sexta-feira, 3 de junho de 2011

O cerco está se fechando para políticos peemedebista STF nega posse a Jader


Ministro do supremo rejeita recurso de peemedebista para assumir mandato no Senado
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso do ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) que pedia para ser liberado da Lei da Ficha Limpa e, com isso, tomar posse de uma cadeira no Senado. Em despacho técnico, Barbosa explicou que a decisão precisa ser tomada pelo plenário da Corte, e não por um ministro sozinho.
Mesmo barrado pela lei, Jader se elegeu senador. Em outubro do ano passado, o STF concordou com a decisão da Justiça Eleitoral, que negou-lhe o registro com base na Lei da Ficha Limpa. No novo recurso, a defesa de Jader alegou que decisão do Supremo de março deste ano anulou os efeitos da lei para as eleições do ano passado. Os advogados pediram que o relator do caso reformasse a decisão do plenário que negou o registro de candidato ao político.
Barbosa explicou que não cabe a um ministro rever decisão de plenário. 'Não existe previsão legal para juízo de retratação, pelo relator, de decisão proferida pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal', escreveu. Agora, a defesa de Jader precisa aguardar a publicação oficial da decisão dada pelo STF em março. Só depois poderá recorrer ao plenário da Corte para pleitear o direito de tomar posse.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro