segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Centro Histórico
O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luís, capital do Maranhão. Cerca de 2500 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.
 
  RUAS E MONUMENTOS DO CENTRO HISTORICO DE SÃO LUÍS 

1. CASA DO MARANHAO - Exemplar de casório colonial com loja de artesanato, posto de informação e museu folclórico. Horário de funcionamento: 3º à 6º das 9 às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 18h.

2. MORADA DAS ARTES - Prédio restaurado para este fim, onde artistas residem, expõem e comercializam suas obras. Aberta à visitas.

3. SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO - Posto de informações turísticas.

4. CASA DO NOZINHO- Localizado na Rua Portugal, esta edificação é uma dos mais importantes exemplares da arquitetura colonial portuguesa do centro histórico de São Luis. O nome é uma homenagem a um importante artesão que fabricava brinquedos para crianças pobres. Horário de funcionamento: 3º a domingo das 9 às 19h.

5. SOBRADÃO DA PRAIA GRANDE- De quatro pavimentos, é considerado o maior exemplar da arquitetura colonial portuguesa do centro histórico de São Luís.

6. CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA FILHO - Centro de atividades culturais. Aberto diariamente das 8 às 19h.

7. MUSEU DE ARTES VISUAIS - No acervo, encontram-se pinturas de artistas maranhenses e nacionais, arte sacra do séc.XVII e coleções de azulejos do sécs. XVIII e XIX. Horário de funcionamento: 3º a domingo das 9 às 19h.

8. SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - Casarão com a maior fachada conservada de azulejos portugueses. Horário de funcionamento: 2º à 6º das 13 às 19h.

9. CASA DAS TULHAS - Feira da Praia Grande.

10. PRAÇA NAURO MACHADO - Construída no local onde funcionavam antigos galpões de armazenamento de açúcar.O nome é em homenagem ao poeta Nauro Machado, personagem vivo maranhense.

11. PRAÇA VALDELINO CECIO - É uma homenagem ao advogado, poeta, escritor e pesquisador da Cultura Popular Maranhense.

12. TEATRO JOÃO DO VALE - Antigo galpão comercial adaptado para o teatro em homenagem ao grande compositor e cantor maranhense João do Vale.Horário de funcionamento: 3ª a domingo das 13 às 19h.

13. ESCOLA DE MUSICA LILAH LISBOA - Antigamente nesse sobrado aconteciam grandes saraus de música maranhense, motivos pelo qual foram feitas as expansões de área original, bem como intervenções estilistas com influencia art nouveau.Visitas de 2ª a 6ª das 13 às 18h.

14. CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUÍS - Prédio histórico onde funciona a Sede do Legislativo Municipal.

15. ESCOLA DE ARQUITETURA - Três sobrados abrigam a escola, que contribuiu muito para a conservação do patrimônio histórico da cidade. Horário de funcionamento: 2ª a sábado das 8 às 20h.

16. SOLAR DOS VASCONCELOS - Notável exemplar da arquitetura colonial portuguesa. Sobrado com balcão central curvo em cantaria trabalhada. Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 13 às 19h.

17. CAFUÁ DAS MERCÊS - Sobrado em estilo colonial onde eram postos os escravos que desembarcavam em São Luís.

18. CONVENTO DAS MERCÊS - Fundado em 1654 para servir de convento da Ordem dos Mercedários, hoje abriga o Museu da Memória Republicana. Horário de funcionamento: 2ª à 6ª das 8 às 18 h. Aos sábados das 9 às 12h.

19. CENTRO DE CULTURA POPULAR DOMINGOS VIEIRA FILHO - Exposição permanente sobre o Bumba-meu-boi (com todos os sotaques), Divino  Espírito Santo  e São José de Ribamar. Conta também com piracoteca e guias especializados. Horário de funcionamneto: 2ª à 6ª das 9 às 18h.

20. MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL - Museu e Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Atende as pesquisas na área de paleontologia, arqueologia e disciplinas afins. Horário de visitação:2ª à 6ª das 14 às 16h.

21. PRAÇA JOAO LISBOA - Homenagem ao jornalista João Lisboa, é uma das antigas e belas praças de São Luís com um conjunto arquitetônico que inclui o Convento e Igreja do Carmo,entre outros prédios históricos.

22. IGREJA DO CARMO - Igreja que foi importante na estratégia de guerra dos portugueses para expulsar os holandeses.

23. RUA GRANDE - Grande shopping a céu aberto onde se encontram desde lojas de departamentos até pequenos e médios comerciantes.

24. IGREJA DE SÃO JOÃO - Igreja de fachada neoclássica, construída  o séc.XVII, abrigou durante muitos anos os restos mortais do delator da Inconfidência Mineira Joaquim Silvério dos Reis, falecido em São Luís em 1819.

25. MUSEU DE ARTE SACRA - Ocupa um sobrado do séc.XIX, revestido de azulejos portugueses, conhecido também como o salão do Barão de Grajaú. Possui um valioso acervo de arte sacra do séc. XVIII e XIX.

26. MUSEU HISTORICO E ARTISTICO DO MARANHÃO - Construido no séc XIX, este sobrado possui um acervo contextualizado segundo os usos e costumes da época. Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 9 às 19h. Sábado, Domingos e Feriados das 9 às 18h.

27. IGREJA DE SANTO ANTONIO - Localizada na Praça Antonio Lobo, o convento foi construído em 1624 pelo Frei Cristóvão de Lisboa, Comissário da Província de Santo Antonio, e a igreja, data de 1856.

28. FONTE DO RIBEIRÃO - Construída em 1796 para abastecer de água a cidade. As três janelas com grades de ferro dão acesso as galerias subterrâneas, que segundo uma lenda, cortam o centro da cidade.

29. TEATRO ARTHUR AZEVEDO - Imponente prédio com fachada em estilo neoclássico. Inaugurado oficialmente em 1817. Com capacidade para 750 pessoas, é considerado um dos mais importantes teatros do Brasil. Horário de visitação: 3ª a 6ª das 15 às 17h.

30. PRAÇA BENEDITO LEITE - Bela praça com palmeiras imperial. Seu nome é em homenagem ao grande estadista que elevou o nome do Maranhão no Senado da República.

31. IGREJA DA SÉ- De origem portuguesa do século XVI, a catedral metropolitana de São Luis tem seu altar-mor tombado pelo Patrimônio Histórico.

32. PALÁCIO LA RAVARDIERE - Data de 1689, onde funcionavam a Câmara e cadeia. Atualmente é a sede da Prefeitura de São Luis.

33. PALÁCIO DOS LEÕES - Sede do governo do Estado. Em estilo neoclássico. Visitas 2ª, 4ª e 6ª das 14 às 17h.

34. PEDRA DA MEMÓRIA - Obelisco construído para homenagear a maior idade de D. Pedro II.

35. TERMINAL HIDROVIÁRIO - Porto de embarque e desembarque de passageiros com destino à cidade de Alcântara e outros municípios do litoral maranhense.

36. TERMINAL INTEGRAÇÃO - Ponto de integração de várias linhas de ônibus de São Luís, inclusive de praias.

37. MERCADO DO PEIXE - Mercado especializado na comercialização de peixes e mariscos. Aberto diariamente da 8 às 19 h. Aos domingos das 8 às 12h.

38. MERCADO CENTRAL - Prédio monumental onde são comercializados produtos regionais, secos e molhados.

39. FONTE DAS PEDRAS - Foi ponto de apoio da tropa de Jerônimo de Albuquerque em 1615 na luta pela expulsão dos franceses. Possui frontão de alvenaria, calçamento, galerias subterrâneas, bicas e carrancas. Aberta diariamente das 8 às 18h.

40. IGREJA DE SÃO PANTALEÃO - A antiga igreja teve sua primeira pedra de construção lançada em 1780 sob o interesse dos ilustres maranhenses Pantaleão Rodrigues de Castro e Pedro da Cunha. Famosa por suas festas religiosas, como a de Nossa Senhora de Guadalupe e a de Santa Severa, de muita importância para cidade.

41. CEPRAMA - Importante centro de comercialização do artesanato maranhense. Antiga companhia de fiação e tecelagem/cânhamo. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 9 às 19h. Aos domingos das 10 às 18h.

42. CAPELA DE SÃO PEDRO - Local de concentração de devotos de São Pedro e brincantes do Bumba-meu-boi de todo Maranhão para homenagear o santo na madrugada de 29 de junho.

43.PALACETE GENTIL BRAGA - Palacete urbano do final do século XVIII, sobrado colonial raro de dois pavimentos, porão e mirante. Hoje funciona no local o Departamento de Assuntos Culturais da UFMA.

44. CAPELA SÃO JOSÉ DAS LARANJEIRAS - Conhecida também como Quinta do Barão. Construída em 1816, tem varanda, aconchegante sacristia e o piso é toda em pedra de cantaria.

45. BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE - Estilo neoclássico, este edifício é considerado o ponto mais alto do centro de São Luís.

46. IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS - Construída no século XVIII com características neogóticas, fica em frente a praça Gonçalves Dias.

47. PRAÇA GONÇALVES DIAS - Denominada em homenagem ao grande poeta maranhense Gonçalves Dias.

48. PRAÇA MARIA ARAGÃO - Projetada por Oscar Niemeye,  seu nome faz homenagem à ilustre médica maranhense.
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro