quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sarney recusa CPI por falta de assinaturas

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recusou na tarde desta quarta-feira (3) o requerimento de criação da CPI dos Transportes. Segundo Sarney, o documento “não atende aos requisitos necessários”, uma vez que apenas 25 senadores o assinaram. Para ser aceito, o pedido precisa ter 27 assinaturas. Com isso, a oposição deve começar do zero a busca por adesões à comissão.

Na terça-feira (2), o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), protocolou o requerimento com as 27 assinaturas necessárias conforme o regimento interno do Senado. Mas, até a tarde de hoje, dois senadores retiraram seus nomes, o que provocou a devolução do pedido de criação da CPI.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que convenceu os senadores da base aliada a retirar as assinaturas alegando que isso daria à oposição um instrumento político para ação contrária ao governo.

- Não vale a pena dar à oposição uma CPI para ela fustigar o governo. A oposição vai tentar fazer uma CPI a qualquer momento. A base do governo tem condição de evitar uma CPI se os senadores e senadoras não assinarem. É isso que vamos procurar mostrar.
Ainda de acordo com Jucá, o governo está investigando todas as denúncias que surgiram, argumento usado para convencer os senadores João Durval (PDT-BA) e Reditário Cassol (PP-RO) a retirar seus nomes do requerimento.
Alvaro Dias lamentou o que chamou de uma “ação” do Planalto – referindo-se ao palácio de onde despacha a presidente Dilma Rousseff – para convencer os senadores a voltar atrás e disse que isso demonstra que há denúncias ainda não esclarecidas.

- A partir dessa ação desenvolvida na calada da noite, fica explícito que não há a intenção do governo de promover mudança no modelo de promiscuidade que existe.

O tucano afirmou que não terá dificuldades em conseguir que os 25 senadores que assinaram o requerimento recoloquem suas assinaturas e que continuará trabalhando para conseguir os dois apoios que faltam.

- A oposição tem que cumprir o seu dever e vai reiniciar a coleta de assinaturas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro