domingo, 18 de dezembro de 2011

Plataforma de petróleo afunda na Rússia e vitima duas pessoas

Plataforma Kolskaya foi construída em 1985 (foto AP)

Por Redacção

Uma plataforma de petróleo na Rússia afundou este domingo, vitimando pelo menos duas pessoas nas águas a leste do país. 53 tripulantes estão desaparecidos.

Construída em 1985, a plataforma Kolskaya, estava a ser rebocada a cerca de 200 quilómetros da ilha de Sakhalin, quando uma forte tempestade provocou a queda da estrutura.

Resgatadas com sucesso foram 14 pessoas, mas as autoridades receiam que a plataforma tenha caído antes que as 67 pessoas que estavam a bordo conseguissem escapar nas balsas de salvamento, uma vez que as águas atingem temperaturas de 17 graus abaixo de zero.

Ondas até quatro metros de altura e as extremas condições meteorológicas condicionaram as operações de resgate.

A agência notíciosa AFP informou que a estrutura da plataforma foi abalada pelo gelo e pelas ondas, altura em que a água começou a entrar na plataforma, causando o afundamento.

As autoridades já estão a conduzir as investigações necessárias para averiguar as causas do acidente. Os investigadores querem apurar se foram violadas algumas regras de segurança durante o transporte da plataforma.

A companhia que opera a plataforma anunciou que na altura do acidente não decorriam quaisquer operações de prospecção, pelo que não haverá perigo de derrame de petróleo.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro