terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESSA É BOA: Escolas públicas estaduais de Goiás terão uma placa com a nota do Ideb


Objetivo do projeto é conhecer a qualidade do ensino de cada Instituição.
Ideb avalia o desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Todas as escolas públicas estaduais de Goiás terão na entrada, uma placa com a nota dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a cada dois anos, o desempenho dos estudantes dos ensinos fundamental e médio. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (15), na posse dos novos diretores dos colégios. O objetivo do projeto é dar transparência, para que a comunidade saiba a qualidade do ensino de cada Instituição.

De acordo com o secretário da Educação, Thiago Peixoto, os 660 novos diretores das escolas públicas estaduais terão uma meta pela frente - colocar as escolas de Goiás entre as melhores do Ideb.
“Caso a meta não seja atingida, abre-se um processo de sindicância para saber por que não atingimos essa meta. Se ficar provado, que houve uma falha de gestão, ou de liderança, esse diretor poderá ser demitido”, afirma o secretário.
Goiás será o primeiro estado a adotar a proposta que surgiu com a blitz da educação do JN no Ar em maio deste ano. As escolas com os melhores e os piores índices foram visitadas em todas as regiões do Brasil, Goiânia foi uma das cidades que receberam a blitz.
O projeto foi idealizado pelo especialista em educação, Gustavo Ioschpe e apresentado aos diretores das escolas públicas estaduais de Goiás.  Na palestra, o especialista falou das lições aprendidas em cada colégio em que passou, e de como esta medida que parece simples pode ajudar a transformar a educação no país.
“A minha expectativa é que no momento em que o pai saiba que a escola do filho não está tão bem, ele vai se engajar mais com o filho, com o professor e com o diretor. A partir daí vamos gerar melhorias que vão efetivamente impactar na qualidade da educação”, enfatiza o especialista Gustavo Ioschpe.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro