terça-feira, 23 de agosto de 2011

Filho de Kadafi reaparece e diz que o pai está a salvo



Conselho Nacional de Transição tinha informado que Seif Al Islam foi preso pelos rebeldes

Agência AFPUm dos filhos do coronel Muamar Kadafi, Seif Al Islam, não foi detido e se encontrava em Trípoli, onde vários jornalistas, incluindo um da AFP, estiveram com ele no complexo residencial do ditador líbio. Nesta segunda-feira, o procurador da Corte Penal Internacional (CPI), Luis Moreno Ocampo, afirmou que havia recebido “informações confidenciais segundo as quais Seif Al Islam, sobre quem pesa uma ordem de detenção da Corte por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia, havia sido detido pelos rebeldes.
Saif apareceu nas primeiras horas desta terça (no horário local) no hotel onde a imprensa estrangeira está hospedada. Perguntado pelos jornalistas se Kadafi estava a salvo em Trípoli, ele respondeu simplesmente: "É claro".

 Seif Al Islam faz o 'v' da vitória para a multidão
 Seif Al Islam faz o 'v' da vitória para a multidão
"Trípoli esta sob nosso controle. Todo mundo pode ficar tranquilo. Tudo está bem em Trípoli", disse Seif Al Islam aos jornalistas no quartel-residência de Kadafi, no bairro de Bab al-Aziziya.
"Estou aqui para desmentir as mentiras", destacou Seif Al Islam sobre o anúncio de sua prisão.
Três jornalistas foram conduzidos de carro ao complexo de Bab Al Aziziya por representantes do regime, onde Seif Al Islam chegou de caminhonete sob os aplausos de dezenas de partidários.
Segundo filho do coronel Kadafi e porta-voz oficial do regime, Seif Al Islam é apresentado com frequência como sucessor do líder líbio.
Outro filho de Kadafi, Mohamed Kadhfi escapou após ser detido pelos rebeldes que tomaram Trípoli, informou um líder da rebelião, que pediu para não ser identificado.
"Sim, é certo que escapou", declarou o líder rebelde à AFP em Benghazi, "capital" da rebelião na Líbia.
Os rebeldes entraram em Trípoli na noite de sábado, e as forças leais a Kadafi controlam uma parte da capital, onde os combates prosseguiam hoje nos nos arredores da residência do líder líbio, no bairro de Bab al-Aziziya.
E o único hospital de Trípoli está superlotado, segundo a rede de TV britânica Sky News. O número de feridos vem aumentando desde que as tropas rebeldes tomaram a maior parte da capital líbia no domingo. Os médicos estão pedindo qualquer tipo de ajuda, pois o hospital está sem funcionários suficientes.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro