sábado, 23 de julho de 2011

Testemunha ocular do assassinato de Auro indica viés de crime político


José Trindade
Redação 24 Horas News





Auro Ida, um dos mais conhecidos de Mato Grosso
Revelações de namorada colocam evidência de crime de queima de arquivo. Jornalista era destemido e fazia várias investigações de fatos que poderiam gerar escândalo.

Confirmado: foi uma execução encomendada. A dúvida: foi um crime passional ou queima de arquivo? Para a Polícia, o assassinato do jornalista político Auro Ida, um dos mais conhecidos de Mato Grosso, tudo ainda é grande mistério, até porque as investigações estão paradas. Porém, a única testemunha ocular do crime, ocorrido no final da noite de quinta-feira, 21, Bianca, uma jovem de apenas 19 anos, apontada como a chave para elucidação do caso, joga a questão para a vertente do crime político. Em entrevista exclusiva, concedida poucas  horas depois do jornalista ser sepultado em meio a uma grande comoção, ela descarta qualquer envolvimento com um traficante, tese que apontaria para a passionalidade.

Bianca confirma que estava separada há três meses do marido com quem viveu quatro anos . Ela afirma que depois da separação e antes do namoro com o jornalista   assassinado, ela “ficou” apenas com uma pessoa e diz que não foi “nada sério”. A jovem  não acredita que o ex-marido esteja envolvido no crime, mas também não descarta. E diz que está com medo; quer que a Polícia vá fundo nas investigações.
Bianca Nayara Correa de Souza, 19 anos,  é estudante do 2º ano do ensino médio. O  casal já conversava sobre um relacionamento mais efetivo e sério. Apesar do abismo na diferença de idade, ele começava demonstrar que não estava apenas só “ficando”, e ela estava se afeiçoando aos poucos ao novo amor. Na quinta-feira, antes do crime, os dois saíram para ver uma cama para compar. Na volta aconteceu a tragédia.
O jornalista Auro Ida foi executado com seis tiros na frente da casa dela, na Avenida A do Jardim Fortaleza, em Cuiabá. A Polícia fez a liberação do cadáver, mas teve que paralisar as investigações em decorrência da greve da Polícia Civil.
O ex-marido de Bianca, o micro-empresário Rubens Alves de Lima, de 29 anos,  segundo a Polícia, está sendo investigado, mas não é o principal suspeito pelo assassinato, ou mandar matar o jornalista. A Polícia não descarta um crime passional, mas também não descarta outras hipóteses, inclusive uma queima de arquivo.

 Bianca aceitou conversar com exclusividade com  24 Horas News. A reportagem foi acompanhada por um coronel da Polícia Militar, um professor de Segurança Pública, e principalmente um dos policiais mais experientes, principalmente quando se trata de investigações criminais.
Bianca revelou, entre outras coisas, que o casal havia combinado por telefone se encontrar às 17 horas de quinta-feira. Auro Ida ficou de ir buscar a namorada em casa, mas não apareceu na hora mancada. O jornalista só chegou às 20 horas quando saiu com Bianca em companhia do irmão dela. O casal passeou por um dos shoppings da Capital, onde Auro apresentou uma advogada para Bianca. O jornalista fez várias ligações telefônicas e parecia estar preocupado com alguma coisa, mas não revelou a namorada.
O casal voltou para o Jardim Fortaleza. Os dois chegaram por volta das 22h50. Auro e Bianca  ficaram conversando sentados e no banco da frente do carro por quase cinco minutos depois da chegada e antes de acontecer a tragédia.
Confira o que ela disse:
24 Horas News – Você chegou a ver o rosto da pessoa que atirou contra o Auro Ida?
Bianca Nayara - Não vi o rosto da pessoa que atirou. Só ouvi a voz. “Sai do carro” quando o homem mandou. Quando eu estava saindo começaram os tiros. O Auro estava sentado no banco e morreu lá. Não vi o rosto do matador porque estava escuro e porque a pessoa se escondeu pela porta de trás, meio que de lado com o braço para dentro do banco da frente. Mas eu ainda pude ver a arma. Também não vi quando e como o atirador fugiu, pois eu já estava em estado de choque.
24 Horas News - Você estava namorando ou namorou alguém antes do Auro?
Bianca – Não. Depois que eu me separei tive alguns relacionamentos e cheque até a ficar com um rapaz, mas nada sério.
24 Horas News – Existem boatos de que você namorou com um traficante da região e ele não aceitou ser deixado de lado. Isso é verdade?
Bianca – Mentira. Eu nunca namorei com nenhum traficante. Aliás, eu nem conheço nenhum traficante, nem daqui nem de qualquer lugar.
24 Horas News – O seu marido vivia fazendo algum tipo de ameaças?
Bianca – Nunca. Nossa separação não foi pacífica, mas também não foi violenta. Nós brigamos, discutimos e ele me mostrou uma faca. Por isso resolvi sair de casa e voltar para casa de minha mãe. De lá para cá ele andou me ligando algumas vezes. Prometendo inclusive que tudo seria diferente, mas nunca me fez ameaças. Não sei se ele teria coragem de matar, ou mandar matar alguém, mas a Polícia precisa ir à fundo nas investigações .

24 Horas News – O Auro Ida chegou a te contar alguma coisa sobre ameaças de morte?
Bianca – Não. Ele sempre me falava sobre as reportagens polêmicas que fazia, mas nunca me contou nada sobre ameaças. Agora ontem [quinta-feira, 21] -, eu percebi que ele estava meio agitado e meio triste. Ele não era a mesma pessoa alegre de todos os dias. Ele parecia que estava escondendo alguma coisa. Parecia muito preocupado.
24 Horas News - Como vocês se conheceram?
Bianca – Foi aqui no bairro mesmo através de uma amiga. Foi a Vânia quem me apresentou para ele.
24 Horas News – Vocês estavam apaixonados?
Bianca – Não. Nem eu nem ele. Nós estávamos nos conhecendo. Ele sempre dizia que estava gostando de mim e que poderíamos pensar em casar. Eu falei que ainda era muito cedo. Pois havia saído de um casamento recente, e que talvez quando eu completasse 30 anos a gente iria se casar. Agora, nós já estávamos planejando, inclusive comprar ou alugar uma casa no Tijucal.
24 Horas News – O Auro Ida vinha sempre aqui, antes e depois que conheceu você?
Bianca – Vinha. Faz tempo que o Auro freqüentava o bairro. Mais de anos, sei lá quantos tempo.
24 Horas News – Ele já havia namorado outras garotas daqui?
Bianca – Já. O Auro sempre foi uma pessoa simpática e agradava a todo. Ela namorou e ficou com muita garota daqui.
24 Horas News – Você está com medo?
Bianca – Claro. Se tiveram a coragem matar ele que era uma pessoa muito conhecida e famosa, também podem me matar. Aliás, mesmo que eu não tenha visto o rosto do atirador, nós já estamos pensando em sair daqui o mais rápido possível.
24 Horas News – Alguém sabia que vocês iriam sair juntos e voltar juntos na tarde de quinta-feira?
Bianca – Não. Só quem sabia era eu, minha mãe e meu irmão, que, aliás, foi e voltou com a gente.
24 Horas News – Para finalizar. Como vocês se comunicaram para combinar a saída da quinta-feira?
Bianca – Nós estávamos programando comprar um colchão para cama. O Auro me ligou e marcou que viria me buscar às 17 horas. Só que ele só veio aparecer às 20 horas, quando nós saímos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro