e o fogo ocorreram depois que este pó foi lançado. Talvez isso tenha ocorrido devido ao calor das luzes no palco", disse o porta-voz do corpo de bombeiros da Nova Cidade de Taipei, acrescentando que 205 pessoas foram hospitalizadas, entre elas 81 em estado grave.
A explosão aconteceu quando centenas de pessoas participavam de um evento no parque aquático Fun Coast, nos arredores da capital de Taiwan Taipei.
ADVERTISEMENT
Imagens de televisão mostraram o palco em chamas e pessoas correndo, algumas delas em trajes de banho e cobertas de um pó colorido.
O fogo foi rapidamente extinto, disseram as autoridades.
Uma testemunha declarou à rede de televisão CTI que "tudo começou no lado esquerdo do palco. No início eu pensei que era parte dos efeitos especiais da festa, mas então percebi que havia algo errado e as pessoas começaram a gritar e a correr".
Meios de comunicação afirmam que algumas das vítimas sofreram queimaduras em mais de 40% do corpo.
Funcionários do corpo de bombeiros declararam que as ambulâncias tiveram dificuldade em chegar ao local e que muitas das vítimas precisaram ser carregadas em macas.
"Estamos tristes e lamentamos o acidente", declarou o prefeito de Nova Taipei, Eric Chu, à imprensa.
"Ordenei que o parque seja fechado imediatamente e que seja feita uma investigação rigorosa".

Justiça Maranhense Concede Liminar Suspendendo Sessão Extraordinária da Câmara Contra Gleide Santos.

Justiça Maranhense Concede Liminar Suspendendo Sessão Extraordinária da Câmara Contra Gleide Santos.


A Decisão foi em cima de Mandado de Segurança, impetrado pela Prefeita Gleide Lima Santos (PMDB). De acordo com o Desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, a suspensão do ato do Desembargador Raimundo José Barros de Sousa foi a fim de que não se crie um clima de instabilidade político-institucional no município de Açailândia.

MANDADO DE SEGURANÇA N° 0005279-89.2015.8.10.0000 (30.428/2015) - SÃO LUÍS
Plantonista: Desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto
Impetrante: Gleide Lima Santos
Advogado: Sebastião da Costa Sampaio Neto
Impetrado: Ato do Desembargador Raimundo José Barros de Sousa.

DECISÃO

Gleide Lima Santos, Prefeita do Município de Açailândia, CPF n° 499.615.193-53, impetrou o presente mandado de segurança, com pedido de liminar, contra ato dito ilegal atribuído ao Eminente Desembargador Raimundo José Barros de Sousa, consubstanciado na decisão datada de 23.06.2015, proferida em sede de agravo regimental nos autos do mandado de segurança 25.871/2015, distribuídos para as Segundas Câmaras Cíveis Reunidas deste Tribunal, em que, reconsiderando a decisão agravada, deferiu a liminar pleiteada para determinar os trabalhos da Comissão Processante da Câmara de Vereadores do Município de Açailândia, criada através da Resolução n° 001/2015 e substituída pela Resolução n° 002/2015, até deliberação ulterior ou julgamento definitivo do mandamus pelo Órgão colegiado competente, viabilizando, assim, o julgamento do processo de cassação instaurado contra a impetrante, em sessão extraordinária convocada para o dia 28.06.2015, às 20hs (fls.03/32).

Alega a impetrante, em suma, que tem contra si um processo de cassação por suposta infração político-administrativa perante a Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Açailândia, nos termos das mencionadas Resoluções, e, por entender que a referida Comissão encontra-se eivada de vícios, ajuizou ação cautelar preparatória que foi distribuída à Ia Vara da Comarca de Açailândia, tendo o MM. Juiz concedido a liminar pleiteada para determinar a suspensão dos trabalhos da mencionada Comissão.

Ocorre que, na qualidade de terceira interessada, a Câmara Municipal de Açailândia ingressou no Plantão Judicial deste Tribunal de Justiça com o Mandado de Segurança n° 25.871/2015, tendo o Ilustre Desembargador Plantonista José de Ribamar Castro indeferido de plano a segurança pleiteada contra ato judicial que desafia recurso próprio, isto em 06.06.2015, sendo os autos em seguida distribuídos para as Segundas Câmaras Cíveis desta Corte ao Desembargador Marcelino Chaves Everton, sendo que, em razão das férias deste, foi o feito encaminhado ao Relator Substituto, no caso o Desembargador Raimundo José Barros de Sousa, cf. fls.03/04 e 356/358v.

Sustenta, ainda que a Câmara Municipal de Açailândia, inconformada com essa decisão que indeferiu de plano o mandamus, interpôs agravo regimental com pedido de reconsideração, tendo, então, o Desembargador Raimundo José Barros de Sousa, reconsiderando a decisão agravada, concedido a medida liminar pleiteada no writ, para determinar os trabalhos da Comissão Processante como acima já exposto, violando, assim, direito líquido e certo da impetrante em anular os atos da Comissão, que podem resultar na cassação de seu mandato com inobservância de vários preceitos legais e constitucionais (fls. 05/07).

Entende que a decisão ora atacada analisou o mérito da decisão de base como se num recurso de agravo de instrumento fosse (recurso próprio com efeito suspensivo), na medida em que em momento algum demonstrou a teratologia ou a ilegalidade da decisão de base que justificasse o aviamento da via mandamental, tendo, assim, a decisão hostilizada acolhido um mandando de segurança como verdadeiro substituto recursal, o que é vedado tanto pela Lei n° 12.016/2009 quanto pela Súmula n° 267 do STF, o que torna, portanto, o ato ilegal e teratológico, já que a decisão de piso deveria ter sido atacada por recurso próprio, como havia decidido o Desembargador Plantonista José de Ribamar Castro (fls. 08).

Argumenta, outrossim, que o presente mandado de segurança traz em seu conteúdo matéria cuja urgência enseja a necessidade de apreciação em plantão judiciário, haja vista que está marcada para o próximo domingo, dia 28.06.2015, às 20 hs, a Sessão Extraordinária de julgamento da denúncia formulada em desfavor da impetrante pela Câmara Municipal de Açailândia e apurada pela Comissão Processante, sendo cabível a impetração nos termos do art. 5o, LXIX da CF/88, impondo-se a concessão de medida liminar para suspender os efeitos do ato impetrado, restabelecendo-se a decisão de piso proferida nos autos da dita ação cautelar que suspendeu os trabalhos da Comissão Processante, ou, ainda, para que, com base no poder geral de cautela, suspender não só a sessão extraordinária em epígrafe, mas qualquer sessão da Câmara que vise o julgamento do processo político-administrativo objeto da lide, até o julgamento do mérito do presente writ, quando, então, deverá ser concedida a segurança em definitivo, para declarar nulo o ato judicial impugnado (fls. 10/32).
É o relatório, passo a decidir.

Verifico que a matéria objeto da presente impetração há muito vem sendo discutida no âmbito do Poder Judiciário, iniciando-se com a mencionada ação cautelar, onde houve a decisão liminar que determinou a suspensão dos trabalhos da Comissão Processante da Câmara de Vereadores do Município de Açailândia, motivando a Câmara a ingressar com mandado de segurança n° 25.871/2015, onde a ordem foi negada de plano, dando origem a que a Câmara impetrante interpusesse agravo regimental onde foi lançada a decisão judicial objeto da presente impetração.

Ademais, como é público e notório, em recente decisão, o douto Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão liminar deste Egrégio Tribunal de Justiça que afastou a ora impetrante do cargo. sem prejuízo de que esta Corte venha a adotar as medidas cautclarcs que entender convenientes, tendo, então, a impetrante, por força desta decisão da Suprema Corte. retornado ao cargo, não havendo, assim, razão lógica para que a Câmara de Vereadores venha a convocar uma Sessão Extraordinária para o próximo dia 28.06.2015. UM DOMINGO, às 20 horas, para o julgamento do processo político administrativo contra ela ali instaurado, que poderá inclusive levar á cassação de seu mandato, com a violação do devido processo legal e sérios indícios de parcialidade do Presidente da Comissão Processante. quenão só participou da votação que recebeu a denúncia formulada em desfavor da impetrante. como também passou a presidir a aludida Comissão, fatos estes que. aliados aos demais argumentos da impetraçâo que ora acolho tais como expostos, se constituem, sem dúvida. em fundamentos relevantes a autorizar a suspensão do ato impugnado, posto que do mesmo poderá resultar a ineficácia desta medida, caso a ordem seja finalmente concedida.

Posto isso, ante a evidência de direito líquido e certo, tal como demonstrado na inicial, com fulcro no art. 7o. IIIda Lei n° 12016/2009. deliro a liminar ora requerida, para. suspendendo os efeitos da decisão proferida pelo 1 Iminente Desembargador Raimundo José Barros de Sousa, em sede do agravo regimental n° 27.563/2015. nos autos do dito mandado de segurança n° 25.871/2015. restabelecendo, desse modo. os efeitos da decisão liminar proferida pelo douto Juiz de Direito da Ia Vara da Comarca de Açailãndia nos autos da ação cautelar n° 2.144/2015. ficando, assim, suspensos os trabalhos da Comissão Processante da Câmara de Vereadores do Município de Açailãndia instituída pela Resolução n° 001/2015. que posteriormente foi substituída pela Resolução n° 002/2015. e. por conseqüência, suspensa a Sessão Hxtraordinária da mesma Câmara convocada para o próximo dia 28.06.2015. às 20 horas, para o julgamento do processo político administrativo ali instaurado em desfavor da impetrante, até final julgamento do presente mandado de segurança, sob pena de o Presidente da referida Câmara vir a incidir em crime de prevaricação e de ser o julgamento do referido processo declarado nulo de pleno direito por contrariar ordem judicial.

Notifique-se a autoridade indicada como coatora. Ilustre Desembargador Raimundo José Barros de Sousa, do teor desta decisão, enviando-lhe uma cópia dos presentes autos, para que. no prazo de lei, preste as informações que entender pertinentes.
Notifique-se a Câmara de Vereadores do Município de Açailândia. através de seu Ilustre Vereador Presidente, dando-lhe ciência da impetraçâo e desta decisão, encaminhando-lhe uma cópia da petição inicial para. se quiser, ingressar no leito nos termos da lei. ficando, por outro lado. o mesmo Vereador Presidente notificado para que cumpra esta decisão e a faça cumprir em todos os seus termos e sob as penas acima mencionadas.

Dê-se ciência desta decisão ao douto Juiz de Direito da Ia Vara da Comarca de Açailãndia, para os fins de direito.

Após o cumprimento destas diligências, encaminhem-se os presentes autos à distribuição.

Publique-se

São Luis, 27 de junho de 2015

DESEMBARGADOR JAMIL DE MIRANDA GEDEON NETO

PLANTONISTA


Motorista de Cristiano Araújo aponta falha mecânica em carro, diz irmão

Motorista de Cristiano Araújo aponta falha mecânica em carro, diz irmão

Irmão do motorista de Cristiano Araújo, Roberto Miranda afirmou que o acidente que matou o músico e a namorada Allana Moraes, na BR-153, em Goiás, foi causado por um problema no carro, um Range Rover Sport, ano 2015. Segundo ele, Ronaldo Miranda, que dirigia o veículo, está chocado com a morte do casal.

"Ele mesmo vai esclarecer o que houve, porque ele ainda está abalado. Para mim, ele contou, mas eu vou deixar ele explicar os detalhes. A gente sabe que foi falha do carro, foi falha mecânica, a gente sabe disso”, disse.

A Polícia Civil ainda está investigando as possíveis causas do acidente e também trabalha com as hipóteses de alta velocidade ou mesmo que o motorista tenha dormido ao volante.

O motorista e o empresário do cantor, Victor Leonardo, estavam nos bancos da frente. Eles receberam o primeiro atendimento no Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, foram transferidos para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), de onde receberam alta na noite de quinta-feira (25).

Roberto disse que o irmão ainda está muito abalado com a morte de Cristiano. "Quando a gente toca nesse assunto, ele começa a chorar, a ficar emocionado, transtornado, o que é natural. Ele está muito abalado mesmo", informa.

Investigação

A Polícia Civil divulgou na quinta-feira que as rodas do carro de Cristiano Araújo não eram originais de fábrica. Segundo o delegado Fabiano Jacomelis, responsável pelo caso, a informação sobre as rodas foi passada por um revendedor da Land Rover, empresa que desenvolveu o Range Rover, carro do cantor. Ele explicou que ainda será feita uma investigação junto à fabricante do automóvel para saber se essa alteração pode ter ligação com o acidente.

A Jaguar Land Rover informou, por meio de nota enviada por sua assessoria, que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos". A empresa disse ainda que continua colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás.

“Observando as rodas do carro do cantor, ele [revendedor] nos informou que eram de tamanhos diferentes dos originais de fábrica. Agora, vamos solicitar uma análise técnica com a participação de peritos da fábrica para pegar informações técnicas que ficam salvas no sistema do veículo e ver se essa alteração nas rodas pode ter contribuído para o acidente”, disse.

Na quarta-feira (24), dia do acidente, a prima do empresário de Cristiano que estava no carro, Victor Leonardo, disse que o pneu do carro estourou, provocando o acidente.

“Ele disse que ouviu o pneu estourar. Quem nega está mentindo. O carro tem muita potência, mas o motorista seguia na velocidade permitida. Não foi culpa de ninguém. Ele diz que lembra de ouvir o Cristiano gritando logo após o acidente, mas apagou e só acordou quando já estava em Goiânia”, disse Rosana Jacintho.
As informações são do G1

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Policial é detido suspeito de roubar caminhão

Policial é detido suspeito de roubar caminhão


Policial é detido suspeito de roubar caminhão (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
(Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Um policial militar e mais dois homens foram detidos suspeitos de envolvimento no roubo de uma carreta dos Correios, que transportava máquinas fotográficas, computadores e aparelhos celulares. O roubo ocorreu na manhã de quarta-feira (24), na rodovia BR-010, entre os municípios de Dom Elizeu e Ulianópolis, na região sudeste do Pará, segundo informações fornecidas pelo major PM Marcelo Ribeiro.
No mesmo dia, através de denúncias anônimas, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais militares encontraram o veículo em uma estrada vicinal, na zona rural de Ulianópolis. Três homens foram detidos no local e outros três, que também estariam envolvidos no crime, conseguiram fugir. Um dos fugitivos também seria policial militar. Eles descarregavam diversas caixas com os produtos roubados no meio da mata”, acrescentou o oficial da PM. 
No local, em Ulianópolis, a polícia ainda apreendeu veículos usados pelos assaltantes, sendo duas picapes, uma caçamba e uma motocicleta. Os suspeitos Rogério Lima de Araújo, 25, Leandro Curvino Sena, 26 anos, e Vitor da Silva Miranda, que é soldado da Polícia Militar, foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Ulianópolis, onde foram reconhecidos pelo motorista da carreta dos Correios. O trio preferiu nada declarar. A vítima também não quis falar com a imprensa com medo de sofrer represálias.
“É inadmissível um policial militar estar envolvido na bandidagem; isso a corporação não vai aceitar nunca. As providências legais cabíveis estão sendo tomadas em nível de alto comando e ele (soldado PM Vitor) responderá pelos seus atos”, informou ainda o major PM Ribeiro, lotado em Ulianópolis.
O delegado responsável pelo caso, Pedro Rocha, informou que autuou “os suspeitos em flagrante, por crime de roubo”. O soldado PM Vitor ficou de ser transferido para o presídio Anastácio das Neves, em Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém (RBM).
(Diário do Pará)

Mais um veículo dos Correios é assaltado na BR-010, no Pará

Mais um veículo dos Correios é assaltado na BR-010, no Pará

Três pessoas, entre elas um policial militar, foram presas na quarta, 24.
Foram recuperadas máquinas fotográficas, computadores e celulares.
 
Três pessoas, entre elas um policial militar, foram presas na quarta-feira (24) suspeitas de assaltar uma carreta dos Correios na BR-010 perto de Ulianópolis, no sudeste do Pará. Eles devem responder pelos crimes de formação de quadrilha e roubo. De acordo com a polícia, os presos foram presos quando tentavam carregar parte da carga em uma vicinal no município de Ulianópolis. A prisão foi feita após uma denuncia anônima. "A informação foi que um comunitário viu uma carreta adentrando um ramal, que com certeza não é o ambiente favorável para o deslocamento do porte dessa carreta, e chamou a polícia, que levou cerca de 18 minutos para chegar no local. Constatamos e os trouxemos sem nenhum tipo de reação dos meliantes”, afirma o major Marcelo Ribeiro, da PM. Foram recuperadas máquinas fotográficas, computadores e celulares. Um caminhão caçamba que era usado nos assaltos foi apreendido. A polícia também apreendeu duas caminhonetes e uma motocicleta. O motorista da carreta dos Correios teria reconhecido a quadrilha, inclusive o policial. “É inadmissível um policial militar estar na bandidagem”, disse ainda o major. Um inquérito policial foi instaurado na delegacia de Ulianópolis. Segundo o delegado que acompanha o caso, os suspeitos devem responder pelos crimes de formação de quadrilha e roubo. O PM envolvido no assalto deve ser conduzido para o presídio Anastácio das Neves. “O procedimento será lavrado aqui, até para não corrermos o risco de, ao nos deslocarmos até Marabá para que se faça o procedimento lá, ou com recesso de prazos e essas pessoas ganhem a liberdade”, afirmou o delegado de polícia Pedro Rocha. Outro caso
No último sábado (20), um caminhão dos Correios foi assaltado no limite entre os municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis. O veículo transportava equipamentos eletrônicos de Belém para Marabá. Segundo a polícia, os assaltantes interceptaram o caminhão na BR-010, fizeram motorista refém e o levaram para uma estrada vicinal. A policia chegou no momento em que os homens tentavam fugir com a carga roubada. Houve troca de tiros e os bandidos fugiram pela mata, deixando parte da carga roubada dentro de uma caminhonete.

Unidade é considerada a campeã no ranking dos assaltos

Banco do BrasilUnidade é considerada a campeã no ranking dos assaltos
ULIANÓPOLIS
Evandro Corrêa
Especial para O Liberal
Por conta dos sucessivos assaltos e pela localização geográfica deficitária, uma vez que as cidades mais próximas - Paragominas e Dom Eliseu - estão localizadas a mais de 60 km de distância, a agência do Banco do Brasil de Ulianópolis é hoje uma das mais visadas do Estado. É considerada a campeã no rancking de assaltos a banco.
No último deles, em maio deste ano, 12 homens armados tomaram de assalto a agência e levaram aproximadamente R$ 1 milhão. Os bandidos chegaram às proximidades da casa bancária e se dividiram em dois grupos - um rendeu os policiais militares que estavam no prédio do Destacamento da Polícia Militar, em frente ao banco, e outro rendeu funcionários e clientes que estavam na agência.
Os assaltantes chegaram ao banco em dois veículos. Segundo a Polícia, os bandidos aproveitaram o horário do almoço para render os poucos PMs que estavam no batalhão.
Depois de adentrarem na agência do Banco do Brasil, os assaltantes se apoderaram de cinco malotes com dinheiro que haviam chegado à agência no dia anterior.
Em seguida, eles fugiram em uma caminhonete vermelha, supostamente rumo ao município de Dom Eliseu.
FUGA
Na fuga, os assaltantes, além dos cinco malotes com dinheiro, levaram dois funcionários do banco como reféns, que foram liberados minutos depois numa estrada.
No ano passado, agência foi alvo de pelo menos cinco assaltos. No último, o banco ficou fechado ao público por dois meses.
Desta vez, aproximadamente 20 homens fortemente armados e encapuzados levaram todo o dinheiro que tinha na agência. Na ação, foram baleados um policial e duas pessoas que estavam dentro do banco. Na saída, os bandidos levaram como reféns o gerente da agência, Edélcio Corel Júnior, e os funcionários Alan, Bruno e Adílio. Os reféns foram libertados na BR-010 (Belém-Brasília), às proximidades do posto Madeireiro.
A caminhonete S-10, de propriedade do gerente do banco, foi abandonada na estrada e levada para a delegacia de Paragominas. Neste assalto, de forma acintosa, os assaltantes cercaram o quarteirão onde fica localizada a agência do Banco do Brasil. O bando, que utilizou aproximadamente quatro carros para o assalto, se dividiu em quatro grupos, se posicionando nas quatro esquinas da quadra que dá acesso à agência. Ao anunciar o assalto, os grupos se juntaram em frente à agência, sendo que uma parte adentrou ao prédio, enquanto os demais faziam disparos para dentro da delegacia.
CORRERIA
Na hora do assalto, havia aproximadamente 100 pessoas dentro da agência bancária. Quando começaram os disparos, as pessoas que passavam perto e que aguardavam do lado de fora do banco começaram a correr, o que ocasionou um tumulto generalizado. Ao adentrarem no banco, os bandidos utilizaram os clientes que estavam do lado de dentro para formar uma barreira humana em frente ao prédio.
Depois de renderem todos os funcionários e clientes da agência, os bandidos recolheram todo o dinheiro dos terminais eletrônicos localizados na ante-sala da agência e, em seguida, colocaram tudo em várias mochilas levadas por eles para guardar o dinheiro. Em seguida, obrigaram o gerente a abrir o cofre do banco.
Antes da abertura do cofre, os assaltantes dispararam tiros por todo o prédio, inclusive nas câmeras de circuito interno, que ficaram totalmente destruídas. Depois de roubar todo o dinheiro que havia no cofre, um grupo de bandidos saiu da agência carregando as mochilas, enquanto outro fez três funcionários reféns, deixando a agência bancária em uma S 10 preta, do gerente do banco.
Na saída do banco, uma parte dos assaltantes, que ficou em uma esquina próxima à agência, ateou fogo em uma caminhonete modelo S-10, cinza, placa HOU-4241, de São Luís (MA), usada por eles para chegar à cidade.
Nos assaltos ao Banco do Brasil de Ulianópolis, os bandidos usam sistematicamente armas de grosso calibre, como fuzis AR-5, calibre 12 e pistolas de 9 milímetros.
Em 2007, município ficou sitiado e rodovia foi bloqueada por bandidos
Em 2007, o município de Ulianópolis foi palco de um dos assaltos mais audaciosos da história. Desta vez, onze homens fortemente armados destruíram totalmente uma viatura policial, bloquearam a BR-010 e mantiveram a cidade sitiada por mais de três horas. Os bandidos chegaram encapuzados na porta do banco e metralharam a delegacia e o posto do destacamento da Polícia Militar, localizados em frente à agência.
Quando ouviu o primeiro disparo, o gerente do banco, Adélcio Júnior, fugiu por uma pequena janela que dá acesso à garagem da agência. Com isso, os assaltantes não tiveram acesso ao cofre, levando apenas o dinheiro que estava nos caixas. Testemunhas que estavam dentro da agência disseram que, ao constatarem que o gerente já não estava mais na agência, os assaltantes ficaram revoltados e passaram a fazer ameaças, dizendo que uma hora o 'pegariam'.
GERENTE
Na saída do banco, os bandidos roubaram uma caminhonete branca e levaram como refém o segurança do banco, que foi liberado logo em seguida. Antes do assalto, a quadrilha atravessou uma carreta na BR-010, às proximidades da cidade, para dificultar o acesso de reforço policial. Em conversa com os policiais de Ulianópolis, o segurança apresentou um cartucho de arma de grosso calibre, dizendo que os assaltantes mandaram que ele entregasse o projétil ao tenente Nélson, que comandava a guarnição de Ulianópolis, representando um alerta para o mesmo tomar cuidado.
Testemunhas também afirmaram que os bandidos disseram, no interior da agência, que estavam no local para vingar a morte de um assaltante. A Polícia acredita que os assaltantes estavam se referindo ao roubo ocorrido na agência dos Correios de Ulianópolis, em outubro de 2006, quando a Polícia encurralou os bandidos e matou a tiros o assaltante de banco Fábio Andrade Sobrinho, irmão do também assaltante Robson Andrade, foi preso pelos policiais de Ulianópolis juntamente com outro integrante do bando, Rubens Marleson Corrêa.
Investigações da Polícia detectaram que o assalto aos Correios da cidade foi articulado pela família Andrade, que reside no município de Jacundá. Depois de preso, Robson Andrade foi retirado da Delegacia de Ulianópolis sob um forte esquema de segurança, que envolveu três viaturas e 15 agentes da Polícia Federal. Robson é considerado um dos assaltantes de banco e carro forte mais procurados do Brasil.
Uma hora após o assalto, os assaltantes retornaram à área da agência do Banco do Brasil e passaram a trocar tiros com policiais militares. Em menor número, os bandidos bateram em retirada usando uma caminhonete preta. Os policiais só não conseguiram perseguir os assaltantes por causa da grande quantidade de curiosos que estava no meio da rua, atrapalhando a ação policial.
RETORNO
Com todo o alvoroço, a frente do Banco do Brasil da cidade se transformou numa praça de guerra, com policiais armados e bandidos disparando tiros para todos os lados. No centro da cidade, pessoas corriam para dentro de casas tentando se proteger. Em conversa com a reportagem, policiais disseram que os bandidos não haviam saído da cidade e estavam à procura do gerente do banco, para matá-lo. O gerente foi retirado sob forte esquema de segurança e não retornou mais a Ulianópolis.
Depois dos sucessivos assaltos, setores de segurança pública do Estado destacaram uma guarnição da Polícia Militar, vinculada diretamente ao comando-geral da corporação, para fazer a segurança na agência e acalmar o clima de insegurança em Ulianópolis. Recentemente, a agência passou mais de duas semanas com as portas fechadas porque a guarnição teve que retornar para Belém. (E. C.)
.

Portal ORM
© 2004 Organizações Romulo Maiorana. Todos os direitos reservados.

Fornecido Por Cotação do Euro