quarta-feira, 8 de junho de 2011

Líderes partidários do governo e da oposição falaram sobre a decisão.

07/06/2011 19h04 - Atualizado em 07/06/2011 19h40

Saiba o que parlamentares disseram sobre saída de Palocci da Casa Civil

Do G1, em Brasília
Governistas e oposicionistas comentaram na noite desta terça-feira (7) o afastamento de Antonio Palocci da Casa Civil. O anúncio foi feito por meio de uma nota, divulgada pela Casa Civil.
Confira abaixo o que eles disseram:
ACM Neto (BA), deputado, líder do DEM
"Ele não deu as informações que o Brasil esperava e perdeu as condições de se manter no mandato. Nós vamos apresentar os convite. As representações estão mantidas. A oposição vai cumprir seu papel. Nós não queremos derrubar o ministro, não foi isso que nos moveu. O que nos moveu é saber o que fez um deputado federal ter um patrimônio deses".
Aécio Neves, senador pelo PSDB-MG
“Ninguém tem que estar comemorando a substituição do ministro. Nós esperamos que agora ele seja substituído por alguém adequado e com condições éticas”
Álvaro Dias (PR), senador, líder do PSDB no Senado
"Tardio. Ele fragilizou o governo durante todos estes dias, com o destaque do escândalo. Contaminou todo o governo. A demissão interrompe o processo de desgaste, mas não todo o processo. Pretendemos manter a CPI, mas com certeza a dificuldade para conseguir as assinaturas deve ser um pouco maior".
Aloysio Nunes Ferreira, senador pelo PSDB-SP
"Os fatos revelados pelas reportagens, a fragilidade da defesa, o longo silêncio, tudo isso minou a autoridade política de Palocci no cargo".
Ana Amélia Lemos, senadora pelo PP-RS
“A situação do Palocci se agravou com a decisão do procurador de arquivar o caso. Ele caiu, mas não vou retirar minha assinatura da CPI. No meu entendimento, a demissão dele não esgota a decisão do Senado de investigar. Não podemos deixar que as coisas morram, as pessoas estão cansadas de impunidade”.
Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado, líder do governo na Câmara
"O ministro Palocci pediu demissão por entender que o quadro político atrapalharia o andamento do governo. Deixou claro que estava tranquilo e que não cometeu nenhum ato ilícito como mostra a Procuradoria-Geral da República. Nos podemos destacar três questões centrais: primeiro não houve tráfico de influência. Segundo o Palocci, ele nunca usou dados sigilosos do governo para favorecer sua empresa ou empresa de terceiros e, terceiro, esses fatos ocorreram no ano passado, quando ele não era ministro".
Chico Alencar (RJ), deputado, líder do PSOL na Câmara
"Palocci é vítima de seu afã de misturar, sem qualquer pudor, negócio privado e interesse público".
Demóstenes Torres, senador pelo DEM-GO
“A ida ao Jornal Nacional, a blindagem do Procurador-Geral da República foi o que construiu as condições para pedir demissão. Ele não se explicou, ele não tinha alternativa a não ser cair. Caiu pelos próprios erros”.
 Ivan Valente, deputado pelo PSOL-SP
"Palocci sai do governo mas vai continuar enriquecendo. Preferiu sair do que dar explicações. Preferiu continuar sendo banqueiro. É a maldição da Casa Civil: Zé Dirceu, Erenice, Palocci... Só Dilma Rousseff se salvou".
Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados
" Eu disse para ele [Palocci] que lamentava a decisão, mas que entendia a decisão que ele tomava de se afastar do governo. O ministro Palocci sempre teve comigo uma relação franca e aberta, sempre fui bem recebido e atendido com as demandas que eram apresentadas pelo parlamento. O ministro Palocci teve uma contribuição importante para que o debate acontecesse da forma mais tranquila aqui no parlamento".
Marina Silva, ex-senadora e ex-candidata à Presidência pelo PV
“A situação já estava insustentável. Desde o princípio, a primeira coisa que falei para alguns amigos quando vi que a coisa estava ganhando volume era: 'a Dilma precisa encontrar a Dilma dela urgentemente'. Foi o que o Lula fez quando começaram as denúncias contra o ministro José Dirceu. Ele encontrou a ministra Dilma, à época."
Paulo Abi-Ackel, deputado pelo PSDB-MG
"Nós queremos acreditar que teremos daqui para frente uma nova forma de relacionamento entre o Executivo e o Congresso. As denúncias surgidas em relação ao ministro Palocci foram o estopim de uma crise que já vinha sendo ampliada em razão de um formato inadequado de relação entre o Executivo e Legislativo.O fato em si é muito ruim para todos. Para o Brasil, para o governo, para o Congresso. A gente lamenta que isso [a crise] tenha acontecido. Em momento algum, nós, da oposição, torcemos para que esse tipo de episódio ocorra. Nós desejamos que, tendo isso ocorrido, daqui para frente nós possamos ter uma agenda positiva no Congresso, com a votação de projetos relevantes para o Brasil e que não seja uma agenda apenas a gosto do Executivo, votando medidas provisórias".
Paulo Teixeira (SP), deputado, líder do PT na Câmara
"O ministro Antonio Palocci aguardou a manifestação do procurador, depois de todas as explicações, mas a crise tomou uma proporção não no governo, mas na pessoa dele, ele preferiu se afastar para que o governo contine bem. Ele tomou uma decisão para que o governo não tenha nenhum problema. Essa decisão acaba com a crise. Creio que agora ele não deve vir mais aqui na Casa. Ele não é mais ministro".
Pedro Simon, senador pelo PMDB-RS
“Palocci demorou para cair porque Lula veio aqui dizer que ele deveria ficar. Acho que ele caiu numa hora boa porque o procurador absolveu ele. Acho que acabou a crise e a CPI perdeu a razão. Gleisi é uma senadora séria e vai melhor a imagem da Casa Civil em todos os aspectos”.
Roberto Requião, senador pelo PMDB-PR
"Todo apoio e simpatia com Gleisi na Casa Civil".
Rui Falcão, presidente nacional do PT
“O pedido de demissão do ministro Antonio Palocci - mesmo após a manifestação do Procurador-Geral da República, que confirmou a retidão e legalidade de suas atividades profissionais - reafirma o alto espírito público de sua conduta. Ao avaliar que a exploração política dos adversários em torno de sua permanência poderia prejudicar o governo, o companheiro Palocci preferiu afastar-se. Antes, como agora, o ministro tem toda a nossa solidariedade, tanto mais diante do gesto que só o engrandece”.
Sérgio Guerra, deputado pelo PSDB-PE, presidente nacional do PSDB
"Ele demorou muito a sair. Pense que o seu afastamento hoje veio em demora. Durante este tempo o Brasil sangrou, o Congresso parou. Ele vai embora e o Brasil vai continuar sem explicação. Ele teve um enriquecimento inexplicável num prazo curto. O país acompanhou isso. Todos nós devemos uma explicação, o governo mais que nós. O Brasil inteiro quer uma explicação. [...]. Eu acho que o Palocci é uma pessoa extremamente competente. Ele se perdeu em episódios injustificáveis, principalmente pelo silêncio".
Walter Pinheiro, senador pelo PT-BA
“Ministro Palocci caiu pelo conjunto da obra. A crise era do Palocci e ela agora vai embora com ele. Acho que ele caiu pela demora em se explicar e porque achou que podia ter sobrevida. A escolha da Gleisi é boa porque é alguém do Senado e,além de tudo, alguém da bancada”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro