sábado, 9 de julho de 2011

TSE divulga calendário eleitoral para 2012

Quem estiver interessado em disputar as eleições de 2012 deve ficar atento ao calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações também devem ser observadas pelos eleitores e partidos políticos. No próximo ano, os brasileiros irão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5,5 mil municípios. O calendário contém as principais datas referentes à disputa eleitoral e foi aprovado no plenário do TSE em 28 de junho. O primeiro turno das eleições será em 7 de outubro e o segundo está marcado para o dia 28.

As datas foram definidas com base na Resolução 23.341/2011. A primeira regra deve ser cumprida pelos partidos um ano antes da eleição. Segundo dados do Tribunal, para participar do pleito os dirigentes das legendas devem obter o registro junto ao TSE até o dia 7 de outubro deste ano. O limite é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer regularizar sua filiação partidária e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar o mandato eletivo.
O calendário eleitoral fixou, ainda, regras que devem ser seguidas pelos institutos de pesquisas. A partir do primeiro dia de 2012, os institutos ficam obrigados a registrar oficialmente os levantamentos. Também nessa data os governantes não podem distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente.
Gastos
Em relação aos gastos de campanha, o prazo para os partidos e candidatos (exceto os que forem para o segundo turno) encaminharem à Justiça Eleitoral a prestação de contas acaba no dia 6 de novembro. Já os que foram concorrer no segundo turno têm até o dia 27 de novembro para prestar contas.
Ainda de acordo com informações do TSE, a lacração dos programas fontes, arquivos fixos e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, irá acontecer até o dia 19 de setembro. A propaganda gratuita na rádio e TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. No mesmo dia, termina o prazo para realização de reuniões públicas e comícios e para realização de debates nas rádios e emissoras de televisão. No dia 6, os candidatos não podem mais recorrer a propaganda por meio de alto-falantes ou amplificadores de som, além da distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.
Calendário das eleições 2012
1º de janeiro
a partir dessa data, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registar seus levantamentos.
9 de maio
termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio.
10 a 30 de junho
convenções para escolha dos candidatos. Nesse período, as emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidatos.
6 de agosto
os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento de campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.
21 de agosto
início da propaganda eleitoral gratuita na rádio e TV.
4 de outubro
término da propaganda eleitoral no rádio e TV.

7 de outubro

primeiro turno da eleição.
13 a 26 de outubro
período da propaganda gratuita na rádio e TV para o segundo turno da eleição.
28 de outubro
segundo turno da eleição
19 de dezembro
diplomação dos eleitos
Observações: No dia 7 de outubro de 2011 todos os partidos que quiserem participar da disputa devem ter obtido registro no TSE.
O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar a ausência ao juiz eleitoral.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro