terça-feira, 14 de junho de 2011

TAM e Gol anunciam retomada de vôos para Cone Sul

Reuters/Brasil Online
SÃO PAULO (Reuters) - As companhias aéreas TAM e Gol anunciaram a retomada dos vôos para Argentina, Paraguai e Uruguai no fim da tarde desta terça-feira, seguindo a melhora nas condições meteorológicas e de segurança para operar no Cone Sul, após 10 dias de transtornos causados pela nuvem de cinzas expelida por um vulcão chileno.
A Gol informou que voltou a voar para os aeroportos Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, e para Rosário, na Argentina, além de Montevidéu, no Uruguai.
"Verificou-se que a densidade da nuvem nas áreas a serem sobrevoadas, hoje (terça-feira), é cem vezes menor que o limite internacionalmente aceito para que se realizem operações aéreas", disse a companhia em comunicado.
A TAM afirmou que operaria normalmente a partir de 17h de terça-feira os vôos programados para Assunção, no Paraguai, Montevidéu e ambos os aeroportos de Buenos Aires, mas alertou que poderia voltar a suspender os vôos caso houvesse riscos.
O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), da Força Aérea Brasileira, informou em boletim no início da noite que a nuvem de cinzas vulcânicas diminuiu sua intensidade sobre o território brasileiro.
Segundo o comunicado, a nuvem está restrita a uma estreita faixa que se estende desde a capital argentina até Florianópolis, em Santa Catarina, passando pelas cidades gaúchas de Santa Maria, Bagé e Porto Alegre.
"A concentração de cinzas residuais encontra-se abaixo da altitude utilizada pelas aeronaves comerciais ficando a menos de 800 metros do solo", informou o CGNA no comunicado.
Os dados do mais recente boletim do centro que monitora o movimento das cinzas vulcânicas na Argentina, o Volcanic Ash Advisory Centres (VAAC), mostraram que a maior concentração da nuvem está sobre o oceano Atlântico.
De acordo com informações da Infraero, estatal que administra os aeroportos do país, 33 dos 182 vôos internacionais programados até as 20h foram cancelados, ou 18,1 por cento do total.
O aeroporto com maior número de cancelamento de vôos internacionais era o de Guarulhos, em São Paulo, seguido por Galeão, no Rio de Janeiro.
O vulcão Puyehue, adormecido há décadas, entrou em erupção no centro-sul do Chile na semana passada, o que provocou uma nuvem de cinzas sobre os Andes que tem atrapalhado o tráfego aéreo na América do Sul há dias.
Não é a primeira vez que cinzas vulcânicas provocam caos no espaço aéreo e impedem milhares de pessoas de viajar.
Em maio, a erupção do Grimsvotn, o vulcão mais ativo da Islândia, lançou uma enorme coluna de fumaça e cinzas, prejudicando algumas operações em parte da Europa.
O impacto, porém, foi menor do que outro vulcão mais ao sul da Islândia que entrou em erupção no ano passado e que fechou o espaço aéreo europeu por seis dias devido ao medo de que as partículas vulcânicas entrassem nos motores das aeronaves e causassem acidentes.
Na sexta-feira, a ação da TAM recuou 0,13 por cento, a 31,78 reais, enquanto o papel da Gol registrou alta de 1,29 por cento, a 18,87 reais. O Ibovespa, que reúne as principais ações brasileiras, avançou 0,29 por cento.
(Reportagem de Alberto Alerigi Jr., Eduardo Simões e Bruno Marfinati)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro