domingo, 31 de maio de 2015

Helicóptero desaparecido no Amazonas transportava enfermeira de MS

Helicóptero desaparecido no Amazonas transportava enfermeira de MS

Buscas prosseguem e familiares dizem não perder a esperança

KLEBER CLAJUS31 de Maio de 2015 | 17h28
Luiza Fernandes está entre os ocupantes de helicóptero desaparecido desde sexta-feiraLuiza Fernandes está entre os ocupantes de helicóptero desaparecido desde sexta-feira
(Foto: Reprodução/Facebook)
A enfermeira sul-mato-grossense Luiza Fernandes Pereira, 48 anos, integra grupo de cinco ocupantes de helicóptero que desapareceu, na sexta-feira (29), entre os municípios de Atalaia do Norte e Tabatinga, no interior do Amazonas. Ela, que reside em Campo Grande, acompanhava o transporte de duas pacientes na aeronave utilizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Casa de Saúde Indígena (Casai).
Larissa Fernandes de Souza, filha da enfermeira, disse em rede social que o helicóptero segue desaparecido, apesar de sinais de localização terem sido detectados. Uma das áreas de busca seria Igarapé São João. O irmão, Yuri Fernandes de Souza, foi para Tabatinga acompanhar as buscas.
“Apesar do quadro não ser favorável, nós não perdemos a esperança. Ela estava a trabalho, fazendo uma coisa em que acredita, pois enfermagem sempre foi o seu dom, ela estava ajudando quem mais precisa”, pontuou Larissa.
DESAPARECIDO
O helicóptero que transportava Luiza e outras quatro pessoas desapareceu do espaço aéreo, conforme a Defesa Civil de Atalaia do Norte, por volta das 18h30 (20h30 de Brasília) de sexta-feira.
Na ocasião, além do piloto, eram transportadas na aeronave a gestante Marcelina Cruz dos Santos e sua acompanhante Marcelina da Silva de Souza, assim como outra paciente identificada como  Luciana Guedes do Carmo e a enfermeira sul-mato-grossense.
A namorada do piloto confirmou ao G1 que falou com ele por telefone cerca de 10 minutos antes do pouso e depois não obteve mais contato. O comunicado do desaparecimento só foi confirmado às 20h30 (22h30 em Brasília) pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Seripa-7).
Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB), desde então, realizam buscas para localizar a aeronave, porém enfrentam dificuldades nas operações pelo mau tempo e o fato da região ser de mata fechada. Mateiros auxiliam nas buscas por terra.

Blatter é vítima de 'conspiração', diz filha de presidente da Fifa

Blatter é vítima de 'conspiração', diz filha de presidente da Fifa

Durante entrevista, Corinne Blatter afirmou que credibilidade de seu pai não foi abalada
BBCO presidente da Fifa, Joseph Blatter, é vítima de uma conspiração de "bastidores" disse a filha dele, Corinne, em uma entrevista à BBC.
"Ninguém está livre de culpa, mas (...) ele não é a pessoa pegando o dinheiro", afirmou.
Blatter foi reeleito para um quinto mandato na presidência da autoridade máxima do futebol mundial dias depois do indiciamento de 14 autoridades da Fifa, suspeitos de extorsão, lavagem de dinheiro e corrupção. Entre estes 14, sete dirigentes da organização foram presos em Zurique, na Suíça, incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
Quando questionada quem seriam estas pessoas nos "bastidores", Corinne respondeu: "Eu não diria que são os americanos e britânicos, mas, certamente, pessoas trabalhando nos bastidores".
"Não sei se você quer chamá-los de forças da escuridão, mas eu falo que eles realmente tentaram, eles tentaram em setembro, outubro do ano passado."
Em setembro de 2014, Blatter foi pressionado a renunciar ao cargo depois de rejeitar os pedidos para tornar público um relatório sobre a suposta corrupção nas campanhas de candidatura para sedir a Copa do Mundo.
Leia mais: Bancos britânicos investigam se foram usados por autoridades da Fifa
Na sexta-feira, Blatter venceu a eleição em Zurique derrotando seu único adversário, o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein.

Credibilidade

Corinne Blatter afirmou na entrevista que seu pai não perdeu a credibilidade nos últimos dias.
"Todas estas coisas aconteceram apenas para tirar a credibilidade dele, para que ele renunciasse. Mas posso afirmar que, em cerca de (duas ou três) semanas, ninguém mais vai falar sobre isto", afirmou.
"Outras notícias estarão no topo e ele vai trabalhar normalmente, como disse ontem na entrevista coletiva, ele teve uma grande reunião executiva e todos vão trabalhar juntos. Ele também é o presidente daqueles que não votaram nele e agora eles têm que trabalhar juntos."
Corinne também negou que Joseph Blatter tenha recebido dinheiro de corrupção.
"Todo o dinheiro que ele ganhou ele ganhou trabalhando, ele é um presidente (da Fifa) que trabalha muito."
Segundo Corinne, Joseph Blatter ganhou todo o dinheiro que tem trabalhando
Getty"Todas estas pessoas que falam que ele ganha dinheiro, não sei que tipo de dinheiro ele deveria levar e ele não tem este tipo de caráter, ele não está levando dinheiro nenhum", acrescentou.
No sábado, Blatter deu uma entrevista coletiva no qual se mostrou extremamente confiante apesar das investigações.
Quando questionado sobre os danos à imagem da Fifa por causa das acusações de corrupção, ele culpou a imprensa que, segundo ele, exagerou a crise. Para Blatter, a Fifa continua sendo bem vista, especialmente em países da Ásia e África. Ele também recebeu um telegrama do presidente russo, Vladimir Putin, parabenizando pela reeleição.
Respondendo às críticas à sua liderança pessoal, Blatter demonstrou ainda mais confiança.
Leia mais: Europa faz 'campanha de ódio' contra Fifa, diz Blatter
"Acabei de ser eleito para um quinto mandato, não pode haver muita coisa errada comigo", afirmou.
Blatter também minimizou o a importância da investigação americana lançada contra as autoridades da entidade.
Durante a entrevista coletiva ele questionou o momento escolhido pelos promotores dos Estados Unidos, afirmando que a Fifa "poderia ter sido contactada em outro momento" ao invés de poucos dias antes do congresso de Zurique.

Bancos

O presidente da Uefa, Michel Platini (dir.) sugeriu que os times europeus podem boicotar a Copa do Mundo se Blatter continua na presidência da Fifa
Neste domingo, dois bancos britânicos deram início a investigações internas para saber se foram usados para pagamentos ilegais por autoridades da Fifa, segundo informações levantadas pela BBC.
O FBI citou os bancos Barclays e Standard Chartered, junto com o HSBC, na quarta-feira,no indiciamento de 14 autoridades da Fifa, suspeitos de extorsão, lavagem de dinheiro e corrupção. Entre estes 14, sete dirigentes da organização foram presos em Zurique, na Suíça, incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
Os bancos Barclays e HSBC não comentaram a situação, mas o Standard Chartered afirmou que está analisando os pagamentos.
Segundo o correspondente de economia da BBC Joe Lynam, dezenas de bancos foram citados nas 164 páginas de documentos do FBI.
Alguns são bancos muito pequenos que a maioria das pessoas nunca ouviu falar, mas três grandes bancos britânicos estão entre os citados.
"Eles não foram acusados de nada, apenas citados pelo FBI como prova de pagamentos feitos por 'co-conspiradores' e dos bancos que eles usaram para canalizar transferências bancárias ilícitas", afirmou.
No entando, o Barclays, Standard Chartered e HSBC vão analisar todos os pagamentos feitos em suas redes globais que podem estar ligados aos dirigentes acusados e à Fifa em geral.
Leia mais: Popularização do futebol nos EUA é pano de fundo para 'Fifagate'

Polícia investiga morte de DJ que animava festas de jogadores no Rio

Polícia investiga morte de DJ que animava festas de jogadores no Rio

Valdemir foi encontrado morto em um hotel na Barra, na sexta (29).
Ele teria se ferido quando uma mesa de vidro quebrou e acertou seu pé.

Do G1 Rio
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a morte de Valdemir dos Santos, de 37 anos, mais conhecido como DJ Goleiro, conhecido no Rio por animar as festas de grandes nomes do futebol. Valdemir foi encontrado morto em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na noite da sexta-feira (29).
De acordo com informações da 16ª DP (Barra da Tijuca), a delegacia aguarda os laudos da perícia de local e do Instituto Médico Legal (IML) com a causa da morte. Amigos da vítima prestaram depoimento e testemunhas estão sendo ouvidas. Ainda segundo a polícia, imagens de câmeras de segurança do hotel estão sendo solicitadas.
DJ Goleiro (Foto: Marcelo Tralha/Arquivo pessoal)
DJ Goleiro (Foto: Marcelo Tralha/Arquivo pessoal)
O DJ Marcelo Tralha, amigo do DJ Goleiro, foi surpreendido com a notícia da morte por boatos que circulavam em uma rede social. De acordo com as informações, Goleiro estaria num hotel na companhia de um casal quando uma mesa de vidro se quebrou atingindo seu pé. Tralha recebeu uma foto que mostra o DJ Goleiro sentado numa cadeira, com aspecto de desfalecido, um pano enrolado no pé, e muito sangue no chão.

Ainda de acordo as informações que Tralha recebeu, o casal teria saído para procurar ajuda - a mulher teria também se ferido - mas ninguém voltou. Segundo informações no perfil de Goleiro numa rede social, o vidro teria atingido a veia femural e ele teria morrido de hemorragia.
Tralha contou que ficou sabendo pelas informações na rede que Goleiro havia anunciado que iria a um show numa casa de shows da Barra e depois passaria a noite no Hotel Sheraton da Avenida Lúcio Costa, antigo Radisson.
Amigo estranha falta de socorro
Tralha então foi até o hotel,e confirmou a morte do DJ Goleiro. Transtornado, foi à delegacia e teve acesso ao registro de ocorrência, quando também confirmou que havia mais duas pessoas no apartamento. O registro policial afirmava que a morte ocorrera a partir de um acidente com a mesa de vidro que atingiu o pé, segundo Tralha.

“Essa história está muito estranha. Segundo o registro de ocorrência da delegacia, o Goleiro estava no apartamento 205 do Sheraton Hotel, com mais duas pessoas, um homem e uma mulher. A mulher também se feriu. Eu não entendo o porquê de não terem acionado a segurança do hotel após o acidente. O socorro seria mais rápido e, talvez, o Goleiro não teria morrido”, disse o DJ Tralha.

Abalado com a perda do amigo, que morou com ele cerca de 3 anos, Tralha disse ainda que Goleiro e o casal que estava com ele não tinham condições financeiras para frequentarem um hotel daquele tipo. Ele ainda disse que esse casal não procurou a família do DJ para dar qualquer explicação e que também o hotel se negou a passar qualquer tipo de informação relacionada com a morte de Goleiro para a irmã dele. Procurado pelo G1, um funcionário do hotel informou que não havia qualquer responsável para comentar o assunto.

“Goleiro e as duas pessoas que também estavam no quarto não tinham dinheiro para bancar um hotel como aquele. Falo isso porque, apesar de superficialmente, eu conhecia o rapaz e a moça que estavam naquele quarto. Procurei o hotel para saber no nome de quem estava a reserva do quarto, mas, primeiramente, a direção disse que só passaria essa informação para a família. Após muita insistência, eles disseram que só a polícia teria acesso a essa informação. Apesar do sofrimento, eu e a família do Goleiro não procuramos o casal a pedido da polícia, que investiga o caso”, completou Tralha.
O corpo do DJ Goleiro vai ser sepultado nesta segunda (1º), às 14h, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio.

Band e MPF fazem acordo após polêmica envolvendo Datena.

Band e MPF fazem acordo após polêmica envolvendo Datena.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito: “VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

Aqui no Momento Verdadeiro sempre publicamos reportagens abordando o Estado Laico e a liberdade religiosa. Recentemente, São Paulo sediou o primeiro encontro para celebrar a liberdade religiosa no Brasil. Judeus, católicos, evangélicos, umbandistas e muitas outras crenças foram representadas no evento. Clique aqui para ler mais sobre o evento.

Apesar de não ser um Estado ateu, o Estado Laico deve respeitar também o direito à descrença religiosa, como informa um artigo publicado na enciclopédia Wikipédia.

Recentemente, a Band fez um acordo com o Ministério Público Federal e firmou o compromisso de exibir em sua programação um vídeo para conscientizar a população de que o Estado brasileiro é laico - não tem religião oficial. A emissora assinou um termo em que se compromete a levar o material, produzido pelo próprio MPF, ao ar por 72 vezes.

De acordo com a revista "Carta Capital", o canal veiculará a campanha até o dia 1 de novembro, destacando a diversidade de crenças no Brasil. A determinação é resultado de um processo aberto contra o canal, depois de o apresentador José Luiz Datena ter feito comentários preconceituosos contra os ateus durante o "Brasil Urgente", em 2010.
Na ocasião, Datena e o repórter Márcio Campos comentavam o fuzilamento de um jovem e relacionavam o crime à "ausência de Deus". "Por que o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí", disse durante a atração.

+ Notícias da TV -  Mara Maravilha está cotadíssima para "A Fazenda 8".

Agradecemos sua visita. Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.

Momento Verdadeiro com informações do Famosidades.

Cunha desafia PT e diz que votará maioridade penal em junho

Cunha desafia PT e diz que votará maioridade penal em junho

Deputado usou Twitter neste domingo para avisar que PEC irá a votação mês que vem; entidades e ONU rechaçam medida


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), usou sua conta no Twitter, neste domingo (31), para anunciar que colocará em votação em junho uma proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. De acordo com Cunha, a discussão deverá acontecer assim que a comissão especial da redução penal terminar os trabalhos, cujo prazo final é 15 de junho.
A proposta é criticada por setores da sociedade brasileira, já recebeu repúdio até da Organização das Nações Unidas (ONU) e vai na contramão de países desenvolvidos que estudam aumentá-la , ao invés de reduzi-la.
 Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante depoimento à CPI da Petrobras, em março deste ano; o parlamentar, que quer levar ao plenário a PEC da redução da maioridade penal, foi um dos denunciados no escândalo do petrolão
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
“A próxima polêmica após a conclusão da reforma política será a redução da maioridade penal que votaremos até o fim de junho em plenário”, escreveu o parlamentar. “A Câmara não vai ficar refém dos que não querem que nada que os contrariem seja votado, ameaçando ir à justiça toda vez que perdem no voto”, disse, no perfil oficial. Cunha disse ter “absoluta convicção [de] que a maioria da população é favorável” à redução da maioridade.
Cunha admitiu que o tema é polêmico e se gabou de querer encaminhá-lo para uma solução definitiva, uma vez que, a exemplo da reforma política, comparou, “ninguém pôs para votar. Todos querem é que o assunto fique sendo só debatido”.
“O PT não quer a redução da maioridade e acha que todos têm de concordar com eles”, alfinetou.
Lula: apoiar redução da maioridade é "crime" contra o País
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou no dia 31 de março deste ano a tramitação da PEC – em outras palavras, analisou a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da proposta. Após essa aprovação, a Casa criou uma comissão especial para examinar o conteúdo da PEC, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar.
A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Em seguida, a PEC deverá ser votada pelo plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações. Em seguida, ela vai para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Caso haja mudança no texto, ele volta para a Câmara, para ser votado novamente.
Redução da maioridade penal: você é contra ou a favor?
Terra

sábado, 30 de maio de 2015

Terremoto de 7,8 graus atinge o Japão sem alerta de tsunami


Informações preliminares indicam que não há relatos de danos significativos e a usina nuclear de Fukushima não foi atingida


Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa leste do Japão neste sábado causando tremor em edifícios em Tóquio, mas sem relatos imediatos de danos, disse a agência estatal NHK rede.
"Não há perigo de um tsunami", disse a agência.
O terremoto, cujo centro estava localizado entre as ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio, foi sentido em várias partes do Japão e teve uma profundidade de 590 quilômetros.
A Tokyo Electric Power Co 9501.T disse que a usina nuclear de Fukushima não foi atingida.
As pistas do Aeroporto de Narita, na capital, estavam operando normalmente, mas o serviço de trem de alta velocidade entre Tóquio e Osaka parou por falta de energia, disse a NHK.
O Japão se situa sobre o chamado anel de fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e os terremotos são relativamente frequentes, por isso que as infraestruturas do país são especialmente desenhadas para suportar os tremores.
Fonte: Terra

Mulher leva soco de policial em protesto na USP; assista ao vídeo

Mulher leva soco de policial em protesto na USP; assista ao vídeo

Por Agência Brasil  

Manifestante recebeu socos, foi jogada no chão e pisoteada durante ato que fez parte do Dia Nacional da Paralisação

Agência Brasil
Uma manifestação de estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) terminou em confronto com a Polícia Militar nesta sexta-feira (29). Uma pessoa foi presa e houve feridos. Entre eles, estavam duas mulheres – uma delas recebeu socos no rosto, foi jogada no chão e pisoteada.
O ato, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), vinculado à Central Sindical CPS-Conlutas, fez parte do Dia Nacional de Paralisação, protestos organizados pelas centrais sindicais contra o ajuste fiscal e projeto de lei que trata da regulamentação dos trabalhadores terceirizados no país.
Veja o vídeo:
Depois de uma concentração, no cruzamento da rua Alvarenga com a Afrânio Peixoto, na zona sudoeste, os manifestantes tentaram bloquear o acesso à Rodovia Raposo Tavares, no sentido interior-capital. Houve intervenção da Polícia Militar, que, segundo o Sintusp, usou bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
O estudante de Ciências Sociais, Carlos Alberto dos Santos, de 27 anos, ferido na cabeça, foi detido e até por volta das 13h ainda prestava depoimento no 34º Distrito Policial (DP). O diretor do Sintusp, Magno de Carvalho, informou que pelo menos dez pessoas ficaram feridas. Esse número não foi confirmado pelo 34º DP, que registrou apenas um ferido.
Por meio de nota, o Sintusp argumentou que a “manifestação ocorria pacificamente, quando a força policial reprimiu o ato”. O comunicado revela que, entre os feridos, estavam duas mulheres e que uma delas recebeu socos no rosto, foi jogada no chão e pisoteada.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), informou que o secretário Alexandre de Moraes determinou o afastamento de um dos policiais flagrado atirando da viatura. “O procedimento em questão foi totalmente irregular”, diz o comunicado, acrescentando que a conduta dos policiais será objeto de apuração.
Por meio da nota, a secretaria alegou que a PM está atuando nas várias manifestações para reduzir o impacto dos atos na rotina das pessoas e que, em especial, neste episódio foram usados “os meios necessários que o cruzamento não fosse fechado pelos manifestantes”.
Os atos das centrais sindicais ocorrem em protesto contra a regulamentação do Projeto de Lei 4.330/2004, que estabelece novos critérios para as atividades de terceirização no país.
Veja fotos e relembre a greve de professores estaduais no Paraná:
Professores protestam contra violência policial em Curitiba (5.5.20150. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Nesta terça-feira (5), professores do Paraná fazem nova manifestação em Curitiba (5.5.2015). Foto: Reprodução/Facebook
Professores do Paraná fazem caminhada em protesto nesta terça-feira (5.5.2015). Foto: Reprodução/Facebook APP Sindicato
Professores protestam contra violência policial em Curitiba (5.5.20150. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Professores da Bahia publicam foto em luto pela educação após repressão de protesto de professores do Paraná (4.5.2015). Foto: Reprodução/Facebook
Professores de Teresina (PI) publicam foto em luto pela educação após repressão de protesto de professores do Paraná (4.5.2015). Foto: Reprodução/Facebook
Professores de Salto Do Jacuí (RS) publicam foto em luto pela educação após repressão de protesto de professores do Paraná (4.5.2015). Foto: Reprodução/Facebook
Professor fica ferido em confronto com policia. Foto: SMSC/29.04.15
Feridos foram levados a hospitais da região, que ficaram lotados. Foto: SMSC/29.04.15
Policiais usaram balas de borracha para conter manifestantes. Foto: SMSC/29.04.15
Mais de 100 pessoas ficaram feridas. Foto: SMSC/29.04.15
Professores do Paraná e PM entram em confronto no centro de Curitiba (29.4.2015). Foto: Divulgação/APP Sindicato
Polícia usou bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para dispersar manifestantes. Foto: SMSC/29.04.15
PM usou bombas de gás lacrimogênio durante protesto de professores do Paraná (28.4.2015). Foto: Divulgação/APP
PM usou bombas de gás lacrimogênio durante protesto de professores do Paraná (28.4.2015). Foto: Divulgação/APP Sindicato
Professores estaduais e PM entram em confronto no centro de Curitiba (29.4.2015). Foto: Divulgação/APP Sindicato
Após confronto com PM, professores mantiveram acampamento em frente à Assembleia Legislativa (28.4.2015). Foto: Divulgação/APP Sindicato
Em greve, professores do Paraná passam noite em frente à Assembleia Legislativa´(29.4.2015). Foto: Divulgação/APP Sindicato
Professores protestam contra violência policial em Curitiba (5.5.20150. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
1/18

Leia tudo sobre: confrontoconfronto com a políciaPMUSPprotestoIGSP

20 pessoas morreram em ataque a ônibus no Paquistão.

20 pessoas morreram em ataque a ônibus no Paquistão.

Ataque a ônibus no Paquistão deixou 20 mortos, infomou à Reuters.
De acordo com a agência de notícias internacional, homens armados disfarçados de membros da força de segurança do Paquistão mataram ao menos 20 passageiros no fim da noite de sexta-feira (29/05).

O ônibus viajava da cidade ocidental de Quetta a Karachi na costa sul do país. O ataque ocorreu na cidade de Mastung, a 40 quilômetros ao sul de Quetta, capital da província de Baluchistán.

— Entre 15 e 20 homens armados em três caminhonetes e uniformizados com trajes das forças armadas de segurança sequestraram ao redor de 35 passageiros, disse à Reuters o ministro do Interior de Baluchistán, Sarfaraz Bugti.


Sarfaraz Bugti disse que os corpos de 20 passageiros foram encontrados posteriormente a cerca de dois quilômetros da principal estrada entre Quetta-Karachi, em colinas próximas.

Não se tem informações sobre as circunstâncias das mortes e os motivos do ataque.

Índia enfrenta onda de calor mais forte dos últimos 20 anos.

Agradecemos sua visita. Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.

Fonte: Reuters.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

A “Operação Filisteu” em Parauapebas

A “Operação Filisteu” em Parauapebas

No dia 5 de maio de 2015 o vereador Odilon Rocha de Sanção, usando a tribuna da Câmara Municipal de Parauapebas disse que o salário de aproximadamente R$10 mil que um vereador recebe por seu ofício naquela casa mal dava pra se sustentar se o parlamentar não for corrupto.
A frase polêmica do vereador tornou-se viral nas redes sociais e a vida tranquila que o vereador levava ao longo dos seus cinco mandatos entrou em queda, culminando com sua prisão, após operação do GAECO – Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – realizada no município na manhã de ontem (26).
Odilon caiu no ridículo em rede nacional e esse fato parece ter despertado a ira do Ministério Público paraense. Alguma coisa deveria ser feita, e rapidamente. Organizou-se, então, a “Operação Filisteu”, em alusão ao sobrenome do vereador (Sanção), segundo o Promotor de Justiça Hélio Rubens Pinho Pereira.
Com a existência de um procedimento na promotoria de Parauapebas para investigar casos de improbidade administrativa na câmara de vereadores  durante a gestão de Josineto Feitosa, deu-se o start para a operação, que contou com 01 procurador de Justiça, 11 promotores de Justiça, 35 policiais, 7 funcionários do Ministério Público e 15 viaturas. Portas foram arrombadas, residências de vereadores vasculhadas à procura de documentos que ajudassem a elucidar um suposto crime organizado que teria favorecido a mesa diretora passada.
Durante a busca na residência do vereador Arenes (PT) foram encontradas quatro armas, uma delas de uso restrito das Forças Armadas. O vereador foi preso e vai responder por porte ilegal de armas e posse de armas de uso restrito. Essa segunda tipificação impediu que o vereador respondesse ao processo em liberdade através de fiança.
Segundo o promotor de justiça Hélio Rubens, o empresário Edmar Cavalcante (Boi de Ouro) fora procurado pela direção da Câmara para ser o operador de alguns contratos (fornecimento de alimentação e locação de veículos). Parte desses pagamentos, afirma o promotor de justiça, retornava para a mesa diretora da Câmara. Por continuar operando mesmo depois de ser intimado a dar depoimento ao MP, Boi de Ouro foi preso. Sua prisão preventiva foi decretada pelo juiz da Vara Penal de Parauapebas, Líbio de Araújo Moura.
Odilon Rocha de Sanção está sendo investigado por ter relação próxima à Boi de Ouro e por ser um dos beneficiários do esquema supostamente montado pelo empresário. Segundo o promotor de justiça, além do envolvimento no caso com Boi de Ouro, Odilon teria um contrato para lavar veículos alugados para a Câmara municipal, veículos estes que não existiam na totalidade do contrato e teria, ainda, usado a secretaria municipal de assistência social de Parauapebas para receber apoio logístico para sua festa de aniversário, ocorrido em uma de suas propriedades rurais. Por reiterar na prática de supostos crimes, e por ser pessoa influente no município, fato que poderia atrapalhar as investigações, Odilon recebeu voz de prisão em cumprimento a Mandado de prisão também assinado pelo juiz da Vara Penal de Parauapebas.
A operação ainda esteve na residência do vereador Josineto Feitosa, presidente no período relativos às denúncias, nos gabinetes de vereadores que compunham a mesa diretora da CMP à época e em alguns setores da CMP. Foram levados HD’s, computadores e farta documentação.
Depois de passarem no IML local para realização de exames de corpo de delito, os vereador Arenes e o empresário Boi de Ouro foram transferidos na noite de ontem para Marabá e hoje seguiram para a capital do estado. O vereador Odilon, no IML, apresentou uma alteração na pressão arterial. Depois de informado, através de um atestado de saúde, que a pressão do preso estava muito alta, ele foi autorizado pelo juízo a ser  internado em um Hospital do município. A defesa do vereador Odilon busca um Habeas Corpus que o libere  para procurar um grande centro, já que, segundo informações, seu estado de saúde é ruim.
As declarações do promotor Hélio Rubens, ao  ser perguntado do motivo de apenas o vereador Odilon ter sido preso, já que outros vereadores foram beneficiados com o suposto esquema, ratificam o desejo do MP de dar uma resposta à sociedade e à imprensa nacional sobre a infeliz declaração de Odilon sobre corrupção. Odilon foi “boi de piranha” e agora coloca a mesa diretora investigada sob pressão. Se comprovadas as irregularidades, mais vereadores deverão se juntar a Odilon e ao empresário Edmar.
Concomitantemente à investigação da Câmara Municipal, a “Operação Filisteu”, da qual fazia parte o Núcleo de Combate à Improbidade, coordenado pelo procurador de Justiça, Nelson Pereira Medrado, cumpriu mandados de busca e apreensão  na residência do prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano (PSD), em alguma repartições no Morro dos Ventos, sede da prefeitura, na secretaria municipal de obras e em uma empresa que tem contratos com a prefeitura. O alvo eram documentos que comprovariam um suposto esquema em licitações e desapropriações na atual gestão. Não haviam mandados de prisão ou de condução coercitiva de nenhum dos investigados em relação a prefeitura de Parauapebas.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Parauapebas afirmou que toda a administração colaborou com o levantamento de informações de modo a garantir que as investigações corram da melhor forma possível, e que em relação aos procedimentos de desapropriações, os mesmos foram realizados em estrita observância da legislação regente. Confira a íntegra da nota:
Em respeito à população e no cumprimento do nosso dever, tendo em vista ação investigatória realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em curso no Município, que resultou em busca e apreensão de documentos e prisão de vereadores desta municipalidade, a Prefeitura Municipal de Parauapebas vem a público esclarecer o que segue:
  • Por expressa determinação do Prefeito Municipal toda a administração está colaborando com o levantamento de informações de modo a garantir que as investigações corram da melhor forma possível;
  • Em relação ao objeto das investigações que envolvem o processo administrativo de desapropriação de área para implantação do projeto social de habitação popular, o mesmo foi realizado em estrita observância da legislação regente, como se constata da documentação que instrui os procedimentos e que foi prontamente fornecida aos responsáveis pela operação;
  • A Prefeitura Municipal de Parauapebas comunica a toda população que todos os serviços municipais encontram-se funcionando normalmente sob a responsabilidade de cada secretário;
  • Em relação aos procedimentos referentes à Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, as providências legais são de responsabilidade da Mesa Diretora do Poder Legislativo e acreditamos que todas as medidas cabíveis estão sendo efetivamente adotadas;
A Prefeitura Municipal de Parauapebas reitera sua disposição em colaborar de forma transparente e objetiva com todo o processo investigatório em curso, de modo a que todos os fatos possam ser devidamente apurados, dentro dos ditames da lei.
Prefeitura Municipal de Parauapebas
Assessoria de Comunicação Social
Durante uma coletiva realizada no Fórum de Parauapebas na tarde de ontem, Nelson Medrado afirmou que as investigações estão no início e que não há nenhum pedido de afastamento do prefeito. Medrado disse ainda que a justiça é relutante em afastar temporariamente prefeitos sem que todas as fases do processo tenham sido ultrapassadas. Medrado disse ainda que agora toda a documentação colhida será analisada e periciada. Depois, caso comprovadas as denúncias, medidas serão tomadas no sentido de ressarcir ao erário público os supostos desfalques e ações serão impetradas no sentido de retirar da vida pública agentes políticos que cometem irregularidades.

OPERAÇÃO DESMONTA ESQUEMA MILIONÁRIO NA PREFEITURA E NA CÂMARA DE PARAUAPEBAS. DOIS VEREADORES E UM EMPRESÁRIO FORAM PRESOS

OPERAÇÃO DESMONTA ESQUEMA MILIONÁRIO NA PREFEITURA E NA CÂMARA DE PARAUAPEBAS. DOIS VEREADORES E UM EMPRESÁRIO FORAM PRESOS

 

Sem título1

A operação denominada Filisteu desmontou esquema criminoso oriundo de fraudes em processos licitatórios e superfaturamento de terrenos desapropriados pela prefeitura; emissão de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos entre membros da câmara e o comércio na região.
Foi preso até o momento o vereador Odilon Rocha de Sansão (PMDB), conhecido pela afirmação polêmica acerca do valor do salário de vereador. E o empresário do ramo do comércio local, Edmar Cavalcante conhecido como “Boi de Ouro” acusado de emitir e vender notas fiscais frias.

Sem título

Outro alvo da operação é a casa do ex-presidente da câmara municipal, Josineto Feitosa de Oliveira.
A operação coordenada pelo Grupo de Atuação especial de combate ao crime organizado (Gaeco) do MPPA foi deflagrada na madrugada desta terça (26) contra a prefeitura municipal, secretaria de obras e a câmara no município de Parauapebas, região sudeste do Pará.
Executa a operação pela promotoria de Parauapebas os promotores de Justiça, Hélio Rubens, Paulo Morgado Junior,  Fanklin Jones e Eduardo Falessi; pelo Gaeco atuam os promotores de Justiça, Milton Menezes (coordenador), Harrison Bezerra, Arnaldo Célio de Azevedo, Raimundo Aires, Daniel Barros e Augusto Sarmento e pelo Núcleo de combate a corrupção, o procurador de Justiça, Nelson Pereira Medrado.

Prisões

Mandados de busca e apreensão e de prisões foram expedidos em Belém pela desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia, do TJPA, em desfavor da prefeitura municipal cujo titular é o prefeito Valmir Queiroz Mariano (PDT) e, em desfavor da câmara, pelo juiz da comarca de Parauapebas, Libio Araújo Moura.

Greve no Detran do Pará inicia à meia-noite

Greve no Detran do Pará inicia à meia-noite

A greve dos servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) terá início logo mais à meia-noite desta quinta-feira, 28/05, com alcance em todo o estado. O início do movimento paredista será marcado por um protesto em frente à sede do órgão, em Belém, a partir das 9 horas da manhã. A greve é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran).
A greve por tempo indeterminado foi aprovada pela maioria dos 1.350 servidores do quadro efetivo do Detran durante a assembleia geral realizada entre os dias 20 e 22 deste mês.Foram consultados os servidores lotados na sede do órgão em Belém e também nas 49 Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) existentes no interior.
Na última terça-feira, 26, o Sindtran divulgou nota pública denunciando o assédio moral promovido por chefias imediatas em diversos setores do Detran, na capital e no interior do estado, com o objetivo de esvaziar a adesão ao movimento paredista. Foram difundidas informações, entre os servidores, de que, na véspera da deflagração da greve, será retirada a folha de ponto dos servidores, numa clara ameaça ao desconto dos dias parados. Sem falar nas ameaças de substituição de servidores do Detran por militares do Corpo de Bombeiros, na contratação de servidores temporários e na suspensão de disponibilização de horas-extras e de diárias para a realização de serviços no interior do estado.
As principais reivindicações são a recomposição do auxílio alimentação em 25% e a restituição de valores anteriormente reduzidos da Gratificação de Tempo Integral para que fique em 70% do salário.

Rússia acusa EUA de aplicação extraterritorial da lei no caso Fifa

Rússia acusa EUA de aplicação extraterritorial da lei no caso Fifa

A Rússia acusou os Estados Unidos nesta quarta-feira de aplicação extraterritorial de sua legislação nacional no caso da detenção na Suíça de vários dirigentes da Fifa acusados de corrupção, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

Moscou, 27 mai (EFE).- A Rússia acusou os Estados Unidos nesta quarta-feira de aplicação extraterritorial de sua legislação nacional no caso da detenção na Suíça de vários dirigentes da Fifa acusados de corrupção, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
“Advertimos sobre a existência de um novo caso de aplicação ilegal e extraterritorial da legislação americana”, disse Aleksandr Lukashevich, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, em comunicado.
O diplomata destacou que a Justiça americana acusa “um grupo de pessoas, que representam diferentes Estados” de “meia centena de casos de maquinações financeiras”.
“Esperamos que isto, em nenhum caso, seja utilizado para jogar sombras sobre a organização do futebol internacional, em geral, e suas decisões, em particular”, declarou Lukashevich, em clara alusão ao fato de a Rússia ter sido escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2018.
A Rússia acusou os EUA em várias ocasiões de uso extraterritorial de sua legislação para extraditar cidadãos de outros países, como foi o caso do traficante de armas russo Viktor But, conhecido como “mercador da morte”.
O Departamento de Justiça dos EUA divulgou hoje um comunicado no qual anuncia que foram apresentadas 47 acusações contra 14 pessoas por “organização mafiosa, fraude maciça e lavagem de dinheiro, entre outros”.
A procuradoria de Nova York abriu uma investigação pelo suposto pagamento de subornos no valor de mais de US$ 100 milhões a dirigentes da Fifa em troca de que determinadas empresas recebessem os direitos de transmissão, publicidade e promoção de torneios futebolísticos nos EUA, na América Latina e no Caribe.
Além disso, as autoridades suíças iniciaram um processo por suspeitas de gestão desleal e lavagem de dinheiro em relação com a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 na Rússia e 2022 no Catar.
A esse respeito, o comitê organizador do Mundial da Rússia 2018 se mostrou hoje disposto a colaborar com a investigação dos processos de eleição da Fifa, mas defendeu a lisura de sua candidatura. EFE

Leia Mais sobre a Notícia nesse Link: Rússia acusa EUA de aplicação extraterritorial da lei no caso Fifa - Ultimoinstante Notícias de Hoje
Para ler notícias em tempo real, acesse: http://www.ultimoinstante.com.br
Follow us: @uinstante on Twitter | UltimoInstante on Facebook

Senado começa a votar MP que muda fator previdenciário

Senado começa a votar MP que muda fator previdenciário

Jonas Pereira/ Agência Senado
Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária
Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária
Mariana Jungmann, da AGÊNCIA BRASIL
Brasília - O plenário do Senado começou a votar a Medida Provisoria (MP) 664, que altera as regras para acesso dos cônjuges de trabalhadores à pensão por morte.
Na Câmara, a MP recebeu emenda que modifica as regras do fator previdenciário, estabelecendo o cálculo chamado de 85/95.
Por essa nova fórmula, as mulheres poderão se aposentar recebendo o valor integral de seus salários – obedecido o teto de R$ 4.663,75 da Previdência Social – quando a idade e o tempo de contribuição somarem 85 anos.
Os homens terão esse direito quando a soma for equivalente a 95 anos.
ADVERTISEMENT
Assim, uma mulher com 55 anos, que tenha alcançado os 30 anos de contribuição, poderá requerer a aposentadoria integral. Atualmente, ela precisaria ter pelo menos 60 anos de idade.
Os senadores aprovaram os pressupostos de urgência e relevância da MP, a primeira votação pela qual o texto passa para que sejam analisadas as regras constitucionais.
A partir de agora eles discutirão o mérito da MP. Se for aprovada qualquer modificação no texto enviado pela Câmara, a matéria precisará retornar para última análise dos deputados.
Como a MP perderá a validade por decurso de prazo no próximo dia 1º, a intenção da maioria dos senadores é aprovar a medida sem emendas para que ela siga direto para sanção presidencial e as mudanças no fator previdenciário sejam alcançadas.
No entanto, o líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), apresentou diversos requerimentos, inclusive um para que as emendas sejam votadas uma a uma separadamente. Isso pode atrasar ou até obstruir a votação.

"Estou sendo massacrado", diz pai do menino Bernardo

"Estou sendo massacrado", diz pai do menino Bernardo

Médico Leandro Boldrini alega inocência e diz que "a vida acabou"

Ananda Müller
O médico Leandro Boldrini, pai do menino Bernado e um dos acusados pela morte do garoto, depôs hoje no Fórum de Três Passos, no Rio Grande do Sul. Aparentando calma, o médico respondeu aos questionamentos da defesa e da acusação, sempre negando envolvimento com a morte do filho, assassinado aos onze anos em abril de 2014. Usando um colete a prova de balas, Boldrini falou por 3h10 sobre sua relação com o filho e os fatos envolvendo o final de semana do desaparecimento de Bernardo.
Questionado sobre a relação da mulher com o caso, o réu garante que apenas ficou sabendo da relação dela com o crime na hora em que foi preso. Segundo o médico, Graciele afirmou que o garoto dormiria na casa de um amiguinho na sexta-feira, o que fez com que ele não se preocupasse com o sumiço do garoto por dois dias: "achei que ele apareceria na escola na segunda-feira", disse. Apesar disso, Leandro ressaltou que chegou a procurar por Bernardo ainda no domingo, alegando preocupação.
 Foto: Facebook / Reprodução
Bernardo Uglione Boldrini foi encontrado enterrado em uma cova rasa no interior de uma área de matagal em Frederico Westphalen, cidade vizinha a Três Passos, onde o garoto morava
Foto: Facebook / Reprodução
Sobre os vídeos em que Bernado aparece sendo vítima de violência psicológica dentro de casa e que foram gravados por Boldrini, o réu ressalta que "serviriam como provas para um tratamento psiquiátrico", uma vez que o médico classifica Bernardo como "um menino que não sabia ouvir não". Apesar disso, afirma que tratava os filhos de forma igualitária, ressaltando que a rotina de trabalho o deixava distante. Leandro e Graciele tem juntos uma filha de dois anos que está sob os cuidados da família da mãe.
Um dos pontos altos do depoimento foi quando Leandro afirmou que está sendo massacrado pela mídia: "estão querendo me cravar facas, meu filho está morto, minha vida está destruída". Além disso, afirmou que sua inocência é "cristalina" e pediu ao juiz que autorizasse sua soltura do presídio onde cumpre pena. Questionado sobre a própria relação com o pai, disse que "para dar um abraço era uma dificuldade", numa nítida intenção de justificar a relação de frieza com Bernardo.

Fundo de Cingapura compra fatia da Rede D'Or, dizem fontes

Fundo de Cingapura compra fatia da Rede D'Or, dizem fontes


Divulgação
Quarto do hospital de alto padrão da Rede D'Or
Hospital da Rede D'Or: participação será comprada da família Moll e do BTG, dizem fontes
Da REUTERS
São Paulo - O fundo soberano de Cingapura (GIC) vai anunciar ainda nesta quarta-feira a compra de 16 por cento do maior grupo hospitalar privado do Brasil, Rede D'Or São Luiz pelo equivalente a cerca de 3,3 bilhões de reais, disseram à Reuters duas fontes a par do assunto.
A participação será comprada da família Moll, fundadora e maior acionista do grupo de hospitais, e do BTG Pactual, disse uma das duas fontes.
As fontes pediram anonimato porque o assunto é sigiloso.
O movimento acontece um mês depois do gestor de fundos de private equity Carlyle aceitar pagar 1,75 bilhão de reais para virar sócio do Rede D'Or, na primeira grande transação no segmento no país desde que o governo federal permitiu no começo do ano a entrada de capital estrangeiro no setor hospitalar.
O acordo com o Carlyle envolveu um aumento de capital na companhia em troca de participação de 8 por cento no grupo.
Representantes da família Moll não puderam ser contatados. O BTG Pactual informou que não comentará o assunto. O Carlyle não comentou de imediato.
A Rede D'Or, que opera 27 hospitais em quatro Estados do país, teve receita no ano passado de 5,5 bilhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de cerca de 930 milhões.

domingo, 24 de maio de 2015

Auditores fiscais doaram a Richa e foram promovidos


Paraná 247 - O governador do Paraná, Beto Richa, está no centro de um novo escândalo. Segundo reportagem da jornalista Estelita Hassa Carrazai (leia aqui), auditores fiscais do Paraná, acusados de corrupção, doaram à campanha à reeleição de Richa, em 2014, e foram promovidos.
"Na mira do Ministério Público após a descoberta de um esquema de corrupção e pagamento de propina na Receita estadual, auditores fiscais do Paraná doaram à campanha do governador Beto Richa (PSDB) e a outros 25 aliados quase R$ 1 milhão no ano passado", diz a reportagem. "Contribuíram para o caixa eleitoral 291 dos 933 auditores do Estado, com doações individuais. Desses, 219 foram promovidos pouco antes da campanha, em maio. A maioria foi elevada ao teto da categoria, com salários de aproximadamente R$ 30 mil."
Uma denúncia enviada ao Ministério Público sustenta que a mulher do governador, Fernanda Richa, foi quem condicionou as doações às promoções. 
De acordo com os auditores e a campanha de Richa, as doações foram legais e declaradas à Justiça Eleitoral. Um dos auditores, em delação premiada, afirma que a campanha de Richa recebeu R$ 2 milhões de propinas levantadas pelos fiscais para anular dívidas tributárias.

Veja soluções de seis países para vencer a falta de água e o desperdício

Veja soluções de seis países para vencer a falta de água e o desperdício

Estação seca se aproxima e já causa preocupação.
G1 mostra ações de governos que enfrentam a seca constantemente.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
Com a aproximação do inverno, grande parte do país entra em estado de atenção devido à falta de chuvas.
Com isso, o fantasma da escassez de água passa a rondar governos, que tentam agilizar projetos para evitar um possível desabastecimento nas grandes cidades e áreas rurais.
Em vários países, os períodos de seca já não representam tanto risco. Eles são enfrentados com tecnologia e planos ambiciosos de gestão da água, alguns implementados há décadas. Sem essas ações, Israel, encravado em um deserto, ou Cingapura, uma ilha que importa água de outros locais, não sobreviveriam.
Suas experiências podem servir de inspiração ao Brasil, que desde 2013, quando o Sudeste enfrentou a pior seca já registrada nos últimos 50 anos, passou a se preocupar mais com os recursos hídricos, já escassos em várias localidades.
O G1 lista o que seis países de diferentes partes do mundo fizeram ou fazem para manter o abastecimento, evitar o desperdício e conscientizar a população sobre a importância da água. As iniciativas foram apresentadas em um seminário internacional realizado em São Paulo, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Dados da Austrália e suas tecnologias contra a escassez de água (Foto: G1)
Austrália
O país que viveu entre 1997 e 2009 o mais severo período de seca já registrado, e que entre 2013 e 2014 teve 156 recordes de temperatura, precisou se adaptar para manter o abastecimento de milhões de moradores.
Foram investidos cerca de R$ 6 bilhões em infraestrutura, o que ajudou a combater vazamentos e a economizar água.
Segundo Tony Wong, do Programa de Cooperação em Pesquisa da Austrália, em Melbourne, um dos exemplos para combater o desperdício foi a realização de obras para que as águas residuais que saem das casas sigam para reservatórios próprios.
Depois de tratada, a então "água de reúso" retorna para as moradias, já adaptadas para receber o líquido em uma torneira especial, que poderá ser utilizado na limpeza da casa, lavagem de roupas e outras atividades em que se consiga evitar o emprego de água potável.
Além disso, em várias cidades do país foram construídas usinas de dessalinização, que transformam a água do mar em potável. Em Melbourne, o complexo ainda não foi utilizado, mas foi erguido para ser uma espécie de seguro em casos de extrema escassez hídrica.
É viável para o Brasil?
Dante Ragazzi, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), diz que o Brasil pode utilizar essas tecnologias para melhorar o abastecimento e a adaptação a eventuais secas. Porém, ele afirma que algumas delas só funcionariam plenamente a longo prazo.
Ragazzi diz que o combate a vazamentos já é feito no país, mas que é preciso investir muito mais em infraestrutura para a água de reúso chegar até as casas. “Tecnicamente é possível, mas do ponto de vista financeiro, são precisos estudos aprofundados”, explicou.
Sobre uma possível usina de dessalinização, Dante diz que um projeto como esse é caro e pode gerar impacto ambiental (é preciso saber o que será feito com o sal extraído), apesar da instalação ser possível em cidades litorâneas.
Dados da China e suas tecnologias contra a escassez de água (Foto: G1)
China
Com um risco muito alto de seca no Nordeste e Norte do país, a China criou uma agenda especial para os recursos hídricos, distribuindo ações integradas por todas as camadas de governo.
Foi desenvolvido um sistema de etiquetas para mictórios, vasos sanitários e pias que determina o grau de eficiência hídrica desses produtos. Desta forma, há o incentivo à compra de produtos que usam menos água (no estilo do selo Procel de eficiência energética, utilizado aqui no Brasil).
O governo incentivou também a criação de cisternas em várias cidades. Atualmente, há 83 mil distribuídas pela China, além de outros 4 mil reservatórios de médio e grande portes.
Desde 1960, é realizada a transferência de água entre rios do Sul para o Norte, com estações de bombeamento em diversas regiões. Elas são acionadas em períodos de seca extrema, o que garante o abastecimento emergencial à população.
É viável para o Brasil?
De acordo com Alceu Guérios, da seção São Paulo da Abes, a transferência entre bacias hidrográficas é uma solução já adotada no Brasil há décadas, já que dá segurança hídrica a regiões carentes. Um dos exemplos é a transferência entre várias bacias para formar o sistema Guarapiranga, que abastece 5,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo, e a transposição do Rio São Francisco, no Nordeste.
Sobre os reservatórios pelo país, Dante Ragazzi afirma que é possível criar mais unidades no Brasil, mas não em grande quantidade como na China. “É preciso que se faça a devida análise dos impactos ambientais”. No caso das etiquetas em equipamentos mais eficientes, Guérios afirma ser uma boa ideia.
Dados da Califórnia e suas tecnologias contra a escassez de água (Foto: G1)
Califórnia (EUA)
Um das regiões mais populosas dos Estados Unidos enfrenta uma das piores secas em décadas. Tal fato obrigou o governador Edmund Jerry Brown a decretar racionamento de água em abril deste ano.
Desde então, a Califórnia terá nove meses para economizar 1,8 trilhão de litros de água. A meta é que as cidades e comunidades reduzam seu consumo em 20%. Mas como?
Algumas das iniciativas são: aumento das tarifas de água, multas de US$ 500 por dia a quem for flagrado desperdiçando água potável para lavar calçadas ou lavar carros, remoção de paisagismo que exija aumento de consumo em casas, centros comerciais e campos de golfe, e substituição por grama resistente à seca.
Além disso, para evitar prejuízos no abastecimento, há bombeamento de águas subterrâneas para uso humano e a água reciclada é represada para irrigação e descargas sanitárias.

É viável para o Brasil?
A redução do consumo individual, com medidas como as da Califórnia, é eficiente e viável em todo o país, segundo Alceu Guérios. Ele cita que São Paulo é um dos exemplos onde as ações para conter o consumo individual deram certo, desde que o estado foi afetado brutalmente pela seca.
A respeito da água de reúso, ele afirma que a crise atual intensificou a discussão em torno desse procedimento, ainda não adotado no país. Não há leis próprias para isso, mas o Ministério do Meio Ambiente afirma que há estudos para uma nova legislação. “Pode reduzir significativamente o gasto de água. [Mas] é necessário apenas orientar tecnicamente as práticas, para evitar usos inadequados”, explicou Guérios.
Dados do Japão e suas tecnologias contra a escassez de água (Foto: G1)
Japão
Desde 1955, não há um ano em que o país não seja atingido por episódios de seca extrema. Por isso, o governo criou o Manual Geral contra a Seca, com medidas preventivas para o fenômeno e ações a serem feitas quando houver estiagem.
O racionamento de água em determinados horários é uma das ações tomadas para reduzir a vazão pelo país, mas essa decisão só ocorre quando não há economia voluntária de água. A conscientização dos japoneses é o grande trunfo do governo, que realiza campanhas massivas com uso de anúncios para diminuir o consumo de água. Desde 1978, todo o dia 15 de cada mês é considerado o “dia de economizar água”.
Houve ainda investimentos para captação de chuva e reaproveitamento da água residual, além de combate a vazamentos para reduzir perdas de água para o consumo. A indústria japonesa, famosa pelos avanços tecnológicos, também fez sua parte e desenvolveu torneiras, chuveiros e vasos sanitários que diminuem o consumo.
Segundo o Japão, a perda de água estimada (por culpa de vazamentos, fraudes e etc.) é de 9%. No Brasil, esse índice é de 39%, de acordo com levantamento do IBNET – International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities.
É viável para o Brasil?
O uso de águas residuais e pluviais é viável no Brasil, mas precisa ser objeto de análise financeira, técnica e ambiental, segundo Dante Ragazzi. Para ele, é preciso ter cuidado com o armazenamento caseiro, a fim de evitar que o local se torne um possível criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
A redução de perdas precisa ser ampliada no país, de acordo com Alceu Guérios. “Inclui ações de rastreamento das redes, de redução de pressões, de substituição de ramais prediais e de redes por materiais mais resistentes, de controle de tempos de reparos, entre outras. São ações contínuas, que produzem resultados progressivamente”.
Dados de Israel e suas tecnologias contra a escassez de água (Foto: G1)
Israel
Transformando o deserto em oásis. Esse é o lema de Israel, país que luta contra a seca desde o seu nascimento, há 67 anos. Por causa disso, foi necessária a criação de leis claras para o uso da água, com sistemas de economia e regulação, e muita conscientização a respeito.
Foi preciso ainda o desenvolvimento de tecnologias capazes de extrair água até de geadas, que é revertida para a agricultura.
Segundo o governo, o tratamento e reúso são vitais para o país: 91% do esgoto é coletado e 80% dele é tratado e reutilizado para a agricultura na parte Sul de Israel (totalizando 525 milhões de m³ ao ano).
Outra técnica que abastece a área agrícola é o sistema de irrigação por gotejamento, desenvolvido em Israel e responsável por fornecer água para 30% das lavouras do mundo.
Há ainda um controle rígido de perdas, que evita o desperdício de recursos e perdas de apenas 7%. Em todo o país, há cinco plantas de dessalinização, que utilizam a água do Mar Mediterrâneo. Essas usinas geram mais de 100 milhões de m³ de água ao ano e abastecem 70% do consumo doméstico.
É viável para o Brasil?
Sim, em partes. O reúso e tratamento de esgoto ainda são um problema para o Brasil. No país, apenas 50% dos resíduos domésticos são tratados e o restante é despejado em rios e no oceano. Mas com o tempo, o percentual de tratamento sanitário deve aumentar, “mas é difícil que a solução seja implementada em grande escala e rapidamente”, diz Dante Ragazzi.
Sobre o gotejamento, é necessário que o setor agrícola do Brasil passe por um grande avanço tecnológico. “Nossa agricultura adota técnicas de irrigação que gastam muita água, o que não é compatível com situações de limitação de disponibilidade, como é o caso do Sudeste brasileiro. É necessário modificar essas práticas. Com a crise, isso já foi iniciado em São Paulo, com a discussão de políticas de estímulo aos produtores”, afirma Alceu Guérios.
Dados de Cingapura e suas tecnologias contra a escassez de água (Foto: G1)
Cingapura
Na pequena ilha de 718 km², 100% da população é servida por água potável e todo esgoto do país é tratado e reutilizado. O país é considerado um dos polos mais eficientes de reaproveitamento de água.
Tudo isso graças a uma imponente infraestrutura implantada para coleta da água de chuva, usinas de dessalinização, combate a vazamentos, além de campanhas de conscientização.
Em casos de falta de água, o país importa água da Malásia por meio de dutos, uma logística considerada complexa e cara.
Além disso, há um programa local que incentiva a compra de produtos que diminuem o uso de água (etiquetas de eficiência hídrica) e uma campanha com o público que faz as pessoas “amarem” a água.
É viável para o Brasil?
O reúso, a campanha de conscientização e a criação de etiquetas para aparelhos domésticos mais eficientes são viáveis e recomendáveis. A importação de água também, tecnicamente falando, mas a medida teria um custo muito alto e não haveria capacidade suficiente para atender grandes demandas, como a de São Paulo, atualmente.
 

Estado Islâmico matou ao menos 400 pessoas em Palmira, diz TV síria

Estado Islâmico matou ao menos 400 pessoas em Palmira, diz TV síria

Grupo extremista tomou a cidade histórica na quarta-feira.
Corpos estão pelas ruas, segundo relatos nas redes sociais.

Do G1, com informações da Reuters
Colunas preservadas de Palmira, em foto de 2010 (Foto: Mohamed Azakir/Reuters)Colunas preservadas de Palmira, em foto de 2010 (Foto: Mohamed Azakir/Reuters)
Combatentes do Estado Islâmico (EI) assassinaram pelo menos 400 pessoas na cidade de Palmira, na Síria, a maioria mulheres e crianças, afirmou neste domingo (24) a rede de televisão estatal síria.
A informação veio de moradores da cidade antiga, que é conhecida por Tadmur em árabe e possui cerca de 50 mil habitantes.
Ativistas afirmara em redes sociais que centenas de corpos estavam nas ruas, depois que o grupo extremista assumiu o controle da cidade na quarta-feira (20).
"Os terroristas mataram mais de 400 pessoas... mutilaram os corpos com a justificativa de que eles cooperavam com o governo e não seguiam as ordens", afirmou a rede estatal de notícias da Síria.
Alguns dos mortos eram funcionários do governo, incluindo a chefe da enfermaria do hospital e membros de sua família.
Membros do grupo extremista radical postaram vídeos na internet mostrando combatetens entrando de porta em porta de prédios do governo, procurando por soldados e destruindo fotos do presidente Bashar Al-Assad.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos confirmou que algumas pessoas foram decapitadas na cidade, mas não estimou o número de mortos. Pelo menos 300 soldados morreram em combates, segundo o órgão.
Patrimônio
A cidade de Palmira é famosa por suas colunas romanas, templos e torres funerárias, vestígios de um brilhante passado. Situada 210 km ao nordeste de Damasco, a "pérola do deserto", considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, é um oásis que viu seu nome aparecer pela primeira há 4.000 anos e foi um local de trânsito das caravanas entre o Golfo e o Mediterrâneo, assim como uma etapa na Rota da Seda.
No sábado, a bandeira do Estado Islâmico foi erguida sobre uma antiga cidadela na cidade histórica, de acordo com fotos postadas na Internet durante a noite por simpatizantes do grupo. "A cidadela de Tadmur está sob o controle do Califado", dizia a legenda de uma das fotos.
Idlib
No noroeste da Síria, bombardeios aéreos do exército sírio matou cerca de 300 e feriu outras centenas de insurgentes, com objetivo de libertar tropas encurraladas em um hospital, segundo a TV estatal. Dezenas de soldados, que estavam presos no local desde abril, foram libertados na sexta-feira.
 

Fornecido Por Cotação do Euro