domingo, 17 de julho de 2011

PI-130 no Angelim registrou 17 acidentes fatais só em um ano

Os moradores do bairro Angelim e adjacências na zona Sul de Teresina fizeram uma grande manifestação no cruzamento da PI-130 com a avenida José Soares para protestar contra o grande número de acidentes com vítimas fatais no local. Segundo os moradores, em menos de um ano 17 pessoas já morreram no local.
O último caso aconteceu na manhã de sexta e teve como vítima o mestre de obras Francisco Araújo, de 62 anos. Ele foi atropelado e morto por uma caminhonete.
Segundo parentes da vítima, que moram próximo ao local, o mestre de obras vinha do posto de saúde. Segundo os moradores, vários fatores contribuem para que o local seja um recordista em acidentes com vítimas fatais. Um deles é o fato de que, por ser início de uma rodovia estadual, uma das mais importantes do Estado, os veículos já desenvolvem altas velocidades quando estão saindo ou entrando da cidade.
Outro motivo é a falta de sinalização. A avenida José Soares liga a PI-130 a Vila Irmã Dulce, uma das maiores de Teresina o que torna a via uma das preferidas para se chegar ao centro. O mestre de obras, por exemplo, havia saído da avenida e pego a PI momentos antes do acidente.
Para alguns moradores, como Maria Augusta da Silva, que toma de conta de um bar próximo ao cruzamento, o ideal seria a construção de uma rotula ou mesmo quebra-molas de modos a obrigar os veículos a reduzir a velocidade.
O local onde ocorre a maioria dos acidentes ficam bem embaixo de uma placa instalada pelo DER e ao lado de uma placa instalada pelo Governo do Estado com os dados da obra. Mal foi instalada a placa, ela ganhou a companhia de duas cruzes que segundo os moradores, são de dois irmãos que morreram no local, um dos primeiros casos ali registrados.
A revolta maior dos moradores é com o fato de que as autoridades já foram alertadas para o problema, mas nunca se preocuparam em tomar as providencias. "Só vão fazer alguma coisa aqui quando morrer uma autoridade, enquanto as vítimas forem pessoas no povo, continuará a ocorrer acidentes", disse o dono de um bar que preferiu não ter o nome divulgado.
O protesto da população está marcado para às 16 horas e segundo eles, vários pneus deverão ser queimados e até mesmo a nova pista da PI-130 poderá ser cortada com valas profundas para obrigar os motoristas a reduzir a velocidade.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro