domingo, 24 de julho de 2011

Com bote, ator resgatou e salvou 18 jovens na Noruega


Segundo Kasper Ilaug, atirador tentou atingir alguns barcos.
Polícia ainda está em busca de vítimas na ilha de Utoeya, em Oslo.

Do G1, com informações do Fantástico
O ator Kasper Ilaug ajudou a resgatar e a salvar 18 jovens que conseguiram escapar do ataque na ilha de Utoeya, em Oslo, na Noruega, na sexta-feira. O Fantástico localizou o herói, que estava passando férias numa ilha próxima e com um pequeno bote conseguiu socorrer alguns dos jovens que tentavam tentaram fugir do tiroteio.

Ilaug contou que no início não entendeu porque tanta gente estava se afogando. Mas depois, o assassino tentou atingir alguns barcos e a noção do perigo ficou mais clara. Ele disse que a Noruega era, de uma certa maneira, um país ingênuo. E, de repente, virou um país devastado, porém mais unido.
Segundo o ator, a família não foi diretamente atingida, mas todos querem fazer alguma coisa.
A polícia da Noruega informou neste domingo (24) que subiu para 93 o número de mortos no ataques à sede do governo e no tiroteio na ilha de Utoeya.
A ilha é separada do continente por 800 metros de água. Foi por este trecho que muitos jovens tentaram fugir. Alguns foram resgatados no caminho pelos barcos, mas outros não tiveram a mesma sorte. Foram atingidos mesmo na água pelo atirador, ou morreram afogados. E é por esses que a polícia e os mergulhadores ainda estão procurando agora.
Até um minissubmarino é usado nas buscas, enquanto a polícia mantém bloqueado o acesso à ilha.
A chuva dificulta o trabalho das equipes de resgate. Além disso, o Lago Tyri é um dos maiores da Noruega, e as águas não são tão tranquilas quanto parecem. Assim, os corpos podem estar cada vez mais longe da ilha.
Desaparecidos e, local de explosão
Após o ataque à sede do governo, o centro de Oslo parece um retrato congelado no tempo.
As lojas ainda estão do jeito em que estavam na sexta feira às 3h26 da tarde, horário local. O momento da explosão.
O terrorista acertou o alvo, mas errou a hora. O gabinete do primeiro-ministro foi seriamente danificado. Ele correria risco se estivesse aqui, mas estava em reunião num outro lugar.
Pessoas que estavam trabalhando na sexta-feira na sede do governo ainda estão desaparecidas. Por isso, é bem provável que existam corpos ali em meio aos destroços. As autoridades acreditam que o prédio do governo está tão danificado que pode desabar.
Foto retirada do documento online e modificada digitalmente para retirar fundo da imagem mostra Anders Behring Breivik segurando arma (Foto: AP)Foto retirada do documento online e modificada digitalmente para retirar fundo da imagem mostra Anders Behring Breivik segurando arma (Foto: AP)
A polícia afirmou que o suspeito preso, Anders Behring Breivik, de 32 anos, admitiu ter realizado este ataque além do tiroteiro na ilha de Utoeya. Ele afirmou ter agido sozinho. Mesmo assim, ainda está sendo investigada a hipótese de um ajudante. De acordo com a polícia, o atirador declarou que as ações foram horríveis, mas necessárias. Mesmo assim, ele não considera que o massacre tenha sido um crime.
O advogado de defesa explicou que o assassino queria atacar a estrutura da sociedade e que as ações foram planejadas há bastante tempo.
Personalidade do atirador
Dois documentos na internet reforçam a afirmação e revelam a personalidade do atirador. Um deles é um filme de doze minutos, intitulado ‘Cavaleiros templários dois mil e oitenta e três’ - em referência à organização medieval cristã que combateu o Islã pela força das armas. No filme, várias críticas ao marxismo e à imigração de muçulmanos e uma foto de Anders com roupa de mergulho portando uma arma automática.
Outro documento é um manifesto escrito em inglês que seria de Anders e escrito sob o pseudônimo de Andrew Berwick. Nas 1.500 páginas postadas na internet, há a informação que os ataques estariam sendo planejados desde 2009. O autor fala ainda que o terrorismo é um meio de despertar as massas e que provavelmente será lembrado como o maior monstro desde a segunda guerra. O documento também ensina como fabricar bombas. A última postagem foi na sexta-feira, cerca de três horas antes da explosão em Oslo.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro