quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jogador japonês morre dois dias após sofrer colapso

AE-AP - Agência Estado
Dois dias depois de sofrer um ataque cardíaco durante um treinamento da sua equipe, o zagueiro japonês Naoki Matsuda morreu nesta quinta-feira. A informação da morte do jogador do clube Matsumoto Yamaga foi confirmada pela agência de notícias Kyodo.
Matsuda, de 34 anos, estava em estado grave desde a última terça-feira, quando sofreu o colapso enquanto participava de uma atividade do Yamaga, logo depois de realizar uma corrida de aquecimento de apenas 15 minutos. "Faleceu hoje (quinta) à 1h06 da tarde (no horário local)", afirmou o presidente do time japonês, Hiroshi Otsuki. "Desde terça-feira temos recebido inúmeras mensagens de apoio dos fãs de Matsuda em todo o Japão", acrescentou o dirigente.
O zagueiro jogou pela seleção japonesa em 40 partidas e defendeu o seu país na Copa do Mundo de 2002. Matsuda ainda realizou 385 partidas pelo Campeonato Japonês atuando pela equipe do Yokohama Marinos, entre 1995 e 2010.
Depois de sofrer ataque cardíaco na última terça-feira, o jogador chegou inconsciente ao hospital para o qual foi levado e não reagiu quando foi feita uma massagem na região do coração. Ele passou a defender o Matsumoto Yamaga no Japão apenas este ano, após jogar pelo Yokohama Marinos em toda a sua carreira anteriormente.
A morte de Matsuda já está causando grande comoção no Japão. Os jogadores e o povo do país não se conformam com o ocorrido. Entre os atletas inconformados está o ex-capitão da seleção japonesa, Tsuneyasu Miyamoto. "É um choque enorme", disse o atleta, que depois acrescentou: "Eu sempre vou me lembrar de ter jogado ao lado dele na Copa do Mundo de 2002. Ele foi um grande companheiro de equipe".
Alberto Zaccheroni, técnico da seleção japonesa, também lamentou a morte do jogador. "Eu nunca cheguei a conhecer Matsuda diretamente, mas sabia do grande jogador que ele era por ter o visto jogar no Campeonato Japonês do ano passado", disse o treinador.
Com a morte de Matsuda, o futebol lamenta mais um caso trágico de um jogador que morre de forma súbita e inesperada. Em 2003, o camaronês Marc-Vivien Foe teve um colapso em campo e morreu enquanto defendia o seu país na Copa das Confederações, na França. Um ano depois, o atacante Miklos Feher teve o mesmo destino cruel ao sofrer um ataque cardíaco enquanto atuava pelo Benfica em um jogo do Campeonato Português. Também em 2004, o zagueiro Serginho, do São Caetano, faleceu após sofrer um parada cardíaca em uma partida contra o São Paulo, no Morumbi. O mesmo ocorreu com o defensor Antonio Puerta, em 2007, quando ele defendia o Sevilla em um confronto do Campeonato Espanhol.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro