sábado, 10 de dezembro de 2011

Eclipse lunar acontece neste sábado


Fenômeno só será visto novmente daqui a 3 anos

por Redação Galileu
A lua passará por um eclipse neste sábado (10 de dezembro). Segundo informações da Nasa, o fenômeno só deve ocorrer novamente em abril de 2014. De acordo com Gustavo Rojas, astrofísico da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o eclipse deve ocorrer entre 9h33 e 15h30, sendo o seu auge por volta das 12h31. No entanto, não será visível do Brasil porque nesse período a Lua estará abaixo da linha do horizonte.
As regiões da Oceania, Alasca e parte da Ásia (a leste da Índia) poderão ver o fenômeno na íntegra. Europa, Américas Central e do Norte, a outra área da Ásia e quase todo o continente africano poderá ver ao menos uma parte do eclipse.

Editora Globo
Eclipse da Lua acontece nesse sábado.//Crédito: Fred Espenak
Os eclipses lunares, explica Rojas, podem ser apreciados a olho nu e, ao contrário dos eclipses solares, não requerem nenhum tipo de proteção aos olhos. Podem inclusive ser observados com binóculos e telescópios.

O fenômeno ocorre quando a Lua atravessa a sombra que a Terra projeta no espaço. O eclipse pode ser total, parcial (se apenas parte da Lua atravessa essa sombra), ou penumbral (quando a Lua atravessa apenas a região mais externa da sombra conhecida com penumbra). Durante os eclipses lunares a Lua adquire uma coloração avermelhada pois parte da luz solar atravessa a atmosfera terrestre, é desviada e acaba iluminando sutilmente a Lua. Esse desvio é maior para os raios luminosos vermelhos, por isso adquire essa coloração.

Segundo Rojas, não haverá eclipse lunar total em 2012 e 2013. “Não existe uma peridiocidade simples dos eclipses, mas eles são recorrentes em uma série de ciclos conhecidos desde a antiguidade como ciclos de Saros, que tem duração de 18 anos e 11 dias”, explica.
O próximo eclipse lunar total acontecerá em 15 de Abril de 2014 e será visível do Brasil, de acordo com o astrofísico.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro