terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Plebiscito Pará 2011

Em Carajás, todos os 39 municípios votaram expressivamente a favor da divisão do Estado. Em Piçara, próximo a Marabá, 99,5% dos votos válidos (6.631) foram a favor à criação de Carajás, enquanto apenas 29 eleitores foram contrários. Outras duas cidades –Brejo Grande do Araguaia e Santa Maria das Barreiras– também tiveram mais de 99% dos votos dos eleitores a favor da divisão do Estado.

Já em Tapajós, quatro municípios –todos na divisa com municípios do Pará remanescente– fugiram à regra e foram contra a divisão. Altamira (63,3% votaram não), Porto de Moz (71%), Senador José Porfírio (72%) e Vitória do Xingu (68,7%). Nos demais municípios, a votação a favor da criação dos Estados também foi expressiva, em especial nas cidades próximas à região vizinha ao Amazonas. Curuá e Belterra apresentaram os maiores índices de apoio, com 98,5% e 98,1%, respectivamente.

As duas cidades candidatas a se tornarem capitais de Carajás e Tapajós também tiveram votações expressivas a favor da criação dos Estados. Em Marabá, maior cidade do sudeste paraense, 93,8% dos eleitores se declararam a favor do Estado de Carajás. Já em Santarém, no oeste do Pará, o percentual foi ainda maior: 97,5% dos eleitores votaram pela criação do Estado de Tapajós.

Sabia que em 1709 o Brasil era dividido em apenas sete Estados?

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro