terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MS: explosão em frigorífico causa sete mortes e deixa 50 feridos


A suposta explosão de um gasoduto aconteceu no final da manhã e teria causado a morte de sete pessoas, segundo informações preliminares

Fachada do Frigorífico Marfrig no município de Bataguassu. Foto: Reprodução
Um acidente na unidade do frigorífico Marfrig em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, mobiliza os serviços de saúde e autoridades do município nesta terça-feira [31]. A suposta explosão de um gasoduto aconteceu no final da manhã e teria causado a morte de sete pessoas, segundo informações preliminares.
De acordo com funcionários municipais da área da Saúde, a Santa Casa de Bataguassu está fechada para atendimento das vítimas, que seriam aproximadamente 50 pessoas.
O acesso à unidade frigorífica está fechado neste momento. Equipes do Corpo de Bombeiros, policiais e serviços de resgate estão no local e ainda não há mais detalhes sobre as causas do acidente, supostamente uma explosão em um duto de gás.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Marfrig confirmou a unidade em Bataguassu, que trabalha no processamento de bovinos. A empresa ainda não tem informações sobre o acidente .
Do Midiamax

Procura por cruzeiros cai após acidente com Costa Concordia

Dona do navio acidentado anunciou recuo nas reservas; agentes de viagem temem que queda se reflita em outras empresas

iG São Paulo
O acidente com o Costa Concordia, em meados de janeiro, parece ter afugentado boa parte dos passageiros de cruzeiros. Na segunda-feira, a Carnival Corporation, maior empresa de cruzeiros do mundo e dona da Costa Cruisers - proprietária do navio acidentado -, anunciou que suas reservas caíram significantemente.

Foto: AP
Bombeiro é levado de helicóptero para o Costa Concordia, que naufragou na Itália
Agora, os operadores estão de olho nos dados da Royal Caribbean Cruisers, que vai divulgar seu balanço na quinta-feira. Um aumento nos ganhos da empresa poderia significar que os passageiros estão apenas evitando a Carnival por razões de segurança. Já uma queda pode indicar uma preocupação generalizada para as linhas de cruzeiro.
Leia: Itália encerra buscas na parte submersa do Costa Concordia
E são vários os motivos para se preocupar, visto que as principais potências mundiais estão imersas em uma crise financeira. É uma indústria que, no ano passado, movimentou US$ 14,5 bilhões somente com os 11 milhões de viajantes americanos. E 2012 era para ser um ano de crescimento moderado.
Mais: Veja vídeo com imagens do naufrágio
A Carnival não quis informar a amplitude da queda das reservas, mas revelou que, nos 12 dias após o acidente com o Costa Concordia, houve uma queda percentual entre os adolescentes frente ao ano anterior. Segundo a empresa, as reservas na linha Costa caíram significativamente, mas esse recuo é difícil de interpretar, porque muitos passageiros foram remanejados para outros navios devido à perda do Concordia.
A Carnival afirmou ainda acreditar que o incidente não vá ter impacto significativo a longo prazo nos negócios da companhia.
Leia: Naufrágio na Itália pode causar pior prejuízo de seguros da história marítima
Os europeus, que representaram 38% da receita da empresa no ano passado, são os mais reticentes a embarcar em um cruzeiro. Um analista afirma que uma viagem de sete dias na costa de Roma já teve várias promoções, enquanto outros trajetos sofreram aumento de preço.
Veja: Operadora do Costa Concordia admite que comandante errou
Além disso, na semana que se seguiu ao acidente, o site de reservas CruiseCompete viu uma queda de 4% nos pedidos de cotação de preços para cruzeiro em relação à semana anterior. No entanto, nem todos estão vivenciando esse recuo. A Cruise Holidays, que reúne 200 agentes de viagem especializados nos Estados Unidos e no Canadá, registrou aumento de 1,4% na demanda na semana passada, na comparação com o mesmo período de 2010.
O acidente
O Costa Concordia, que levava 4.229 a bordo, bateu em uma rocha e tombou perto da ilha de Giglio, na região da Toscana, no dia 13 de janeiro. O acidente deixou ao menos 17 mortos e pelo menos 15 desaparecidos.
(com Associated Press)

Quatro morrem intoxicados em curtume em Mato Grosso do Sul

Segundo os bombeiros, o motorista fechou a válvula de descarregamento do caminhão e afastou-se FOLHA 

Quatro pessoas morreram e 16 foram hospitalizadas com intoxicação após a liberação de uma massa de gás ácida em acidente ocorrido no curtume de propriedade do frigorífico Marfrig, em Bataguassu (MS). Dos 16 sobreviventes, três foram levados para um hospital em Presidente Prudente (SP).

Em nota, o Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul informou que o acidente aconteceu durante o descarregamento de 10 mil litros de ácido dicloro-propiônico em um dos três tanques instalados no curtume. 

O motorista relatou que, depois de ter descarregado aproximadamente 600 litros, houve uma reação química com uma substância desconhecida, o que levou à formação de uma massa de gás. Três funcionários que estavam em uma estrutura acima do tanque desmaiaram logo depois da propagação do gás tóxico. Outro homem ainda tentou descer as escadas e sair do local, mas desmaiou no caminho. 

Segundo os bombeiros, o motorista fechou a válvula de descarregamento do caminhão e afastou-se. Quando a equipe dos bombeiros chegou ao local, outros funcionários também apresentavam mal-estar. Os quatro homens que estavam desmaiados foram retirados do local, e o curtume foi isolado. 

Uma equipe formada por três bombeiros de Campo Grande, especializada em acidentes com produtos químicos, foi até Bataguassu para auxiliar na apuração das causas do acidente. 

O professor de química da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Silvio César de Oliveira diz que o ácido dicloro-propiônico ou propanoico tem ação desinfetante e é usado no tratamento do couro e na retirada de excessos e gorduras. 

Esse ácido, em contato com ar ou água, pode formar o ácido clorídrico, que causa irritação e intoxicação. O efeito pode ser mais rápido no caso de reação com outra substância. 

Em nota, a assessoria do Grupo Marfrig informou que a unidade de curtume foi evacuada e que as causas do acidente serão apuradas, com apoio da Polícia Civil. 

Segundo a assessoria, executivos da empresa estão na cidade e prestam atendimento aos funcionários e às famílias. A unidade frigorífica próxima ao curtume não foi atingida no acidente. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Bataguassu informou que irá decretar luto oficial de três dias. 

Dos quatro mortos, três moravam em Bataguassu e um era de Presidente Epitácio (SP). 

O grupo Marfrig, dono da marca Seara, deve se tornar a maior processadora de carnes do mundo neste ano, após receber os ativos da Brasil Foods. Possui fábricas na Argentina, Chile, México, Uruguai, Estados Unidos, França, Holanda, Reino Unido, África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul e Tailândia.


Fornecido Por Cotação do Euro