domingo, 31 de agosto de 2014

Avião cai em frente a uma casa no bairro Bacacheri, em Curitiba

População de Major Izidoro volta às urnas em eleição suplementar


Três chapas disputam os votos para prefeito da cidade

Foto: 7 Segundos
A população de Major Izidoro, no Sertão de Alagoas, volta às urnas neste domingo (31) para votar no seu novo prefeito. Três chapas disputam as eleições complementares, realizadas dois anos depois das eleições de 2012.
Os 13.519 eleitores devem escolher entre os candidatos do PT Ib Heber Pita de Araújo e Rui Fernando Souza Alves, da chapa "Essa é diferente"; do PMN Ítalo Tavares Amaral e Eraldo dos Santos, da chapa "Juventude, Compromisso e Tradição" e os candidatos do PTB Santana Mariano - prefeita eleita em 2012 e afastada - e Henry Amaral Araújo, da chapa  "Major precisa continuar Livre e Feliz".
A votação será eletrônica, com identificação biométrica dos eleitores. O resultado deve ser divulgado até esta segunda-feira (1º), pelo juiz eleitoral responsável. Até o dia 16 de setembro o prefeito e vice-prefeito eleitos deverão ser diplomados.
Já é a segunda eleição suplementar realizada em Alagoas somente em, 2014. No primeiro semestre deste ano, os eleitores da cidade de Palestina, também no Sertão, voltaram às urnas.
Estão disponibilizadas 43 seções eleitorais, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e estas estão distribuídas em seis locais de votação. Caso seja necessário, o TRE disponibilizou urnas reservas.
A votação em Major Izidoro teve início às 8 horas e segue até as 17 horas.

Cientistas desvendam mistério das 'pedras que andam' na Califórnia


G1

Foto: AP
Fenômeno era investigado desde os anos 1940 e não havia sido testemunhado até agora
Fenômeno era investigado desde os anos 1940 e não havia sido testemunhado até agora
Pesquisadores americanos conseguiram resolver um mistério científico que já durava décadas: as "pedras que andam" no Vale da Morte, no deserto de Mojave, na Califórnia.
Algumas destas pedras chegam a pesar 300kg. Elas ficam em um lago seco, plano e rodeado por montanhas. Em algumas épocas do ano, este lago se enche com água da chuva, que evapora rapidamente.
Estas pedras se movem, deixando um rastro na terra por dezenas de metros. Mas, desde que elas começaram a ser estudadas por cientistas, nos anos 1940, ninguém as havia visto se mover.
Isso fez com que surgissem várias teorias para o fenômeno, algumas delas bastante exóticas, atribuindo seu movimento a campos de energia poderosos, ao magnetismo da Terra e até mesmo a extraterrestres.
Até que finalmente, em dezembro passado, o pesquisador Richard Norris, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, e seu primo James Norris puderam presenciar e captar em imagens o fenômeno.
Capa de gelo
Eles explicam em um estudo publicado nesta semana na revista PLOS ONE que tudo começa quando a chuva produz uma capa de água sobre o terreno seco, criando um lago superficial.

Durante a noite, essa água se congela, formando uma capa de gelo de cerca de três a seis milímetros na qual ficam presas as bases das rochas.
Quando o sol sai, o gelo começa a quebrar, criando placas de vários metros de largura que se deslocam com o vento.
Assim, as pedras se movem sobre o barro, impulsionadas pelas placas de gelo, a uma velocidade de dois a cinco metros por minuto, formando os famosos sulcos na terra.
As trajetórias dependem da velocidade e da direção do vento e da água que se encontra abaixo do gelo.
Segundo Richard, o fenômeno não é frequente porque quase não chove no Vale da Morte, e as temperaturas médias são elevadas.
Chuva, frio e vento
Para que possa ocorrer, é preciso que tenha chovido e que a temperatura baixe a cerca de 0ºC antes que a água evapore.

Por fim, o vento precisa ter força suficiente para mover as placas e, junto com elas, as rochas.
Na época em que Richard e James presenciaram o fenômeno, no fim de 2013, havia chovido bastante na região e até mesmo nevado.
Há alguns meses, Ralph Lorenz, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, e um dos autores do estudo publicado nesta semana, explicou por que havia sido difícil captar o movimento das rochas.
"Elas estão em uma área remota, de difícil acesso e protegida, onde não se pode acampar e há muitas restrições do que as equipes podem levar para lá", disse.
Além disso, "a maioria dos deslocamentos ocorre quando está frio, chovendo e ventando, o que dificulta captá-los."

Menino doente levado pelos pais está em Espanha

Menino doente levado pelos pais está em Espanha


Ashya King, de cinco anos, tem um tumor cerebral
Ashya King, de cinco anos, tem um tumor cerebral Fotografia © D.R. - Interpol
Ashya King, um menino de cinco anos que tem um tumor cerebral, foi ontem encontrado em Espanha, noticiaram as agências EFE e AFP.
"Foi encontrado em Espanha com o seu pai e a sua mãe", escreveu no seu site de internet a polícia de Hampshire, no Reino Unido, país onde a criança estava a ser tratada mas de onde tinha desaparecido na quinta-feira.
Fontes próximas da investigação, que foram citadas pela agência EFE ontem à noite, dizem que o menor foi localizado em Torre del Mar, no Sul de Espanha, e depois levado para um centro hospitalar de emergência.
O dispositivo de busca tinha sido montado pela Polícia Nacional e pela Guardia Civil espanhola depois de a Interpol ter emitido um alerta para os seus 190 membros, Portugal incluído.
Ashya King foi levado pelos pais, testemunhas de Jeová, na quinta-feira, do hospital onde tinha sido operado e onde recebia tratamento, em Southampton, no sul de Inglaterra.

Abdelmassih diz que ex-pacientes que denunciaram estupro são 'loucas'


G1
Foto: (Ho Senad/AFP)
Roger Abdelmassih é fotografado pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai
Roger Abdelmassih é fotografado pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai
 Roger Abdelmassih, de 70 anos, afirmou que as ex-pacientes que o denunciaram por estupro e abuso sexual são “loucas, débeis mentais”. A declaração do ex-médico, condenado a 278 anos de prisão por crimes sexuais contra 37 mulheres, foi feita durante um telefonema a uma parente, em conversa gravada com autorização judicial, segundo o G1 apurou. Na gravação ele nega as acusações delas.

"Loucas, que nem fazem parte do negócio, são umas loucas, débeis mentais", diz Abdelmassih ao familiar, de acordo com interceptação telefônica realizada cerca de duas semanas antes de ele ser preso no Paraguai.

Naquela ocasião, o ex-médico estava rebatendo acusações feitas por mulheres em entrevistas a uma emissora de TV e revista brasileiras. Elas haviam criado a associação "Vítimas de Abdelmassih e Clínica" no Facebook para receber denúncias de ex-pacientes.

As conversas telefônicas gravadas fazem parte da investigação da polícia e do Ministério Público para localizá-lo. Ao todo, 130 grampos foram realizados nos telefones que Abdelmassih usava na capital paraguaia, onde estava escondido em companhia da mulher, a ex-procuradora da República Larissa Sacco, de 37, e dos filhos gêmeos do casal.

Os grampos telefônicos deram pistas que ajudaram na localização e prisão do procurado em 19 de agosto, em Assunção. Lá, ele mantinha contato por telefone com uma rede de colaboradores que financiavam com dinheiro sua estadia na clandestinidade. Eram familares, amigos e funcionarios. Alguns liam as matérias sobre ele na internet.

Procurada para comentar as declarações do ex-médico, a fundadora da Associação Vítimas de Abdelmassih e Clínica (AVAC), Vanuzia Lopes, disse não se surpreender com as declarações do ex-médico.

“A sentença fala por si só. É logico que a gente não é louca. Estamos atrás de Justiça. De louca nós não temos nada. Somos muitas vítimas para classificar dessa maneira. Só ele que está certo e todas essas mulheres erradas?”, defende Vanuzia.

Ela e outras cinco mulheres foram as primeiras a denunciar o médico e aparecer publicamente. Algumas delas chegaram a registrar boletim de ocorrência por ameaças que alegam ter sofrido por telefone depois que passaram a divulgar o site da AVAC. O caso foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Defesa
A equipe de reportagem não localizou os advogados de Abdelmassih para falarem do caso. O ex-médico, que está preso na Penitenciária de Tremembé, interior de São Paulo, sempre negou as acusações de que abusou sexualmente de 37 ex-pacientes na clínica de fertilização que tinha na capital paulista. Em sua defesa, alegava que apenas beijava as pacientes no rosto e que elas estavam tendo alucinações por conta da sedação.

Em outras interceptações telefônicas, Abdelmassih também usava o telefone para fazer terapia de casal com Larissa. O ex-médico e a ex-procuradora se consultavam por telefone com um psiquiatra da capital paulista. Eles usavam uma linha exclusiva para isso.

As consultas com o psiquiatra eram pagas pelo casal e aconteciam quinzenalmente. De acordo com o Ministério Público e com a polícia, um pacote das sessões de psicanálise custaria até R$ 9 mil. O pagamento seria feito ao terapeuta por intermédio de parentes, amigos e colaboradores de Abdelmassih no Brasil.

Nas conversas interceptadas do casal com o psiquiatra foi possível saber o estado emocional que o ex-médico se encontrava. Além de falar constantemente em suicídio, Abdelmassih relatou dificuldades financeiras e decepção com políticos e família, principalmente com os filhos adultos.

Precupado com a possibilidade de ser rastreado, o fugitivo fala para o psiquiatra que vai se matar se for preso. “Resolvo num minuto”, diz Abdelmassih, que mantinha um revólver calibre 38 na casa alugada em Assunção.

A apuração que levou à prisão de Abdelmassih foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público em Bauru, no interior paulista. Os promotores investigaram e monitoraram pessoas ligadas a uma rede de proteção para manter o ex-médico na clandestinidade. Essas pessoas são investigadas e podem responder por crimes, como auxiliar fuga de condenado procurado, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

sábado, 30 de agosto de 2014

Procuradoria eleitoral investiga uso de avião por Campos

Procuradoria eleitoral investiga uso de avião por Campos

A aeronave Cessna 560XL caiu no último dia 13, em Santos, e levou à morte o então candidato à presidência e outros seis tripulantes

por Estadão Conteúdo
O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, instaurou nesta sexta-feira, 29, procedimento preparatório eleitoral para investigar a prestação de contas do PSB quanto à utilização da aeronave Cessna 560XL, que caiu no último dia 13 e levou à morte o então candidato Eduardo Campos e outros seis tripulantes.
O objetivo do procedimento é verificar se o uso do avião respeitava a legislação eleitoral no que toca à prestação de contas parcial quanto à arrecadação e gastos envolvidos na campanha. O PSB terá de encaminhar à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) os recibos eleitorais que comprovam a prestação de contas parcial, prevista em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procurador-geral da República também cobra do PSB dados referentes à movimentação financeira feita para a utilização da aeronave durante a campanha presidencial.
No procedimento, Janot determina ainda que sejam oficiados o Ministério da Justiça, com a solicitação de cópia do procedimento investigatório em curso na Polícia Federal.
A procuradoria eleitoral investiga uso de avião por Eduardo Campos (Foto: Divulgação)
A procuradoria eleitoral investiga uso de avião por Eduardo Campos (Foto: Divulgação)
Da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o PGR solicita informações a respeito da propriedade da aeronave utilizada na campanha por Eduardo Campos e os registros de voo realizados desde o último mês de maio.
O prazo inicial de duração do procedimento é de 60 dias, permitidas prorrogações sucessivas, de acordo com a necessidade de dar continuidade à investigação iniciada.

Arruda entra com liminar no STJ para tentar derrubar condenação

Arruda entra com liminar no STJ para tentar derrubar condenação

Condenação, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), impediu o registro de sua candidatura ao governo do DF pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na lei da ficha limpa

Arruda entra com liminar no STJ para tentar derrubar condenação
Arruda entra com liminar no STJ para tentar derrubar condenação
PUBLICADO EM 29/08/14 - 22h35
O ex-governador José Roberto Arruda entrou nesta sexta-feira (29) com pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender provisoriamente os efeitos de uma condenação por improbidade administrativa.
A condenação, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), impediu o registro de sua candidatura ao governo do DF pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na lei da ficha limpa.
As duas derrotas aconteceram neste mês. No TRE, o pedido foi negado em no último dia 12. Nesta semana, na madrugada do dia 27, o TSE analisou outro recurso, mas também impugnou o registro da candidatura.
A liminar desta sexta no STJ soma-se a outros dois recursos prometidos pela defesa do ex-governador esta semana: uma no TSE e outra no Supremo Tribunal Federal (STF), última instância da justiça.
Preso
Líder das pesquisas eleitorais no DF, Arruda tem 35% das intenções de voto, segundo o último Datafolha. Ele tenta voltar ao cenário político do DF nestas eleições, após ter sido o primeiro governador do país a ser preso em pleno exercício do mandato, em 2010.
Em áudio divulgado pela Folha de S.Paulo nesta semana, Arruda apostava, em conversa com um advogado e interlocutores em Brasília, que um recurso apresentado no STJ seria capaz de suspender sua condenação por improbidade, garantindo, assim, o direito de disputar as eleições.
Foi no STJ que Arruda obteve uma liminar, em junho passado, dada pelo ministro Napoleão Maia Nunes Filho, suspendendo o julgamento do TJDF que viria a condená-lo por improbidade administrativa. Nunes Filho também será responsável por analisar a liminar desta sexta.
Folhapress

VOTO NULO NÃO INVALIDA ELEIÇÃO.

Se mais da metade dos eleitores optarem por anular o voto nas eleições, o pleito será invalidado, como muita gente acredita? E uma nova disputa terá que ser organizada num prazo de 40 dias, com novos candidatos? A resposta, em ambos os casos, é não. O boato circula na internet há anos e ganha força durante o período eleitoral. Em uma rápida pesquisa, é fácil encontrar páginas e comunidades nas redes sociais que hasteiam a bandeira do voto nulo, apresentando-o como uma forma de protestar contra “tudo que está aí”. Os defensores dessa prática política argumentam que esse tipo de voto evidenciaria a insatisfação popular com os rumos atuais da política e a falta de identificação com os candidatos.
Protesto ou não, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem buscado esclarecer o tema. O entendimento da Justiça Eleitoral para a legislação em vigor é de que o voto anulado por vontade própria ou erro dos eleitores, mesmo se em quantidade superior à metade do eleitorado, não invalida a eleição. “Se a pessoa não vai à urna ou vai e vota nulo, ela não manifesta a sua vontade em relação a nenhum dos candidatos. Se poderia até dizer que ela está fazendo um voto de protesto, mas as regras constitucionais brasileiras dão peso “zero” para esse voto de protesto. Ele não é considerado para o resultado das eleições”, explicou o ministro do TSE Henrique Neves em recente entrevista.

Fonte: http://www.robsonpiresxerife.com/

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Refugiados sírios chegam aos três milhões


Mais de três milhões de sírios fugiram à guerra civil do seu país e tornaram-se refugiados, com o registo de um milhão de pessoas apenas no último ano, revelaram as Nações Unidas.
Refugiados sírios chegam aos três milhões
 
foto Muhammad Hamed/Reuters

Refugiados chegam a acampamento na Jordânia
 
"O número de refugiados vai ultrapassar hoje os três milhões", refere Agência da ONU para os Refugiados ao salientar que o número não inclui milhares de pessoas que fugiram do conflito sem se registarem como refugiados.
Há menos de um ano, o número de refugiados sírios estava calculado em dois milhões de pessoas, acrescenta o mesmo organismo ao salientar que o aumento se deve à "deterioração das condições no interior do país".
Há "cidades onde a população está cercada, as pessoas enfrentam a fome e os civis são alvo de sevícias ou indiscriminadamente mortos".
A guerra civil na Síria já terá provocado a morte a 191 mil pessoas desde março de 2011.
As Nações Unidas referem ainda que 6,5 milhões de sírios foram deslocados o que traduz que cerca de 50% da população foi obrigada a abandonar as suas casas. Mais de metade dos deslocados são crianças.

TSE já soma 147 notificações por propaganda eleitoral irregular

TSE já soma 147 notificações por propaganda eleitoral irregular

Número corresponde aos casos registrados apenas em São Luís. TRE-MA já retirou 133 peças publicitárias de avenidas da capital.

Foram expedidas 147 notificações de propaganda eleitoral irregular expostas em locais proibidos ou fora dos padrões estabelecidos no Maranhão desde o dia 6 de julho, quando iniciaram as campanhas para as eleições deste ano, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi publicada pelo jornal "O Estado do Maranhão".


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA), a Comissão de Poder de Polícia na Propaganda Eleitoral já retirou 133 peças publicitárias irregulares nas avenidas dos Africanos, dos Franceses, Estrada da Maioba, dos Holandeses e Carlos Cunha, com notificações dos candidatos. O material recolhido está armazenado no Fórum Eleitoral de São Luís.

Regras
São proibidas propagandas em bens particulares sem autorização do proprietário ou em locais públicos sem a permissão do poder público, como postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, pontes, paradas de ônibus, por exemplo. O candidato que cometer a infração será notificado e deve retirar, no prazo de 48 horas a contar do recebimento da notificação, retirar a propaganda e restaurar o bem, sob pena de multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Há ainda a possibilidade de recurso.

É permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas desde que sejam móveis e que não dificultem o tráfego de pessoas ou veículos.

Ainda de acordo com a resolução, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano.

Do G1 MA

Mais de três milhões fugiram da Síria por guerra e jihadistas



AFP - Agence France-Presse
Uma imagem divulgada pelo Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas mostra Dayane, de 24 anos, refugiada síria no Líbano, com sua filha Yemen, de 5, que foi gravemente ferida em um bombardeiro na cidade síria de Yarbroud. Foto: Andrew McConnell/UNHCR/AFP Photo


Uma imagem divulgada pelo Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas mostra Dayane, de 24 anos, refugiada síria no Líbano, com sua filha Yemen, de 5, que foi gravemente ferida em um bombardeiro na cidade síria de Yarbroud. Foto: Andrew McConnell/UNHCR/AFP Photo
Mais de três milhões de sírios fugiram de seu país, atingido por uma guerra civil e pelas atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico (EI), um grupo de jihadistas contra o qual o presidente Barack Obama ainda não decidiu se vai atacar na Síria.

No sul do país, negociações estão sendo conduzidas nesta sexta-feira para libertar 43 Capacetes Azuis da ONU detidos nas Colinas de Golã por grupos armados rebeldes, enquanto outros 81 continuam bloqueados em duas localidades da região.

Washington acusa o braço sírio da Al-Qaeda, a Frente Al-Nosra, do sequestro.

Após mais de três anos de guerra civil, que se transformou em um complexo conflito sangrento marcado pelo avanço do EI, o número de refugiados ultrapassou os três milhões, segundo a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Esse número não inclui os centenas de milhares que fugiram sem se registrar como refugiados ou deslocados, nem as 6,5 milhões de pessoas deslocadas no país. Estes números indicam que cerca de 50% dos sírios foram obrigados a fugir de suas casas, segundo a ACNUR.

A agência da ONU também se referiu a "cidades onde as pessoas estão cercadas, com fome e sendo mortas indiscriminadamente."


A pior emergência humanitária


"A crise síria se tornou a maior emergência humanitária do nosso tempo. Contudo, o mundo não consegue responder às necessidades dos refugiados e dos países de acolhimento", lamentou a ACNUR.

A atriz americana e embaixadora da boa vontade da ACNUR Angelina Jolie declarou nesta sexta-feira em um comunicado estar comovida com o número crescente de refugiados, o que considera "um sinal inquestionável do fracasso coletivo para acabar com a guerra na Síria."

A ONU estima que 191 mil pessoas morreram no país desde março de 2011.

Neste contexto, as atrocidades aumentam na Síria, onde o EI executou nesta semana mais de 160 soldados no norte.

O grupo ultrarradical divulgou um vídeo no qual dezenas de jovens, apresentados como soldados sírios, marcham pelo deserto descalços e com as mãos na cabeça, antes de serem executados.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os soldados tinham sido capturados após a tomada de várias bases militares na província setentrional de Raqa, agora sob o controle do EI.

Este grupo sunita que surgiu em 2006 no Iraque reapareceu com força total em 2013 durante a guerra civil na Síria. No final de junho proclamou um "califado" islâmico em áreas sob seu controle neste país e no Iraque, onde os Estados Unidos lançaram uma campanha de ataques aéreos contra as suas posições em 8 de agosto.


1,6 milhão de deslocados no Iraque


Os Estados Unidos chegaram a insinuar que poderiam atacar este grupo também na Síria, mas Obama indicou na quinta-feira que ainda não tinha uma estratégia sobre o assunto.

A situação é delicada para Washington, que se vê contra um inimigo comum de Damasco, depois de ter apoiado os rebeldes moderados desde o início do conflito iniciado após a violenta repressão aos protestos pacíficos contra o regime de Bashar al-Assad, que degenerou em uma guerra civil.

Obama declarou que seu governo continuará a "apoiar a oposição moderada, porque devemos oferecer ao povo da Síria uma alternativa à Assad e ao EI".

No vizinho Iraque, a ofensiva lançada pelo EI em 9 de junho forçou centenas de milhares a fugir de suas casas.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 1,6 milhão de iraquianos foram deslocados pela violência no país. "A maioria dos deslocados tiveram que caminhar por dias para chegar a um local mais seguro", ressalta.

E nesta sexta-feira, o grupo ultrarradical decapitou um combatente curdo no norte do país, e advertiu que outros curdos podem esperar o mesmo destino, se continuarem a cooperar com os Estados Unidos.

O exército iraquiano, que tenta apertar o cerco em torno de Amerli, uma cidade turcomana xiita 160 km ao norte de Bagdá, anunciou que lançou ataques aéreos contra as posições do EI, que sitiaram a cidade há dois meses, e que preparam uma ataque terrestre.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

JN: jato de Campos cai sobre a pose de Marina



JN: jato de Campos cai sobre a pose de Marina Reprodução/Portal G1 Clique para ampliar a imagem
Duas semanas depois da tragédia que produziu uma reviravolta na corrida presidencial, o jato Cessna que transportava Eduardo Campos e mais seis pessoas caiu uma segunda vez. Despencou sobre a pose de Marina Silva no instante em que ela concedia entrevista ao Jornal Nacional, na noite passada. Abriu-se uma fenda no discurso da candidata. Por um instante, a pregação da nova política, tema compulsivo de Marina, tornou-se vulneravelmente opaca.
O jato foi objeto de uma transação milionária feita por meio de laranjas, disse William Bonner. O negócio não foi informado na primeira parcial da prestação de contas à Justiça Eleitoral, prosseguiu. A senhora, que fala em inaugurar uma nova forma de fazer política, usou o avião como teria feito qualquer representante velha política. Procurou saber quem tinha pago por aquele avião ou confiou cegamente nos seus aliados?

Marina estava diante da primeira oportunidade de dizer meia dúzia de palavras sobre o assunto. Até então, sempre que o tema a abalroava, ela se limitava a transferir a responsabilidade pelo provimento de exlicações para o PSB. Acomodada diante das câmeras do telejornal de maior audiência do país, Marina podia tomar distância da encrenca. Preferiu misturar-se ao problema.

Nós tínhamos, William, uma informação de que era um empréstimo, que seria feito um ressarcimento, num prazo legal, que pode ser feito, segundo a própria Justiça Eleitoral, até o encerramento da campanha, tentou explicar Marina. Esse ressarcimento seria feito pelo comitê financeiro do candidato, ela acrescentou.

Professora de formação, Marina soou didática: existem três formas de fazer o provimento da campanha: pelo partido, pelo comitê financeiro do candidato e pelo comitê financeiro da coligação. Nesse caso do avião, seria pelo comitê financeiro do candidato. Essas eram as informações que nós tínhamos.

A senhora sabia dos laranjas?, inquiriu Bonner, incisivo. E Marina: Não tinha nenhuma informação quanto a qualquer ilegalidade referente à postura dos proprietários do avião. Nesse ponto, a candidata preocupou-se em preservar seu ex-companheiro de chapa. Tomada pelas palavras, Marina pareceu dar de barato que eventuais ilegalidades deveriam ser acomodadas sobre os ombros dos donos do avião, não de Eduardo Campos.

Marina prosseguiu: Uma coisa que eu quero dizer para todos aqueles que estão nos acompanhando é que, para além das informações que estão sendo prestadas pelo partido, há uma investigação que está sendo feita pela Polícia Federal.

Na fase seguinte, Marina deixou ainda mais explícita sua pretensão de resguardar o ex-companheiro de chapa: O nosso interesse e a nossa determinação é de que essas investigações sejam feitas com todo o rigor, para que a sociedade possa ter os esclarecimentos e para que não se cometa uma injustiça com a memória de Eduardo.

Por mal dos pecados, a Rede Sustentabilidade divulgara no seu site um texto sobre a participação de Marina no debate presidencial realizado na noite da véspera nos estúdios da Band. Eis o título: Nosso compromisso é de que o Brasil seja passado a limpo, defende Marina.

O texto da Rede recordou que Marina evocara no debate o desejo de mudança da população, explicitado nas manifestações de junho de 2013. Anotou: esse movimento social, para Marina, foi um claro sinal de busca por mudanças e um novo jeito de fazer política. Reproduziu, entre aspas, uma das frases marteladas pela candidata: uma das coisas mais importantes para que a gente possa resolver os problemas, em primeiro lugar, é reconhecer que eles existem.

Pois bem. Bonner esforçou-se para arrancar de Marina um reconhecimento de que o jato convertera-se num problema: candidata, quando os políticos são confrontados ou cobrados por alguma irregularidade, é muito comum que eles digam que não sabiam, que foram enganados, que foram traídos, que tudo tem que ser investigado, que se houver culpados, eles sejam punidos, disse ele.

O entrevistador foi ao ponto: esse é um discurso muito, muito comum aqui no Brasil. E é o discurso que a senhora está usando neste momento. Eu lhe pergunto: em que esse seu comportamento difere do comportamento que a senhora combate tanto da tal velha política?

Abre parênteses: numa das crises que ameaçaram o mandato de Renan Calheiros, em 2007, o presidente do Congresso foi pilhado recebendo dinheiro de uma empreiteira. Os recursos bancavam a pensão de um filho que Renan tivera numa relação extraconjugal com uma jornalista. Para justificar-se, o senador dissera que dispunha de renda. Alegara que vendera cabeças de gado de uma fazenda alagoana. Apresentara pseudo-comprovantes.

Ao perscrutar os spostos compradores, a imprensa deu de cara com laranjas. Periciado pela Polícia Federal, o papelório de Renan foi desqualificado. Chamava-se Renato Casagrande (PSB-ES) um dos relatores do caso no Conselho de Ética do Senado. Hoje governador do Espírito Santo, o então senador Casagrande subscreveu relatório que recomendava que o mandato de Renan fosse passado na lâmina. Para salvar o mandato, Renan renunciou à presidência do Senado.

Mal comparando, o episódio do jato é da mesma família. Numa ponta, empresários generosos prestando favores a um político. Em vez de pensão, um avião. Noutro extremo, um laranjal. No miolo da encrenca, muita desconversa e explicações desconexas. Coisas que fizeram de Renan um protótipo da velha política de que tanto fala Marina Silva. Fecha parentêses.

Em que esse seu comportamento difere do comportamento que a senhora combate tanto da tal velha política?, indagou Bonner. E Marina: Difere no sentido de que esse é o discurso que eu tenho utilizado, William, para todas as situações. Inclusive quando envolve os meus adversários. E não como retórica, mas como desejo de quem de fato quer que as investigações aconteçam. Porque o meu compromisso e o compromisso de todos aqueles que querem a renovação da política é com a verdade.

O diabo é que a verdade começara a ser exposta pelo próprio Jornal Nacional, que desnudara na véspera alguns dos laranjas apresentados como financiadores da compra do jato. Numa segunda reportagem, exibida minutos antes da entrada de Marina em cena, revelaram-se novos e constrangedores buracos na rede de ilegalidades.

Submetida ao impensável, Marina disse respeitar o esforço de reportagem. Mas falou como juíza de direito, não como candidata à Presidência: A verdade não virá apenas pelas mãos do partido nem pela investigação da imprensa. Ela terá que ser aferida pela investigação que está sendo feita pela Polícia Federal. Isso não tem nada a ver com querer tangenciar ou se livrar do problema. Muito pelo contrário, é você enfrentar o problema para que a sociedade possa, com transparência, ter acesso às informações.

Bonner fez uma derradeira investida: o rigor ético que a senhora exige dos seus adversários nos faz perguntar e insistir se a senhora, antes de voar naquele avião, não teria deixado de fazer a pergunta obrigatória: se estava tudo em ordem em relação àquele voo. Não lhe faltou o rigor que a senhora exige dos seus adversários?

Marina, de novo, mirou nos empresários. Rigor é tomar as informações com aqueles que deveriam prestar as informações em relação à forma como aquele avião estava prestando serviço. E a forma como estava prestando serviço era por um empréstimo, que seria ressarcido pelo comitê financeiro. Agora, em relação à postura dos empresários, os problemas que estão sendo identificados agora pela imprensa, e que com certeza serão esclarecidos pela Polícia Federal, eu, como todos os brasileiros, estou aguardando.

Prosseguiu: Eu não uso, William, de dois pesos e duas medidas. Não é? A régua com que eu meço os meus adversários, é porque eu a uso em primeiro lugar comigo. E, neste momento, o meu maior interesse é de que tenhamos todos os esclarecimentos. Mas uma coisa eu te digo: a forma como o serviço estava sendo prestado era exatamente essa do empréstimo, que seria ressarcido depois.

Marina teria soado mais Marina se tivesse declarado algo assim: eu viajei nesse jato como candidata a vice. O cabeça da chapa era Eduardo Campos. O usineiro João Carlos Lyra de Melo Filho, que supostamente emprestou o jato, era amigo do Eduardo. Espanta-me a presença de laranjas no negócio. Sou da Rede. Agradeço muito a hospialidade do PSB. Mas o partido precisa explicar o que sucede. Não me consta que os responsáveis pelo comitê financeiro do candidato tenham morrido no acidente.

Noutras questões, Marina não hesitou em desgrudar a sua Rede do PSB. Refugou, por exemplo, os acordos que levaram o partido de Campos para os palanques de políticos como o tucano Geraldo Alckmin. Não fez o mesmo em relação à encrenca do jato porque faltaram-lhe as condições políticas. Tornou-se candidata com o aval da família do morto. Virou uma espécie de viúva política do ex-parceiro. Não quer passar por ingrata. É do jogo. Mas a condescendência custou-lhe a pose.

O cotidiano de um político é uma sucessão de poses. O político faz pose ao acordar, ao escovar os dentes, ao fazer as refeições. No geral, é difícil saber se o altruísmo do político é ou não representado. Em junho de 2013, o asfalto empurrou para dentro do processo sucessório o desejo de mudança. Marina converteu-se na personificação desse desejo porque as ruas enxergaram sinceridade nas suas poses. Recusando-se a enxergar o problema do jato, Marina arrisca-se a virar uma espécie de sub-Marina.


Fonte: UOL notícias
© Copyright 2006 - Midiacon - Todos os direitos reservados info@midiacon.com.br - Tel.: +55 11 3796 2965 Desenvolvimento mastermedia

População brasileira ultrapassa os 202 milhões de habitantes, estima IBGE

População brasileira ultrapassa os 202 milhões de habitantes, estima IBGE

Dado foi publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União

Do R7
Dados são referentes ao dia 1° de julho de 2014 Eduardo Enomoto/R7
O Brasil tem 202.768.562 habitantes, de acordo com dados publicados nesta quinta-feira (28), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Diário Oficial da União. No último censo oficial, divulgado pelo instituto em 2010, a população brasileira era de 190.755.799 pessoas.
Segundo a publicação, os dados são referentes aos residentes em território nacional no dia 1° de julho de 2014.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
O levantamento mostra que o Estado mais populoso do País continua sendo São Paulo, com 44.035.304 habitantes. Em seguida aparecem Minas Gerais (20.734.097), Rio de Janeiro (16.461.173) e Bahia (15.126.371).
Enquanto os três Estados mais populosos estão na região Sudeste, os três menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de Roraima é o menos populoso, com 496,9 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá, com 750,9 mil habitantes (0,4% da população total), e Acre com 790,1 mil habitantes (0,4% da população total).
O levantamento faz parte do artigo de lei que compete ao IBGE a responsabilidade de divulgar anualmente as estimativas da população, para Estados e Municípios nacionais. Os dados, solicitados pelo TCU (Tribunal de Contas da União), servem para auxiliar no repasse de recursos para as cidades.

Bando explode caixas eletrônicos em bairro nobre de São Paulo

Bando explode caixas eletrônicos em bairro nobre de São Paulo

Bando explode caixas eletrônicos em bairro nobre de São Paulo


Criminosos não identificados explodiram na madrugada desta quinta-feira caixas eletrônicos no bairro Cidade Jardim, na Zona Oeste da capital paulista. Os alvos foram terminais da Caixa Econômica Federal e do banco Santander. Também alvo dos criminosos, tiros atingiram a entrada de uma agência do Bradesco nas proximidades. O número de caixas danificados não foi divulgado pela Polícia Militar.
 
 
A PM registrou diversos chamados por volta das 3h30 desta quinta-feira relatando a ocorrência de explosão com o que poderia ser dinamite na Avenida dos Tajurás. Um veículo de cor verde teria dado suporte à ação do bando.
 
 
Ao chegar ao local, contudo, os policiais não conseguiram localizar os criminosos. Não há informações sobre a quantia roubada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interrompeu parcialmente o trânsito na região.
 
 
O ataque ocorreu pouco mais de três meses após uma ocorrência similar registrada na mesma avenida. No dia 20 de maio, uma quadrilha armada com fuzis e metralhadoras interrompeu o trânsito no local durante a madrugada e explodiu caixas do banco Santander, que ficou parcialmente destruído.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Japão corre risco de tsunami de até 23 metros de altura.

Um eventual terremoto no mar do Japão pode gerar em poucos minutos um gigantesco tsunami cuja altura alcançaria em algumas partes os 23 metros, segundo o primeiro estudo de simulação realizado por conta do governo japonês na costa oeste do país, onde onze centrais nucleares estão localizadas. Uma dúzia de especialistas, encarregados pelo ministério de Transportes, de Ciências e pelo gabinete do primeiro-ministro, analisaram o comportamento de 60 falhas nas zonas marinhas localizadas entre Hokkaido (norte) e Kyushu.

Entre as 253 hipóteses estudadas com prováveis terremotos de diferentes intensidades, eles mostraram o que um terremoto de magnitude 7,9 no mar do Japão produziria. De acordo com esta simulação, existiria um potencial risco de um tsunami de 23,4 metros na região de Setana, em Hokkaido, sobre duas zonas rochosas, e de 12 metros em Okushiri, também em Hokkaido, uma zona plana e habitada.

Além disso, mais ao sul, o maremoto alcançaria uma altura de 17,4 metros na costa da cidade de Aomori (norte de Honshu) e de 15,8 metros sobre a da vizinha Ishikawa (centro de Honshu). Em terrenos planos habitados do norte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês, existiria o temor de um aumento de até 10 metros de seu nível em várias partes da cidade de Akita. 

Um forte tsunami ocorrido no dia 11 de março de 2011 deixou mais de 18 mil mortos e afetou gravemente a central nuclear de Fukushima.

Curta nossa página no  Facebook Twitter .

Fonte: Terra

Japão corre risco de tsunami de até 23 metros de altura.

Japão corre risco de tsunami de até 23 metros de altura.

Um eventual terremoto no mar do Japão pode gerar em poucos minutos um gigantesco tsunami cuja altura alcançaria em algumas partes os 23 metros, segundo o primeiro estudo de simulação realizado por conta do governo japonês na costa oeste do país, onde onze centrais nucleares estão localizadas. Uma dúzia de especialistas, encarregados pelo ministério de Transportes, de Ciências e pelo gabinete do primeiro-ministro, analisaram o comportamento de 60 falhas nas zonas marinhas localizadas entre Hokkaido (norte) e Kyushu.

Entre as 253 hipóteses estudadas com prováveis terremotos de diferentes intensidades, eles mostraram o que um terremoto de magnitude 7,9 no mar do Japão produziria. De acordo com esta simulação, existiria um potencial risco de um tsunami de 23,4 metros na região de Setana, em Hokkaido, sobre duas zonas rochosas, e de 12 metros em Okushiri, também em Hokkaido, uma zona plana e habitada.

Além disso, mais ao sul, o maremoto alcançaria uma altura de 17,4 metros na costa da cidade de Aomori (norte de Honshu) e de 15,8 metros sobre a da vizinha Ishikawa (centro de Honshu). Em terrenos planos habitados do norte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês, existiria o temor de um aumento de até 10 metros de seu nível em várias partes da cidade de Akita. 

Um forte tsunami ocorrido no dia 11 de março de 2011 deixou mais de 18 mil mortos e afetou gravemente a central nuclear de Fukushima.

Curta nossa página no  Facebook Twitter .

Fonte: Terra

Miúda de nove anos mata acidentalmente instrutor de tiro

Miúda de nove anos mata acidentalmente instrutor de tiro

Miúda de nove anos mata acidentalmente instrutor de tiro

Uma miúda de nove anos matou acidentalmente o seu instrutor de tiro enquanto aprendia a disparar uma metralhadora automática Uzi, no Arizona, Estados Unidos.

Matriculada pelos pais, a jovem atinge Charles Vacca, de 39 anos, na cabeça após perder o controlo da arma. O instrutor foi transportado de helicóptero para um hospital local, mas morreu durante a viagem. O vídeo foi revelado pelas autoridades locais. De referir que a Uzi é capaz de disparar 600 tiros por minuto e, nos Estados Unidos, nos meios mais rurais, é natural ensinar crianças a usar armas de fogo.

CNT/MDA: DILMA TEM 34,2%; MARINA, 28,2% E AÉCIO 16%. SEGUNDO TURNO DARIA MARINA.

CNT/MDA: DILMA TEM 34,2%; MARINA, 28,2% E AÉCIO 16%. SEGUNDO TURNO DARIA MARINA.

A pesquisa MDA, divulgada na manhã desta quarta-feira, 27, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, está em segundo turno na corrida ao Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff está em primeiro lugar, com 34,2%, e Marina, 28,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, alcançou 16%.
No confronto do segundo turno, Marina vence Dilma por 43,7% contra 37,8%. Numa disputa entre Dilma e Aécio, a presidente se reelege com 43% e o tucano, 33,3%. Numa disputa entre Marina e Aécio, a candidata do PSB registra 48,9% e Aécio, 25,2%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação das cinco regiões, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
O resultado é semelhante ao registrado na pesquisa Ibope, feita a pedido do Estado e da Rede Globo. Na sondagem, Marina abriu 10 pontos porcentuais no primeiro turno em relação ao terceiro colocado, o tucano Aécio Neves, 29% a 19%. No segundo turno, Marina bate a presidente Dilma Rousseff por 45% a 36%.
Fonte: Estadão Conteúdo/http://glaucialima.com/

Setor automobilístico está adotando regime de layoff devido queda nas vendas.

Setor automobilístico está adotando regime de layoff devido queda nas vendas.

Quase 1.000 metalúrgicos da General Motors no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, aceitaram na terça-feira (26) a proposta de suspensão dos contratos de trabalho, um regime conhecido por layoff.  Com os trabalhadores da GM, já são pelo menos 3.500 metalúrgicos em layoff. A suspensão, decidida após dois meses de negociação, terá início em 8 de setembro e irá durar cinco meses. Nesse período, parte dos salários dos funcionários afastados será paga pelo governo federal, por meio do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). “Condicionamos a aceitação do layoff’ à garantia de estabilidade de emprego dos funcionários afetados e de que não acontecerão novas demissões”, afirma Antônio Ferreira de Barros, presidente do sindicato que representa os empregados da GM na cidade do Vale do Paraíba.
No início do ano, 1.053 funcionários foram demitidos no complexo industrial da GM em São José, que produz atualmente a picape S10 e o utilitário Trailblazer, além de motores e transmissões. Interrupções de contratos e paradas nas linhas de montagem automotiva tem sido rotina em 2014, devido à queda nas vendas e também nas exportações. A produção no setor recuou 17,4% na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2013. Na segunda-feira (25), a Volkswagen anunciou o início de um período de férias coletivas de dez dias para funcionários da fábrica da montadora em Taubaté.
A PSA Peugeot Citröen, cuja fábrica em Porto Real (RJ) operava em três turnos de produção até meados de 2013, segue trabalhando em dois períodos após programas de demissão voluntária e suspensões (“lay-offs”). O período mais crítico foi durante a Copa do Mundo, quando oito grandes fábricas paralisaram a produção ao mesmo tempo. A retomada está sendo tímida, com exceção das marcas que apresentaram lançamentos recentes, como a Ford (novo Ka). 
O layoff foi adotado em julho na fábrica da Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo (SP). Desde então, 1.200 funcionários estão sem trabalhar. A montadora está negociando a suspensão de mais contratos além da redução de salários. Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, ainda há excedente de 500 funcionários nas duas unidades. De acordo com o executivo, o único plano da montadora para corrigir esse excedente ainda é o PDV, que continua até o fim de novembro. Segundo a montadora, já houve 1.100 adesões. “Ninguém pensa em fechar fábricas. Iremos manter os investimentos e encontrar uma forma de manter as duas fábricas trabalhando.” 
Curta nossa página no  Facebook Twitter .

MV com Agências

Franca (SP) é a cidade com o melhor saneamento básico do Brasil

Franca (SP) é a cidade com o melhor saneamento básico do Brasil

Ranking avaliou as coletas e tratamento de esgoto nas 100 maiores cidades do País

Da redação
Franca (SP) é a cidade com o melhor saneamento básico do Brasilfoto: Divulgação / Sabesp Franca (SP) é a cidade com o melhor saneamento básico do Brasil
SÃO PAULO - Com base no Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS 2012), um estudo do Trata Brasil avaliou a situação do saneamento nas 100 maiores cidades do País. O município de Franca, no interior de São Paulo, ficou com o 1º lugar, com 100% do seu esgoto coletado e 98,8% tratado.
Entre as capitais, o destaque foi a capital do Paraná, Curitiba, que tem 100% do seu território abastecido com água e coleta 98,8% do esgoto produzido pela população. A taxa de tratamento é de 88,26%. No ranking, Curitiba ocupa a 9º posição.
Das 20 melhores cidades apontadas no levantamento, 11 são do Estado de São Paulo, 3 de Minas Gerais, 4 do Paraná e 2 do Rio de Janeiro.
Outro destaque da pesquisa é a constatação de que, entre 2011 e 2012, a maioria dos municípios (32) fizeram mais do que 80% das ligações de água faltantes para a universalização. 27 cidades, no entanto, fizeram menos de 20% das ligações de água faltantes.
No caso de esgoto, a situação é oposta à de água. Dos 100 municípios avaliados, 61 fizeram entre Zero e 20% das ligações de esgoto faltantes. Apenas quatro fizeram mais que 80% das ligações de esgoto que faltavam.
Em 2012 foram feitas 498.386 novas ligações de água e 647.091 novas ligações de esgoto, ou seja, houve 23% mais novas ligações de esgoto do que ligações de água. São Paulo fez 155 mil novas ligações de esgoto em 2012, o que equivaleu a 24% de todas as novas ligações de esgoto no Brasil.
De acordo com o estudo, há uma necessidade maior de mobilização pelo saneamento básico nas regiões Norte e Nordeste onde, mesmo com os recentes esforços do Governo Federal, Estados e municípios, os avanços têm sido muito baixos.
Para efeito de comparação, a cidade de Ananindeua, no Pará, tem 0% do seu esgoto coletado.
Ainda segundo o Trata Brasil, o volume de esgotos não tratados nos 100 maiores municípios brasileiros, portanto descartados por dia na natureza, foi de 2.959 piscinas olímpicas.
Confira o ranking com as 20 melhores e as 20 piores cidades em Saneamento Básico no Brasil:
As melhores
1º Franca (SP)
2º Maringá (PR)
3º Limeira (SP)
4º Santos (SP)
5º Jundiaí (SP)
6º Uberlândia (MG)
7º São José dos Campos (SP)
8º Sorocaba (SP)
9º Curitiba (PR)
10º Ribeirão Preto (SP)
11º Ponta Grossa (PR)
12º Taubaté (SP)
13º Londrina (PR)
14º Niterói (RJ)
15º São José do Rio Preto (SP)
16º Volta Redonda (RJ)
17º Praia Grande (SP)
18º Belo Horizonte (MG)
19º Uberaba (MG)
20º Piracicaba (SP)

As piores
81º Natal (RN)
82º Manaus (AM)
83º Várzea Grande (MT)
84º Cariacica (ES)
85º Aparecida de Goiânia (GO)
86º Belford Roxo (RJ)
87º Canoas (RS)
88º Juazeiro do Norte (CE)
89º Teresina (PI)
90º São Gonçalo (RJ)
91º Santarém (PA)
92º Gravataí (RS)
93º Duque de Caixas (RJ)
94º São João de Meriti (RJ)
95º Nova Iguaçu (RJ)
96º Macapá (AP)
97º Belém (PA)
98º Jaboatão dos Guararapes (PE)
99º Ananindeua (PA)
100º Porto Velho (RO)

terça-feira, 26 de agosto de 2014

IURD usa máquinas de cartão de crédito e débito para receber dízimos e ofertas no Templo de Salomão.

Por que o "Templo de Salomão" é diferente dos demais templos da IURD? Apesar do novo templo ter sido construído com: dízimos, ofertas, sacrifícios, fogueiras santas e doações, e, grande parte deste montante ter sido arrecadado dos fiéis, o 'Templo de Salomão' não parece ter sido feito para atender a demanda de todos. Digo isto - porque a própria Universal tem orientado - que é preciso cumprir uma série de regras para visitá-lo. Regras que incluem vestimentas adequadas e cadastramento online para quem pretende assistir o culto, que tem dia e hora marcada. 
De certa forma ainda não entendi e até me causa espanto saber que - em plena era da tecnologia - a cúpula da IURD proíbe o uso de qualquer equipamento que registre áudio ou imagens no interior da mega construção. Claro que toda regra tem uma exceção, todas as imagens e fotos do Templo de Salomão podem ser registradas apenas por pessoas autorizadas pela IURD
Na última sexta-feira, dia 22 de agosto, uma reportagem do jornal O Globo foi ao local e constatou que a denominação do bispo Edir Macedo tem comercializado as pedras importadas de Hebrom, em Israel, que sobraram da obra de construção do megatemplo. Fiéis pagam até R$ 100,00 por um pedaço de entulho com o nome da igreja gravado, diz a reportagem.

Ainda de acordo com a reportagem, "quem fosse flagrado com celular ou equipamento capaz de captar imagens, era levado para o subsolo do templo. Lá, era obrigado a deixar todos os pertences num armário e, novamente, era revistado. Liberado, só assim ele podia procurar um lugar para sentar. O GLOBO flagrou uma pessoa sendo retirada da nave principal quando tentava fotografar a reunião".
Ainda segundo o site Gospel +, fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus que comparecem às reuniões no Templo de Salomão agora entregam seus dízimos e ofertas através de cartões de débito e crédito. O site informa que o bispo Márcio Carotti fez o primeiro momento de dízimos e ofertas aos fiéis presentes, e auxiliado por 50 obreiros – todos equipados com salvas vermelhas e máquinas de cartão de crédito e débito – arrecadou as doações. Essa matéria pode ser lida na íntegra no Blog Mostrando a Verdade (aqui).
Talvez seja por causa dos relatos acima que a IURD não permita a entrada de dispositivos no "santo" Templo de Edir Macedo.

(*) Washington Luiz, jornalista e teólogo.
(Reprodução/ Gospel +)

Nível da reserva técnica do Sistema Cantareira chega a 11,7%

Nível da reserva técnica do Sistema Cantareira chega a 11,7%
O volume de água da reserva técnica do Sistema Cantareira atingiu 11,7 %, segundo medição de hoje (26) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, o nível dos quatro reservatórios que compõem o Cantareira estava em 48,4%, descontada a reserva técnica.
Desde maio, o abastecimento em parte do estado passou a depender da reserva técnica ou volume morto – água que fica abaixo do nível de bombeamento. Com o reforço, os 182,5 bilhões de litros de água elevaram, na época, o total armazenado para 982,07 bilhões de litros. O Cantareira, que fornece água para 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo e para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sofre a maior falta de chuva de sua história.
A situação crítica levou a Sabesp, na semana passada, a solicitar à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) autorização para ampliar a retirada de água da reserva técnica. Apesar de não haver necessidade de bombeamento adicional, segundo a Sabesp, a medida preventiva é para dispor de mais 106 bilhões de litros de água da reserva, especificamente da represa Jaguari/Jacareí.
Agência Brasil

Netanyahu diz que operações em Gaza vão continuar


Um centro comercial na Faixa de Gaza, depois do bombardeamento israelita de sábado
Um centro comercial na Faixa de Gaza, depois do bombardeamento israelita de sábado Fotografia © Reuters/Ibraheem Abu Mustafa
O primeiro-ministro israelita informou hoje que as operações militares na Faixa de Gaza vão continuar até que seja restaurada a segurança naquela zona.
A operação lançada a 08 de julho para "proteger a fronteira" "vai continuar até que seja atingido o seu objetivo (...) e que pode levar algum tempo", segundo Benjamin Netanyahu, em declarações transmitidas pela rádio pública local.
Mais de 2.100 palestinianos morreram desde o arranque da ofensiva israelita contra o Hamas, a 08 de julho, segundo os serviços de emergência locais. Do lado israelita, perderam a vida 64 soldados e quatro civis.
As tréguas respeitadas desde 11 de agosto entre o Hamas e Israel foram violadas na passada terça-feira com o disparo de 'rockets' a partir do enclave palestiniano, que levou os israelitas a ripostarem.
Estes ataques acabaram por interromper os contactos indiretos entre as duas partes que estavam a ser promovidos pelo governo do Cairo, o qual propõe um cessar-fogo prolongado.


















Em favor da ética na política, OAB realiza ato cívico com candidatos ao governo

Em favor da ética na política, OAB realiza ato cívico com candidatos ao governo

 

Cumprindo seu papel de entidade que visa promover a formação da cidadania, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realiza o ato cívico pela “Ética na Política e contra a Corrupção Eleitoral”. O evento acontece nesta terça-feira , 26 de agosto, no auditório da Ordem às 19h.

Durante reunião coordenada pelo diretor geral da ESA, Rochilmer Mello da Rocha Filho, o diretor executivo da ESA, Eduardo Abílio Diniz e o presidente da Comissão Especial Eleitoral Juacy dos Santos Loura Júnior, ocorrida na quarta-feira (20), representantes dos cinco candidatos ao governo do estado aprovaram o formato do ato e confirmaram a presença dos postulantes ao cargo no evento.
Durante a reunião ficou acordado, por exemplo, que os candidatos vão dispor de um tempo para se apresentar e falar brevemente sobre suas principais propostas para administrar o estado. Também ficou consignado que cada candidato vai receber vinte e cinco senhas para seus convidados acessarem o auditório principal da OAB, sem a utilização de cartazes, bandeiras ou outro material de divulgação da campanha.
Segundo o diretor geral da ESA, Rochilmer Mello, os candidatos responderão a questionamentos que serão elaboradas por entidades escolhidas pela Ordem e aprovadas por seus representantes, ficando definido da seguinte forma: Saúde Pública – Cremero, Educação Pública – UNIR, Segurança Pública – OAB, Infraestrutura – CREA e Cidadania – OAB.
“Ao final, todos devem assinar o Termo de Compromisso com a sociedade de Rondônia pela ética na política”, destacou Rochilmer Mello, que ao seu ver é a garantia da entidade de que os candidatos cumpram as propostas.
Para melhor aproveitamento do evento, que historicamente reúne um grande número de pessoas, a coordenação disponibilizará a transmissão do ato em um telão com áudio e vídeo no plenário com capacidade para 100 lugares, e no pátio externo da Ordem.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ao destacar o papel histórico que a Ordem desempenha na defesa da sociedade civil afirmou que atos como este servem para ratificar o compromisso da entidade em favor da sociedade.
“Estimular campanhas limpas, permeadas por condutas éticas e responsáveis, com o compromisso dos candidatos, visa garantir a oportunidade para que os eleitores conheçam um pouco mais das intenções dos candidatos e possam escolher de forma transparente seus representantes”, pontua.

Fonte: OAB/RO



Fornecido Por Cotação do Euro