sábado, 31 de janeiro de 2015

Piauí é 3º lugar em número de mortes provocados raio em 2014

Piauí é 3º lugar em número de mortes provocados raio em 2014

Imprimir
O Piauí é o terceiro estado do país com mais mortes provocadas por raios, segundo um estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados apontam que 98 pessoas morreram após serem atingidas por descargas atmosféricas em 2014.



À frente do Piauí ficaram apenas os estados de São Paulo, com 17 óbitos, e Maranhão, com 16. Em quarto lugar ficaram empatados Amazonas e Pará com seis mortes cada.
Entre os casos registrados no estado no ano passado estão o óbito de uma professora em Boqueirão do Piauí, morta em sua própria residência; um agricultor em Elesbão Veloso e um lavrador em Santa Cruz dos Milagres.
O Elat explica que os números de São Paulo se destacam em razão de duas tragédias que ocorreram no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro, foi registrada na capital a fatalidade de três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio. Em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam uma descarga atmosférica em Praia Grande. O episódio do litoral sul de São Paulo foi a segunda maior tragédia provocada diretamente por um raio na história do Brasil.
De acordo com o balanço, 27% das vítimas faziam atividades agropecuárias quando foram atingidas pelo raio e outras 20% estavam dentro de casa. Entre elas, 56% moravam na zona rural.
Série histórica
Com os dados de 2014, o Elat completa 15 anos de análises de mortes por raios no Brasil. A série histórica de 2000 a 2014 apresenta, pela primeira vez, a cidade de São Paulo como a recordista em número de mortes por raios no país. No período, houve 25 mortes por descargas atmosféricas na capital paulista, contra 22 fatalidades em Manaus (AM) até 2013, a primeira colocada no ranking.
O estado de São Paulo se mantém com o maior número de vítimas, com 288 casos em 15 anos. Minas Gerais apresentou no período 132 mortes e o Rio Grande do Sul, 130 fatalidades por raios.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

71% dos futuros deputados se dizem católicos e 16%, evangélicos

71% dos futuros deputados se dizem católicos e 16%, evangélicos

São 300 católicos e 68 evangélicos, segundo levantamento do G1.
Dos 513 parlamentares eleitos, 421 responderam ao questionário.

Do G1, em São Paulo
O catolicismo é a religião predominante entre os 513 deputados federais que tomam posse neste domingo (1º) na Câmara, de acordo com levantamento do G1 (clique na imagem ao lado para ver página especial).
De 421 deputados que responderam ao questionário proposto, 300 (71,2%) se declararam católicos. Outros 68 (16%) afirmaram ser evangélicos, oito (1,9%) disseram ser adeptos do espiritismo e apenas um deputado (0,23%) afirmou ser judeu.
Outros 14 (3,3%) afirmaram ser cristãos, mas não especificaram se seguem alguma religião. Dois (0,47%) disseram seguir todas as religiões, enquanto 19 (4,51%) alegaram não pertencer a religião alguma. Dos 513 deputados, 101 não responderam sobre o tema.
O número de católicos dentre os que responderam o questionário do G1 é superior à média nacional, e o de evangélicos, menor.
De acordo com o último dado disponível do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo de 2010, 64,6% da população se declararam católicos, enquanto os evangélicos somavam 22,2%.
Levantamento
Os números foram obtidos a partir de respostas de deputados eleitos e reeleitos a um questionário apresentado pelo G1 nas duas últimas semanas.
Além de opiniões a respeito de 12 assuntos considerados polêmicos, o questionário buscou saber a religião e o time de preferência dos políticos.
O levantamento do G1 envolveu uma equipe de 14 jornalistas de Brasília, São Paulo e Pernambuco, com a colaboração de repórteres de outros estados do país.
A reportagem procurou todos os 513 deputados que assumirão mandatos na Câmara para responder ao questionário. No caso dos deputados que assumiram cargos no governo federal, em estados ou municípios, o G1 procurou o suplente que herdará a cadeira.
A maioria dos parlamentares respondeu às perguntas por telefone, mas uma parte preferiu receber por e-mail e devolver preenchido. Em todos os casos, os deputados foram informados de que suas respostas não serão individualizadas.

Juiz siciliano Sergio Mattarella eleito presidente de Itália

Juiz siciliano Sergio Mattarella eleito presidente de Itália

Juiz siciliano Sergio Mattarella eleito presidente de Itália

O juiz e várias vezes ministro italiano Sergio Mattarella, 73 anos, foi hoje eleito presidente de Itália com 665 votos a favor, na quarta votação no Parlamento em que apenas necessitava de uma maioria absoluta de 505 votos.

Mattarella, siciliano, foi escolhido como candidato pelo primeiro-ministro socialista, Matteo Renzi, do Partido Democrata (PD), para suceder ao popular presidente Giorgio Napolitano, 89 anos, que anunciou a sua resignação.
Após a eleição, os 1.009 eleitores, entre deputados, senadores, representantes das regiões e senadores vitalícios, saudaram o novo chefe de Estado com uma longa ovação.
Diário Digital / Lusa

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Copiloto estava no comando do avião da AirAsia no momento do acidente

Copiloto estava no comando do avião da AirAsia no momento do acidente

Relatório preliminar mostrou que avião começou a cair após manobra para fugir de tempestade. Equipe era certificada e nave tinha perfeitas condições.

A comissão que investiga a queda do Airbus que matou 1662 pessoas no Mar de Java, na Indonésia, disse que o copiloto estava no comando no momento do acidente.
Um relatório preliminar mostrou que o avião começou a cair depois de uma manobra para fugir de uma tempestade. O piloto tentou reassumir os controles, mas a queda levou três minutos.
Os investigadores também informaram que a equipe era devidamente certificada e que o avião estava em perfeitas condições.
Uma análise anterior já tinha mostrado que o voo 8501 da AirAsia, que caiu há um mês quando ia da Indonésia para Cingapura, subiu muito rapidamente e acabou perdendo sustentação. Até agora 70 corpos foram recuperados.

Americana é julgada na Indonésia por matar a mãe e colocar corpo em mala

Americana é julgada na Indonésia por matar a mãe e colocar corpo em mala

Crime aconteceu em agosto de 2014 em hotel de luxo em Bali.
Jovem de 19 anos e namorado de 21 podem ser condenados à morte.

Da AP
Heather Mack e Tommy Schaefer são vistos deixando uma prisão em Denpasar para seguirem para seu julgamento nesta quarta-feira (28). Eles são acusados da morte da mãe de Heather, Sheila, em agosto de 2014 (Foto: Sonny Tumbelaka/AFP)Heather Mack e Tommy Schaefer são vistos deixando uma prisão em Denpasar para seguirem para seu julgamento nesta quarta-feira (28). Eles são acusados da morte da mãe de Heather, Sheila, em agosto de 2014 (Foto: Sonny Tumbelaka/AFP)
Está em andamento na cidade de Denpasar, na Indonésia, o julgamento de uma jovem americana e de seu namorado pelo assassinato da mãe dela em um resort de Bali no ano passado.
Heather Mack, de 19 anos, e seu namorado, Tommy Schaefer, de 21 anos, são julgados em duas audiências separadas na Corte de Denpasar. Eles foram acusados pela promotoria de assassinato premeditado, e podem ser condenados à pena de morte.
Nesta quarta-feira (28), a promotoria afirmou que as acusações contra os dois eram precisas, e pediu ao juiz para continuar com o julgamento a partir do depoimento das testemunhas.
O casal foi preso em 13 de agosto de 2014, um dia após o corpo da mãe de Heather, Sheila von Wiese-Mack, de 62 anos, ter sido encontrado dentro de uma mala depositada em um táxi em frente ao complexo hoteleiro de Saint Regis, em Nusa Dua.
Segundo a polícia, o casal havia discutido com a mulher no lobby do hotel pouco antes do crime, que teria acontecido dentro de um quarto do estabelecimento.
A acusação contra Schaefer alega que ele matou a mulher porque ela não aprovava seu relacionamento com a filha dela.

Copiloto comandava avião da AirAsia no momento da queda

Copiloto comandava avião da AirAsia no momento da queda

Revelação foi feita em relatório preliminar que apura as causas do acidente.
Airbus A320 caiu no Mar de Java há um mês deixando 162 pessoas mortas.

Da Reuters
Equipes de resgate da Indonésia vasculham cauda do avião da AirAsia, que foi retirada do mar  (Foto: REUTERS/Darren Whiteside)Equipes de resgate da Indonésia vasculham cauda do avião da AirAsia, que foi retirada do mar (Foto: REUTERS/Darren Whiteside)
O copiloto francês do jato de passageiros da AirAsia que caiu no mar em dezembro estava no comando do avião pouco antes do acidente, disse nesta quinta-feira (29) o principal integrante da equipe de investigações indonésia.
Os registros da caixa-preta com os dados de voo permitiram uma "imagem muito clara", segundo ele, sobre o que aconteceu nos últimos momentos do voo QZ8501 da AirAsia, mas as autoridades divulgam poucos detalhes.
O Airbus A320 desapareceu das telas de radar em meio ao mau tempo no dia 28 de dezembro, a menos da metade do caminho de um voo de duas horas iniciado na segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya, com destino a Cingapura. Todas as 162 pessoas a bordo morreram.
"O segundo no comando, popularmente chamado de copiloto, geralmente se senta à direita da cabine. No momento, ele estava pilotando o avião", disse o chefe da Comissão Nacional de Segurança nos Transportes, investigador Mardjono Siswosuwarno, referindo-se ao primeiro oficial Remi Plesel.
"O capitão, sentado à esquerda, estava no monitoramento." Acredita-se que o capitão Iriyanto, de 53 anos, tenha assumido o controle da aeronave no lugar de Plesel quando o avião começou a subir e depois a descer drasticamente, disseram autoridades.
A causa do primeiro acidente fatal da AirAsia, cerca de 40 minutos depois de decolar, ainda é desconhecida.
Os investigadores disseram que os gravadores de dados de voo e das vozes na cabine mostraram que o avião estava viajando a uma altitude estável antes do acidente. A aeronave estava em boas condições quando decolou, e todos os membros da tripulação estavam certificados adequadamente, disseram.
A Indonésia já havia dito que o avião subiu abruptamente de sua altura de cruzeiro e depois parou, ou perdeu altitude, antes de mergulhar descontrolado no mar.
O chefe da Comissão, Tatang Kurniadi, declarou na mesma entrevista coletiva em Jacarta que a Indonésia tinha encaminhado na quarta-feira o seu relatório preliminar sobre o acidente à Organização Internacional da Aviação Civil, como exigido pelas normas da aviação mundial.
O texto, não divulgado ao público, era puramente factual e não continha nenhuma análise, disse ele, acrescentando que o relatório final, completo, levaria pelo menos de seis a sete meses para ser concluído.
Na quarta-feira, a Indonésia informou que a busca de dezenas de vítimas que ainda estão desaparecidas poderia acabar em poucos dias, se não forem encontrados mais corpos.
A operação de resgate encontrou 70 corpos no mar de Java e esperava localizar outros depois de achar a fuselagem do avião. Mas os dias de mau tempo e a visibilidade ruim dificultam o trabalho dos mergulhadores da Marinha.

Governo da Indonésia planeja execução de mais 11 condenados

Governo da Indonésia planeja execução de mais 11 condenados

Segundo o jornal 'Jakarta Post', brasileiro Rodrigo Gularte estaria na lista.
Autoridades não confirmaram data, mas imprensa local fala em fevereiro.

Do G1, em São Paulo
Rodrigo Gularte (Foto: Reprodução/RPC)
O brasileiro Rodrigo Gularte (Foto: Reprodução/
RPC)
O governo da Indonésia revelou ter colocado em andamento um plano para executar outros 11 presos no corredor da morte do país, informa o jornal “Jakarta Post”. Segundo a imprensa indonésia, o brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, condenado por tráfico de drogas, estaria na lista. As autoridades locais não divulgaram a lista com os nomes dos presos que serão executados.
Gularte, de 42 anos, foi condenado à pena máxima em 2005 por ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf.
O procurador-geral do país, Muhammad Prasetyo, disse a uma comissão do Parlamento na quarta-feira (28) que seu escritório está trabalhando com possíveis datas e também locais para que as penas sejam cumpridas.
Prasetyo apenas informou que as execuções devem ocorrer na ilha isolada de Nusakambangan, considerada um “local ideal”, devido a medidas de segurança.
Após a reunião, ele disse à imprensa local que a execução deve incluir também dois australianos no corredor da morte.
Segundo o “Jakarta Post”, as execuções devem ser realizadas no mês de fevereiro. A procuradoria-geral, entretanto, não deu nenhuma indicação sobre a data do cumprimento das penas.
“Não foi tomada nenhuma decisão sobre quando as execuções serão feitas”, disse Tony Spontana, porta-voz da procuradoria. Ele apenas confirmou que 11 pessoas estão na lista para serem executadas, e afirmou que elas tiveram seus pedidos de clemência rejeitados no ano passado. “Das 11 pessoas, oito foram condenados por tráfico de drogas”, afirmou.
O porta-voz afirmou que a procuradoria não irá divulgar os nomes da lista. Entretanto, o “Jakarta Post” disse que ela inclui o brasileiro Rodrigo Gularte, dois australianos, quatro indonésios, uma filipina, um francês, um ganês e um espanhol.
Clemência
Apesar da rejeição do pedido de clemência, feito em 2012 e que é previsto no processo, a defesa do brasileiro ainda mantém a esperança de que Jacarta reconsidere sua decisão por razões médicas.

A família de Gularte alega que ele foi diagnosticado com um quadro de esquizofrenia e tenta reverter a pena com a transferência dele para um hospital psiquiátrico, como prevê a lei indonésia. Clarisse Gularte, mãe de Rodrigo, contou que ele está 'totalmente transformado' e 15 quilos mais magro. Ela visitou o filho em agosto do ano passado.
A diplomacia brasileira indicou que pretende seguir trabalhando até "esgotar todas as possibilidades de comutação da pena de Rodrigo Gularte permitidas pelo ordenamento jurídico da Indonésia".
A embaixada do Brasil em Jacarta disse não ter recebido nenhuma notificação oficial sobre a execução. O governo brasileiro fez um pedido de internação de Gularte, que ainda está em tramitação - o governo da Indonésia ainda não deu nenhuma resposta.
No dia 18 de janeiro, a Indonésia fuzilou seis condenados por tráfico de drogas, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso. Após o fuzilamento, a presidente Dilma Rousseff - que tentou em vão salvar a vida dele - chamou para consultas o embaixador brasileiro em Jacarta para manifestar seu repúdio à execução. O corpo de Marco Archer foi cremado na Indonésia.

Pará concentra a maior população carcerária da Amazônia, com quase 12.800 presos.

Pará concentra a maior população carcerária da Amazônia, com quase 12.800 presos.

presosNos últimos 13  anos, segundo dados da Susipe, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado, o número de encarcerados quase quadriplicou . Saltando de 3.210 em 2001 para 12.767 em 2014.
Com a atual população carcerária, seriam necessárias pelo menos outras quatro mil vagas nas 42 unidades prisionais do estado.
Para driblar o problema da superlotação, a Susipe anunciou no início do ano, a criação de 14 novas unidades prisionais, gerando cerca de 6.000 novas vagas no sistema. Investimento que ultrapassa os 140 milhões de reais.
O Superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, André Cunha, destaca outras medidas adotadas para diminuir o problema.
Depois do Pará, Mato Grosso é o estado com a segunda maior população carcerária da Amazônia. São mais de dez  mil presos. O déficit de vagas no sistema também é grande, ultrapassando os quatro mil e quinhentos.
O menor número de encarcerados está em Roraima, com 1.645 presos. O estado também tem o menor déficit, com carência de 543 vagas no sistema prisional.

Trabalhadora trazida do interior para estudar em Fortaleza é reconhecida como empregada doméstica

Trabalhadora trazida do interior para estudar em Fortaleza é reconhecida como empregada doméstica

Uma empregada ganhou na Justiça do Trabalho o direito de ter reconhecido o vínculo como doméstica, após trabalhar cerca de 13 anos em casa de família. Ela havia sido convidada pelos patrões a deixar Juazeiro do Norte para estudar em Fortaleza. Confirmadas a realização de serviços domésticos e a subordinação aos donos da casa, a 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará condenou os patrões a pagar todas as verbas trabalhistas devidas.

A empregada afirmou que havia sido contratada em 1999 e que foi dispensada injustificadamente em 2012. No período em que trabalhou na residência dos patrões, ganhava salário inferior ao mínimo e nunca recebeu 13º salário nem férias. Segundo testemunhas, ela dormia na dependência de empregados.

Em sua defesa, os patrões alegaram que ela teria sempre vivido com eles como membro da família, acolhida por ato filantrópico, pois desejavam que ela estudasse na Capital, e que ela tinha deixado a residência espontaneamente. Porém, confirmaram o pagamento de salário e que ela cuidava dos afazeres de limpeza da casa e demais atribuições domésticas de manutenção do lar.

“Empregado doméstico é aquele que presta, com pessoalidade, onerosidade e subordinação, serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa na residência de uma pessoa ou família”, afirmou o desembargador Plauto Carneiro Porto, relator do acórdão que condenou os patrões.

A decisão confirmou a sentença de 1ª instância, na qual o juiz do trabalho Ney Fraga Filho havia alertado que não se aceita, no atual Estado Democrático de Direito, a existência de famílias um pouco mais abastardas que buscam mão de obra para os serviços domésticos em pessoas carentes do interior. “Não se pode ignorar a relação empregatícia doméstica que se evidenciava retribuindo o labor, tido como mero favor, com o prato de comida de cada dia e o teto para residir”, destacou.

Os patrões foram condenados a reconhecer o vínculo empregatício da trabalhadora, assinando sua Carteira de Trabalho como doméstica, pagamento de 13º salários, férias, aviso-prévio e diferenças em relação ao salário-mínimo. Da decisão, cabe recurso.

Processo relacionado: 0001115-86.2012.5.07.0011

Vazamento de água deixa trânsito lento na Zona Norte de Porto Alegre

Vazamento de água deixa trânsito lento na Zona Norte de Porto Alegre

Trabalhadores do Dmae ainda não descobriram o que causou o problema.
Desde o começo da manhã há congestionamento perto do aeroporto.

Do G1 RS
Desde o começo da manhã desta sexta-feira (30), um vazamento de água na Rua 18 de Novembro, Zona Norte de Porto Alegre, nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, complica o trânsito na região. Trabalhadores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tentam descobrir o que causou o problema.
No começo da tarde, a drenagem do buraco formado na rua continuava sendo realizada. A 18 de Novembro, portanto, segue bloqueada. Ela é utilizada pelos veículos como desvio da obra da passagem de nível da Avenida Ceará, que estava prevista para a Copa do Mundo, em junho do ano passado, e ainda não foi concluída.
Com o acesso a Porto Alegre congestionado, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aconselha os motiristas a evitarem o local para deslocamento. Freeway ou Assis Brasil são trajetos mais recomendados.
Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos emergenciais na Rua 18 de novembro.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Egipto: Seis militares egípcios mortos e 30 feridos em ataques no Sinai

Egipto: Seis militares egípcios mortos e 30 feridos em ataques no Sinai

Egipto: Seis militares egípcios mortos e 30 feridos em ataques no Sinai

Pelo menos seis militares morreram hoje e 30 ficaram feridos num ataque contra uma posição das forças de segurança egípcias em el-Arish, no norte do Sinai, e contra dois postos de controlo, segundo as autoridades.

Os ataques visaram instalações da polícia, uma unidade militar próxima e uma área residencial que alberga funcionários policiais e do exército.

A península do Sinai, no extremo nordeste do Egito, é desde há anos foco de instabilidade e com o derrube do Presidente islamita Mohammed Morsi pelos militares, em julho de 2013, os ataques contra as forças de segurança multiplicaram-se.
Diário Digital com Lusa

Explosão em maternidade na Cidade do México deixa dois mortos

Explosão em maternidade na Cidade do México deixa dois mortos

Sessenta e seis pessoas ficaram feridas. Suspeita é de um vazamento de gás quando um caminhão abastecia o hospital na Cidade do México.

A explosão em uma maternidade na Cidade do México matou uma mulher e uma criança e deixou 66 feridos nesta quinta-feira (29). Um homem filmou o acidente com o celular.
Enquanto o fogo se alastrava pelo prédio, equipes de resgate procuravam feridos nos escombros, entre eles recém-nascidos e mulheres que tinham acabado de dar à luz. O setor de emergência e o berçário desabaram. A suspeita é de um vazamento de gás quando um caminhão abastecia o hospital.

Homem armado invade TV na Holanda e é preso

Homem armado invade TV na Holanda e é preso

Homem pediu para entrar no ar para falar sobre 'grandes negócios'.
Prédio foi evacuado; ninguém ficou ferido.

Do G1, em São Paulo
Vídeo mostra homem armado dentro dos estúdios da emissora 'NOS' nesta quinta-feira (29), na Holanda (Foto: Reprodução/ Twitter/ Rik van den Berg)Imagem mostra homem armado dentro dos estúdios da emissora 'NOS'; nesta quinta-feira (29), na Holanda (Foto: Reprodução/ Twitter/ Rik van den Berg)
Um homem armado invadiu nesta quinta-feira (29) os estúdios da emissora nacional "NOS", na cidade de Hilversum, na Holanda, e pediu para que entrasse no ar, informam as agências de notícias holandesas. A cidade fica a cerca de 20 km de Amsterdam.

A assessoria de imprensa do grupo "RTL" informa que o prédio foi evacuado e que o homem foi preso. Ninguém ficou ferido e nenhum tiro foi disparado. O repórter de rádio "Rob Oudkerk" disse que o homem entrou no prédio com uma arma com silenciador. Ele foi preso cerca de 10 minutos depois e levado pela polícia.
Às 20h do horário local (17h, pelo horário de Brasília) a "NOS" exibia a seguinte mensagem: "Devido às circunstâncias, não há transmissão disponível no momento".
Pouco depois, a emissora divulgou em sua conta no Twitter um vídeo que mostra o homem armado, vestido com terno e gravata pretos, no estúdio de um telejornal conversando com uma pessoa atrás da câmera, que seria o diretor de um jornal. Em seguida, policiais entram no local pedindo para que ele soltasse a arma. Então, o homem a joga no chão e é rendido por cinco policiais.

Às 21h10 locais a emissora publicou no Twitter uma mensagem dizendo que voltou ao ar. Segundo a "NOS", o homem armado, que rendeu um segurança, tinha uma lista de demandas e pediu para entrar no ar por 10 minutos para falar sobre "grandes negócios".

Um dos repórteres da "NOS" que falou com o homem depois de sua prisão disse que ele afirmou pertencer a um coletivo de hacker.

A polícia informou em comunicado que o homem disse que bombas seriam explodidas em diversos locais da Holanda se sua demanda não fosse atendida. Segundo a polícia ele seria da cidade de Pijnacker, e seu passado ainda é investigado.

JUIZ DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DETERMINA NOMEAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO

JUIZ DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA DETERMINA NOMEAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS EM CONCURSO

O juiz de direito substituto Marcos Paulo Sousa Campelo deferiu nesta quinta-feira, 29, pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio de sua 3ª promotora de Justiça titular Cremilda Aquino da Costa, que determina a nomeação os candidatos aprovados e dentro do número de vagas previstas com base no edital nº 001/2009 para os cargos de Agente de Fiscalização Ambiental, Contador, Engenheiro Florestal e Técnico em Edificações. A determinação tem prazo de 30 dias, sob pena de multa diária no valor de 10 mil reais.

Outras deliberações

A Justiça determinou também que sejam nomeados os candidatos que galgaram posições na lista de classificação em decorrência de pedidos de desistência, falecimento, vacâncias de candidatos em melhor posição de classificação para os cargos de Agente de Fiscalização de Obras, Auxiliar de Obras vinculadas à Secretaria de Administração; Auxiliar de Farmácia da Zona Urbana e Técnico em Enfermagem na Zona Urbana vinculados à Secretaria de Saúde; e aos cargos de Professor P II Matemática na Zona Rural e Técnico em Informática na Zona Urbana. A nomeação deve ser feita no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de 10 mil reais em caso de descumprimento.

Por fim, que sejam nomeados os candidatos, seguindo ordem de classificação até o número de contratações temporárias para 3 cargos vinculados à Secretaria de Administração, 5 cargos vinculados à Secretaria de Saúde e os cargos de professor PII Ciências na Zona Rural, Ciências na Zona Urbana, Geografia na Zona Urbana, História na Zona Urbana, Língua Portuguesa na Zona Rural, Matemática na Zona Rural e Técnico em Informática na Zona Urbana, todos no prazo de 30 dias sob pena de multa diária de 10 mil reais em caso de descumprimento.

O município de Conceição do Araguaia deverá apresentar o quadro funcional de todos os cargos ocupados previstos no referido edital nº 001/2009 com identificação do cargo, número de cargos existentes com data de criação e declaração de vacância, bem como a relação de servidores efetivos, juntamente com sua lotação, assim como a relação de todos os servidores temporários, junto com a data de lotação e contratação atualizada no prazo de 10 dias. O não cumprimento implica em multa diária no valor de 10 mil reais.
 
Ação Civil Pública
 
A promotora de Justiça Cremilda Aquino da Costa ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de antecipação de tutela em 13 de dezembro de 2013 em face do município de Conceição do Araguaia após constatar denúncias de contratação de servidores temporários para exercerem as mesmas funções dos cargos previstos no certame. A prefeitura realizou concurso público – edital nº 001/2009 – para o preenchimento de 204 vagas do quadro pessoal efetivo nas zonas urbana e rural. O prazo de validade é de 2 anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. E em 11 de dezembro de 2009 foi liberado o referido resultado.
 
“Em setembro e outubro de 2013 fomos noticiados por três convocadas do edital nº 001/2009, na 3ª Promotoria de Justiça de Conceição do Araguaia, que são preteridas nas convocações/nomeações porque o Requerido contratou servidores temporários para exercerem atribuições idênticas aos cargos previstos no referido edital”, esclarece a promotora.A prefeitura chegou a contratar 202 servidores temporários, cujos nomes não constavam na relação, o que foi confirmado pelo secretário de Saúde Flávio Barros que admitiu a contratação da maioria dos funcionários temporários referidos pelas candidatas reclamantes. A promotora Cremilda da Costa decidiu, então, pela instauração de inquérito de civil para apurar a omissão do município diante a convocação e nomeação de candidatos classificados e aprovados no concurso público 001/2009.
 
Texto: Fernanda Palheta (graduanda em jornalismo)
Revisão: Edyr Falcão

Professores discordam de reajustes e discutem possibilidade de greve na Paraíba

Professores discordam de reajustes e discutem possibilidade de greve na Paraíba

Alisson Correia
APLP
Os filiados à Associação dos Professores de Licenciatura Plena se reuniram nesta quinta-feira (29), em João Pessoa, para contestar os reajustes concedidos pelo governo do Estado que, segundo eles, estão abaixo do que foi estabelecido pelo Ministério da Educação para a categoria.

O presidente da APLP, professor Francisco Fernandes, disse ao Portal Correio que os 20% concedidos pelo Estado são apenas para os professores polivalentes de nível 1 classe A, não para a grande maioria que tem licenciatura plena e outros títulos, mas ficou com apenas 9%, sendo 4,5% em janeiro e a outra parte somente em outubro, ainda sobre o piso antigo.

Fernandes explicou que a categoria protocolou um documento no Palácio da Redenção, solicitando uma solução para o caso, e pedindo uma revisão no Plano de Carreiras para o magistério que estaria defasado.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado disse que não tem informações sobre as manifestações e por isso não pode se pronunciar.

O presidente falou que, em fevereiro, serão feitas assembleias regionais no estado e uma geral na Capital para decidir sobre a possibilidade de uma greve, o que ainda não pode ser efetivamente definido.

O Estado informou no dia 26 de janeiro deste ano que aumentou em 20% o salário dos professores, que passam a receber R$ 1.525,00 para jornada de 30 horas semanais. Além da elevação do piso, o governo divulgou que dará 9% de aumento para o professor que recebe acima, sendo 4,5% a ser implantando a partir de janeiro e mais 4,5% a partir de outubro. 

Alisson Correia – Portal Correio

MPF DENUNCIA MILITARES POR HOMICIDIOS DURANTE A GUERRILHA DO ARAGUAIA

MPF DENUNCIA MILITARES POR HOMICIDIOS DURANTE A GUERRILHA DO ARAGUAIA

Lício Maciel é acusado de três assassinatos e ocultação de cadáveres. Sebastião Curió também é acusado de ocultação de corpos

O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça nesta quarta-feira, 28 de janeiro, com ação penal contra dois militares da reserva do Exército por crimes ocorridos durante a Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar. Lício Augusto Ribeiro Maciel - conhecido na época da ditadura como major Asdrúbal - é acusado pelos homicídios dos militantes André Grabois, João Gualberto Calatrone e Antônio Alfredo de Lima e pela ocultação dos cadáveres das vítimas. Sebastião Curió Rodrigues de Moura - conhecido na época como doutor Luchini - foi denunciado pela ocultação dos cadáveres.
Para o MPF, trata-se de homicídios qualificados, por terem sido praticados à emboscada e por motivo torpe. Outros agravantes das penas, segundo o MPF, é que os crimes foram cometidos com abuso de autoridade e violação a deveres inerentes aos cargos dos militares. O MPF também pediu à Justiça Federal em Marabá, no Pará, que os acusados sejam condenados ao pagamento de danos em quantia equivalente à indenização paga aos familiares das vítimas, a ser atualizada durante o processo judicial. Outro pedido foi o de que os acusados sejam condenados à perda dos cargos públicos, com o cancelamento das aposentadorias e a devolução de medalhas e condecorações recebidas.

Execuções sumárias – Os assassinatos ocorreram em 13 de outubro de 1973 em São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará. O grupo militar de combate responsável pela execução dos militantes era comandado por Lício Maciel. Segundo a ação, os militares emboscaram os militantes enquanto eles estavam levantando acampamento em um sítio. A emboscada, as mortes e as ocultações dos cadáveres descritas na ação do MPF estão comprovadas por documentos e inúmeros depoimentos prestados por diversas testemunhas ao MPF e a outras instituições.

Foram também citados depoimentos dados por militares e pelo próprio Lício Maciel. Ele descreveu assim a primeira execução: “Os meus companheiros, que chegavam, acertariam o André, caso eu tivesse errado, o que era muito difícil, pois estava a um metro e meio, dois metros dele”. Outra testemunha presencial do fato relata que: “foram pegos de surpresa, não tendo tempo para reação ... o Exército chegou atirando de metralhadora”. “O crime foi cometido por motivo torpe, consistente na busca pela preservação do poder usurpado no golpe de 1964, mediante violência e uso do aparato estatal para reprimir e eliminar opositores do regime e garantir a impunidade dos autores de homicídios, torturas, sequestros e ocultações de cadáver”, diz a ação assinada pelos procuradores da República Tiago Modesto Rabelo, Ivan Cláudio Marx, Andréa Costa de Brito, Lilian Miranda Machado, Sérgio Gardenghi Suiama e Antônio do Passo Cabral, no âmbito da Força Tarefa Araguaia, constituída pela Procuradoria Geral da República.

Ocultações em série – Sob a orientação de Lício Maciel, no dia seguinte aos assassinatos um grupo de militares acompanhado por um mateiro (guia civil) enterrou os corpos em valas abertas em outro sítio de São Domingos do Araguaia. Entre agosto de 1974 e 1976, as ossadas foram removidas para outros lugares e novamente ocultadas em locais ainda desconhecidos durante a “Operação Limpeza”, uma operação militar de encobrimento dos vestígios das ações de repressão à dissidência política no Araguaia. Entre outros militares, a coordenação dessa operação estava sob responsabilidade de Sebastião Curió, apontado como um dos poucos que tem conhecimento dos locais onde sepultadas as ossadas dos militantes. “Nessa operação, Sebastião Curió foi o responsável por coordenar a retirada dos corpos das covas e locais nos quais originariamente foram deixados, posteriormente enterrando-os ou de alguma forma ocultando-os em locais diversos, até então não conhecidos”, registra a denúncia.

Outras ações – Além de denunciar os assassinatos, em outra ação o MPF denunciou Lício Maciel à Justiça pelo sequestro de Divino Ferreira de Sousa, o Nunes, capturado e ilegalmente detido pelo Exército também em 13 de outubro de 1973. A ação foi deu base a abertura de processo judicial em agosto de 2012 (processo nº 0006232-77.2012.4.01.3901) na Justiça Federal em Marabá. Em novembro de 2013 o acusado entrou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, com pedido para que o processo fosse cancelado. O pedido foi aceito em dezembro de 2014. O MPF recorreu ao TRF-1 da decisão.

Em outro processo aberto na Justiça Federal em Marabá (processo 0006231-92.2012.4.01.3901), o MPF acusa Sebastião Curió pelo crime de sequestro qualificado por maus tratos contra cinco militantes capturados durante a repressão à guerrilha do Araguaia na década de 70 e até hoje desaparecidos. Essa ação foi encaminhada à Justiça Federal em março de 2012. Curió conseguiu no TRF-1 o trancamento do processo. O Ministério Público Federal recorreu da decisão do tribunal, ainda sem sucesso. Agora, o MPF tenta levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CÂMARA APROVA MARCO CIVIL ASSEGURANDO NEUTRALIDADE DE REDE.

CÂMARA APROVA MARCO CIVIL ASSEGURANDO NEUTRALIDADE DE REDE.

Usuário ganha com o texto do projeto de lei aprovado, que fortalece fundamentos essenciais ao desenvolvimento da internet no Brasil. Governo sofre derrota em uma de suas principais bandeiras: os data centers.
Após cinco anos de discussão pela sociedade e quase três pelo Congresso, o projeto de lei 2.126/11, batizado Marco Civil da Internet, foi aprovado em votação simbólica nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados (confira no quadro abaixo os principais pontos). O texto - que estabelece direitos e deveres de cidadãos, provedores de acesso e de aplicações e também governo no ambiente virtual - segue agora para o Senado e, se aprovado, será finalmente encaminhado para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
O usuário brasileiro de internet ganha com o texto aprovado pelos deputados. Foi assegurada a neutralidade de rede, um dos grande nós da disputa em torno do Marco Civil (e a regulamentação desse dispositivo dependerá de consulta prévia ao Comitê Gestor da Internet e à Anatel, e não de simples decreto do Executivo). Além disso, terminou derrotada a proposta governista que queria obrigar empresas estrangeiras que atuam no Brasil (caso de Facebook, Google e Netflix, entre muitas outras) a instalar data centers para guardar dados de usuários brasileiros. O Marco Civil proíbe ainda que provedores de conexão à rede (empresas como Oi, Vivo, GVT e NET) armazenem registros de navegação de usuário. Por fim, entre as grandes disposições, o projeto de lei ordena provedores de serviços web a excluir definitivamente dados do usuário quando este encerra sua conta. Dessa forma, ficam protegidos fundamentos essenciais ao florescimento contínuo da internet brasileira - como concorrência, inovação, competitividade -, ao mesmo tempo em que o usuário ganha maior proteção no ambiente virtual.
CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA.

Açailândia ganhará unidade do Corpo de Bombeiro!

Açailândia ganhará unidade do Corpo de Bombeiro!

AÇAILÂNDIA - O município de Açailândia distante a 70 km de Imperatriz deve ganhar uma unidade do Corpo de Bombeiros. Durante uma reunião realizada na última segunda-feira (26), na cidade o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (3ºGBM), tenente-coronel Wibirajá Figueiredo Urbano, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão(CBMMA), coronel Célio Roberto, juntamente com oficiais do grupamento, apresentaram o projeto de instalação de uma unidade do CBMMA no município.

Estiveram presente na reunião que ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Açailândia representantes da prefeitura municipal, empresários da indústria e do comércio, Rotary Clube, Maçonaria, OAB e Associação de Bombeiros Civis de Açailândia.

O objetivo da reunião além de apresentar o projeto de construção da unidade do Corpo de Bombeiro, foi mostrar a importância que a cidade ganha com a criação da unidade.

“Açailândia é uma cidade importante para o Estado, com indústria e comércio forte. O 3º GBM atende em torno de dez ocorrências na cidade por mês, entre acidentes automobilísticos e incêndios, além de diversas solicitações de vistoria técnica em estabelecimentos comerciais da cidade. A criação da unidade do CBMMA irá desafogar a demanda do 3º GBM, dividindo o atendimento nas cidades da Região Tocantina”, disse o comandante, Figueiredo.
Com informações do Imirante e TV Mirante AÇAI

Vítima de tentativa de assalto reage e joga carro em cima de bandido em João Pessoa

Reprodução/Emerson Machado/Intagram
Flagrante ocorreu na BR-230
Um cinegrafista amador flagrou o momento quando um motorista sofre uma tentativa de assalto ao parar o veículo em um dos retornos da BR-230, nas imediações do estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. O crime ocorreu nessa terça-feira (27).(Vídeo abaixo)

No vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver quando o motorista de um veículo Honda Fit para no retorno devido o fluxo de carros. Neste momento, um jovem – aparentemente armado – surpreende o passageiro.

Durante alguns segundos o rapaz tenta subtrair objetos do carona. Para se livrar do assalto, o motorista acelera o carro e tenta atropelar o assaltante, mas ele consegui se livrar e fugir com a ajuda de um comparsa que o esperava em uma motocicleta. O flagrante foi feito por outro motorista. Nada foi levado dos ocupantes do Honda.

Hyldo Pereira – Portal Correio

Bomba!Vinheta errada anunciou eliminação de Francieli do BBB15.

Bomba!Vinheta errada anunciou eliminação de Francieli do BBB15.

Big Brother Brasil - O reality show da Globo está no 15º ano e todos estão careca de saber que a atração, no fundo, se trata de um grande jogo, mas, paradoxalmente, a cada edição, é eliminado todo aquele que logo se apresenta como jogador. De acordo com informações do jornal O Dia, Francieli  foi mais uma vítima dessa contradição do reality. Ou dos seus fãs. Desde o início, a conciliadora criminal não foi nada conciliadora. Plantou a semente da discórdia na casa. Articulou e manipulou situações e colegas. Tanto fez que recebeu o anunciado castigo ontem.

Francieli afirma que não posaria nua.

Fran deixa aborrecida com Marco.

Talita quer casar com Rafael .

Julia é eliminada do BBB15.
Foi a primeira a deixar a casa na disputa do paredão inaugural com Douglas. Ela obteve 58% dos votos. Nem a nudez do motoboy logo no primeiro dia de ‘BBB’ foi castigada. Francieli vai tarde por não ter aprendido essa regra básica da atração.
Eliminação de Fran do BBB15 foi anunciada antes da hora?
Alguns internautas repararam e comentaram no Twitter uma gafe da Rede Globo durante a primeira eliminação do "BBB 15". No começo do programa, uma vinheta foi errada ao ar, mostrando um robôzinho "do mal", preto com olhos vermelhos, empurrando Francieli. A confirmação de que ela era a eliminada apareceu só no final do reality.
   
Ainda de acordo com o jornal carioca O Dia, da série o pior ainda é o maior, a audiência do ‘BBB 15’ de domingo com formação do paredão foi a mais baixa da história do reality. Obteve 13 pontos em média. Mesmo assim, manteve a liderança no horário, contra o segundo colocado, o Homem do Baú do SBT, com 10 pontos, e 7, da Record.
Luan vai enfrentar outro paredão logo que sair da casa. Na Divisão de Homicídios. Ele terá que explicar à polícia sobre a história que contou de que teria matado uma pessoa no Alemão quando serviu o Exército. A polícia já solicitou à Globo cópia das imagens em que ele conta o episódio.

Fonte: O Dia

Fornecido Por Cotação do Euro