segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Líder norte-coreano Kim Jong-il morre

 

Por David Chance
SEUL (Reuters) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, morreu de ataque cardíaco durante uma viagem de trem, divulgou a mídia estatal do país nesta segunda-feira, disparando preocupações sobre quem ficará no controle do Estado e de seu programa nuclear.
Uma apresentadora emocionada vestida de preto anunciou que o líder de 69 anos morreu no sábado de excesso de trabalho físico e mental durante uma viagem para dar "orientação de campo", uma referência às instruções dispensadas pelo "Querido Líder" quando de visitas a fábricas, fazendas e bases militares.
Kim Jong-un, filho mais jovem de Kim Jong-il, foi nomeado pela agência estatal de notícias KCNA como "grande sucessor" de seu pai.
Vídeo da televisão estatal chinesa mostrou moradores de Pyongyang, capital norte-coreana, chorando enquanto a KCNA divulgava que as pessoas estavam "sofrendo de dor" com a morte do líder.
"Seremos vitoriosos em nossa revolução hoje e amanhã porque nós temos o camarada Kim Jong-un", disse Ho Song-chol, 55, segundo a KCNA.
Apesar das pessoas chorando nas ruas de Pyongyang, a vida parecia seguir seu curso normal, com pouco tráfego nas ruas e ônibus passando pelas ruas em meio a um dia de fraco inverno.
A KCNA afirmou que Kim morreu às 8h30 do sábado (21h30 de sexta-feira pelo horário de Brasília) depois de um "avançado infarto agudo do miocárdio, complicado por um grave choque no coração". Kim sofreu um ataque cardíaco em 2008, mas parecia ter se recuperado.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro