terça-feira, 31 de março de 2015

TIROTEIO EM DOM ELISEU DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS

 Um tiroteio ocorrido próximo ao posto Ale resultou em uma cena que já está se tornando comum no município, nesta segunda 30/03/15, em Dom Eliseu, sudoeste do Pará (PA). 

Uma dupla armada atacou a tiros um veículo dirigido por um dos ciganos da cidade.




O embate aconteceu por volta das 14h. Segundo testemunhas, que preferiram não ser identificada, a dupla chegou ao local em uma motocicleta. Ao descerem da motocicleta a dupla começou os disparos contra o carro do cigano que caiu por terra. Tanto os motociclistas quanto o motorista do carro ficaram feriados. Um dos homens encapuzados, mesmo ferido, conseguiu fugir do local deixando seu companheiro que não resistiu aos ferimentos.

Quando a polícia chegou ao local e tirou o capacete e a máscara ninja do homem morto teve uma surpresa, tratava-se de um policial da guarnição da cidade. O ferido que fugiu teve sua identidade ocultada. O motorista do carro foi levado ao hospital municipal e atendido pelos médicos locais

Mais tarde uma reportagem em um jornal regional disse que o ocorrido se deu devido a uma abordagem de rotina. O que não foi esclarecido é que, segundo o entendimento dos mais leigos no assunto, nenhuma autoridade policial pode abordar qualquer pessoa sem que se deixe identificar e os policiais estavam de CAPACETE E TOUCA NINJA.







BANG-BANG EM DOM ELISEU: UM MORTO E DOIS FERIDOS

 Um tiroteio ocorrido próximo ao posto Ale resultou em uma cena que já está se tornando comum no município, nesta segunda 30/03/15, em Dom Eliseu, sudoeste do Pará (PA). Uma dupla armada atacou a tiros um veículo dirigido por um dos ciganos da cidade.




O embate aconteceu por volta das 14h. Segundo testemunhas, que preferiram não ser identificada, a dupla chegou ao local em uma motocicleta. Ao descerem da motocicleta a dupla começou os disparos contra o carro do cigano que caiu por terra. Tanto os motociclistas quanto o motorista do carro ficaram feriados. Um dos homens encapuzados, mesmo ferido, conseguiu fugir do local deixando seu companheiro que não resistiu aos ferimentos.

Quando a polícia chegou ao local e tirou o capacete e a máscara ninja do homem morto teve uma surpresa, tratava-se de um policial da guarnição da cidade. O ferido que fugiu teve sua identidade ocultada. O motorista do carro foi levado ao hospital municipal e atendido pelos médicos locais

Mais tarde uma reportagem em um jornal regional disse que o ocorrido se deu devido a uma abordagem de rotina. O que não foi esclarecido é que, segundo o entendimento dos mais leigos no assunto, nenhuma autoridade policial pode abordar qualquer pessoa sem que se deixe identificar e os policiais estavam de CAPACETE E TOUCA NINJA.









segunda-feira, 30 de março de 2015

Comissão adia para esta terça votação de PEC que reduz maioridade penal

Comissão adia para esta terça votação de PEC que reduz maioridade penal

CCJ discutiu ‘admissibilidade’ do texto que reduz maioridade para 16 anos.
Deputados contrários disseram que vão ao Supremo em caso de aprovação.

Renan Ramalho Do G1, em Brasília
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara adiou nesta segunda-feira (30), mais uma vez, a votação sobre a “admissibilidade” da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos.
Durante a sessão, deputados favoráveis e contrários à mudança somente apresentaram seus argumentos. Mas o presidente da comissão, Arthur Lira (PP-AL), considerou que não haveria tempo ainda nesta segunda para a votação, que ficou para esta terça (31) pela manhã.
Ao contrário de ocasiões anteriores, marcadas por tumulto que impediram o debate, a sessão desta segunda possibilitou que os deputados falassem sobre o tema. Ao final, foi aprovado um pedido para que a discussão se encerrasse nesta segunda a fim de permitir a votação logo no início da próxima sessão, marcada para a manhã desta terça.
A aprovação da “admissibilidade” pela CCJ representa o primeiro passo para o andamento da proposta na Casa e leva em conta aspectos formais e a adequação do texto à própria Constituição. Depois, a PEC precisa passar por uma comissão especial (que discute o mérito) e ainda por duas votações no plenário da Câmara. No Senado, passa por análise da CCJ e mais duas no plenário.
O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. A PEC foi apresentada em agosto de 1993 e ficou mais de 21 anos parada.
Atualmente, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional. Punições mais brandas incluem advertência, reparação de dano, serviço à comunidade e liberdade assistida, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante a sessão, que durou quase três horas, deputados contrários – do PT, PC do B e PSOL, em minoria – tentaram primeiro impedir o andamento da discussão, mas tiveram seus pedidos rejeitados. Durante o debate, argumentaram que a mudança afronta os direitos e garantias individuais, que são cláusulas pétreas (regras imutáveis) da Constituição.
“A CCJ não tem o direito de tratar cláusula pétrea da Constituição, não é algo que se possa mudar ao saber dos ventos. Uma das cláusulas pétreas é o art. 228 [que fixa a maioridade penal em 18 anos]. A CCJ não pode se dar ao direito de rasgar a lei maior, mesmo sendo algo que a maioria do povo brasileiro apoia. Uma cláusula pétrea não pode ser mudada pelas maiorias”, disse o deputado Alessandro Molon.
Os apoiadores da proposta se concentraram em argumentar que a PEC vai reduzir a impunidade.
“A redução da maioridade penal é uma das maneiras para barrar a impunidade, de menores que roubam, estupram, cometem crimes bárbaros e ficam impunes. O Brasil é um dos poucos países do mundo desenvolvido que relutam em reduzir. Os adolescentes da década de 70 poderiam até não entender. Mas o jovem de hoje pode votar, pode abrir empresa, pode até mudar de sexo. Vamos esperar quanto mais tempo? Até lá, quantas mais vidas humanas serão retiradas por adolescentes que roubam e matam?”, afirmou André Moura (PSC-SE).
Na sessão, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), também contrário à PEC, afirmou que, caso seja aprovada na CCJ, os parlamentares devem apresentar uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a continuidade da tramitação no Congresso.
Manifestantes favoráveis à redução da maioridade penal no plenário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (Foto: Renan Ramalho / G1)Manifestantes favoráveis à redução da maioridade penal no plenário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (Foto: Renan Ramalho)

Metrô e monotrilho previstos para 2014 agora vão ficar para 2017

Metrô e monotrilho previstos para 2014 agora vão ficar para 2017

Alckmin deu novos prazos para Linha 5 do Metrô e Linha 17 do monotrilho.
Atraso em estações da Linha 4 fará empresa ser multada, diz governador.

Márcio Pinho Do G1 São Paulo
A Linha 17-Ouro do monotrilho e o prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô só devem começar a operar em 2017, três anos depois da previsão inicial do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O novo prazo foi divulgado nesta segunda-feira (30) pelo próprio governador e pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.
Esperamos entregar Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin no primeiro semestre de 2017. Depois mais seis estações no segundo semestre (...) e uma estação em 2018"
Geraldo Alckmin,
governador de São Paulo
A nova Linha 17 vai ligar o aeroporto de Congonhas e a região do Brooklin aos trilhos da CPTM. Já o prolongamento da Linha 5 vai levar o Metrô da região de Santo Amaro até a Linha 2-Verde, na Estação Chácara Klabin.
As obras da Linha 17 do monotrilho foram autorizadas em 2012 e a previsão é que funcionassem até a Copa.

Já a extensão da Linha 5-Lilás foi uma promessa de campanha de Alckmin em 2010 e a conclusão deveria ocorrer ainda naquele mandato. Até agora, porém, das 11 estações previstas, apenas a Adolfo Pinheiro está funcionando.

A abertura de estações da Linha 4 do Metrô, a conclusão da Linha 15-Prata do monotrilho e o início das obras da Linha 6 também enfrentam atrasos em relação às previsões divulgadas.

Na Linha 4, Alckmin disse que o Consórcio Isolux Córsan-Corviam será multado por causa do atraso na entrega de quatro estações. O valor não foi divulgado. A atual fase de obras da Linha 4 teve licitação fechada em 2012 por R$ 1,8 bilhão. Mas, dentro desta etapa, apenas a estação Fradique Coutinho foi aberta, em novembro de 2014.
No caso da Linha 15-Prata do monotrilho, a expectativa inicial do governo estadual era de conclusão em 2012. Nesta segunda, o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que uma nova etapa dos trabalhos só deve ser concluída em 15 meses. Após isso, serão iniciadas as obras de três estações na Zona Leste.
Sobre as obras da da futura Linha 6, que ligará Brasilândia (Zona Norte) à região central, Alckmin disse que o primeiro canteiro começa a funcionar em 8 de abril. A expectativa inicial do governo é que os trabalhos começassem no ano passado. Não foram divulgadas novas estimativas para a conclusão, inicialmente previstas para 2020.
Problemas na Linha 5
No caso da extensão da Linha 5, o governador afirmou que já foram superadas desapropriações e questões ambientais e que as obras estão acontecendo normalmente.

“Esperamos entregar Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin no primeiro semestre de 2017. Depois mais seis estações no segundo semestre (...) e uma estação em 2018, que é a estação de Campo Belo, que ali tem uma grande interferência”, disse Alckmin.
Três tatuzões, como são conhecidos os equipamentos que fazem a escavação e concretam ao mesmo tempo, são usados na obra. Nesta segunda, um deles chegou à estação AACD-Servidor.
linha lilás (Foto: Arte/G1)
Em outras oportunidades, Alckmin citou como motivo da demora o fato de a obra ter ficado suspensa pela Justiça por 15 meses por uma decisão judicial que apontava indícios de corrupção na escolha da construtora.
Em outubro de 2010, reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” afirmava que conhecia os vencedores da licitação para a construção da linha antes dela ser concluída.
A expectativa do governo do estado é que a Linha 5-Lilás transporte 780 mil pessoas por dia.
Atraso na Linha 17
A linha 17-Ouro também foi prevista para 2014 quando ainda se discutia o uso do estádio do Morumbi na Copa do Mundo. Depois, quando essa hipótese foi descartada, a linha chegou a ser prometida para 2016. O novo prazo para o funcionamento do primeiro trecho, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM, agora é 2017.

Os pilares do monotrilho já foram instalados nas avenidas Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís, mas ficarão lá sem sustentar nenhuma composição até 2017, prazo quando as oito estações deverão ser inauguradas, segundo o secretário Clodoaldo Pelissioni.
“Hoje a questão mais complexa é o pátio que estamos fazendo em cima do piscinão. Vai muito bem. Temos mais de 400, 500 funcionários trabalhando ali. Essa é a obra um pouco mais complexa para que possamos entregar nessa data a obra funcionando para a população”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.
Ele assumiu o cargo em janeiro, em substituição a Jurandir Fernandes, que ocupou o cargo de secretário na gestão 2010-2014.
Linha 15 - Prata em horário reduzido
O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou também que, até o fim de abril, as estações Vila Prudente e Oratório deverão passar a operar das 7h às 19h.

O monotrilho começou a funcionar em 2014, após quatro anos de obras e adiamentos do início da operação.

Em 2009, o então governador José Serra disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse da Vila Prudente até a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentes concluída em 2012. Atualmente, a linha funciona da estação Vila Prudente à estação Oratório, cobrindo cerca de 3 km dos 26,6 km de extensão previstos. O horário de funcionamento também é das 9h às 14h.

Segundo o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, a construção das próximas estações depende do desvio do Córrego Mooca, que começa em abril. “Em 15 meses pretendemos concluir essas trabalhos para poder fazer as obras de três estações depois do Oratório, na linha 15”.
Ele afirma ainda que o horário disponível aos usuários passará a funcionar, das 7h às 19h, e deve voltar a ser expandido em agosto.
Mapa monotrilho linha ouro (Foto: Arte/G1)
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Tatuzão chegou à futura estação AACD-Servidor nesta segunda-feira (30). Estação faz parte da Linha 5-Lilás. (Foto: Márcio Pinho/G1)Tatuzão chegou à futura estação AACD-Servidor, da Linha 5, nesta segunda-feira (30). (Foto: Márcio Pinho/G1)

Levy quer cortar em quase 30% gastos de custeio e investimento do governo

Levy quer cortar em quase 30% gastos de custeio e investimento do governo

Estadão Conteúdo
Ministro da Fazenda, Joaquim Levy
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro da Fazenda, Joaquim Levy
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta segunda-feira, 30, que o governo precisa mudar algumas políticas, já que o cenário internacional mudou, com os principais parceiros do País reduzindo suas políticas anticíclicas. "Não é culpa dos outros, é o cenário que mudou e, como a presidente Dilma Rousseff tem dito, se esgotou nossa capacidade de fazer anticíclico", afirmou.

O ministro ressaltou em diversos momentos a necessidade de manter o grau de investimento, sendo que controlar a dívida pública é, segundo ele, essencial para isso. "A boa notícia é que o PIB é um pouco maior do que pensávamos, então a relação dívida/PIB é um pouco mais favorável", comentou, referindo-se à recente mudança da metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que levou a uma revisão para cima no PIB de anos anteriores.
Levy afirmou que o ajuste fiscal é necessário porque o Brasil precisa reverter a deterioração fiscal e das contas públicas. E que o ajuste exige um esforço de todos, incluindo a administração federal, legislativo, governos estaduais e municipais, empresários e sociedade civil.
"O objetivo é recuperar as metas de superávit fiscal", reforçou. Segundo ele, o governo faz um grande esforço para colocar os gastos obrigatórios em uma trajetória sustentável. Além disso, foi estabelecida a meta de reduzir os gastos discricionários para os níveis de 2013, o que significa uma redução de quase 30%. "É uma redução forte, mas o governo tem de mostrar liderança e a presidente bancou isso", afirmou.
Segundo o ministro, qualquer retrocesso no ajuste fiscal poderia a levar à perda do grau de investimento, o que seria desastroso. Para ele, a recente decisão da Standard & Poor's de manter o rating do Brasil não foi um voto de confiança só nele, mas em todas as instituições brasileiras, "na capacidade do governo e do Congresso de se fazer o ajuste, que se tornou absolutamente imprescindível".
Levy comentou ainda que o governo prevê que Estados e municípios voltem a apresentar resultado primário positivo este ano, com superávit equivalente a 0,2% do PIB. Ressaltou, contudo, que o espaço de manobra é pequeno. "A gente não pode errar. Não é um grande problema, a gente vai vencer, só não pode errar, fazer coisas como manter ou aumentar protecionismo", explicou.
Arrecadação
Segundo Levy, o governo vai ficar atento aos dados mensais de arrecadação e, dependendo dos resultados, tomará as medidas necessárias. "A arrecadação em fevereiro foi bastante fraca. Isso é preocupante, tanto em termos de produção e sobre o que significa para o resultado do Tesouro. Nós temos de estar atentos e vamos tomar as medidas de arrecadação que se mostrarem necessárias, é o que a Lei de Responsabilidade Fiscal manda". Joaquim Levy participou de fórum empresarial promovido pelo grupo Lide, em são Paulo.

Homem mata namorada grávida e entrega cabeça na delegacia da Sé

Diego Zanchetta
  • José Ramos levou a cabeça da namorada à delegacia dois dias após o assassinato
Após matar a namorada de 16 anos, na quinta-feira, 26, o ajudante-geral José Ramos dos Santos, de 23 anos, se entregou à Polícia Civil na noite de sábado, 28, por volta das 19 horas. A surpresa dos plantonistas do 1º DP (Sé) foi quando Santos abriu a mochila que carregava e mostrou a cabeça da vítima, que estava grávida de 7 meses.
O ajudante contou ter matado e decapitado a adolescente Shirley Souza após ela confessar uma traição. "Havia saído com um amigo nosso na véspera do Natal e no ano-novo", relatou Santos no 8º DP (Brás) - que atendeu o caso por ter delegado plantonista. O assassino não mostrou arrependimento. "Ela merecia morrer, sim. Mas depois percebi que a família dela não merecia isso", relatou.
Santos atravessou 30 quilômetros com a cabeça da vítima em sua mochila. Ele saiu do bairro da Pedreira, no extremo sul, e tomou duas linhas de ônibus, por quase 30 quilômetros, até chegar à delegacia da Rua da Glória, na Liberdade.
Antes de mostrar a cabeça, Santos contou como havia matado a namorada dois dias antes. Ele havia se encontrado com ela na casa do irmão, na Rua Thomas Linley, no Jardim Itapura, região da Pedreira. Os dois estavam tentando reatar, após sucessivas brigas.
Logo, em uma crise de ciúmes, Santos começou a questionar Shirley sobre eventuais traições. "E ela confessou ter saído com o Eduardo. Era um amigo nosso", contou o assassino. Em seguida disse que a jovem poderia "ficar tranquila", que nada aconteceria. Enquanto ela estava tomando banho, o ajudante entrou no banheiro e começou a estrangulá-la.
A adolescente desmaiou e, como estava gelada, Santos achou que estava morta. Em seguida foi à cozinha, pegou "uma faca Tramontina branca" e começou a cortar seu pescoço. A cabeça foi guardada em um saco plástico. O resto do corpo foi embrulhado em um edredom e guardado dentro de um armário, ao lado de um botijão de gás.
Na sexta-feira, quase 24 horas após o crime, o irmão de Santos começou a reclamar do mau cheiro na casa. O ajudante então resolveu jogar o corpo em uma viela do bairro. Quando percebeu que os vizinhos tinham achado o cadáver, no sábado à tarde, decidiu ir à polícia e se entregar.

Tentativa de invasão a agência de segurança dos EUA deixa um morto e dois feridos

Tentativa de invasão a agência de segurança dos EUA deixa um morto e dois feridos

Por Mark Hosenball
Carro da polícia na entrada da NSA em Maryland após veículo com duas pessoas tentar entrar na agência.  30/03/2015.  REUTERS/Gary CameronWASHINGTON (Reuters) - Duas pessoas tentaram arrombar os portões de entrada da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) com um veículo nesta segunda-feira, até que um segurança matou uma delas a tiros, e o segundo ocupante do veículo e um policial ficaram feridos, informaram as autoridades.
Os dois agressores, que estavam vestidos como mulheres e podem ser transgêneros, tentaram lançar seu SUV contra um portão de acesso da sede da NSA em Fort Meade, Estado de Maryland, disse um funcionário norte-americano de alto escalão.
O motivo da ação não ficou claro de imediato, mas as autoridades declararam não haver indícios de que o incidente esteja ligado ao terrorismo. Um funcionário disse que os investigadores estão analisando se há drogas envolvidas.
As duas pessoas no veículo “tentaram uma entrada não-autorizada pelo portão da Agência Nacional de Segurança”, disse a NSA em um comunicado. A dupla não obedeceu instruções de um policial para deixar a área do portão e barreiras foram erguidas.
O veículo acelerou rumo a uma viatura da polícia da NSA que bloqueava a rua no portão da base, que fica cerca de 32 quilômetros a nordeste de Washington. Agentes dispararam contra o carro quando o motorista se recusou a parar.
O veículo bateu na viatura. Um de seus ocupantes morreu no local, segundo o comunicado.
Um agente da polícia da NSA e o segundo ocupante do utilitário ficaram feridos e foram levados a um hospital. O FBI, a polícia federal dos EUA, está no comando da investigação do incidente, segundo o informe.
Em uma declaração, o FBI disse: “O cenário dos tiros está interditado, e não acreditamos que haja relação com o terrorismo”.   Continuação...

Sete suspeitos de assaltos morrem em confronto com a polícia

Sete suspeitos de assaltos morrem em confronto com a polícia


Um confronte entre polícia e suspeitos de integrarem uma quadrilha de arrombamento de bancos deixou sete mortos, na madrugada deste domingo (29). A ocorrência foi registrada na cidade de Currais Novos, por volta das 2h. Os criminosos entraram em confronto com policiais civis do Deicor e PMs do BOPE, mas levaram a pior.
Nos veículos dos suspeitos, foram encontrados diversos explosivos e muitas armas de fogo de diversos calibres, sendo pistolas, revólver e escopetas de calibre 12. Um homem foi capturado. Ele disse que era taxista e que estava sendo sequestrado pelo bando e que foi obrigado a dirigir um dos carros.A quadrilha, de acordo com a polícia, estava em dois carros. Eles trafegavam na BR 226, já na entrada de Currais Novos, quando se depararam com os policiais. Foi então que abriram fogo e, a partir daí, teve início o confronto.
Fonte: portalbo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Além de Dario Galvão, PF prende operador Guilherme Esteves

Além de Dario Galvão, PF prende operador Guilherme Esteves

Andreza Matais, Ricardo Brandt, Fausto Macedo e Ricardo Chapola
  • Agentes da Polícia Federal cumpriram dois mandados de prisão no Rio de Janeiro e em São Paulo
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta sexta-feira, 27, mandado de prisão preventiva contra Guilherme Esteves, mais um operador do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
O mandato foi cumprido no Rio de Janeiro. Mais cedo, o jornal O Estado de S. Paulo informou que a PF também prendeu Dario Galvão, sócio da Galvão Engenharia. As ações desta sexta fazem parte da décima fase da Operação Lava Jato, deflagrada este mês pela Polícia Federal.
Na casa de Dario, também houve buscas e apreensão. Os mandados desta sexta referem-se apenas a Dario Galvão e a Guilherme Esteves. Eles serão transferidos para a Superintendência da PF em Curitiba (PR).

Consumo das famílias tem a menor taxa desde 2003, aponta IBGE

Consumo das famílias tem a menor taxa desde 2003, aponta IBGE

Inflação, aumento da taxa de juros e estagnação do crédito impactaram.
Consumo em 2014 subiu 0,9%; economia brasileira cresceu 0,1%.

Cristiane Cardoso Do G1, no Rio
Taxa de consumo das famílias
Variação anual, em %
-0,73,94,35,46,36,44,26,44,83,92,90,920052010-202468
Fonte: IBGE
O consumo das famílias brasileiras, despesa que compõe e impulsiona a economia brasileira, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,9% no ano passado, em comparação com 2013, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).
Esta é a menor taxa desde 2003, quando ficou em -0,7%. Em 2014, o país cresceu 0,1%.
Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do órgão, Rebeca de La Rocque Palais, a taxa teve este resultado em 2014, apesar da variação positiva de 4,1% da massa salarial real dos brasileiros, em razão do aumento da taxa de juros, inflação e estagnação do crédito à pessoa física.
“A gente continuou tendo crescimento do emprego e do rendimento real das famílias, mas, por outro lado, teve crescimento da taxa média de juros no ano, em relação a 2013", analisou a especialista do IBGE.
“Além disso, o crédito, que antes vinha crescendo bastante, especialmente o focado para as pessoas físicas, a gente já viu uma estagnação em termos reais. Então tudo isso afetou o consumo das famílias e a indústria de transformação também. A gente vê que além dos bens de capital [como máquinas e equipamentos], os bens de consumo duráveis, no caso da indústria, foram bastante afetados”, completou Rebeca Palais.
Despesas pessoais x preço
Ainda segundo a coordenadora de Contas Nacionais, o aumento do custo das despesas pessoais acima da média dos preços da economia influenciou diretamente a desaceleração do consumo.
“A gente pode citar especificamente a parte das despesas pessoais, inclui arte, recreação e outros serviços. O setor teve queda em 2014, e claro que é influenciado pelo aumento dos preços, e aí afetou negativamente o consumo das famílias também. As despesas pessoais tiveram crescimento acima da média dos preços da economia", disse Rebeca.
Economia cresce 0,1%
A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, segundo o IBGE. Em valores correntes (em reais), a soma das riquezas produzidas no ano passado chegou a R$ 5,52 trilhões, e o PIB per capita (por pessoa) caiu a R$ 27.229.
Esse é o pior resultado desde 2009, ano da crise internacional, quando a economia recuou 0,2%. Em 2013, de acordo com dados revisados, a economia havia crescido 2,7%.
“O que contribuiu para o crescimento foram os serviços e, negativamente, foi a indústria”, afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
Os números apresentados pelo IBGE já foram calculados com base na nova metodologia, que incluiu dados que não existiam e mudou a classificação de alguns itens.
A previsão mais recente do Banco Central era que o PIB tivesse recuado 0,1%, próxima à do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), chamado de "prévia do PIB", que estimava uma contração de 0,15% no ano passado. Já a expectativa dos analistas do mercado financeiro era positiva, porque indicava uma alta de 0,15%, segundo o boletim Focus, do Banco Central.

Avião cai na França – A polícia responsável por investigar Andreas Lubitz, o copiloto do Airbus A320 da Germanwings, afirma …

 Avião cai na França - Polícia fez descoberta relevante na casa de Andreas Lubitz

Avião cai na França – A polícia responsável por investigar Andreas Lubitz, o copiloto do Airbus A320 da Germanwings, afirma que pode ter encontrado informação relevante relativa ao alemão de 28 anos.
As autoridades estiveram durante o dia de ontem na residência do copiloto, nos arredores de Düsseldorf, para tentar encontrar pistas sobre o que poderá ter levado Andreas a ativar o botão para que o avião caísse na zona dos Alpes franceses, culminando na morte de 150 pessoas.
Segundo o The Mirror, a polícia revela ter feito “uma descoberta relevante”. Embora não elucidem do que trata, as autoridades garantem não ser qualquer bilhete suicida.
“Queríamos procurar algo que nos pudesse dar alguma pista sobre o que aconteceu. Encontrámos algo que será levado para teste. Não podemos revelar o que é por enquanto mas poderá ser uma pista muito importante para descobrirmos o que se passou”, afirmou Markus Niesczery, da Polícia de Düsseldorf.
Recorde-se que se concluiu, esta quinta-feira, que foi Andreas Lubitz que provocou a queda do Airbus A320, depois de o piloto do avião se ter ausentado do cockpit.

Andreas Lubitz ocultou baixa médica para dia do voo em que matou 150 pessoas

As autoridades alemãs encontraram vários atestados médicos rasgados na casa de Andreas Lubitz e afirmam que um deles cobria o dia em que Lubitz pilotou o avião da Germanwings e deliberadamente o despenhou contra os Alpes, matando as 150 pessoas a bordo, incluindo ele próprio.
Numa nota publicada nesta sexta-feira, os procuradores alemães dizem que foram recolhidas provas que indicam que Andreas Lubitz sofria de uma doença e que estava a tomar medicação para a tratar, não especificando, contudo, de que doença se tratava. Na casa de Lubitz não foi encontrada nenhuma nota de suicídio ou confissão.
“Foram encontrados documentos médicos que indicam a existência de uma doença e de tratamento médico apropriado”, lê-se no comunicado divulgado nesta sexta-feira.
De acordo com a polícia alemã, Lubitz terá escondido a doença de que sofria – e os atestados – da operadora aérea Germanwings, da sua empresa-mãe Lufthansa e dos seus colegas de trabalho. Ao início da tarde, a Germanwings confirmou isso mesmo: “Não houve nenhuma comunicação médica apresentada à empresa para esse dia.”
É pelo menos essa a informação transmitida no comunicado, traduzido do alemão: “Foram encontrados atestados médicos rasgados – também correspondentes ao dia do acto –, sustentando, depois de um exame preliminar, o pressuposto de que o falecido escondeu a sua doença ao empregador e círculos profissionais.”
A polícia parece afastar definitivamente a ideia de que Lubitz cometeu um acto terrorista, ou agiu de acordo com convicções religiosas e políticas. Algo que já fora contestado pelas autoridades francesas. As autoridades não encontraram “indicações de antecedentes políticos ou religiosos para o incidente”, lê-se no comunicado.
Parecem ganhar força as teses que apontam para que Lubitz sofresse de perturbações psiquiátricas. Estas informações começaram a surgir na quinta-feira, dia em que as autoridades francesas anunciaram que Lubitz se trancara no cockpit do Airbus e, ignorando os apelos do capitão e torres de controlo, deliberadamente manobrou o avião para que este embatesse nas montanhas.
Estas informações eram até ao momento atribuídas a fontes não identificadas a jornais alemães. As primeiras notícias foram publicadas em dois sites. Ambos sugeriram que Lubitz sofrera de “depressão” e “desgaste” em 2009, ano em que interrompeu – até agora sem explicação oficial – o curso de piloto na Lufthansa.
Uma das informações avançadas pela imprensa local alemã afirmava que Andreas Lubitz recebera tratamento para um caso de depressão no hospital de Düsseldorf. Uma informação que o hospital refutou, adiantanto, contudo, que Lubitz aí fora sujeito a uma “avaliação médica”, como escreve o diário britânico Guardian. Uma vez mais, não foram dados mais detalhes sobre que tipo de doença estaria em causa.
O relato dos procuradores alemães é até agora a única fonte oficial que sustenta a tese de que Lubitz sofria de uma doença que o podia impedir de pilotar um avião. Em todo o caso, os relatos que o associam a um historial de doenças psiquiátricas foram-se adensando ao longo desta sexta-feira.
Sobretudo devido a um relato do Bild. Este último cita um documento alegadamente enviado pelo Centro Aeromédico da Lufthansa ao regulador aéreo alemão em que se indicava que Andreas Lubitz sofrera de um “grave episódio depressivo” em 2009. A Lufthansa e os procuradores alemães recusaram-se a comentar a notícia do Bild.
Esta justificação parece preencher o vazio deixado pela Lufthansa na conferência de imprensa de quinta-feira. Ao descrever o percurso profissional do co-piloto, o CEO da operadora alemã referiu pela primeira vez que Lubitz interrompera o curso de piloto durante vários meses. Um ponto que concitou as atenções.
Algo que aconteceu um ano depois de ter começado o curso, em 2008. Mas Carsten Spohr disse desconhecer qual era a razão por trás desta interrupção. Uma das explicações avançadas era a de que a justificação estaria sob sigilo – o que aconteceria caso a paragem se tivesse devido a uma razão clínica.
Em todo o caso, se houve um ponto que o CEO da Lufthansa se esforçou por deixar claro durante a conferência de imprensa foi o de que Andreas Lubitz, tal como o resto dos pilotos da operadora, foi sujeito a vários testes, físicos e psicológicos. No caso do co-piloto, Spohr afirmou que este teria de ter justificado a ausência do curso e repetido os testes.
“Não posso dizer nada acerca das razões desta interrupção, mas disse-vos antes que se alguém interrompe o curso terá de fazer vários testes para que a competência e a condição física sejam avaliadas novamente”, afirmou Carsten Spohr na quinta-feira.
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quinta-feira, 26 de março de 2015

Em defesa da Petrobras

Em defesa da Petrobras

Por Vanessa Grazziotin - de Brasília

Rep/Web
Muitos brasileiros talvez ainda não perceberam, mas está em curso uma campanha diuturna para atacar a Petrobras, sua imagem e suas atividades. A pretexto de combater à corrupção, essa investida tem como pano de fundo a redução da empresa na sua capacidade de exploração dos recursos do pré-sal.
A virulência dos ataques à estatal aumentaram na medida em que ficou claro o tamanho da reserva do pré-sal, e aumentaram exponencialmente quando o modelo de exploração colocou a Petrobras no centro dessa atividade.
Tenho defendido no parlamento o rigor na apuração das denúncias de corrupção e a punição dos envolvidos, independente de coloração partidária.
Não se pode criminalizar a empresa pelo comportamento de alguns, assim como não se pode tratar diferentemente quem tiver cometido crimes.
Não podemos deixar de lado a gênese dos problemas, mas também não podemos ser ingênuos: há poderosos interesses contrariados pelo crescimento da Petrobras.
Submersa por toneladas de notícias e artigos críticos, este ano vimos a Petrobras se tornar a maior produtora de petróleo do mundo.
No terceiro trimestre do ano passado, a empresa se tornou a maior produtora de petróleo do mundo, entre as empresas de capital aberto, com uma média de 2,2 milhões de barris/dia.
A Petrobras tornou-se a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto no mundo, após superar a norte-americana ExxonMobil.
A Petrobras também foi a empresa que mais aumentou a sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos, em 2014 até setembro.
No entanto, a cada conquista, os ataques se tornam mais fortes, agressivos e virulentos. Trata-se de um ataque sistemático que, ao invés de esclarecer, lança indiscriminadamente a suspeita sobre a empresa, seus contratos e seus 86 mil trabalhadores dedicados e honestos.
Longe de ser uma empresa em ruínas, no ano de 2014, a Petrobras acumulou os seguintes resultados: a produção de petróleo e gás alcançou a marca histórica de 2,670 milhões de barris equivalentes/dia (no Brasil e exterior); o Pré-Sal produziu em média 666 mil barris de petróleo/dia; a produção de gás natural alcançou 84,5 milhões de metros cúbicos/dia; a capacidade de processamento de óleo aumentou em 500 mil barris/dia, com a operação de quatro novas unidades; a produção de etanol pela Petrobras Biocombustíveis cresceu 17%, para 1,3 bilhão de litros.
Não se debate, nem se leva em conta a venda, a preço vil, de 108 milhões de ações da estatal na Bolsa de Nova York, em agosto de 2000, pelo governo do PSDB.
Aquela operação reduziu de 62% para 32% a participação da União no capital social da Petrobras e submeteu a empresa aos interesses de investidores estrangeiros sem compromisso com os objetivos nacionais. Mais grave ainda: abriu mão da soberania nacional sobre a Petrobras.
O valor de mercado da Petrobras, que era de US$ 15 bilhões em 2002, é hoje de US$ 110 bilhões, apesar dos ataques especulativos. É a maior empresa da América Latina.
Segundo manifesto da FUP (Federação Única dos Petroleiros), a participação do setor de óleo e gás no PIB do país, que era de apenas 2% em 2000, hoje é de 13%. A indústria naval brasileira, que havia sido sucateada, emprega hoje 80 mil trabalhadores. Além dos trabalhadores da Petrobras, o setor de óleo e gás emprega mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.
Por fim, não há espaço para acobertar mal feitos. Mas também não há nenhuma dúvida de que o desenvolvimento de nosso país passa pelo fortalecimento da Petrobras, pela garantia do sistema de partilha, do Fundo Social, pelo papel estratégico da Petrobras na exploração do Pré-Sal e pela preservação do setor nacional de Óleo e Gás e da Engenharia brasileira.

Vanessa Grazziotin,  é senadora pelo PCdoB-AM.

Polícia faz buscas na casa de copiloto de voo que caiu na França

Polícia faz buscas na casa de copiloto de voo que caiu na França

Andreas Lubitz, de 28 anos, era alemão; voo caiu na terça nos alpes.
Ele teria acionado mecanismo de descida do avião quando estava sozinho.

Do G1, em São Paulo
A polícia alemã realizou buscas na casa do copiloto Andreas Lubitz, que, segundo as autoridades francesas, "parece ter derrubado deliberadamente" o avião da Germanwings na última terça-feira (24) nos alpes franceses, e também em outros locais relacionados com o caso.

A polícia saiu da casa dos pais de Andreas, na cidade de Montabaur, com caixas e sacolas com pertences da família, além de um computador. Também foram feitas buscas por quatro horas em um apartamento em Düsseldorf, onde o copiloto morava, de acordo com a imprensa alemã.

Os detetives da polícia procuraram pistas sobre a motivação do copiloto em derrubar o avião de maneira deliberada. As buscas tiveram como foco documentos pessoais, disse o gabinete do procurador em Düsseldorf, de acordo com o "Die Welt".
Policial deixa casa do copiloto Andreas Lubitz em Montabaur, na Alemanha, carregando objetos pessoais dele (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Policial deixa casa do copiloto Andreas Lubitz em Montabaur, na Alemanha, carregando objetos pessoais dele (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Segundo a promotoria francesa disse nesta quinta-feira (26), o copiloto do avião da Germanwings assumiu o controle da aeronave enquanto o piloto estava do lado de fora da cabine. "Nenhuma mensagem de socorro ou urgência foi recebida por controladores de tráfego aéreo e nenhuma resposta foi dada a todas as chamadas dos vários controladores de tráfego aéreo", disse o promotor Brice Robin.
Imagens mostram policiais saindo de casa em Montabaur com pertences da família do copiloto da Germanwings (Foto: REUTERS/Ralph Orlowski)Imagens mostram policiais saindo de casa em Montabaur com pertences da família do copiloto da Germanwings (Foto: REUTERS/Ralph Orlowski)
"A interpretação mais plausível para nós é que o copiloto, por uma abstenção voluntária, se recusou a abrir a porta da cabine para o capitão e acionou o botão para perda de altitude." Segundo a autoridade, ele estava respirando normalmente até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.
O copiloto Andreas Lubitz é visto em foto reproduzida de seu perfil no Facebook (Foto: Reuters)O copiloto Andreas Lubitz é visto em foto reproduzida
de seu perfil no Facebook (Foto: Reuters)
Andreas Lubitz, de 28 anos, era alemão. Segundo o jornal "Bild", ele seria de Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que tenha sido um incidente terrorista.

O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou em uma entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que o piloto deixou a cabine e que o copiloto se recusou a abrir a porta para a volta do tripulante.
Robin também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo o promotor.
Policial faz busca em casa na cidade de Montabaur, de onde era o copiloto Andreas Lubitz (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)Policial faz busca em casa na cidade de Montabaur, de onde era o copiloto Andreas Lubitz (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)
Ainda de acordo com Robin, os sons da caixa-preta dão a entender que Andreas Lubitz estava bem e não parecia ter sofrido nenhum problema de saúde, como um AVC. Ele disse que só nos últimos minutos da gravação se ouvem gritos dos passageiros.
Segundo o promotor, durante os primeiros 20 minutos de voo, há uma troca de cortesias e até mesmo brincadeiras entre o piloto e o copiloto. Já quando o piloto começa a preparar o procedimento para a aterrissagem em Düsseldorf (Alemanha), o copiloto se mostrou mais "lacônico".
"Por vontade própria, ele se negou a abrir a porta da cabine para o comandante", enfatizou.
"Ele não tinha nenhuma razão para impedir a volta do comandante ao cockpit", contou ainda Robin, acrescentando que o piloto pediu várias vezes acesso à cabine, sem obter resposta do copiloto.
acidente avião França polícia casa copiloto Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)Polícia faz buscas na casa de copiloto na Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)

Policiais são vistos perto de apartamento em Düsseldorf nesta quinta-feira (26), durante investigação sobre o copiloto da Germanwings (Foto: AFP PHOTO / DPA / MAJA HITIJ GERMANY OUT)Policiais são vistos perto de apartamento em Düsseldorf nesta quinta-feira (26), durante investigação sobre o copiloto da Germanwings (Foto: AFP PHOTO / DPA / MAJA HITIJ GERMANY OUT)
Sozinho na cabine, o copiloto "pressionou o botão de perda de altitude por uma razão que não fazemos nenhuma ideia, mas que pode ser visto como um desejo de destruir a aeronave", afirmou.
Com os dados que a investigação tem até agora, não se pode falar de suicídio, segundo o promotor, que reforçou que todas as informações são preliminares e que as investigações continuam.
De acordo com Robin, a análise da segunda caixa-preta, de dados, irá ajudar os investigadores a entender melhor o que aconteceu. Por enquanto, não há indícios de envolvimento de outras pessoas.
O ministro alemão de Transportes, Alexander Dobrindt, disse que, segundo especialistas alemães, é "plausível" que o copiloto tera deliberadamente derrubado o avião da Germanwings
Piloto teria tentado arrombar a porta
Nesta quarta, uma fonte militar próxima das investigações disse sob anonimato ao jornal “New York Times” que a gravação da caixa-preta indica que um dos pilotos teria ficado trancado para fora da cabine e não teria conseguido voltar.
A fonte disse que a gravação indica que no começo do voo os dois pilotos conversavam de maneira tranquila e que depois um deles teria saído da cabine e não teria conseguido entrar de volta.
"O homem do lado de fora bate levemente na porta da cabine e não há resposta. Depois bate mais forte e sem resposta. Nunca há uma resposta", diz a fonte. Também seria possível escutar ele tentando arrombar a porta.
Segundo a Promotoria francesa, a interpretação mais plausível dos dados obtidos até agora aponta que o copiloto deliberadamente se recusou a abrir a porta da cabine para a volta do piloto.
Lufthansa chocada
Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, disse em entrevista coletiva após a divulgação das informações que está sem palavras com a revelação de que o copiloto teria deliberadamente derrubado o avião da Germanwings.
Segundo o CEO da Lufthansa, o copiloto Andreas Lubitz começou seu treinamento em 2008, mas o interrompeu brevemente. Ele foi comissário de bordo enquanto não podia pilotar. Ele começou a atuar como copiloto da companhia em 2013. Ele estava "100% apto para voar, sem restrições", e passou em todos os exames de pilotagem e médicos.
Spohr também disse que não tem nenhuma informação sobre o motivo que levou o copiloto Andreas Lubitz a fazer o que fez. "O que aconteceu foi um incidente trágico individual, eu gostaria de enfatizar isso", disse. "Temos altos padrões, mas um caso único como este não pode ser previsto."
Brice Robin, o promotor de Marselha, fala sobre investigações em coletiva de imprensa no sul da França. À direita, o general David Gaultier olha para baixo com as mãos na cabeça (Foto: AP)Brice Robin, o promotor de Marselha, fala sobre investigações em coletiva de imprensa no sul da França. À direita, o general David Gaultier olha para baixo com as mãos na cabeça (Foto: AP)
Ele também explicou como funciona o acesso à cabine de comando. “Se um dos pilotos deixa a cabine, é possível chamar do lado de fora, o piloto pode olhar e ver quem quer entrar, e você pode abrir a porta controlada eletronicamente. Temos procedimentos – se o piloto saiu e o que ficou dentro está inconsciente, há um código que pode ser utilizado. Há um barulho dentro da cabine, e se ninguém abrir, a porta se abre eletronicamente. Mas a pessoa que está do lado de dentro pode impedir que a porta se abra.”
O que se sabe sobre a tripulação
Andreas Lubitz havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP. Jornais internacionais disseram que Andreas se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.
Ele vivia com os pais na cidade e também morava em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal "El País". O jornal espanhol afirmou ainda que o perfil de Andreas no Facebook foi apagado.
O promotor Brice Robin disse que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto.
Já o piloto do Airbus A320 tinha 10 anos de experiência e mais de 6.000 horas de voo, segundo a Germanwings. Identificado pelo jornal "Bild" como Patrick S., o piloto também era alemão.
Não explodiu
Segundo Rémi Jouty, diretor do BEA, órgão responsável pela investigação do acidente, a trajetória do avião indica que ele voou até a queda, descartando a hipótese de explosão no ar. "Isso não é a característica de um avião que explodiu em voo", disse, explicando a maneira como os destroços ficaram espalhados no terreno da queda. Ele se recusou a dizer se a tripulação estava consciente durante a queda e na hora do choque.
A última mensagem da cabine do avião para o controle de tráfego era rotineira, segundo a BEA. Um minuto depois, o avião começou a descida, que continuou até o impacto.
O radar acompanhou a aeronave até bem pouco antes do choque com a montanha. A aeronave perdeu contato com o tráfego aéreo francês quando estava a 6 mil pés de altura.
Segundo ele, é necessário comparar os dados das duas caixas-pretas para saber o que exatamente aconteceu com o avião acidentado. Isso pode levar dias, semanas ou meses. A segunda caixa-preta, que mostra dados do voo, ainda não foi encontrada.
timas
As autoridades ainda não divulgaram a lista de passageiros e tripulantes embarcados no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses. Porém, diante da notícia da tragédia, alguns familiares, empresas e órgãos oficiais dos países divulgaram nomes de pessoas que estavam no voo.
O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e levava 150 pessoas – 144 passageiros e seis tripulantes.
Segundo informações da Germanwings, entre as vítimas do acidente havia 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 3 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense.
A origem de algumas vítimas ainda é incerta, especialmente devido a casos de dupla nacionalidade. Devido à violência do acidente, as autoridades acham pouco provável encontrar sobreviventes. Conheça as histórias de algumas das vítimas.
Avião com parentes de vítimas decola de Düsseldorf, na Alemanha, nesta quinta (Foto: Reuters)Avião com parentes de vítimas decola de Düsseldorf, na Alemanha, nesta quinta (Foto: Reuters)

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