sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Rodrigo Santoro dá humanidade ao vilão Xerxes em 300: A Ascensão do Império

Rodrigo Santoro dá humanidade ao vilão Xerxes em 300: A Ascensão do Império

300 Rodrigo Santoro dá humanidade ao vilão Xerxes em 300: A Ascensão do ImpérioAtor carioca revisita o papel do rei da Pérsia na sequência de 300, que conta a origem do personagem
300: A Ascensão do Império estreia no dia 7 de março – Reprodução
Com uma carreira de duas décadas como ator e mais de 20 filmes internacionais no currículo, Rodrigo Santoro, 38 anos, nunca havia repetido um personagem. A primeira vez foi em 300: A Ascensão do Império, misto de sequência e prelúdio de 300 (2006). Agora dirigido pelo israelense Noam Murro em vez de Zack Snyder, Santoro encarna mais uma vez Xerxes, o rei com trejeitos divinos que enfrentou o exército do Leônidas encarnado por Gerard Butler no primeiro filme. Desta vez, ao contrário da maioria dos filmes de ação, o desafio não era tornar Xerxes ainda mais poderoso ou megalomaníaco, mas revelar o lado vulnerável do vilão.
“Eu tinha o desafio de humanizá-lo, de fazê-lo diferente, mas sendo o mesmo cara”, refletiu em entrevista coletiva realizada no Rio de Janeiro. “Eu tive a responsabilidade de fazer o mesmo personagem, mas passaram-se seis anos desde o primeiro filme. Eu mudei, meu olhar mudou.”
300: A Ascensão do Império narra os fatos seguintes à queda do exército de Esparta, mas volta no tempo para revelar a origem de Xerxes, líder de um dos maiores impérios da história. Durante a pré-produção, estava definido que o filme seria baseado em Xerxes, graphic novel inédita de Frank Miller que revisita pela primeira vez o universo de 300, lançada pelo desenhista em 1998. Como a HQ não ficou pronta a tempo, uma equipe que incluía Murro, Snyder e o próprio Miller foi convocada para desenvolver um novo argumento. Com isso, Xerxes deixou de ser o centro da história para dar lugar à irmã Artemísia, interpretada por Eva Green, e ao ateniense Temístocles, vivido por Sullivan Stapleton. Santoro, no entanto, garante não ter se magoado por não viver o papel principal. “Claro que fiquei decepcionado quando eu soube que os quadrinhos não estavam prontos”, admite. “Mas não por deixar de ser protagonista, e sim porque eu queria saber o que teria acontecido com o personagem se o foco fosse diferente.”
Os atores mais uma vez enfrentaram muitas horas de filmagem contra um fundo verde e, no caso de Santoro, pelo menos quatro horas por dia para fazer a maquiagem de Xerxes, em um processo que começava às 4h da manhã. “É um trabalho cansativo e extremamente técnico, que exige imaginação, foco e concentração”, ele afirma. Segundo o ator, contracenar olhando para objetos inanimados o fez resgatar a experiência adquirida nos palcos nos primeiros anos de carreira. “É a base do teatro. Primeiro você se convence daquilo, para depois convencer os outros. E é isso que eu fazia durante a maquiagem: examinava o roteiro e os storyboards para criar aqueles cenários todos na minha cabeça.”
O ator conta que está satisfeito com a experiência e mostra otimismo diante do futuro profissional, que inclui outros grandes lançamentos ainda em 2014. “O Xerxes teve um impacto muito grande no primeiro filme porque as pessoas queriam saber quem era aquele cara. Além de tudo o filme foi um tremendo sucesso. E nesse mercado, o sucesso abre muitas portas”, ele diz.
300: A Ascensão do Império estreia no dia 7 de março.
Uol Cinema


Plataforma de petróleo se inclina na Bacia de Campos, Norte do RJ
Petrobras disse que plataforma já estava estabilizada às 7h45. (Foto 
Incidente ocorreu de madrugada; maioria dos tripulantes saiu da plataforma.
Petrobras disse que plataforma já estava estabilizada às 7h45.

Uma plataforma de petróleo que presta serviço para a Petrobras se inclinou na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, por volta de 1h desta sexta-feira (28). Como mostrou o Bom Dia Brasil, a maioria dos tripulantes conseguiu abandonar a embarcação, de modelo SS-53.

Perto das 7h45, a companhia disse que a plataforma não corria risco de afundar, e que os procedimentos de segurança já estavam sendo realizados. A petroleira reforçou a informação de que a plataforma não é sua, mas de uma empresa prestadora de serviços.

A plataforma atuava na perfuração do solo e pertence a empresa multinacional Noble.

Segundo informações de funcionários que não quiseram se identificar, mais de 100 tripulantes estavam trabalhando na petroleira, e a maioria conseguiu desembarcar com a ajuda de navios rebocadores.

Assista ao vídeo no Portal G1



Fonte: Portal G1

Preso homem que empurrou mulher em metrô de São Paulo





Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo
Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo
O suspeito de ter empurrado nos trilhos do Metrô a atendente Maria da Conceição Oliveira, na terça-feira (25) foi preso em Minas Gerais. Alessandro Souza Xavier, de 33 anos, foi pego em um sítio da família em Extrema nesta sexta-feira (28), e já está detido no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em São Paulo.

De acordo com informações do jornal Estado de S. Paulo, Alessandro foi identificado depois que o irmão e a cunhada procuraram a Polícia Militar, após verem imagens de câmeras do Metrô veiculadas pela imprensa. Eles disseram que o suspeito é esquizofrênico.

Segundo o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, titular da Divisão de Atendimento ao Turista (Deatur), a polícia recebeu a informação de que o rapaz estaria no sítio e encaminhou uma equipe da Delegacia do Metropolitano (Delpom) para o local. O suspeito não resistiu à prisão e também não demonstrou arrependimento, relatou o delegado, que pedirá sua prisão temporária. Ele está sendo trazido de carro para a sede do DHPP, no centro da capital paulista.

Barbosa suspende votação do STF e critica "discurso político" de Barroso

Barbosa suspende votação do STF e critica "discurso político" de Barroso

BRASÍLIA - O presidente afirmou que as penas pelo crime de formação de quadrilha foram altas devido à quantidade de condenados envolvidos...

Agência Brasil
Barbosa suspende votação do STF e critica "discurso político" de Barrosofoto: Elza Fiuza/ABr Barbosa suspende votação do STF e critica "discurso político" de Barroso
BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, suspendeu a sessão desta quarta-feira (26), em que o plenário da Corte deliberava sobre o reconhecimento, ou não, dos embargos infringentes, que favorecem os réus condenados por formação de quadrilha, na Ação Penal 470, processo do mensalão. O placar parcial é de 4 votos a 1 a favor dos acusados de formação de quadrilha, e a votação será retomada na sessão desta quinta-feira (27).
Antes, porém, de suspender a sessão, o ministro Joaquim Barbosa criticou o voto do ministro Luís Roberto Barroso, que votou pela absolvição de oito réus condenados por formação de quadrilha. O presidente acusou Barroso de fazer “discurso político”, depois de o relator, ministro Luiz Fux, encaminhar voto pela manutenção da condenação original, em 2012. Após o voto de Barroso, os ministros Dias Toffoli, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandowski adiantaram voto pela absolvição, conforme entendimento firmado por eles no julgamento da ação principal.
Ao votar pela absolvição dos condenados, Barroso fez uma tabela com porcentagens para exemplificar como as penas de formação de quadrilha foram discrepantes em relação às condenações por corrupção. Para o ministro, as penas foram altas, com “impulso de superar a prescrição do crime de quadrilha e de modificar o regime de cumprimento”. O ministro chegou a dizer que as condenações foram definidas “com tinturas mais fortes”.
Joaquim Barbosa, que foi o relator do processo do mensalão, rebateu o voto de Barroso. O presidente afirmou que as penas pelo crime de formação de quadrilha foram altas devido à quantidade de condenados envolvidos, os montantes de dinheiro movimentados e o tempo em que a quadrilha atuou. O presidente discordou da comparação feita por Barroso com outras condenações, como a do ex-deputado Natan Donadon, devido à quantia de dinheiro movimentado.
Barbosa acusou o ministro, nomeado no ano passado, de chegar ao STF com voto pronto. “Vossa Excelência chega aqui com a fórmula prontinha, já proclamando inclusive o resultado do julgamento. Na sua chamada preliminar de mérito, Vossa Excelência já disse qual é o placar, antes mesmo que o colegiado tivesse votado. A formula já é pronta. Eu indago se Vossa Excelência já tinha antes de chegar a este tribunal. Parece que sim”, disse Barbosa.
O presidente ainda disse que Barroso fez discurso político durante o  voto. “O tribunal não deliberou no vácuo, não exerceu arbitrariedade. Os fatos são gravíssimos, de maneira que trazer para o plenário do Supremo Tribunal Federal um discurso político, puramente político, para infirmar a decisão tomada por um colegiado, em um primeiro momento, confirmada em embargos de declaração. Isso me parece inapropriado, para não dizer outra coisa”, afirmou.
Após as declarações de Barbosa, o ministro Barroso defendeu o direito de divergir do presidente. “Vossa Excelência votou de acordo com vossa consciência, e estou manifestando a minha opinião. O esforço para depreciar o próximo é um déficit civilizatório”, rebateu.

Ministro interino do Interior da Ucrânia acusa Rússia de invasão na Crimeia

Ministro interino do Interior da Ucrânia acusa Rússia de invasão na Crimeia
(AFP)
Kiev — O ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov, acusou nesta sexta-feira as forças russas de "invasão armada e ocupação", depois que homens armados tomaram o controle de dois aeroportos da Crimeia, um deles militar.
"Considero o que acontece como uma invasão armada e uma ocupação. Em violação de todos os acordos e normas internacionais", escreveu Arsen Avakov em sua página do Facebook.
"É uma provocação direta para um banho de sangue armado no território de um Estado soberano. Isso já não compete ao ministério do Interior. Isso depende da competência do conselho de segurança e defesa nacional", acrescentou.
Segundo Avakov, "unidades armadas da frota russa bloqueiam" o aeroporto de Belbek, próximo à cidade de Sebastopol, onde "se encontram os militares e os guardas fronteiriços ucranianos".
"Lá fora, (há) militares em uniformes e armados sem identificação, mas que não ocultam seu pertencimento. O aeroporto não funciona. (...) No momento, não há confronto armado", segundo ele.
Em Simferopol, a capital da Crimeia, homens armados também se apoderaram do aeroporto e "não escondem que pertencem às forças armadas russas".
Um correspondente da AFP havia constatado pouco antes a presença de homens armados com fuzis kalashnikov, vestindo um uniforme sem insígnias, no aeroporto de Simferopol, que, no entanto, continuava funcionando. Quando foram interrogados sobre sua origem, estes indivíduos se negaram a fazer comentários.
Operação contra tráfico humano resgata 382 bebês na China Mulher faz vigília durante campanha pelas crianças desaparecidas, em Hubei, em foto de 24 de janeiro de 2010 (Foto: AP) Clique para ampliar a imagem


Operação contra tráfico humano resgata 382 bebês na China

Publicidade
Quatro grupos que vendiam crianças pela internet foram desmantelados.
Mais de mil pessoas foram presas em vários locais do país.


A polícia da China recuperou 382 recém-nascidos em uma operação nacional na qual desmantelou quatro grupos que traficavam bebês através da internet e prendeu 1.094 pessoas, informou nesta sexta-feira (28) o Ministério de Segurança Pública.

Os detidos são suspeitos de operar pela internet disfarçados de centros de adoção e amparo de menores, uma prática contra a qual ocorreram várias operações policiais em diversas províncias do país desde 19 de fevereiro.

Segundo a polícia chinesa, as redes de tráfico de crianças no país usam a internet em suas operações com frequência cada vez maior, o que dificulta as investigações.

O tráfico de pessoas continua sendo uma prática ilegal muito ampla na China, tanto no caso de sequestros de menores como no de mulheres jovens.

Essas jovens são vendidas para homens solteiros para se casarem com eles, especialmente em zonas rurais situadas a milhares de quilômetros do lugar onde foram sequestradas, enquanto as crianças, preferencialmente do sexo masculino, são oferecidas para serem adotadas por casais sem filhos em troca de grandes quantias de dinheiro.



Fonte: Portal G1

Asteroide pode colidir com a Terra em 21 de março de 2014.

Asteroide pode colidir com a Terra em 21 de março de 2014.


Os cientistas ficaram atônitos desde o último 04 de janeiro de 2014 , alertando para uma possível colisão de asteroides com a Terra.
Este asteroide recém - descoberto, conhecido como 2003 QQ47 , tem uma massa de cerca de 2.600 milhões de toneladas ( 2.600 mil milhões de kg) , cerca de dois terços de uma milha de largura ( 1,2 km ) pode atingir a Terra em 21 de março de 2014 e foi classificado como " um evento que merece cuidadosa monitorização " por astrônomos .
As observações foram relatadas ao Centro de Planetas Menores , em Massachusetts, um centro para todas as novas descobertas de asteróides e cometas . O asteróide foi dada uma classificação - conhecido como " Torino classificação de risco " de um - " . Um evento que merece acompanhamento cuidadoso " definindo-a como:
Uma rocha espacial gigante, programado para passar perto da Terra em 21 de março de 2014, é grande e rápido o suficiente para devastar um continente no caso de ocorrer uma colisão .
É o mais recente de uma série de "fim do mundo " descobertos em rochas perto da órbita da Terra nos últimos anos.
Todos os seus antecessores acabou por ser falsos alarmes.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mensaleiros têm forno elétrico, liquidificador e frigideira dentro da cadeia

Mensaleiros têm forno elétrico, liquidificador e frigideira dentro da cadeia

Delúbio Soares está na ala que recebe equipamentos como forno e liquidificador Dida Sampaio/31.01.2014/Estadão ConteúdoAlguns presos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária), em Brasília (DF), têm regalias como forno elétrico, liquidificador e até frigideira dentro das celas. Entre eles, estão mensaleiros que cumprem pena no regime semiaberto e também são beneficiados com esses privilégios.
 
As informações estão em um documento obtido em Brasília. No local, estão condenados como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PL (atual PR), Jacinto Lamas, e o ex-deputado federal Carlos Rodrigues.
 
A ala que recebeu os equipamentos abriga, além de mensaleiros, policiais condenados pela Justiça.
 
 
O documento foi assinado em 27 de janeiro, uma semana depois da transferência de Delúbio para a cadeia. O detalhe é que o forno elétrico, segundo o documento, chegou no dia 30 — três dias após a entrada de Delúbio.
 
Desde o início da condenação, os presos do mensalão têm  tratamento diferenciado, a começar pela rapidez com que conseguiram autorização para trabalhar no regime semiaberto, alerta a advogada e integrante da Comissão de Ciências Criminais e Segurança Pública da OAB/DF, Aline Batista Duarte.
 
R7.com

Petrobras estima que Brasil seja autossuficiente em derivados em 2020

Petrobras estima que Brasil seja autossuficiente em derivados em 2020 thumbnail

Conforme a presidente da autarquia este mercado é o que mais cresceu no mundo. Gráfico apresentado pela empresa em seu Plano estratégico 2030 diz que cerca de 3 milhões de barris por dia em 2020 deverão ser processados.
Da Redação (redacao@novohamburgo.org) (Siga no Twitter) 
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse nesta quarta-feira, dia 26 que o Brasil deverá atingir a autossuficiência na produção de derivados de petróleo em 2020. Ela disse que este mercado é o que mais cresceu no mundo, além disso, nos últimos anos, as importações de combustíveis, que são necessárias para cobrir o atual déficit de produção, preços mais elevados que os das vendas no mercado interno, esta reduzindo as margens de lucro da companhia.
De acordo com gráfico apresentado pela empresaem seu Planoestratégico 2030, cerca de 3 milhões de barris por dia em 2020 deverão ser processados pelo país, em 2013 este numero atingiu cerca de 2 milhões de barris. A Petrobras tem a pretensão de aumentar em 195 mil barris por dia com a capacidade de produção de querosene, gasolina e diesel em seu parque de refino até 2016, programa de aumento da capacidade e eficiência das unidades será utilizado.
No quarto trimestre do ano passado, as perdas líquidas da divisão foram de 5,46 bilhões de reais, ante 5,65 bilhões de reais no mesmo período do ano anterior. O prejuízo em abastecimento para 17,76 bilhões de reais, contra 22,9 bilhões de reais em 2012. Porém registrou lucro líquido de 6,281 bilhões de reais.
Informações de Reuters Brasil
FOTO: Reprodução / Bahia Negócios

Morreu o violonista espanhol Paco de Lucía

Morreu o violonista espanhol Paco de Lucía
Por Anna CUENCA (AFP)
Madri — O violonista espanhol Paco de Lucía, que revolucionou a música flamenca e a levou para os palcos de todo o mundo, morreu, no México, aos 66 anos, deixando um gigantesco legado musical.
"Durante a noite morreu o pai, o irmão, o tio, o amigo, partiu o gênio Paco de Lucía", afirmou a família nesta quarta-feira.
"Paco viveu como quis e morreu brincando com os filhos ao lado do mar", completa o comunicado.
A morte aconteceu na cidade mexicana de Cancún, segundo a Sociedade Geral de Autores e Editores, a qual o músico, "mestre absoluto do melhor toque flamenco de todos os tempos", pertencia desde os 16 anos.
O músico foi vítima de um infarto, informou a prefeitura de Alegeciras, sua cidade natal.
"A morte do músico representa uma perda irreparável para o mundo da cultura, para a Andaluzia", declarou o prefeito de Algeciras, José Ignacio Landaluce.
"A morte de Paco de Lucía transforma o gênio em lenda. Seu legado perdurará para sempre, assim como o carinho que sempre mostrou por sua terra. Apesar de ele ter partido, sua música, sua maneira genial de interpretar, seu caráter, sempre estará entre nós", afirmou o prefeito em um comunicado.
Segundo um amigo intimo do músico, Victoriano Mera, citado pelo jornal El País, o violonista "estava brincando com os filhos em uma praia en Cancún, onde tinha uma casa, quando se sentiu subitamente indisposto".
A morte repentina provocou várias reações.
Os reis e os príncipes das Astúrias enviaram telegramas de condolências, informou a Casa Real.
Destacando uma "figura única e insubstituível", o ministro da Cultura, José Ignacio Wert, transmitiu pêsames à viúva.
"Um um gênio com maiúsculas nos deixou", lamentou a presidência regional da Andaluzia. "É um golpe muito grande para o mundo do flamenco, do violão", disse o violonista Paco Cepero.
O município de Algeciras decretou três dias de luto oficial e convocou um minuto de silêncio em "memória do maior violonista de todos os tempos".
Francisco Sánchez Gómez, mais conhecido como Paco de Lucía, nasceu em 21 de dezembro de 1947 nesta cidade andaluza da província de Cádiz em uma família cigana.
De sua mãe, Lucía Gómez 'A Portuguesa', veio o sobrenome artístico De Lucía, com o qual ficou famoso em todo o planeta ao modernizar o flamenco tradicional.
"O flamenco é um dos gêneros musicais mais sofisticados e exigentes", afirmou o músico em uma entrevista em 2004.
Ele considerava que o gênero foi "maltratado na Espanha, assim como no Brasil ou Cuba, países de uma riqueza musical extraordinária, onde as classes acomodadas sentem vergonha de seu folclore".
Em 2004, o músico, que começou a carreira aos 12 anos e recebeu o título de Doutor Honoris Causa de universidades como a de Cádiz ou Boston, foi o vencedor do Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes.
"A partir do violão flamenco, aprofundou também o repertório clássico espanhol ? de Albéniz a Falla ?, na emoção da bossa nova e no sentimento do jazz", considerou o júri.
"Tudo que pode ser expressado com as seis cordas do violão está em suas mãos, que se animam com a emocionante profundidade da sensibilidade e a limpeza da máxima honradez interpretativa", completou o júri.
Em sua extensa discografia estão álbuns como "Entre dos aguas" (1973), "Friday night in San Francisco" (1981), ao lado dos músicos de jazz Al Di Meola y John McLaughlin, ou seus últimos trabalhos: "Cositas buenas" (2004) e "En vivo" (2011).
Entre suas contribuições ao flamenco está a introdução da caixa de madeira, instrumento que os escravos africanos levaram ao Peru no século XVI e que o violonista conheceu durante uma viagem a Lima.
O violonista gostava de lembrar que devia a carreira ao pai, um cantor de flamenco desconhecido.
"Os ciganos são melhores porque escutam a música desde que nascem. Se não tivesse nascido na casa de meu pai, eu não seria ninguém hoje. Não acredito no gênio espontâneo. Meu pai me obrigou a tocar violão desde que era criança", afirmou no livro "Paco de Lucía. Una nueva tradición para la guitarra flamenca".
Reza a lenda que seu pai o amarrava ao pé da cama em sua casa de Algeciras para impedir que o menino saísse e forçar a prática.
"Não era assim, era mais psicológico. Ele perguntava 'durante quanto tempo você praticou?'. Eu respondia '10 ou 12 horas' e via sua cara de felicidade", afirmou De Lucía.
O início precoce nos palcos flamencos, ambientes noturnos repletos de fumaça, permitiu que ganhasse dinheiro para ajudar a família. Mas aos 15 anos já colaborava em gravações de discos em Madri e, quando atingiu a maioridade, assinou contrato para o primeiro álbum.
Na época, conheceu outro músico talentoso, que virou um mito do flamenco moderno, Camarón de la Isla, que então com 15 anos acabara de desembarcar com seu talento na capital espanhola.
A amizade foi imediata e os dois artistas foram grandes colaboradores até a morte, em 1992, de Camarón, conhecido pelos excessos e vítima de um câncer.

Protesto interdita Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária

Protesto interdita Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária

Trânsito ficou mais uma vez parado no RioUma das pistas da Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária do Rio, ficou interditada por cerca de duas horas devido a uma manifestação na manhã desta quarta-feira (26). Cerca de 100 pessoas participam do protesto. Eles escreveram a frase "Queremos casa" na pista e fariam parte de um grupo de moradores de um edifício que foi invadido na região. 
Os moradores protestavam contra um projeto de desocupação da prefeitura para a construção no local de cinco prédios do empresário americano Donald Trump.
De acordo com moradores, a prefeitura entregou um cheque de R$ 1,2 mil como forma de indenização para que eles saiam dos imóveis abandonados que ocuparam. O trânsito segue complicado no Centro da cidade, quase uma hora após o termino da manifestação.
Trânsito ficou mais uma vez parado no Rio
O congestionamento apresenta reflexos na Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no Centro, e ao longo dos túneis Rebouças e Santa Bárbara. Também há reflexos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul e na Avenida Marechal Rondon e Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.
A CET-Rio interditou a saída do Viaduto 31 de Março, que liga o Túnel Santa Bárbara à Presidente Vargas para evitar que mais motoristas fiquem presos no trânsito. Com isso, o motorista que está no elevado deve seguir em direção ao Santo Cristo.
Quem sai da Tijuca e Zona Norte segue por São Cristóvão para acessar a Avenida Brasil ou a Linha Vermelha. Já para quem vem da Zona Sul ou do Centro, a opção é acessar a Via Binário.

Polícia do Rio admite que prendeu ator por engano; Justiça concede liberdade provisória

Polícia do Rio admite que prendeu ator por engano; Justiça concede liberdade provisória


A Polícia Civil do Rio de Janeiro reconheceu, nesta terça-feira (25), ter preso por assalto o ator e psicólogo Vinícius Romão de Souza, 27, por engano, há duas semanas. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro definiu ainda nesta tarde liberdade provisória para Romão, três dias após seu advogado de defesa entrar com o pedido. Ele deve sair ainda desta terça da Casa de Detenção Patrícia Acioli, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde estava custodiado. 

Segundo informações da Folha de São Paulo, o delegado responsável pelo caso, Niandro Lima, afirmou que a vítima do roubo que o identificou voltou atrás no depoimento. Dalva da Costa Santos, que estava em um ponto de ônibus no Engenho de Dentro, teve sua bolsa roubada, contendo R$ 10 e um bilhete de ônibus, começou a ter dúvidas da culpa do jovem, que trabalhava na novela Lado a Lado, da Rede Globo, logo após identificá-lo, principalmente depois de Romão negar veementemente a autoria do crime. 

Após a prisão do ator, parentes e amigos fizeram uma campanha na internet, apontando racismo na ação policial, pois nenhum objeto foi encontrado com ele pela polícia. A detenção do ator teve grande repercussão nas redes sociais.O advogado dele, Rubens Nogueira de Abreu, informou que câmeras de segurança da região mostram que o verdadeiro ladrão estava apenas de bermuda, enquanto Romão vestia calça e camisa pretas. A vítima o reconheceu como assaltante, ao circular pela região e encontrar o ator andando na Avenida Amaro Cavalcanti.

Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

Do site Carta Maior
Uma visão muito difundida sobre o desenvolvimento econômico afirma que os problemas enfrentados pelas economias em desenvolvimento e os países pobres se devem à corrupção. Essa visão se choca com um dado contundente da realidade internacional: a China. Nem mesmo o Partido Comunista põe em dúvida que a corrupção é um dos grandes problemas nacionais, o que não impediu um crescimento médio de dois dígitos nas últimas três décadas.

No entanto, segundo Jason Hickel, professor da London School of Economics, esta perspectiva oculta um problema muito mais fundamental em termos sistêmicos para a economia mundial: a corrupção dos países desenvolvidos. Trata-se de uma corrupção do colarinho branco, invisível e refinada, que foi uma das causas do estouro financeiro de 2008. Carta Maior conversou com Hickel sobre o tema.

Segundo a Convenção da ONU sobre Corrupção, ela custa aos países em desenvolvimento entre 20 e 40 bilhões de dólares anuais. É uma soma considerável. Mas você diz que, comparativamente, a corrupção do mundo desenvolvido é muito maior e tem um impacto sistêmico muito maior. Como chegou a essa conclusão?

Jason Hickel: O presidente do Banco Mundial, Jim Kim, fez este cálculo sobre o custo da corrupção no mundo em desenvolvimento. Mas esta soma, sem dúvida importante, constitui apenas cerca de 3% do total de fluxos ilícios que abandonam os países em desenvolvimento a cada ano. A evasão fiscal é 25 vezes maior que essa soma. No ano passado, cerca de um trilhão de dólares fugiram dos países em desenvolvimento e terminaram em paraísos fiscais por meio de uma prática conhecida como re-faturamento, através da qual as empresas falsificam documentos para que seus lucros apareçam em paraísos fiscais nos quais não pagam impostos, ao invés de aparecer nas jurisdições onde as empresas realizaram esses lucros. É claro que isso é só parte do problema. Há outras práticas como o chamado preço de transferência. As multinacionais comercializam seus produtos entre suas próprias subsidiárias para pagar na jurisdição onde o imposto é mais baixo, algo que envolve cerca de um trilhão de dólares anuais, mais ou menos a mesma coisa que o re-faturamento.

Por que a evasão fiscal é tão fácil?

Jason Hickel: Porque as regras da Organização Mundial do Comércio permitem aos exportadores declarar o que bem entendam em suas declarações alfandegárias. Isso lhes permite subavaliar seus produtos para que paguem menos impostos. Isso não deveria nos surpreender dada a ausência de democracia interna da OMC.
O poder de negociação na OMC está determinado pelo tamanho do mercado e as decisões mais importantes são tomadas em reuniões do chamado “quarto verde”, administrado pelos países mais poderosos, de maneira que o comércio mundial termina sendo manipulado em favor dos ricos.

Curiosamente, no índice mais difundido em nível global sobre corrupção, o da Transparência Internacional, se apresenta um panorama exatamente oposto, ou seja, o mundo desenvolvido sofrendo nas mãos do mundo em desenvolvimento por causa dos estragos da corrupção. Qual sua opinião sobre esse índice?

Jason Hickel: Ele tem uma série de problemas. Em primeiro lugar, se baseia na percepção da corrupção que há no próprio país. De maneira que os pesquisados não podem dizer nada sobre o que pensam acerca de outros modos de corrupção como, por exemplo, os paraísos fiscais ou a OMC. Em segundo lugar, como o índice mede mais percepções do que realidades, está exposto às narrativas dos departamentos de relações públicas.



A narrativa dominante é promovida por um complexo de organizações, desde o Banco Mundial até a USAID e passando por muitas ONGs, que centram o tema da pobreza na corrupção dos próprios países em desenvolvimento. De maneira que não surpreende que os entrevistados terminem refletindo essa visão. Além disso, os índices se baseiam em dados de instituições como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial. Estas instituições, que representam países ricos ocidentais, tem interesse direto em manter essa narrativa sobre a corrupção.

Dois países que costumam estar na vanguarda de todas estas denúncias sobre a corrupção no mundo em desenvolvimento são Estados Unidos e o Reino Unido. Qual é a situação real destes países a respeito da corrupção?

Jason Hickel: Segundo a Transparência Internacional, os Estados Unidos estão bastante livres da corrupção. Segundo a Rede Tax Justice, em troca, os Estados Unidos estão em sexto lugar no ranking da corrupção mundial, devido ao fato de que têm jurisdições secretas que permitem que funcionem como centros de evasão tributária. Além disso, sabemos que a corrupção atravessa o sistema político estadunidense. As corrupções podem gastar dinheiro sem limites nas campanhas políticas para assegurar que seus candidatos sejam eleitos. Assim, não surpreende que mais da metade dos congressistas sejam multimilionários. E há outras formas de lobby político muito mais diretas.

Segundo a Rádio Nacional Pública, para cada dólar gasto pelas corporações em tarefas de lobby, elas obtêm um retorno de 220 dólares. E os sistemas regulatórios costumam ser capturados por gente dessas corporações que devem ser reguladas. O exemplo mais óbvio é Henry Paulson, o CEO de Goldman Sachs, que foi Secretário de Tesouro dos EUA e artífice do resgate que canalizou trilhões de dólares dos contribuintes para a banca privada.

Em resumo, as corporações abusam do Estado para seu próprio proveito, o que é a definição de corrupção da Transparência Internacional. O Reino Unido é outro grande exemplo. A City de Londres é um dos centros de funcionamento dos paraísos fiscais, de maneira que surpreende que o Reino Unido seja classificado pela Transparência Internacional como um país sem corrupção. E não é a única instância de corrupção. A privatização da infraestrutura pública, tanto do sistema nacional de saúde como a dos trens, permitiu que pessoas como o multimilionário Richard Bransen ganhassem milhões em subsídios estatais para sua empresa Virgin Trains.

Isso não elimina o fato de que a corrupção no mundo desenvolvido é real e tem um forte impacto social, econômico e institucional. Como deveria ser um índice neutro e justo sobre o tema da corrupção?

Jason Hickel: Certamente que a corrupção no mundo em desenvolvimento é real e não deve ser subestimada como problema. Mas é importante concentrar o olhar em formas de corrupção ocultas. No momento, o mais próximo que temos de um índice objetivo é o elaborado pela Rede Tax Justice. Neste índice, o ranking é elaborado considerando países responsáveis por ocultar cerca de 30 trilhões de dólares de riqueza em países fiscais. Se você olhar a lista verá que os países que encabeçam o ranking são Reino Unido, Suíça, Luxemburgo, Hong Kong, Singapura, Estados Unidos, Líbano, Alemanha e Japão. Estes são os principais centros de corrupção que devemos enfrentar.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

Moradores do bairro Piquiá de Baixo lançam site

Moradores do bairro Piquiá de Baixo lançam site


A Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo (ACMP), a Rede Justiça nos Trilhos (JnT) e o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán (CDVDH-CB) realizam nessa quarta-feira (26) o lançamento de um site sobre Piquiá de Baixo.
O objetivo é divulgar em um só espaço todas as informações referentes ao caso emblemático de Piquiá de Baixo, um bairro industrial de Açailândia, localizado no estado do Maranhão e que há mais de duas décadas é ocupado por cinco indústrias de siderurgia. Centenas de pessoas vivem nesse bairro, em meio à poluição gerada pelas siderúrgicas. O site apresenta um panorama completo e atual sobre a situação do bairro, tratando de questões ambientais, sociais, culturais e econômicas.
Na ocasião também será apresentada a peça teatral “Buraco: um panfleto profundo” do grupo Cordão de Teatro, um espetáculo que denuncia os impactos e as contradições do modelo econômico extrativista implantado pelo Programa Grande Carajás nos estados do Pará e Maranhão.  
A atividade faz parte da luta dos moradores do bairro Piquiá de Baixo pela conquista de uma moradia digna. O novo site sobre Piquiá de Baixo apresenta oito menus que possibilitam ao público o conhecimento sobre o conflito socioambiental que envolve Piquiá de Baixo. Conta com um arquivo de notícias publicadas em âmbito nacional e internacional, um acervo de pesquisas e estudos já realizados sobre o caso e uma sessão jurídica com todas as informações que podem ser publicadas no que diz respeito às ações judiciais envolvendo o problema. Além disso, o site reúne um acervo de fotografias e vídeos que mostram a real situação na qual se encontra os moradores de Piquiá de Baixo e informações em cinco diferentes línguas: português, inglês, espanhol, italiano e francês.
O evento de lançamento ocorre nessa quarta-feira (26) na sede da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA), localizada à rua Maranhão, 1710, bairro Getat. A partir do lançamento, o site poderá ser acessado pelo endereço http://www.piquiadebaixo.justicanostrilhos.org/
 fonte: mutucahirata@gmail.com

Rede Justiça nos Trilhos 

A Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo (ACMP), a Rede Justiça nos Trilhos (Jnt) e o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán (CDVDH-CB), convida toda a imprensa de Açailândia para participar do lançamento do host site sobre Piquiá de Baixo.
apresentação teatral “Buraco: um panfleto profundo”  (direção Xico Cruz)
que acontecerá hoje no dia 26/02/2014 a partir das 19.00hs
na sede do CEA (Centro Empresarial de Açailândia), rua Maranhão, 1710, bairro Getat. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Parauapebas - PA abre 578 vagas na educação

Oportunidades em Parauapebas, Pará, são para Professores. Salário é de R$ 1.400,71.


Os profissionais contratados receberão salário de R$ 1.400,71 mais acréscimo por hora/atividade, em jornada de trabalho de 100 horas por mês. Para concorrer a uma das vagas, os  candidatos devem ter formação na disciplina que pretende lecionar e cumprir outros requisitos listados no edital.
As inscrições estarão abertas até 10 de março de 2014, pelo site http://www.fadesp.org.br, mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 50.
Todos que tiverem suas inscrições homologadas serão selecionados através de uma Prova Objetiva e uma de Redação, que serão aplicadas provavelmente em 13 de abril de 2014, das 8h às 12h, em locais a serem informados com antecedência pelo http://www.fadesp.org.br. Também será feita Avaliação de Títulos para os aprovados nas etapas da Prova Objetiva e Redação.
O resultado de cada uma dessas etapas avaliativas bem como o resultado final, também estarão disponíveis na página de inscrição.
O prazo de validade do certame será de dois anos, com chances de ser prorrogado por mais dois anos.

PF ENTRA EM GREVE E DENUNCIA INTERFERÊNCIA DO GOVERNO EM INVESTIGAÇÕES.

PF ENTRA EM GREVE E DENUNCIA INTERFERÊNCIA DO GOVERNO EM INVESTIGAÇÕES.

Paralisação começou hoje e deve durar 48h; agentes dizem que precisam consultar Ministro da Justiça para investigar poderosos.
Os agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal fazem paralisação de 48 horas em todo o país e denunciam que o governo está interferindo nas investigações abertas na instituição. Os policiais reclamam que há uma espécie de boicota às ações da PF e afirmam estar sendo perseguidos e punidos em razão das operações anticorrupção que atingiram políticos ligados ao atual governo. Os agentes dizem que para tocar investigações importantes envolvendo poderosos o ministro da Justiça tem que ser consultado com antecedência. Nas manifestações desta manhã os policiais fizeram um protesto com um funeral simbólico na Esplanada dos Ministérios. A categoria reivindica a reestruturação da carreira e recomposição salarial.
Fonte: http://www.implicante.org/

Asteroide colidiu com a Lua a 61 mil km/h.

Asteroide colidiu com a Lua a 61 mil km/h.

O meteorito que se chocou com a Lua tinha cerca de 400 quilos. Foi a maior colisão de um asteroide no satélite natural da Terra, conforme informou o site abola.
De acordo com a publicação, o momento da colisão, que teria sido visível a olho nu, foi captado por astrônomos da Universidade de Huelva ligados ao projeto Midas, que estuda o impacto de objetos na Lua.
O corpo celeste de 400 quilos viajava a cerca de 61 mil km/h quando colidiu na Lua, criando uma cratera de 40 metros de largura na zona lunar Mare Nubium. A força da explosão teria sido o equivalente à detonação de 15 toneladas de explosivo (TNT).

Ainda de acordo com a publicação, o líder do projeto Midas, José Madiedo, explicou que não há razões para preocupação porque quase todos os meteoritos são destruídos antes de chegar à Terra
Citado pelo Jornal do Brasil, Madiedo revelou ainda que a taxa de impactos na Terra por rochas deste tamanho é cerca de 10 vezes maior do que aquela que a comunidade científica calculava.

Bitcoin afunda na plataforma japonesa MtGox

Bitcoin afunda na plataforma japonesa MtGox
(AFP)
Tóquio — A cotação do bitcoin na plataforma japonesa MtGox caiu nesta terça-feira a um quarto do valor dos demais sites, minutos antes de a página na internet desta empresa de Tóquio ficar inoperante.
Os detentores de bitcoins seguiam sem poder recuperar seus bens em moeda virtual mais de duas semanas depois da suspensão das transações no MtGox. Na semana passada, a plataforma de Tóquio onde esta moeda é negociada havia prometido que em breve tudo voltaria ao normal.
No entanto, nesta terça-feira às 14h00 locais (02h00 de Brasília) os usuários do site www.mtgox.com se depararam com a desagradável surpresa de uma página em branco.
"Não podemos fazer nada", havia prevenido a Agência de Serviços Financeiros japonesa, que regula as transações entre instituições financeiras como bancos, seguradoras e casas de corretagem.
Os usuários estão cada vez mais inquietos desde que a MtGox, uma das plataformas mais antigas e importantes de troca de bitcoins, suspendeu a possibilidade de retirar esta divisa no dia 7 de fevereiro. A empresa alegou uma falha técnica.
Desde então, o valor do bitcoin na MtGox afundou. Nesta terça-feira ao meio-dia local (00h00 de Brasília) valia 135 dólares, contra os 522 dólares do índice CoinDesk, que reúne o valor desta moeda virtual nas principais plataformas mundiais.
Em janeiro, um bitcoin era negociado a mais de 900 dólares na MtGox.
O bitcoin é o principal valor do movimento das moedas virtuais. Se baseia em um código informático programado há cinco anos por um ou vários indivíduos, cuja identidade é desconhecida.
Ao contrário das moedas tradicionais, como o iene, o euro ou o dólar, o bitcoin não é apoiado por um banco central ou um governo.

Aliados de Dilma criam ‘blocão’ e já defendem investigar caso Petrobras

Aliados de Dilma criam ‘blocão’ e já defendem investigar caso Petrobras
Aliados de Dilma criam ‘blocão’ e já defendem investigar caso Petrobras Sete partidos governistas formaram aliança para pressionar o Planalto. Siglas irão apoiar proposta da oposição para apurar suposta propina. Clique para ampliar a imagem
Sete partidos governistas formaram aliança para pressionar o Planalto.
Siglas irão apoiar proposta da oposição para apurar suposta propina.

Em reunião na residência do líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), líderes de sete partidos da base aliada, mais o oposicionista Solidariedade, formalizaram nesta terça-feira (25) a criação de um bloco "informal" que terá o objetivo de aumentar o poder de negociação com o governo federal.

Segundo lideranças que participaram da criação do "blocão", a primeira medida do grupo será apoiar um requerimento apresentado por líderes da oposição que propõe que o Legislativo investigue suspeitas de pagamento de propina a funcionários da Petrobras.

Além do PMDB, segunda maior bancada da Casa, aderiram à aliança o PSC, PP, PROS, PDT, Solidariedade, PTB e PR- siglas que juntas somam 240 deputados federais. A decisão de criar um bloco para pressionar o governo da presidente Dilma Rousseff surgiu das insatisfação dos deputados com as supostas quebras de acordo na liberação de emendas parlamentares de 2013 e com o fato de o Planalto ter trancado a pauta da Câmara ao carimbar projetos de seu interesse com o regime de urgência constitucional.

De acordo com o líder do PROS, Givaldo Carimbão (AL), o novo bloco quer aprovar ainda nesta semana requerimento do DEM e do PSDB que propõe a criação de uma comissão externa de deputados para investigar denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas.
"A oposição apresentou requerimento para apurar essa questão envolvendo propina na estatal e vamos todos apoiar a aprovação desse texto essa semana", disse Carimbão, designado pelos demais líderes da base para ser o "porta-voz" da reunião desta terça.

Indagado se a aprovação do requerimento seria um "um recado" ou "sinal" de que o bloco daria "trabalho" ao governo, Carimbão disse: "Não. Pelo contrário. Temos requerimentos na pauta e precisamos votá-los. E acho que é importante apurar esses fatos. É importante para termos um governo transparente".

Reportagem publicada pelo jornal "Valor Econômico" revelou um suposto esquema de pagamento de suborno a autoridades de governo e de estatais de diversos países, entre os quais o Brasil.
A denúncia foi publicada na página em inglês da SBM na Wikipedia, em outubro de 2013, mas só veio à tona na última semana. No texto, uma pessoa que se identifica como ex-diretor da SBM afirma que a companhia teria pagado mais de US$ 250 milhões em propinas entre 2005 e 2011 a empresas e autoridades em diversos países - entre eles, o Brasil.

'Fortalecer Parlamento'
Carimbão afirmou ainda que o novo bloco formado pelos partidos da base aliada tem o objetivo de "fortalecer o Parlamento" e formar uma agenda própria. Ele criticou o trancamento da pauta da Câmara por projetos com urgência constitucional e disse que a intenção da base é votar propostas de autoria e interesse dos deputados.

"Já temos uma reunião marcada para o próximo dia 11 de março para definirmos uma pauta da Câmara dos Deputados. O que pretendemos é uma autoafirmação do Parlamento. Com tanta matéria do Parlamento, não podemos ter só pautas do Executivo", disse.

Marco Civil
De acordo com Carimbão, os líderes de oito partidos que compõem o "superbloco" decidiram ainda apoiar pleito do deputado Eduardo Cunha para que o relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), inclua no texto artigo que permita aos provedores de internet vender pacotes com velocidade diferenciada, mas sem diferenciação de conteúdo.

O texto de Molon proíbe a venda limitada de conteúdo de internet o que, para o PMDB, poderia abrir brecha para que fosse vedada também a oferta de velocidade diferenciada.

O relator do projeto já havia concordado em deixar claro na justificativa do texto que não havia proibição de venda diferenciada de velocidade. No entanto, para a base aliada, essa modificação deve ser feita no próprio projeto, não apenas na justificativa.

"Como que o relator só coloca essa alteração na justificativa e não em artigo? Juiz julga a lei, não a justificativa dos projetos. Então, vamos defender essa posição do PMDB", disse Carimbão.

A decisão do superbloco de apoiar Eduardo Cunha deve gerar maiores entraves ao Planalto na votação do Marco Civil da Internet. O governo havia conseguido apoio dos partidos da base ao texto, com exceção do PMDB e do PSD. Agora, será forçado a negociar alterações ao conteúdo do projeto para viabilizar sua aprovação.


Fonte: Portal G1

Polícia Civil reconhece que ator foi preso por engano

Polícia Civil reconhece que ator foi preso por engano

Polícia Civil reconhece que ator foi preso por engano
Delegado vai pedir o habeas corpus de Vinícius Romão de Souza, após novo depoimento da vítima



"O ator Vinícius Romão"
RIO - O delegado Niandro Lima, da 25.ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo), na zona norte do Rio, vai ajuizar nesta terça-feira, 25, pedido de habeas corpus para soltar o ator Vinícius Romão de Souza, de 27 anos, preso desde o dia 10 sob acusação de roubo. Segundo o delegado, a medida é baseada no novo depoimento que a vítima do roubo prestou nesta manhã na delegacia.
Desta vez, a mulher, uma copeira do Hospital Pasteur, de 51 anos, disse que se confundiu ao reconhecer Souza como o homem que roubou sua bolsa na Avenida Amaro Cavalcanti, no Méier, zona norte do Rio.
"A vítima disse que estava nervosa e estava escuro no local do roubo, mas não tinha firmeza em apontar Souza como o autor do crime. Ela foi levada ao erro e afirmou que, desde o dia seguinte, pretendia retornar à delegacia para dizer isso, mas não o fez porque não tinha o dinheiro da passagem. A polícia não tem interesse em manter um inocente preso, por isso, vou pedir à Justiça que solte o rapaz", afirmou o delegado.
Lima disse ainda que não foram encontradas imagens do momento do assalto. O único vídeo obtido pela polícia era da vítima saindo do Hospital Pasteur, onde trabalha, pouco antes de ter sido assaltada em um ponto de ônibus próximo.
O processo ao qual Souza responde pelo crime de roubo está tramitando na 33.ª Vara Criminal do Rio. Não há previsão de quando o habeas corpus será analisado.
Caso. O caso ganhou repercussão depois que a família e amigos do ator Vinícius Romão, de 27 anos, que atuou na novela Lado a Lado, da Rede Globo, iniciaram uma campanha nas redes sociais por sua libertação. Ele está preso desde o dia 10, acusado de ter assaltado uma mulher, no Méier, zona norte do Rio. Negro e com cabelo black power, Vinícius teria sido confundido com o assaltante.
"Meu filho foi completamente injustiçado, principalmente pelos policiais, que não apuraram nada. Só chegaram para a moça assaltada e disseram: 'Foi ele, não foi'? Ela acabou confirmando. Era apenas a palavra dela", disse o tenente-coronel da reserva do Exército Jair Romão, de 64 anos.
Romão contou que, depois da novela, o filho passou a trabalhar como vendedor no Norte Shopping. Ele saiu da loja Toulon depois das 22 horas de segunda-feira, 10, e caminhava para casa, a cerca de 20 minutos dali. Quando estava sobre o Viaduto de Todos os Santos, foi abordado por PMs, que ordenaram que ele deitasse no chão. Vinicius foi revistado e levado algemado para a 25ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo). Lá, foi reconhecido por uma copeira do Hospital Pasteur, assaltada naquela noite a 600 metros de onde Vinícius foi preso.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IMPROBIDADE – Tucanalha tenta poupar Alice

IMPROBIDADE – Tucanalha tenta poupar Alice

Alice Viana: remuneração faraônica, viabilizada à margem da lei.

        Segundo versão que varre os bastidores do poder no Pará, o governador Simão Jatene (PSDB) teria articulado uma espécie de força-tarefa para tentar poupar a secretária estadual de Administração, Alice Viana, de ser ré em uma ação judicial por improbidade administrativa, com ressarcimento do erário, a ser ajuizada no TJ do Pará, o Tribunal de Justiça do Estado, pelo MPE, o Ministério Público Estadual. Originária do TJ Pará, o Tribunal de Justiça do Estado, Alice figura no elenco de cabeças coroadas que ignoravam solenemente o teto salarial, acumulando as remunerações dos órgãos cedentes e cecionários, sem aplicar o redutor constitucional.

        A ideia inicial era ajuizar uma ação judicial por improbidade, com ressarcimento ao erário, na qual figurariam como rés, além de Alice Viana, Ana Maria Barata, originária da Defensoria Pública e cedida por longos anos ao MPE, e Marta Maria Vinagre Bembom, procuradora da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, cedida ao TCE, o Tribunal de Contas do Estado. Todas três acumulavam as remunerações dos órgãos cedente e cessionário, sem que, somados os pagamentos brutos, fosse descartado o que excede o teto constitucional, como determina a lei.

FABRICANTE DAS URNAS ELETRÔNICAS BRASILEIRAS É INVESTIGADA POR FRAUDES EM CAIXAS ELETRÔNICOS DE BANCOS.

Acesse o link e leia a matéria na íntegra:
http://www.folhapolitica.org/2013/12/fabricante-das-urnas-eletronicas.html

Roubos aumentam 32% no Estado de São Paulo

Roubos aumentam 32% no Estado de São PauloEstado registrou 26.987 roubos em janeiro deste ano. Casos de estupro diminuíram, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública
 
O número de roubos cometidos no Estado de São Paulo apresentou uma alta de 32,5% entre janeiro de 2014 em comparação com o primeiro mês de 2013. Foram registrados 26.987 assaltos em janeiro deste ano, ante 20.371 no mesmo mês do ano passado. Na capital paulista, o total de roubos registrou aumento de 41,8% no período.

O número de carros furtados na cidade de São Paulo também registrou alta. Foram 4.049 casos em janeiro de 2014, contra 3.879 no mesmo período de 2013 - uma alta de 4,4%. Os casos de roubo de veículos aumentaram também, saltando de 3.776 para 4.635. Os dados constam em balanço da Secretaria de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira.

O número de homicídios dolosos, contudo, ficou praticamente estável: no Estado de São Paulo, foram 422 casos no mês passado, ante 417 em janeiro de 2013. Já na capital paulista, o número passou de 98 para 100 casos no período.
 
 
Os crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, se mantiveram estáveis no Estado de São Paulo entre janeiro de 2014 e o mesmo período do ano anterior: foram 34 casos no mês passado, o mesmo número registrado em janeiro de 2013. Na capital, catorze pessoas morreram vítimas dessa modalidade de crime no primeiro mês do ano, ante quinze em janeiro do ano passado.
 
 
Já os estupros diminuíram: em janeiro de 2013 foram registrados 1.138 boletins de ocorrência de violência neste quesito. Em 2014 o número de casos diminui para 918, em todo o Estado. O levantamento da Secretaria de Segurança Pública é feito com base nos boletins de ocorrência e divulgado mensalmente no site do órgão.

Ex-deputado Roberto Jefferson é preso no Rio

Ex-deputado Roberto Jefferson é preso no Rio

Jefferson foi condenado a sete anos e 11 dias de prisão em regime semiaberto, por envolvimento no mensalão
Agências Brasil e Estadão Contéudo
O ex-deputado federal Roberto Jefferson se entregou à Polícia Federal na manhã de hoje (24), em casa, no interior do estado. Na última sexta-feira (21), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou a prisão de Jefferson, condenado a sete anos e 11 dias de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. 
O ex-deputado Roberto Jefferson se entregou hoje à Polícia Federal

No sábado, 22, a Polícia Federal informou que o mandado só sairia nesta segunda-feira, o que ainda não aconteceu. “Essa expectativa não me deixa dormir. Eu deito, mas não durmo, mas está tudo em paz. É o destino. É angustiante, mas faz parte da luta”, disse Jefferson.
“Deus só dá carga para quem pode puxar. Sou 'harleyro' e botafoguense, acostumado a sofrer”, acrescentou, em referência a suas duas maiores paixões, o clube alvinegro e as motos Harley Davidson. O ex-parlamentar afirmou ainda que seus advogados já estão na Superintendência da Polícia Federal no Centro do Rio, e que até as 8h30 o mandado de prisão não havia sido emitido pelo STF.
Jefferson disse que, assim que o documento chegar a Levy Gasparian, se apresentará aos agentes da PF que desde a madrugada de sábado fazem plantão em frente à sua casa e devem conduzi-lo em uma viatura à Superintendência no Rio. “A hora que (o mandado) chegar, eu vou embora, e vocês (jornalistas) vão com a gente”, disse Jefferson.

Rússia aumentará impostos alfandegários se Ucrânia se aproximar da UE

Rússia aumentará impostos alfandegários se Ucrânia se aproximar da UE

A Rússia vai aumentar os impostos alfandegários cobrados às importações da Ucrânia se o novo Governo de Kiev escolher aproximar-se da União Europeia, advertiu o ministro da Economia russo, numa entrevista a um jornal alemão.
Rússia aumentará impostos alfandegários se Ucrânia se aproximar da UE
 
foto LOUISA GOULIAMAKI/AFP
Homenagens aos que morreram em Kiev
 
"Dizemos à Ucrânia: vocês têm naturalmente o direito de escolher o vosso caminho. Mas, nesse caso, ver-nos-emos obrigados a aumentar os direitos aduaneiros das importações", disse o ministro da Economia russo, Alexei Uliukaev, ao diário alemão "Handelsblat", quando questionado sobre a eventual assinatura por Kiev de um acordo de associação com a UE.
Segundo o ministro, a medida é necessária para evitar que a Ucrânia se torne uma porta de entrada para uma "invasão" do mercado russo de produtos europeus.
O Governo interino ucraniano, formado após a destituição do presidente Viktor Ianukovich, já se manifestou favorável a uma aproximação à UE.
Segundo Alexei Uliukaev, a Ucrânia não pode continuar a ser um parceiro forte da Rússia e, simultaneamente, assinar um acordo de associação com a UE: "Uma coisa não é compatível com a outra".
O ministro russo lamentou, por outro lado, o impacto negativo na economia russa da crise na vizinha Ucrânia. "Muitos fundos de investimento retiram o seu dinheiro da Ucrânia e a maior parte retira-o imediatamente a seguir também da Rússia", disse, acrescentando ser para si "claro" que a Ucrânia vai enfrentar "uma recessão".


Fornecido Por Cotação do Euro