quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A dor de deixar o "peito"

Ex-prefeita de Magé é proibida pela Justiça de entrar na prefeitura, diz MP

Núbia Cozollino confrontou manifestantes na frente da delegacia.
Irmão de Núbia é prefeito interino desde seu afastamento.

Do G1 RJ
A ex-prefeita de Magé, Núbia Cozollino (PMDB), foi levada para a delegacia nesta quarta-feira (3) para prestar esclarecimentos sobre denúncias de que ela estaria manipulando o sistema da folha de pagamentos do Município para apagar informações sobre "funcionários-fantasmas”. As informações são do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Um servidor municipal também foi levado para a delegacia com a ex-prefeita. Núbia confrontou pessoas que faziam uma manifestação em frente à delegacia.
Segundo o MP, uma medida cautelar acolhida pela Justiça nesta quarta à tarde, após o ocorrido, afastou a ex-prefeita de suas funções como servidora do Estado (atualmente cedida à Prefeitura de Magé) e proibiu a entrada dela na Prefeitura.
Núbia foi afastada do cargo de prefeita em 2009. Seu irmão, presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, assumiu interinamente a prefeitura do município, que teve eleições no domingo passado.
Folha de pagamentos
Ex-prefeita de Magé é detida (Foto: Cleber Junior/O Globo)Ex-prefeita de Magé foi detida durante confusão
(Foto: Cleber Junior/O Globo)
Segundo o MP, Núbia e o servidor estavam, esta manhã, na sala onde se elabora a folha de pagamentos dos funcionários municipais, na sede da Prefeitura, no momento em que oficiais de Justiça cumpriam mandados de busca e apreensão em decorrência das denúncias. Foram apreendidos seis computadores que estavam trancados em um armário na sala da tesouraria.
Procurada pelo G1, a ex-prefeita de Magé afirmou que é funcionária concursada do estado, professora há 33 anos, e que está cedida ao gabinete da prefeitura como assessora do prefeito interino, Anderson Cozzolino, seu irmão. "Eu estava conferindo a folha de pagamento dos médicos de Piabetá, quando chegou um oficial de Justiça e alegou usurpação de função pública e me levou à delegacia."
Ela afirma que prestou esclarecimentos e que nem terminou de conferir a folha de pagamento que ficou com o delegado da 65ª DP (Magé). "Nem sei como os funcionários vão receber," disse a ex-prefeita.
Com relação ao tumulto em frente à delegacia, ela disse que "quando chegou já estava na porta do local a promotoria, a oposiçao e a imprensa. Com certeza isso é uma armação."
Novo prefeito
Nestor Vidal (PMDB) foi eleito prefeito de Magé, na Baixada Fluminense, após as eleições realizadas neste domingo (31). Ele ainda não assumiu o cargo, ocupado interinamente por  Anderson Cozzolino.
O município realizou uma nova votação por causa da cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL). Eles perderam o mandato por abuso de poder político, econômico e utilização indevida de meios de comunicação.
Núbia Cozzolino foi afastada do cargo em setembro de 2009, por ordem da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Em dezembro do mesmo ano, a 1ª Vara Cível de Magé cassou o mandato da prefeita e decretou a perda dos seus direitos políticos por cinco anos. No entanto, a sentença da Justiça só foi publicada no início de janeiro de 2010, após o fim do recesso do judiciário.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro