domingo, 10 de julho de 2011

Neudo pega 16 anos de prisão por ''gafanhotos''

O Estado de S.Paulo
A Justiça Federal condenou o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) a 16 anos de prisão por crimes de peculato-desvio "em continuidade delitiva" e formação de quadrilha. Neudo é apontado pela Procuradoria da República como mentor e operador do esquema "gafanhotos" - suposto desvio de R$ 70 milhões dos cofres públicos por meio da inclusão na folha salarial de servidores fantasmas. A sentença é do juiz Helder Girão Barreto, da 1.ª Vara Federal em Porto Velho.
É a segunda condenação imposta ao ex-governador nos últimos três meses. Em abril, a Justiça já havia aplicado pena também de 16 anos a Neudo em outra ação relativa ao mesmo golpe dos gafanhotos. Neudo foi governador duas vezes (1994-2002). Ele poderá apelar em liberdade.
O juiz se convenceu de que "no exercício do cargo de governador, e abusando dos poderes que detinha, (Neudo) instituiu quadrilha para crimes contra a administração pública". A procuradoria sustenta que por ordem de Neudo recursos de convênios federais eram transferidos para a conta destinada ao pagamento de servidores públicos, inclusive gafanhotos, para posterior distribuição a afilhados políticos.
"É uma condenação absolutamente injusta, eu não roubei", reagiu Neudo. "O incrível é que esse juiz (Barreto) é meu inimigo. Ele me persegue desde que era juiz estadual. Vou recorrer até o fim. Nas últimas eleições para governador ganhei em primeiro turno, mas no segundo gastaram caminhões de dinheiro para me vencer."

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro