sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Professor diz ter sido agredido por marido de aluna reprovada

Professor diz ter sido agredido por marido de aluna reprovada na UFPB

Docente prestou queixa por ter sofrido socos e pontapés em sala de aula.
Segundo ele, aluna plagiou parte de monografia no curso de Administração.

Karoline Zilah e Inaê Teles Do G1 PB
Professor Leonardo Rosa diz ter sido espancado na
Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Professor Leonardo Rosa diz ter sido espancado na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um professor da Universidade Federal da Paraíba prestou queixa na delegacia da Polícia Federal de Cabedelo nesta quinta-feira (15) dizendo ter sido agredido pelo companheiro de uma aluna dentro de sala de aula. Leonardo Rosa Rhode é chefe de departamento do curso de Administração no campus de João Pessoa. Ele afirmou ter reprovado a monografia da estudante ao descobrir que trechos do trabalho haviam sido plagiados. O docente fazia parte da banca de avaliação do trabalho de curso com outros dois professores.
O professor informou ao G1 que o episódio aconteceu por volta das 20h30 da quarta-feira (14), quando ele aplicava provas para outra turma. Um homem teria entrado na sala correndo e agredido o professor. Estudantes seguraram o suposto agressor, que saiu do local sem ser detido. Leonardo diz ter sido pego de surpresa e não teve como se defender.
Nesta manhã, o professor procurou uma delegacia da Polícia Federal para relatar o ocorrido e solicitar um exame de corpo de delito. Segundo a assessoria de imprensa da PF, o delegado Gustavo Barros está responsável pelo caso. Após o depoimento, Leonardo deve assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O professor relatou ao G1 que "o sentimento que fica, é o da insegurança". "Eu não sei o passado deste cara, não sei se ele é réu primário ou não, se tem algum histórico de agressão. Então, eu fico inseguro porque não sei o que ele pode vir a fazer. Após o que aconteceu, eu não descarto a possibilidade de me mudar para outro lugar, principalmente se surgir alguma oportunidade perto do meu estado (Rio Grande do Sul)", confessou Leonardo.
O chefe de gabinete da UFPB, Luiz de Sousa Júnior, lamentou o ocorrido e informou que a Reitoria se solidariza com a vítima. Segundo ele, a instituição vai colocar sua Procuradoria Jurídica à disposição do docente para tomar as providências cabíveis.
"Apesar de se tratar de um fato isolado e impossível de se prever, consideramos lamentável e impensável numa instituição de pessoas que estão cursando o nível superior de ensino. Esperamos educação e civilidade dessas pessoas. Qualquer contestação do aluno em relação ao professor deveria ser feito por meio de trâmites formais e não por agressão, como aconteceu", explicou Luiz Júnior.
Segundo ele, a Resolução nº 46, instaurada no ano de 1995, prevê normas de revisão de trabalhos escolares caso algum aluno esteja insatisfeito com a avaliação feita pelo professor. "O estudante deve entrar com um processo na coordenação do curso para requerer a revisão do trabalho. A coordenação poderá encaminhar a uma banca com três outros professores que farão a reavaliação do trabalho", comentou o chefe de gabinete.
A reportagem do G1 não conseguiu falar diretamente com a aluna denunciada pelo professor. Ligamos para a empresa onde a jovem trabalha, mas os colegas informaram que ela não estava e também não quiseram repassar telefones de contato pessoal.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro