domingo, 24 de julho de 2011

Presidente da Venezuela diz que testes não detectaram câncer, mas risco continua

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou de Cuba neste sábado (23) e afirmou, em sua chegada a Caracas, que as análises que foram realizadas na ilha caribenha não acharam presença de células malignas em seu corpo, mas assinalou que deve continuar o tratamento porque o risco ainda existe.
- Fui submetido no domingo a intensos estudos de imagenologia (...) e devo dizer-lhes que não foi detectada presença de células malignas em nenhum lugar do meu corpo, em um exame rigoroso de quase o dia todo.
Chávez prestou as informações à população em um ato que foi transmitido pela televisão em rede nacional.
- De todo modo o risco existe e por isso (foi necessária) a quimioterapia que me foi aplicada toda esta semana em várias sessões.
O presidente venezuelano retornou de surpresa a Caracas, após passar uma semana em Havana, onde foi tratado de um câncer que o próprio presidente revelou no último dia 30 de junho.
- Estou feliz. Estou em pleno processo de uma luta que é difícil e que leva seu tempo.
Chávez desceu do avião com seus próprios pés e foi recebido no aeroporto pelo vice-presidente, Elías Jaua, e vários membros de sua equipe de governo. Ele lembrou que, há uma semana, no momento de deixar o país para viajar para Cuba, afirmou que voltaria em melhores condições.
- É um dia de descanso para mim, de alegria. Disse: virei melhor do que vou. Cumpro a palavra, vim melhor do que fui.
Chávez ainda agradeceu a Deus, às orações de apoio e ao "esforço adicional" que teve que fazer pela melhora. O presidente indicou que ao longo desta semana não deixou sua atenção à Venezuela nem por um instante.
Além disso, revelou que almoçou com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em Havana e comentou o encontro que manteve com Diego Maradona. Vestido com camisa azul e camiseta vermelha, um Chávez de bom semblante conversou com o grupo de cadetes de marinha que formou a guarda de honra que recebeu o presidente.
Chávez chegou acompanhado do ministro de Exteriores, Nicolás Maduro, e o de Energia, Rafael Ramírez, e conversou na própria pista do aeroporto com vários dos membros de seu Gabinete, que se deslocaram ao aeroporto para recebê-lo.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro