quarta-feira, 27 de julho de 2011

Marabá 4ª cidade mais violenta do país poderá ser capital com acriação do estado de Carajás

O publicitário Duda Mendonça diz que fará gratuitamente as campanhas em prol da criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Os comitês separatistas ainda não terminaram o levantamento de custos das campanhas, mas estimam um gasto entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões - um valor que representa 11% dos custos da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República em 2010.
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O publicitário é proprietário de terras na região de Carajás, onde o movimento separatista é encabeçado principalmente pelos proprietários de terra da região. “O Duda (Mendonça) não nos cobra nada porque sabe da importância de uma causa como essa. Ele está apenas dando a sua contribuição nisso”, afirma Edvaldo Bernardo, presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET). Duda já comandou a campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002, e do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf. Ele também é um dos réus do processo do mensalão, acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.


Foto: Arte/iG
Se proposta for aprovada, o Pará vai ser o menor dos três Estados que vão surgir da sua divisão
O lançamento das campanhas pró e contra divisão do Pará aconteceu na quinta-feira (21). Elas serão realizadas a partir do dia 13 de setembro, pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na televisão e rádio, as campanhas começam 11 de novembro.

Segundo Bernardo, o maior gasto com as campanhas será em logística. “O Pará é um Estado muito grande, onde cidades ficam muito distantes das outras. Isso demandará um gasto gigantesco”. Existe também a possibilidade de veicular a campanha na mídia nacional, mas isso demandaria um custo de pelo menos R$ 5 milhões pelas primeiras informações dos comitês.

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