domingo, 21 de agosto de 2011

Ao menos 58 pessoas morrem em confrontos tribais no Sudão do Sul


DA REUTERS Pelo menos 58 pessoas morreram em combates entre tribos rivais desencadeados sobre a posse de animais no Sudão do Sul, disse um porta-voz da ONU (Organização das Nações Unidas) na capital Juba, neste sábado, em mais um sinal de instabilidade semanas após a região ter conquistado sua independência.
Grupos de etnias diferentes no Sudão do Sul têm travado violentas disputas sobre a posse de gado --um elemento vital da economia indígena local-- durante séculos. Mas os números de mortes estão aumentando, após décadas de guerra civil terem deixado o território repleto de armas de pequeno calibre.
Analistas dizem quem o Sudão do Sul, que se tornou oficialmente independente em 9 de julho, pode se tornar um Estado falido se não conseguir controlar as insurgências e disputas feudais que dividem suas tribos.
O porta-voz da ONU disse que a violência entre as tribos Murle e Lou Nuer foi desencadeada na última quinta-feira.
"Houve 28 mortes em uma localidade e mais 30 em outro lugar. Também testemunhamos diversos incêndios de moradias dos Tukuls [outra tribo]", disse o porta-voz à Reuters por telefone.
Desde o começo do ano até o fim de junho, 2,368 pessoas morreram em 330 incidentes violentos na região, segundo dados da ONU divulgados em julho.
O governo do Sudão do Sul tem acusado seu vizinho do norte, o Sudão, de armar tribos rivais e provocar insurgências para tentar minar a região e manter controle do petróleo local. Cartum, sede do governo sudanês, nega as acusações.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro